quinta-feira, novembro 15, 2012

"COMO VIVER UMA VIDA DE VERDADE.

Vida ocupada demais
“Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. Lucas 10:41-42.
Não é difícil assimilar por que Marta tinha tanta dificuldade de entender quem estava diante dela. No princípio de seu ministério, Jesus passou muitas vezes por sua casa e ela estava tão ocupada em agradá-lo, da maneira dela, que esqueceu qual era a missão principal do Mestre. Jesus veio para que tenhamos vida e vida com abundância. Portanto, morte não era um problema para Jesus, mesmo assim Marta estava morta o tempo todo.
Maria, ao contrário de Marta, sempre escolheu a “melhor parte”. Uma vida de comunhão com Jesus Cristo requer amor profundo e tempo dedicado à oração e meditação na palavra de Deus. Maria havia feito uma escolha sábia, ao passo que Marta, mesmo sendo repreendida não largou tudo e veio para perto do Senhor.
Quantas vezes você já ouviu alguém dizer:
“Não me leve a mal, mas estou ocupada demais para isso.”
“Não tenho tempo agora. Estou cansada demais. Talvez em outra ocasião!”
“Não tenho muita afinidade com leitura! É muito difícil de entender, gosto de ouvir os sermões, mas não gosto de ficar lendo, me dá sono!”
“Estou cansado demais, trabalho muito, e parece que acaba em nada. Preciso descansar, não tenho tempo agora, mas vou me programar melhor para outra ocasião.”
São expressões como estas que tornam um cristão não somente seco, vazio de significado, mas também o matam lentamente, pois sua alma enfraquece diante das lutas, e tudo que sabe fazer é reclamar, como Marta.
Não é atoa que encontramos pessoas dentro das igrejas totalmente em estado de decomposição espiritual. No caso de Marta, seu descuido lhe proporcionou grandes amarguras. Logo depois desta visita de Jesus, seu irmão morreu, e embora Lázaro estivesse morto há quatro dias, era Marta quem estava na realidade em decomposição, pois sua morte espiritual já “cheirava mau”.
“Será que tu não vês que estou ocupada demais?”
Uma característica de excesso de trabalho e ocupações é o triste sentimento de que você está só. A solidão só acontece com quem está demasiadamente ocupado para apreciar a companhia de um amigo como Jesus. Qual foi a última vez que você largou tudo e foi visitar uma pessoa?
É triste notar que as ocupações da vida só nos distanciam das pessoas. Estas ocupações de hoje são saturadas de distrações constantes e na ânsia de substituir os amigos verdadeiros por algo mais “impessoal”, opta-se por utilizar o serviço das redes sociais.
O Facebook, Twitter, Linked In, Orkut, MSN, entre outros, e são muitos, estão ai para escravizá-lo através do consolo de que pelo menos eu dei um “curtir” na foto deles. O que mais se necessita hoje é um abraço de verdade, um aperto de mão firme, com os olhos nos olhos dos seus amigos, pois só assim sabemos suas necessidades e poderemos ajudá-los, e sermos assistidos nas nossas necessidades reais. Logo, viver em contato com as pessoas significa viver de verdade.
Não é bom que o homem esteja só!
O egoísta não percebe que ele é a única pessoa que não merece sua própria atenção. Comece a pensar nos outros, se ocupar de ajudar, ouvir, consolar alguém que você logo perceberá que sua companhia é necessária e faz bem aos outros. Você verá que as pessoas querem estar ao seu lado, que todos têm admiração e apreciação por você como você nunca havia percebido.
Deus demonstra no princípio da criação que “não é bom que o homem esteja só” Gn 2:18. E logo providenciou-lhe uma companhia. Você pode até murmurar: mas foi ai que o mau entrou na história. Sim, foi, mas não por causa da companhia agradável que o SENHOR lhe proveu, e sim pelo seu egoísmo é que o homem permitiu ao Diabo plantar em seu coração e no da sua companheira o desejo de grandeza, inveja e cobiça.
O homem é responsável por tudo que Deus entregou em suas mãos, e Adão não cuidou de Eva a ponto de protege-la do mau. Ao contrário do propósito divino, Adão a deixou só.
Embora manter um relacionamento saudável com seus irmãos também irá requerer um pouco do seu tempo, o resultado desta “ocupação nobre” é uma sensação de felicidade, liberdade e poder, que redundam em paz e alegria interior. Isto é ter vida e vida com abundância. Logo viver de verdade é viver em comunhão social.
“Será que poderias dizer a Maria para me ajudar?”
Mas a boa notícia é exatamente esta, você não precisa ficar ocupado demais, preso demais, trabalhando demais. O Salvador está na casa de Marta, mas ela está muito ocupada para entender a dimensão do que está acontecendo.
Ao sentir-se oprimida pelos afazeres excessivos, Marta toma sobre si as responsabilidades dela e as de Maria para parecer que está sendo vitimizada por Maria, mas na verdade Marta é vitima de sua própria índole. Ela queria a atenção que nem ela mesma havia dado a Jesus. O solitário sempre requer atenção para si, mas não dá atenção a ninguém.
“Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.” Provérbios 18:1
Os maiores empresários de sucesso no mundo todo pregam por todos os cantos que todo o seu sucesso está justamente onde Marta falhou. O segredo é estar presente, e isso corresponde a 90% do que é necessário para se ter sucesso. No incidente do Eden, desde o princípio, Deus visitava Adão diariamente. Deus tinha comunhão com o homem. Mas a primeira repreensão bíblica não foi pelo pecado, e sim por estar ausente quando Deus o buscou no local de encontro costumeiro. “Adão, onde tu estás?”
Gênesis 3:9.
Logo, viver de verdade é estar presente onde o Mestre está, no ponto de encontro.
Desocupe-se!
A melhor maneira de achar tempo é procurando. Todos temos 24 horas por dia, e tudo precisa ser feito em um determinado tempo. Separe tempo e ponha um limite de tempo para dedicar a cada uma de suas atividades. Faça o propósito de cumprir esse tempo. Determine um prazo para tudo e se detenha a este prazo. Acabou o tempo de fazer algo, pare de fazê-lo. Volte no próximo dia dentro do tempo que você determinou. Isso não somente melhora sua qualidade de vida, mas você perceberá que ficará mais produtivo.
Tire tempo para Deus na sua vida, para a sua Palavra, e para o culto. Desocupe-se das agitações da vida. Creia que o Senhor que provê tudo, não esqueceu de você. Continue seus trabalhos, mas ponha um limite ao horário de trabalhar, à quantidade de trabalhos, e aos valores que você quer acumular.
Separar tempo para Deus é essencial à vida. Logo, viver de verdade é ter tempo para Deus.
Reduza suas necessidades
As pessoas têm contas demais, débitos demais, compras demais, casas demais, agendas demais, obrigações demais, e não têm nenhum tempo para viver, por isso se vivem, vivem tudo de menos, mesmo que busquem tudo demais.
Está na hora de mudar, a libertação começa dentro de você. Comece agora mesmo a reavaliar seus trabalhos, suas responsabilidades, talvez seja a hora de dividir suas tarefas com alguém, ter paciência e esperar um pouco mais, baixar um pouco desta sobrecarga que está sobre seus ombros, pois, embora você ainda não percebeu, o Mestre está na casa.
Será mesmo que você precisa de tudo que acredita que precisa? Será que seu carro não pode esperar um pouco mais, a casa que você mora não está de bom tamanho? Será que este trabalho é mesmo insuficiente? Será que um “part time” irá mesmo ajudar no seu orçamento? E se você diminuir o orçamento, ao invés de aumentar o trabalho? E sua saúde, e o tempo com a família? E o seu marido? Esposa? Amigos? E você?
É necessário reavaliar seus desejos, ambições e projetos de vida. Viver não é apenas passar pela vida. É necessário que se viva a vida que se vive com muita vida. Logo, viver de verdade é viver a vida com toda a vida que a vida é, do tamanho da própria vida.
Toda Visita é Boa em Tempos de Alegria
Jesus sempre que passava em Betânia visitava a casa de Marta, Maria e Lázaro, mas de acordo com a narração de Lucas, esta tinha sido a última visita alegre de Jesus à casa de Marta, e mesmo diante da repreensão Marta não se desligou das coisas da vida.
É impressionante a quantidade de mensagens de despertamento que se tem ouvido desde que a igreja existe, mas parece que as pessoas não conseguem se desligar de suas rotinas e modo de viver amargo, cheio de preocupações e desgostos. Marta poderia ter parado e dado ouvidos ao Senhor, talvez compreenderia mais sobre seu ministério, sobre a “tão grande salvação“, citada pelo autor da Carta aos Hebreus.
A próxima visita de Jesus à casa de Marta não foi nada agradável, pelo menos a princípio. Mesmo que Ele trouxe consigo a ressurreição de Lázaro, sua visita foi em uma hora de lamento e dor. Como seria que Marta teria tratado Jesus naquele dia se ela imaginasse que da próxima vez que o visse seria em um momento tão dolorido e desesperador?
O modelo de Marta é o padrão dos ímpios, que não têm esperança. Quando Jesus chegou, Marta ao invés de chorar aos seus pés, esbravejou com insolência:
“Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus te concederá.Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.” João 11:21-27
Nesta conversa, Marta além de não ser nada amistosa, não respondeu a pergunta de Jesus: “Crês tu isto?”
Ela não acreditava que àquela altura Jesus fosse capaz de fazer algo e virou-lhe as costas.
É necessário prestar atenção às palavras do Senhor e procurar nelas as “fontes da vida”.
“Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.” Apocalipse 7:17
Logo viver de verdade é encontrar na palavra de Deus as fontes das águas da vida e nela depositar toda a nossa fé e esperança.
O Mestre está na casa
Isto nos chama a atenção para as oportunidades que desperdiçamos de devotar mais tempo e mais atenção ao nosso Deus. Sua visita em nossa casa hoje pode está encontrando calmaria, paz, alegria ou, na pior das hipóteses, lástimas, turbulências, dificuldades, etc. Mas uma coisa é certa, na falta ou na abundância, não se pode desprezar o fato de que o Mestre está na casa.
Quando o Mestre está na casa, a fome perde seu poder, a pobreza deixa de existir, os males se afastam, os espíritos imundos se vão, as enfermidades são curadas, os cegos enxergam, os coxos andam, o faminto é alimentado, o morto ressuscita.
Quando Jesus está na casa devemos olhar para Ele e dedicar a nossa vida para Ele, pois Ele é a ressurreição e a vida. E viver, é viver para Ele, para que Ele viva em nós.
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20
Logo viver de verdade é ter Cristo vivendo dentro de nós.
Lançou-se aos seus pés!
Ao contrário de Marta, Maria ao vir ao encontro do Mestre, veio com um coração quebrantado, abatido e contrito. Seu choro sincero e de toda a multidão comoveu o coração de Jesus. Quando Marta encontrou Jesus falou de longe e cheia de dúvidas, ao passo que Maria, lançou-se aos seus pés. Sua atitude de adoração e demonstração de submissão à sua vontade, sem questioná-lo, apenas salientando sua confiança de que em sua presença Lázaro jamais teria morrido. Maria então se atira aos seus pés, na esperança de que Ele se compadeça dela, na sua dor, espera pela ação do Senhor, o qual é a ressurreição e a vida.
“Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele. (Ainda Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.) Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali. Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.” João 11:29-33.
Maria é um exemplo de entrega total à vontade e poder de Deus.
Logo viver de verdade é entregar-se por completo à vontade de Deus e esperar nele confiantemente.
Conclusão
As ocupações da vida e as preocupações diárias podem nos tirar o foco e nossa atenção para as coisas de Deus ao ponto de nos ensurdecer e nos tornar insensíveis à importância de uma vida de comunhão íntima com Deus. No caso de Marta, ela não percebeu a tolice que estava fazendo, optando por cuidar do temporal, quando aquele que é eterno estava assentado no sofá de sua sala.
Maria, por sua vez percebendo esta oportunidade dedicou-se e devotou-se a dar atenção ao Mestre, o qual amava e o adorava como o verdadeiro Filho de Deus. Isto não somente foi suficiente para que ela fosse nutrida e preparada para os infortúnios que se seguiriam, mas para também exaltá-la em momento oportuno.
Deus sempre tem algo de maravilhoso para repartir conosco, e uma das coisas que Ele se alegra em fazer é repartir da sua gloria com os seus filhos.
“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:3”
“Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:” João 17:22
Maria recebeu glória por dar a Ele a atenção devida e o conforto que suas palavras lhe proporcionaram, ao passo em que Marta, continuou desnutrida e amuada, não parou nem mesmo diante da repreensão do Mestre.
Que possamos ter sempre em mente que nossas oportunidades de maior comunhão e maior expressão do nosso amor ao Senhor não podem ser ignoradas, nem tampouco negligenciadas. Mesmo nos momentos mais difíceis da vida ou nas bonanças, é bom estar de ouvidos e coração bem abertos às palavras de Jesus.
“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. João 6:63”.
Portanto, viver de verdade só é possível pela Palavra de Deus, aos pés de Cristo.
Para se viver de verdade precisamos:
viver em contato com as pessoas;
viver em comunhão em grupo;
é estar presente onde o Mestre está.
é ter tempo para Deus.
é viver a vida com toda a vida que a vida é, do tamanho da própria vida.
é encontrar na palavra de Deus as fontes das águas da vida e nela depositar toda a nossa fé e esperança.
é ter Cristo vivendo dentro de nós.
é entregar-se por completo à vontade de Deus e esperar nele confiantemente.
Agora que você sabe o que é viver de verdade, venha para vida, venha para Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário