terça-feira, outubro 02, 2012

"PASTORES, MINISTÉRIOS, OBSTÁCULOS, E VITÓRIAS



PASTORES, MINISTÉRIOS, OBSTÁCULOS, E VITÓRIAS


“Um raio de sol é capaz de vencer a escuridão da noite. A luz de Cristo na sua vida é capaz de ressucitar os seus sonhos !”


“Você não deve desejar ser um grande homem de Deus. Na verdade o que você deve ser é um homem com um GRANDE Deus !”



“Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão, e da do urso, Ele me livrará da mão deste filisteu: Então disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo”. (1 Samuel cap.17 vers.37).

Na linguagem tipológica exemplificada da bíblia, nos dias de hoje, o que representa para nós e para o nosso ministério, Leões, Ursos e Gigantes. Nesta super importante matéria de mensagem e estudo bíblico, vamos saber de uma maneira resumida, um pouco destas 3 situações, e o que hoje eles representam para a nossa vida e para o nosso ministério. Mas para que você possa entender de uma forma mais clara e objetiva, é precisdo que você leia esta matéria devagar e com total atenção.


1ª OBSTÁCULO) LEÃO: O Leão é considerado e rei das selvas, porque ele é um animal que não tem medo de absolutamente nada. Um Leão pode pesar mais de 300 kg, a suas patas podem causar feridas de até 10 centímetros de profundidade, o leão é um super especialista em quebrar o pescoço de suas vítimas, o leão possui uma queixada super poderosa, e ele é um animal super voraz e devorador.

Hoje em dia, para um ministério, o Leão significa e exemplifica os desejos mais profundos e grandiosos da natureza humana, no qual estão baseados em 3 coisas: (Poder, Sexo, e Dinheiro). O Leão é um animal muito faminto, e não é nada fácil de enfrentá-lo. Vale lembrar também que o Leão é um animal imponente quando se fala de orgulho e de soberba, nas quais são as duas coisas que mais aborrece Deus. A soberba é uma coisa terrível, já que ela é capaz de mostrar a vaidade do homem no qual muitos deles pensam que não precisam de Deus para nada. Isto é uma coisa muito perigosa para a vida de uma pessoa e também para a vida de um ministério.

É muito fácil descobrir quem realmente é um pastor de verdade: ( É SÓ DAR UM POUCO DE DINHEIRO E DE PODER PARA ELE, OU TIRAR ELE DE UMA IGREJA PEQUENA E COLOCÁ-LO EM UMA IGREJA GRANDE.) Desta maneira fica muito fácil saber quem ele realmente é, e quais as mudanças que irão acontecer sobre a postura e o perfil dele. Conheço pastores que quando dirigiam igrejas pequenas eram super humildes e amigos de todos. Mas depois que construiram ou foram transferidos para templos maiores, mudaram totalmente de postura, se tornaram orgulhosos, metidos, exibidos, começaram a querer se mostrarem, e a se desfazerem das pessoas que o ajudaram quando ele mais precisou, e quando passam por perto fingem que nem te viu, não querem mais conversar com você, não telefonam mais nem para saber se a pessoa está bem, se está precisando de alguma ajuda, ou para desejar um feliz aniversário, um feliz natal, um feliz ano novo, etc... Infelizmente é isso que se vê em muitas igrejas hoje: Pastores que depois que cresceram e ganharam poder, perderam suas posturas nos quesitos humildade e reconhecimento !!!

O Leão representa dentro de um ministério: ( Rancor, Raiva, Ódio, Fofocas, Lutas, Adversidades, Invéjas, Inimígos Cruéis, Inimígos Poderosos, Inimígos Violentos, Poder Financeiro Incontrolável, Exesso de Poder, Adultérios, e etc... Todas estas coisas podem facilmente derrubar um pastor, um líder, e até mesmo um ministério por inteiro !!! ).


2ª OBSTÁCULO) URSO: O Urso pode pesar até mais de 700 kg. Uma patada de um Urso é capaz de esmagar a cabeça de uma pessoa. O Urso é um tipo de animal sagaz e ágil.

Hoje em dia, para a vida de um ministério, o Urso representa os problemas que nos prendem e no qual não temos como sair e desvencilhar. O Urso representa a competitividade de uma vida ministerial, pois o Urso é ligeiro, sagaz, e rápido. Desta mesma maneira tem sido a vida ministerial de muitos pastores e líderes hoje, pois existem outros pastores de outras igrejas próximas a sua que são mais espertos do que você, e quando você quer uma coisa, um outro pastor de uma outra igreja próxima a você já foi na sua frente e levou parte do seu rebanho sem você perceber. Acontecimentos como estes representam os duros golpes que acontecem em muitos ministérios: ( imprevistos, traição, perdas, injustiças, enganações, mentiras, enganações, fantasias, entre outros fatores ). Estes são os Ursos que tem atacado a vida de muitos pastores e ministérios hoje.


3ª OBSTÁCULO) GIGANTE: O gigante que Davi enfrentou tinha cerca de 3 metros. A ponta da lança que Davi usava tinha um peso de 7,5kg. A couraça que Davi usada no peito pesava 70kg.

Hoje em dia, para a vida de um ministério, o Gigante representa aqueles problemas que são maiores, mais poderosos, e que parecem completamente impossíveis de serem solucionados. O Gigante representa os grandes desafios da vida de um ministério, pois o gigante é alto, forte, e poderoso. Somente Deus é capaz de derrubá-lo !!!

É importante que o pastor se lembre que todos estes tipos de problemas não se resolvem de um dia para o outro. Lembre-se que Golias desafiou Israel por 40 dias, e ainda por cima em 2 turnos (manhã e tarde).

São exatamente estas 3 coisas que muitos pastores e ministério têm enfrentado; (LEÕES, URSOS, E GIGANTES).

As pessoas precisam entender que quando uma mensagem é pregada em uma igreja, ela só vai valer na vida de uma pessoa se ela aplicar os princípios na vida diária dela. Nisto consiste em um detalhe no qual a pessoa precisa entender que no dia seguinte, não vai ter pastor, não vai ter irmãos da igreja, não vai ter grupo de intercessão, e muito menos amigos, é a própria pessoa que vai ter que enfrentar os Leões, os Ursos, e os Gigantes que irão se deparar na vida dela mesma. Dentro das igrejas, existem muitas pessoas ignorantes, ridículas e idiótas, que acham que enfrentam batalhas porque seus pastores não possuem unção espíritual suficiente para ajudá-las. Quando não conseguem alcançar seus objetivos, simplesmente abandonam a igreja e colocam a culpa no pastor. É por isso que os pastores devem vigiar e tomar muito cuidado com aquelas pessoas que vivem mudando de igreja !!!

Para um ministério vencer os Leões, os Ursos, e os Gigantes, é preciso que seus líderes possuam 3 quesitos obrigatórios:


1ª) CORAGEM: Existem 3 coisas significativas nas quais podemos classificar a palavra coragem. Confira abaixo:

A) A coragem significa: O DOMÍNIO DO MEDO...
B) A coragem significa: A RESISTÊNCIA AO MEDO...
C) A coragem significa: A NÃO AUSÊNCIA DO MEDO...

Tem muita gente que pensa que a pessoa corajosa também não é medrosa !!! A diferença de um cristão corajoso para um cristão medroso, é a de que o cristão corajoso consegue controlar o medo. Já o cristão medroso não consegue controlar o medo no qual isso acaba se tornando uma espécie de “Pavor Incontrolável”, ou seja, “Medo Incontralável” !!!

O pastor corajoso é aquele que usa a sua energia para utilizar o seu potencial psicológico, físico e ministerial. Um pastor corajoso consegue manter o domínio sobre o medo, fazendo com que ele e o seu ministério avance, e vá para cima dos obstáculos, (Leões Ministeriais, Ursos Ministeriais, e Gigantes Ministeriais) !!!


2ª) HABILIDADES: Davi usava funda e lança. Ele agia com habilidade, pois se não fosse assim ele não iria poder vencer o Leão, nem o Urso, e nem o Gigante.

3ª) ESTRATÉGIAS: Observe bem o que Davi disse em (1 Samuel cap.17 vers.35 e 47): “E eu sai após ele, e o feri, e livrei-a da sua boca: e, levantando-se ele contra mim, lancei-lhe mão da barba, e o feri, e o matei. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu”.

Davi deixou o leão seguir, depois veio por trás do leão, porque o animal estava todo centrado na ovelha que estava sobre a sua boca. Então Davi com uma pequena lança ou facão, chegou por trás e golpeou o animal.

PARA DERROTAR OS LEÕES, OS URSOS, E OS GIGANTES QUE ESTÃO SOBRE O SEU MINISTÉRIO, É OBRIGATÓRIO QUE VOCÊ POSSUA ESTRATÉGIAS, AGIR COM SABEDORIA, AGIR COM INTELIGÊNCIA, AGIR COM DISCERNIMENTO, AGIR COM PERCEPÇÃO, E AGIR COM SENSIBILIDADE. DE MANEIRA NENHUMA, O PASTOR DEVE AGIR COM MEDO, EMOÇÃO, OU ATRAVÉS DE SINTOMAS PSICOLÓGICOS TEMPORÁRIOS OU FANTASIÓSOS !!!

Muitos pastores e ovelhas só querem se preparar somente na hora em que o leão, o urso, e o gigante, estão atacando seus ministérios por todos os lados. Só sabem orar na hora em que a situação saiu do controle. Só vira santo na hora que a coisa tá feia. Só quer fazer campanhas de cura e libertação na hora em que a situação financeira do seu ministério se encontra apertada. É obrigatório que o pastor esteja sempre preparado para as demandas das batalhas físicas e espirituais que vivem rodeando o seu ministério !!!

Davi só conseguiu vencer, porque ele estava preparado para as demandas das batalhas !!!

Davi só conseguiu vencer o Leão, o Urso, e o Gigante, porque ele foi corajoso, habilidoso e estratégico. Ele tinha uma visão correta da vida, além de saber manter uma visão correta e um auto-controle da situação.

Será que você e seu ministério estão realmente preparados para enfrentarem Leões Ministeriais, Ursos Ministeriais, e Gigantes Ministeriais ???

Faça uma análise e veja o que está faltando em você, em sua diretoria, em seus grupo missionários, e grupos de intercessão. Muitos pastores precisam aprender a ter uma visão correta, e também ter um melhor auto-controle da situação no qual envolve a sua vida pessoal, familiar, matrimonial, psicológica, física, e ministerial.

Você precisa aprender a parar de ouvir somente vozes erradas. Somente a voz do Espírito Santo é a voz certa na qual você precisa aprender a começar a ouvir !!!


QUE DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário