domingo, janeiro 29, 2012

ORANDO, LUTANDO, E VENCENDO.

ORANDO, LUTANDO, E VENCENDO.





“Gaste o seu tempo com o que produza frutos !!!”

( Rev. Mário de Oliveira – Presidente Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil ).





“Oração é a chave da vitória. Vamos juntos nessa corrente de fé, oração e ação.”

( Pra. Bianca de Oliveira – Pastora na Igreja do Evangelho Quadrangular ).





“Os amalequitas vieram e atacaram os israelitas em Refidim. Então Moisés deu a Josué a seguinte ordem: – Escolha alguns homens e amanhã cedo vá com eles lutar por nós contra os amalequitas. Eu ficarei no alto do monte, segurando o bastão de Deus. Josué fez o que Moisés, Arão e Hur subiram até o alto do monte. Quando Moisés ficava com os braços levantados, os israelitas venciam. Porém, quando ele abaixava os braços, eram os amalequitas que venciam. Quando os braços de Moisés ficaram cansados, Arão e Hur pegaram uma pedra e a puseram perto dele para que Moisés se sentasse. E os dois, um de cada lado, seguravam os braços de Moisés. Desse modo os seus braços ficaram levantados até o pôr-do-sol. E assim Josué derrotou completamente os amalequitas. Então o SENHOR Deus disse a Moisés: – Escreva um relatório dessa vitória a fim de que ela seja lembrada. Diga a Josué que eu vou destruir completamente os amalequitas. Moisés construiu um altar e lhe deu o seguinte nome: “O SENHOR Deus é a minha bandeira”. Depois disse: – Segurem bem alto a bandeira do SENHOR! O SENHOR combaterá para sempre os amalequitas”. (Êxodo cap.17 vers.8 á 16).



Essa faze vitoriosa do povo de Israel nos ensina, em primeiro lugar, que o inimigo é derrotado enquanto há oração e intercessão. Liderado por Josué, Israel lutava contra Amaleque. Israel é uma ilustração do espírito, e Amaleque ilustra a carne. Observe que em (Gálatas cap.5 vers.17) diz: “Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem”. Essa luta nunca cessa na vida de um filho de Deus. Ele tem duas naturezas, duas personalidades em si: o Espírito renascido e vivificado, morada do Espírito de Deus, e a carne pecaminosa, que não quer fazer a vontade do Senhor.



Observe que bem no final da passagem de (Êxodo cap.17) citada no começo desta matéria de mensagem e estudo, diz: “ O SENHOR combaterá para sempre os amalequitas”, ou seja, (a batalha sempre continuará). Todo o cristão verdadeiro, que é filho de Deus, anseia pela experiência prática da vitória sobre a carne. É exatamente quando você está orando, que você experimenta esta vitória.



Vejam que no (vers.11) diz: “Quando Moisés ficava com os braços levantados, os israelitas venciam”. Entende-se que o fato de Deus manter uma pessoa fraca fisicamente, é para obrigá-la a se tornar uma pessoa de oração, a levantar os braços a Deus buscando Sua ajuda.



Pessoas espirituais lutam energicamente contra Amaleque, que é o poder da carne, o poder deste mundo e o poder de Satanás. Fazem-no com a espada da Palavra de Deus e pelo testemunho de suas vidas. Terão vitória enquanto orarem. Quando Moisés levantava sua mão, Israel vencia; mas quando abaixava sua mão, Amaleque vencia. A razão de muitas campanhas evangelísticas acabarem com bênçãos apenas superficiais e passageiras deve ser procurada nas mãos levantadas (ou não) dos filhos de Deus. Todas as bênçãos e todas as vitórias no Reino de Deus fluem do céu a pessoas de mãos levantadas, pessoas como Moisés, que oram sem esmorecer.



No exemplo de Moisés e Josué vemos ainda a necessidade de um trabalho em conjunto realizado com muita união, um trabalho bem afinado entre aquele que ora e aquele que executa a tarefa. Havia mensageiros correndo para lá e para cá, de Josué a Moisés e de Moisés a Josué, informando como ia a guerra. Quando Moisés levantava sua mão, Israel vencia. Isso animava Moisés a continuar sua intercessão. Eles gritavam: “Isso, Moisés! Continue a levantar suas mãos! A vitória vem chegando!”. Mas quando Moisés abaixava sua mão porque estava cansado, Amaleque vencia. Havia uma grande afinidade entre Moisés, que orava, e Josué, que lutava.



O nosso desejo deve ser fugir a qualquer preço da religiosidade superficial e de um ministério vazio e sem efeitos. A vitória sobre Amaleque é certa, o alvo está garantido. A luz do Evangelho ainda alcançará muitas vidas se os missionários e pregadores tiverem apoio efetivo e consistente em oração.



O (vers.11), também nos traz o seguinte aspecto da oração: “Porém, quando ele abaixava os braços, eram os amalequitas que venciam”. Ou seja, “quando paravam de orar, as notícias sobre vitórias se cessavam”.



Muitas pessoas olham de uma manira saudosa para os tempos passados, tempos de bênçãos, quando havia avivamento e milhares de pessoas vinham ouvir a Palavra de Deus. Chegam á triste conclusão de que hoje não é mais assim. Porque não é mais assim ??? Dizem que os tempos mudaram. É verdade !!! Mas mesmo que os tempos tenham mudado, o nosso Deus Eterno continua o mesmo. Alelúia, Glória á Deus, Louvado seja o Teu Santo Nome !!!



Os tempos mudaram, pessoas mudam, as circunstâncias mudam, mas Deus não muda nunca. Observe que em (Nùmeros cap.14 vers.21) diz: “Mas, pela minha vida e pela minha presença gloriosa que enche toda a terra”. As promessas divinas ainda têm validade plena. A vitória de Jesus Cristo sobre Amaleque, sobre a carne, ainda tem poder ilimitado. A decrescente manifestação dessa vitória em nossa vida, em nossa família, em nosso ministério, em nossa vida financeira, é devida exclusivamente à sua negligência em oração.



Aprendemos que até que, ao tomar posse das promessas de Deus em oração perseverante e insistente, movemos o Senhor a nos dar promessas ainda maiores. Portanto, a vitória não cessa; ela se intensifica ainda mais à medida em que oramos. Quando Moisés orava lá no alto do monte, certamente se apoiava na promessa que Deus havia dado a seu povo: “Diga a Josué que eu vou destruir completamente os amalequitas”. Quando a promessa se transformou em realidade por intermédio da oração de Moisés, Deus deu promessas ainda maiores: “O SENHOR combaterá para sempre os amalequitas”.



O objetivo desta matéria de mensagem e estudo, é a de que você, sua família, e seu ministério, aprendam que Deus anseia por cumprir as maiores promessas se você se firmar nelas, orando incansavelmente. Deus anseia por tornar visível e efetiva a vitória de Seu Filho. Você não tem vitórias ??? Não foi Ele que desistiu, não foi Ele quem voltou atrás, foi você que parou de orar. Portanto, saia dessa crise de desânimo !!! Você precisa tornar-se uma pessoa de oração que luta, e um lutador que ora.



Nesse exato momento, o Senhor quer encher você de novo poder para orar. Ele quer derramar sobre você Seu Espírito de oração. Procure por pessoas que tenham o mesmo propósito, e orem juntos.



Nesta matéria de mensagem e estudo que você acabou de ler, vimos em (Êxodo cap.17) uma pequena célula de oração, formada por 3 pessoas no alto de um monte, e através deles, um povo inteiro alcançou a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário