terça-feira, outubro 02, 2012

"OS LIMITES DA PAIXÃO NA JUVENTUDE.




“A religião pode mudar o que as pessoas fazem, mas somente Jesus pode mudar o que as pessoas são !”


“Não importa o que você esteja passando. Jamais se esqueça que Deus têm o que á de melhor para a sua vida !



“Fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que possuem um coração puro pedem a ajuda do Senhor. Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade. E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer”. (2 Timóteo cap.2 vers.22 á 26).


1ª PERGUNTA: Como as igrejas tem lidado com as questões do coração de seus adolescentes e jovens ???
2ª PERGUNTA: De qual forma as igrejas e seus pastores têm trabalhado para prevenir acerca dos riscos de uma paixão incontrolável, imprevisível, e muitas vezes fatal ???

Para os jovens que se encontram nestas condições, parece que não existem limites ou barreiras. Juntos, seu mundo parece o melhor. Não que esse mundo tenha mudado, mas sim porque estão apaixonados pelas coisas do mundo !!!

Hoje em dia existem muitos jovens estão selando a vida com a morte, quer da pessoa amada, quer dele mesmo, ou ainda do futuro pretendente. Muitas vezes a paixão pode ser fulminante, imprevisível e fatal. A justificativa “Matei por Amor” é uma das mais ouvidas nos dias de hoje. Foi por isso que na década de 80, surgiu o slogan “Quem ama, não mata”, que marca a luta das mulheres contra a violência infligida pelos seus parceiros. São os chamados crimes passionais, movidos pela paixão. Não é em vão que, em tempos passados, o apóstolo Paulo tenha aconselhado ao seu jovem discípulo Timóteo: “Fuja das paixões da mocidade...”

O que fazer então com essa paixão ??? É fato inegável que ela não escolhe suas vítimas, a despeito de cor, raça, posição social, religião, seita, ou filosofia. Assim, qualquer um pode ser presa fácil, mesmo os jovens cristãos, que nos dias de hoje praticamente perderam o interesse de procurem e desejarem manter-se íntegros moralmente, físicamente, psicologicamente, e espiritualmente.

3ª PERGUNTA: O que os pastores e líderes devem fazer ao se depararem com adolescentes e jovens nessa situação ???
4ª PERGUNTA: Qual tem sido a orientação da igreja evangélica sobre a questão, e o que ela pensa sobre o namoro ???
5ª PERGUNDA: Uma vez que os valores hoje têm se tornado cada vez mais relativos e a sexualidade cada vez mais precoce, como a igreja pode conter o avanço da imoralidade, a fim de evitar problemas como Doenças Sexualmente Transmissíveis, gravidez inesperada e indesejada, drogas, pornografia, adultério, além de outras conseqüências sem precedentes ???

Muitos pastores e líderes costuram fazer comentários do tipo: “Vivemos hoje dentro de uma cultura ocidental. E dentro dessa cultura, o método, o modo, e o processo mais normal para alguém um dia chegar ao casamento é o primeiro degrau chamado namoro. Depois vem o noivado e, por último, o casamento. O homem é corpo, alma e espírito. Reconhecemos, então, que o primeiro degrau é a união de alma (namoro).

A alma nada mais é do que a mente, a emoção e a vontade. Em seguida o degrau intermediário, o noivado – união de espírito –, até chegar na união de corpo, o casamento. Satanás inverteu esse processo. Ele sempre tem buscado a união de corpo e depois a união de alma.

A base de um casamento é a união espiritual. Não podemos departamentalizar o casamento, pois ele é um todo. O termo namoro perdeu muito o seu significado, a sua beleza, e a sua inocência contida no início. Atualmente, o namoro se transformou mais numa liberdade sexual, com o apoio de muitos governantes que atualmete fazem distribuição gratuíta de preservativos em postos de saúde, e até mesmo nas ruas em época de Carnaval, no qual podemos consider um forte incentivo ao sexo e ao adultério.

Em muitos casos, as primeiras motivações e iniciativas, são dadas dentro de casa através dos próprios pais. Não adianta o jovem ser aconselhado na igreja e depois ser desaconselhado em casa pelos próprios pais. As igrejas precisam urgentemente criarem novas culturas para que através disso os jovens possam ter uma nova mentalidade, juntamente com o envolvimento dos pais em todo o processo. Os pais jamais devem deixar com que seus filhos jovens fiquem abandonados na igreja, os pais também devem participar e incentivar da melhor maneira possivel e sem muita pressão, falta de respeito, e invasão de privacidade.

Hoje em dia, o que o mundo chama de namoro, na verdade não passa de fornicação e adultério camuflado, além de ser uma condução natural ao pecado aberto. E isso pode ser considerado até mesmo através do namoro virtual, (Facebook, Orkut, Twitter, MSN, Skype, Torpedos SMS, chat’s, etc). Existem muitos exemplos trágicos resultantes dos namoros virtuais.

Nenhum jovem deve assumir um compromisso firme sem ter condições de casar-se no futuro. O compromisso deve sempre visar o casamento e não um divertimento sexual !!!

Os jovens cristãos devem orar e manter um companheirismo sadio no meio das pessoas que também estão nesta mesma etapa da vida. É claro que não devemos determinar uma idade, porque isso é muito relativo. É preciso com que haja orientação sobre a responsabilidade que será assumida, para não haver problemas futuros. O namoro virtual jamais deve ser aprovado por pais, pastores e líderes”. Infelizmente, o namoro virtual virou moda. A internet é uma forma de contato como outra qualquer (telefone, correios, etc). Evidentemente nenhum relacionamento pode perdurar sem o conhecimento pessoal.

O namoro é um passo importante para um maior conhecimento da outra pessoa. A questão do jugo desigual não tem relação apenas com a fé. Outras questões também podem ser consideradas jugo desigual como por exemplo: posição social, grau de instrução, preconceito racial, idade, etc. Os costumes hoje diferem muito daquilo que a Bíblia mostra.

À medida em que as pessoas vão chegando ás igrejas, os pastores precisam mostrar a elas os princípios da relação homem-mulher como sombra da relação de Deus com a sua Igreja. Tem de haver instrução e é preciso apresentar os princípios que a Palavra mostra, para que esses novos convertidos estejam mudando suas atitudes e seus comportamentos nessa área.

Os pais jamais devem fazer com que os jovens vivam trancados dentro de casa, jamais se deve desrespeitar a privacidade e o contato com a sociedade. Os pais jamais devem fazer com que seus filhos jovens se sintam presos, manipulados, trancados em uma espécie de mundo paralelo, e sem contato social. Quando coisas como estas acontecem, o futuro do jovem pode estar em total risco depois que ele sair para a sociedade e ver que o mundo que existia dentro da casa dele é totalmente diferente do mundo que existe do lado de fora dos portões de sua casa. Os pais jamais devem ficar passando a mão na cabeça dos filhos quando eles cometem alguma coisa no qual é considerada prejudicial para ele e para a sua conduta na sociedade.

Várias regras e atitudes impostas pelos próprios pais, podem fazer com que no futuro o jovem tenha problemas com depressão, baixa-estima, perca do equilíbrio emocional, e entre outros sintomas psicológicos e até mesmo físicos. Os pais jamais devem impedir com que seus filhos fiquem sem o contato social da sociedade. O contato social é uma das principais armas para um futuro saudável, psicológicamente, fisicamente, profissionalmente, financeiramente e sentimentalmente. Os pais precisam aprender a impor respeito e limites, e não fazer com que os jovens se sintam presos em um mundo paralelo.

“... Jovens, escrevo a vocês porque vocês têm vencido o Maligno”. (1 João cap.2 vers.13).


QUE DEUS ABENÇOE TODOS OS JOVENS DESTA NAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário