terça-feira, outubro 02, 2012

" PORQUE O CRISTÃO DEVE RENOVAR SEUS PENSAMENTOS .




“Tudo começa de joelhos dobrados! Tudo começa na oração! Que você tenha o cheiro, o olhar,o sorriso, as palavras, e o amor de Jesus.”


“Para se conhecer um ser humano, nem sempre é preciso que ele tenha feito grandes realizações, é necessário ter um grande caráter !”



“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele”. (Romanos cap.12 vers.2).

Segundo a definição do apóstolo Paulo e de outros escritores do Novo Testamento, a humanidade mundial está enraizada em um sistema de orgulho, ou seja, estão opostos á Deus.

A renovação da mente do cristão deve começar com um ato de sua própria vontade em mudar e se corrigir. O cristão deve determinar ativamente e assumir um compromisso em seu espírito de submeter tudo aquilo que encontrar no mundo à luz da verdade da Palavra de Deus. A renovação de sua mente se dá quando o cristão submete cada pensamento e cada percepção que captura sua imaginação à aprovação do Espírito Santo.

Infelizmente, a mente do ser humano se deixa levar por todo tipo de pensamentos (sujos ou limpos). Aonde ele vai e as pessoas com quem ele se associa determinam os tipos de mensagens que seus sentidos vão perceber e traduzir em sua mente como pensamentos. A pessoa pode estar caminhando em um shopping e, de repente, ver, ouvir ou sentir o cheiro de alguma coisa que desencadeia todo tipo de vontades, desejos e anseios. É preciso aceitar que o Espírito Santo seja o determinador final sobre as coisas que devem ou não permanecer na mente da cristão, ele deve confiar que Ele o convencerá quando um pensamento não for digno de fazer parte de sua vida.

Quando o Espírito Santo não aceita um determinado tipo de pensamento que está passando na mente do cristão, então ele deve imediatamente rejeitar tal pensamento. O cristão pode não ser capaz de desviar o olhar de certas imagens, mas pode recusar-se a revê-las na sua mente. O cristão deve saber enfrentar desejos carnais que resultam em pecado. Mesmo que o cristão não consiga se isolar de uma tentação ou experiência em particular, ele pode tomar uma firme decisão de não se entreter e nem desenvolver fantasias sobre elas.

O cristão deve confiar no Espírito Santo e pedir-lhe uma instrução do tipo: “Não, isso não é para você !!!”. O cristão deve estar disposto a dizer: “Tu estás certo. Isso não é para mim, e nem para minha vida em Jesus Cristo”. O cristão sempre poderá contar com a ajuda do Espírito Santo, para que Ele possa redirecionar os pensamentos, e fazer com que o cristão venha a dar atenção as coisas que são para o bem, e que se encaixam em sua verdadeira identidade como filho de Deus.

Em todo o tempo, o Espírito Santo reforçará aquilo que a Palavra do Senhor declara sobre a natureza de uma mente espiritual e as formas pelas quais ela permanece de pé em um afiado constraste à mente natural. O cristão deve sempre pedir ao Espírito Santo que grave os seguintes conceitos em sua mente:


1ª CONCEITO: UMA MENTE ESPÍRITUAL É O OPOSTO DE UMA MENTE MORALMENTE DEPRAVADA - Quando o cristão possui uma mente moralmente depravada, ele sempre está cometendo pecados contra Deus de maneira tão voluntária e tão frequente, que já não considera suas atitudes e seus comportamentos pecaminosos, ou seja, aquilo que para ele é bem, na verdade é ruim (pecado contra Deus). Quando coisas assim acontecem, o próprio cristão está automaticamente chamando e aceitando a maldade, e afirmando ser certo o que na verdade é errado. Não existe nenhum tipo de alinhamento entre o comportamento dessa pessoa e a descrição que o Senhor faz do bom caráter. E o pior aspecto de uma mente cristã que se encontra moralmente depravada, é a de que o cristão com esta forma de pensar não se importa que sua vida se oponha totalmente ao plano de Deus, (pecado contra Deus).

O cristão que possui uma mente espiritual clara, deseja buscar a vontade, o plano, e os propósitos do Senhor para sua vida, porque o cristão tem em sua própria mente que essa é a melhor forma de viver.

O cristão que possui uma mente moralmente depravada, ele próprio acaba se tornando duro em seu pensamento a ponto de defender seu próprio comportamento pecaminoso. Com isso, a pessoa se torna não somente justificável e desculpável, mas também entende que isso se tornou uma forma correta de viver (Viver Pecaminosamente).


2ª CONCEITO: UMA MENTE ESPÍRITUAL É O OPOSTO DE UMA MENTE CARNAL - A mente carnal está sempre focada no prazer. A mente carnal pensa sobre a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos (ambição e materialismo), e o orgulho da vida (poder e controle). Estes tipos de mentes vivem em busca de imagens, literaturas e mensagens inapropriadas, ilícitas e imorais para abastecer o pensamento.

A pessoa desenvolve uma mente carnal por focar seus pensamentos em coisas que estão sujeitas à queda e à degradação. Tudo o que a própria pessoa encontra na vida, acaba contribuindo ou para seu benefício espiritual e sua recompensa eterna, ou para sua morte terrena e sua queda espíritual.

A pessoa pode até achar que as imagens em seu computador, em uma revista, em uma novéla, em um celular, ou em um filme, o estejam contaminando. No entanto, a verdade é que, ao olhar para elas, a própria pessoa estará explorando e experimentando coisas que Deus afirma que são ilícitas, doentias e prejudiciais. (Vivendo pecaminosamente contra Deus).

Todas as vezes que a mente de uma pessoa busca objetivos ou pessoas em fantasias sexuais (masturbação), ou pensamentos desejósos que Deus não pode usar para o crescimento, amadurecimento e desenvolvimento de uma pessoa, ela própria está desenvolvendo uma forma carnal de pensar, isto pode levá-lo a ações carnais. Essas ações pecaminosas fazem com que a pessoa perca a marca que Deus estabeleceu para a sua vida e viole seu relacionamento com Ele. ( pecando contra Ele ). No final, a busca por esses tipos de comportamentos plantará sementes de morte na própria pessoa, ou seja, morte de seus relacionamentos, de sua reputação, de sua integridade, de suas habilidades, capacidades mentais e emocionais, e por fim, morte de seu próprio corpo físico.

O cristão deve evitar piadas e histórias pecaminosas. Sua mente poderá entupir-se com rapidez se ele próprio ouvir e repetir o que é lascivo, imperfeito ou degradante. Não se deve ouvir e nem reproduzir insultos raciais, é preciso rejeitar o espírito de crítica contra qualquer grupo, evitar julgar as pessoas com base no gênero, na habilidade mental, nas deficiências físicas, na posição social, ou em qualquer traço externo. Não se deve criticar uma pessoa por causa de seus atributos, ou em função de suas características físicas ou mentais.


3ª CONCEITO: UMA MENTE ESPÍRITUAL É O OPOSTO DE UMA MENTE HOSTIL - Uma mente hostil é cheia de pensamentos que afrontam o Senhor, opondo-se diretamente a Deus. Este tipo de mente imagina coisas do tipo: “Sei que não estou pensando como o Senhor pensa, mas eu estou certo, e Ele, errado. Sei como pensar melhor que Deus. Minhas opiniões e crenças estão corretas, e as opiniões Dele, especialmente os que se encontram registrados na Bíblia, estão errados”. Um mente que age dessa forma está em uma declarada guerra contra o Espírito Santo. Foram pensamentos e atitudes parecidas como estas que levaram a queda de Lúcifer.

Uma mente hostil é irada e amarga em relação a Deus; já uma mente espiritual está sempre buscando a Deus.


4ª CONCEITO: UMA MENTE ESPÍRITUAL É O OPOSTO DE UMA MENTE FRÍVOLA. Uma mente frívola determina que nada vai dar certo, afirma que nada pode ser feito, mudado, remido, criado, ou realizado. Uma mente espiritual acredita que todas as coisas podem ser melhores, mais brilhantes, e mais santas.

Uma mente espiritual é o oposto de uma mente escurecida. Observe que em (João cap.8 vers.12) Jesus não apenas afirmou ser a luz do mundo, mas também declarou que quem o segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Uma mente espiritual vê com nitidez Jesus da maneira que Ele é, e abraça tudo o que testemunha da luz de Cristo.

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida”.

Uma mente oposta a isso, pode ser chamada de “mente escurecida”, a qual o diabo já encheu tanto com suas mentiras e com a sua opressão, que a pessoa já não é mais capaz de realizar nada que dê testemunho a Cristo.

Uma mente escurecida é o objetivo de Satanás. Ele quer que todas as pessoas cheguem ao ponto de perderem a consciência de Deus e a Jesus que é a luz da vida.


QUE DEUS TE ABENÇOE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário