terça-feira, outubro 02, 2012

ESTRATÉGIAS DE DEUS PARA A CRIAÇÃO DA VIDA.


ESTRATÉGIAS DE DEUS PARA A CRIAÇÃO DA VIDA.


“No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água... Deus fez uma divisão que separou a água em duas partes: uma parte ficou do lado de baixo da divisão, e a outra parte ficou do lado e cima. Nessa divisão Deus pôs o nome de “céu”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o segundo dia. Aí Deus disse: - Que a água que está debaixo do céu se ajunte num só lugar a fim de que apareça a terra seca!... Deus pôs na parte seca o nome de “terra” e nas águas que se haviam ajuntado Ele pôs o nome de “mares”. E Deus viu que o que havia feito era bom. (Gênesis cap.1 vers.1,2,7,8,9,10)


1ª ESTRATÉGIA: DEUS USA A TERRA PARA PRODUZIR AS ERVAS E AS PLANTAS: Deus disse: “- Que a terra produza todo tipo de vegetais, isto é, plantas que dêem sementes e árvores que dêem frutas! E foi assim que aconteceu. (Gênesis cap.1 vers.11).

2ª ESTRATÉGIA: DEUS USA O FIRMAMENTO PARA CRIAR OS LUMINARES: Deus disse: “- Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações! (Genesis cap1 vers.14).

3ª ESTRATÉGIA: DEUS USA AS ÁGUAS PARA CRIAR OS PEIXES E AVES: Deus disse: “- Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e que na terra haja aves que voem no ar!” (Gênesis cap.1 vers.20).

4ª ESTRATÉGIA: DEUS USA A TERRA PARA CRIAR OS MAMÍFEROS: Deus disse: “- Que a terra produza todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie! (Gênesis cap1 vers.24).

Agora chegou o momento de Deus criar o homem. Neste caso especial, Deus não usou a terra, nem o firmamento, e nem as águas. Deus não queria criar no homem um caráter terreno, por isso pela primeira vez a trindade apareceu reunida para criar algo originado diretamente no próprio Deus. Deus usou a si mesmo para criar o homem.

5ª ESTRATÉGIA: DEPOIS DE TER TERMINADO DE CRIAR O PLANETA TERRA, A NATUREZA, E AS LEIS DA NATUREZA. DEUS CRIOU O SER HUMANO: “Assim Deus criou os seres humanos; Ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher.” (Gênesis cap.1 vers.27).


Observe que para cada estratégia apresentado acima, existe um princípio diferente de sobrevivência sobre a terra que Deus criou: Observe abaixo

A) Se tirarmos o animais da terra... ele não sobreviverão !!!
B) Se tirarmos as plantas da terra... elas não sobreviverão !!!
C) Se tirarmos as luminares do firmamento... eles se apagarão !!!
D) Se tirarmos os peixes da água... eles não sobreviverão !!!
E) Se tirarmos os seres humanos da presença de Deus... eles serão consumidos !!!

Para você que acompanha mais esta matéria de mensagem e estudo bíblico, é preciso que você coloque na sua cabeça a seguinte informação: Nós pertençemos a Deus, e sempre vamos depender Dele para vivermos !!!

Deus criou o corpo do homem usando o pó da terra, porém o ser humano, diferente dos animais, não é constituído de corpo, e sim de “espírito”. Deus é espírito, e fomos feitos de Deus. O corpo foi o melhor presente que Deus poderia ter dado ao homem, pois através do corpo podemos interagir com o mundo físico.

Podemos comer e saborear. Podemos tocar, cheirar e sentir !!! Que belo presente de Deus para mim e para você, não é mesmo ???

Apesar de sermos seres espirituais, podemos viver nesta terra durante uma vida terrena, e interagir com toda a criação de Deus. Agora entendemos porque Satanás deseja tanto destruir cada vez mais vidas. Entendemos também o motivo de seu ódio por tudo aquilo que Deus criou. As 5 estratégias apresentados acima, são exatamente as 5 coisas que Satanás mais odeia que são as criações feitas por Deus. Satanás possui um grande ódio sobre qualquer obra de sobrevivência feita pelas mãos de Deus. Sua missão sempre foi a de destruir todos as criações !!!

Eu e você fomos criados imagem e semelhança de Deus, mas infelizmente a maior parte das obras que a humanidade faz hoje, tem se parecido muito mais com Satanás e seus demônios.

Deus criou o homem, corpo, alma e espírito, e o presenteou com uma poderosa vocação, que foi tirada das mãos de Satanás. A capacidade de adorar. Por isso ele fica furioso quando adoramos ao Senhor! A terra foi criada para nós. Devemos administra-la e ser servidos por ela. O homem passa a ter autoridade espiritual quando entende a sua posição na face da terra.

“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses cap.5 vers.23)

Diferentemente dos animais, o ser humano possui três partes distintas: ESPIRITO, ALMA E CORPO. Esse princípio teológico é denominado de TRICOTOMIA.

Estas três partes devem ser cuidadas e tratadas para a perfeita habitação do Espírito de Deus. Desde o princípio da criação, Deus tinha o propósito de habitar no coração do homem, assim como era com Adão, antes do pecado. Observe que em (Gênesis cap.2 vers.7) diz: "Então do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo”.

A) O CORPO: Foi formado por Deus através do pó da terra !!!
B) O ESPÍRITO: Foi formado por Deus através do fôlego de vida soprado nas narinas !!!
C) A ALMA: O homem tornou-se alma vivente !!!

Quando Deus criou o homem, observou que a sua natureza carnal prejudicava a relação entre Ele e o homem. Deus queria que o homem vivesse muito mais tempo sobre a face da terra, mas a natureza carnal gerou no coração de Deus a necessidade de diminuir os dias do homem na terra. Observe que é exatamente isso que mostra (Gênesis cap.6 vers.3) onde Deus disse o seguinte: “- Não deixarei que os seres humanos vivam para sempre, pois são mortais. De agora em diante eles não viverão mais do que cento e vinte anos”.

O espírito humano é o ponto de contato com Deus. É o élo colocado por Deus no homem, de forma que o homem possa discernir as coisas espirituais.

“Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa, porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espíritual. A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém.” (1 Coríntios cap.2 vers. 14,15)

Observe que esta passagem citada acima, o apóstolo Paulo, nos ensina o porque da necessidade de sermos espirituais. O homem carnal não consegue uma comunhão com o Criador, porém o que é espiritual, facilmente discerne o mundo espiritual. Adão, o primeiro homem, foi criado com toda perfeição. Ele tinha um corpo modelado diretamente pelas mãos de Deus, tinha uma alma pura, pacífica, limpa de traumas, tristezas, medos e decepções. Além disso Adão tinha um espírito reto e inabalável, o que permitia que ele tivesse comunhão direta com o Senhor, 24 horas por dia.

Já a alma, é a patente natural e individual de cada homem. A alma é tudo que o homem é, é seu ego. Ela está entre o Espírito e o corpo, sendo ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. Ela é a sede dos afetos, e habita dentro de si sentimento, simpatias, desejos, emoções, medo, alegria, vontade, prazer, ódio, amos, tristezas, etc.

O corpo é a forma visível, é a embalagem ser humano; é nosso homem exterior. Graças ao corpo podemos nos relacionar com o mundo exterior. O corpo é físico, palpável, ele pode se corromper, ao contrário da alma.

Na figura a seguir, vemos o estado inicial do homem (antes da queda). Quando o Espírito Santo quer falar com o homem, ele se comunica com o espírito humano, este, por sua vez transmite este conhecimento ao cérebro, de forma que entendamos o que Deus falou. É um caminho longo, que precisa de santificação e comunhão com o Espírito Santo para que o canal de comunicação com o Senhor esteja permanentemente “aberto”.

Deus criou o homem com espírito, alma e corpo, e devemos tratar com toda a importância de cada uma destas partes, pois cada uma delas tem uma função especial para a vida do homem. Em cada criação, encontramos diferentes sentidos nas quais você pode conferir abaixo:

A) SENTIDOS DO ESPÍRITO: Trabalhar com o corpo físico e com a alma, com os anjos, com o Espírito Santo de Deus, e etc... Razão, sabedoria, conhecimento, força, poder Intuição e Comunhão espiritual com Deus

B) OS SENTIDOS DA A ALMA: Trabalhar única e exclusivamente para e com o nosso corpo físico e espiritual

Emoções – Sentimentos, gostos, alegrias, tristezas, amor, ódio, etc
Intelecto – pensamentos, raciocínios, memória
Vontade – Usada para tomar decisões. Poder de escolha

C) OS SENTIDOS DO CORPO:

Fala - expressão dos pensamentos da alma, através das cordas vocais
Audição - pela audição recebemos informações e armazenamos na alma
Visão – pela visão, fotografamos e armazenamos informações na alma
Olfato - equivalente a audição e visão
Tato – graças ao tato podemos sentir, tocar, pegar as coisas materiais

O corpo humano é corruptível, durando apenas algumas décadas, porém aos que viverem com Cristo, terão um novo corpo glorificado, incorruptível e eterno.

O homem foi criado imagem e semelhança de Deus; foi criado para ter comunhão com o Altíssimo (como no caso de Adão). Adão era perfeito em corpo, alma e espírito, e por isso possuía uma grande comunhão com o Senhor, porém com o pecado de Adão, foi trazido o pecado para todo homem. Este primeiro pecado originou a queda espiritual da humanidade.

Com a queda o ser humano não deixou de ser tricotômico, porém seu espírito entrou em um estado de dormência, aguardando a possibilidade de se reconciliar com Deus.

A partir deste momento, o homem tornou-se fugitivo de Deus. Veja que é exatamente isso que nos mostra (Gênesis cap.3 vers.9,10), que diz:
“Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou: – Onde é que você está?
“O homem respondeu: – Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nú. Por isso me escondi.

Até hoje, as pessoas sofrem com profundas transformações interiores, devido aos próprios desejos da carne e também das influências de Satanás.


QUE DEUS TE ABENÇOE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário