terça-feira, outubro 30, 2012

"JESUS, O JUIZ, O PAI, E O RÉU.




“Por isso eu afirmo a vocês, quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês. Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês".” (Marcos cap.11 vers.24,25,26).

A Biblia Sagrada apresenta dois tipos de perdão. Quando estudamos a Bíblia, precisamos saber que existem várias diferenças entre estes dois tipos de perdão. Em mais esta matéria para mensagem e estudo bíblico, você vai aprender quais são as reais diferenças destes dois tipos de perdão.

1ª) O PERDÃO JUDICIAL: Fórum. É o lugar onde é concedido o perdão do Juiz !!!
2ª) O PERDÃO PATERNAL: Família. Significa o perdão que vem de um pai !!!


O PERDÃO JUDICIAL (Fórum): Deus é o Juiz e o pecador é o réu. O ser humano tornou-se culpado do pecado aonde a sua pena é a morte eterna. É exatamente no momento do juízo que Jesus Cristo aparece, pois foi ele quem pagou a pena dos pecados do ser humano. Jesus precisou morrer em nosso lugar, e a partir deste momento sobre a cruz do Calvário, ele passou a se tornar o nosso Salvador.

Deus (o Juiz), passou a anunciar aos pecadores para que todos eles aceitassem o Filho de Deus como Senhor e Salvador absoluto de suas vidas, para que Deus (o Juiz), os absolvessem.

A partir do momento em que eu e você colocamos a nossa fé no Salvador (Jesus – O Filho de Deus), o próprio Deus (O Juiz) nos concede o perdão judicial de todos os nossos pecados. Por causa disso, eu e você nunca precisaremos sofrer o castigo que mereciamos no inferno, porque o nosso Salvador (Jesus – O Filho de Deus), já pagou por tudo isso, conforme vimos agora pouco no começo desta matéria. E a partir do momento em que fomos absolvidos por Deus (o Juiz), Ele mesmo agora passa a ser também o nosso Grande Pai.


O PERDÃO PATERNAL (Família): Agora vamos observar a família para que possamos ter uma ilustração sobre o perdão paternal. Deus é o Pai e o crente é Seu filho. Em um momento de descuido, o filho comete um pecado, e agora lhe faço duas perguntas abaixo:

1ª Pergunta: No que isso se sucederá ???
2ª Pergunta: No caso do perdão paternal, será que Deus irá sentenciar o Seu filho á morte pelo seu descuido ???

Resposta: Naturalmente não, pois Deus já não é mais somente o nosso Juiz, mas sim o nosso eterno Pai. Mas devido ao erro, a comunhão do pecador dentro da família pode ficar abalada, onde aquele ambiente que apresentava uma atmosfeta de paz e felicidade familiar pode desaparecer, só que porém o filho pecador não perdeu a salvação, mas na verdade o que ele perdeu foi a alegria da salvação que após o momento de pecado geralmente se transforma em uma consciência pesada capaz de se transformar em um desgaste psicológio e físico sobre o pecador. Quando o pecador justamente reconhece o seu erro perante o Pai, após ser perdoado por Ele, geralmente o filho pecador começa a passar por um processo de restabelecimento sobre a sua comunhão com Ele, ou seja, o pecador foi absolvido através do Perdão Paternal concedido pelo seu Pai que é Deus.

Para que você possa entender melhor sobre a diferença do Perdão Judicial para o Perdão Paternal, por favor, peço que você preste muita atenção na explicação colocada abaixo:

A) O Perdão Judicial - ocorre apenas uma vez para sempre, ou seja, no momento em que a pessoa se converte verdadeiramente, e entrega sua vida para o Pai.

B) O Perdão Paternal - ocorre cada vez que o crente pecador confessar e abandonar o pecado. O crente precisa ser lavado completamente tão somente uma vez para regeneração, mas no decorrer da nossa vida cristã precisamos lavar os nossos pés muitas vezes para conseguirmos o perdão paternal. Na verdade o que ocorre é o fato das pessoas ficarem a todo momento pedindo perdão pelos mesmos pecados, erros e atitudes. O crente deve aprender colocar a Deus em primeiro lugar na sua vida, para que ele possa ter forças para resistir as tentações e obras de Satanás e seus demônios. Somente quando o crente verdadeiramente determinar que aquele determinado pecado, erro ou atitude, não fará mais parte da sua vida física e espiritual, e sendo assim estar sempre lutando e resistindo, aí sim o crente poderá vencer a batalha, seja ela psicológica, espiritual, e até mesmo física.

“Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.” (Efésios cap.6 vers.12).

Agora, de uma maneira resumida, vamos aprender mais algumas diferenças entre o Perdão Judicial e o Perdão Paternal. Mais uma vez, peço que prestem muita atenção na explicação abaixo:

A) No processo de Perdão Judicial; a posição da pessoa é a de ??? (pecador) !!!
Já no processo de Perdão Paternal; a posição da pessoa passa ser a de ??? (filho) !!!

B) No processo de Perdão Judicial; Deus é o nosso ??? (Juiz) !!!
Já no processo de Perdão Paternal; Deus é o nosso ??? (Pai) !!!

C) No processo de Perdão Judicial; o resultado do pecado é a ??? (morte) !!!
Já no processo de Perdão Paternal; o pecado se resulta na ??? (Comunhão Interrompida) !!!

D) No processo de Perdão Judicial; o papel de Cristo é ser o nosso ??? (Salvador) !!!
Já no processo de Perdão Paternal; Cristo passa a ser o nosso ??? (Advogado e Sumo Sacerdote) !!!

E) No processo de Perdão Judicial; a necessidade da pessoa passa a ser a ??? (Salvação) !!!
Já no processo de Perdão Paternal; é ??? (Gozo da Salvação) !!!

F) No processo de Perdão Judicial; só se consegue perdão através da ??? (Fé) !!!
Já no processo de Perdão Paternal; o perdão é concedido através da ??? (Confissão) !!!

G) No processo de Perdão Judicial; a consequencia do pecado e do pecador pode ser a ??? (Condenação no Inferno) !!!
Já no processo de Perdão Paternal; a consequencia passa a ser ??? (o Castigo e a Perda de Recompensas no Tribunal de Cristo) !!!

H) No processo de Perdão Judicial; um resultado positivo e vitorioso significa uma ??? (Nova Relação) !!!
Já no processo de Perdão Paternal; um resultado positivo e vitorioso significa uma ??? (Comunhão Renovada) !!!

Para que uma pessoa receba o Perdão Paternal, é preciso que ela tenha principalmente a disposição de pedoar aos outros. Isso não constitui uma condição para a salvação. Mas representa a condição para o Perdão Paternal. Deus não nos perdoará se nós não perdoarmos uns aos outros.

Um dos atrativos desta matéria para mensagem e estudo bíblico, é a de observarmos as distinções básicas fazendo com que sejamos capazes de aplicá-las em nosso vida diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário