terça-feira, outubro 02, 2012

"PAIS, PASTORES, IGREJAS, E MOCIDADE.

PAIS, PASTORES, IGREJAS, E MOCIDADE.


“O perdão é a chave que abre as algemas do ódio !”


“Tornar o simples em complicado é fácil. Tornar o complicado em simples é criatividade !”




“Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros. Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo. A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso coração e espalha o mal em todo o nosso ser. Como o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai, como para amaldiçoar as pessoas que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim”. (Tiago cap.3 vers.1,2,6,8,9,10).

Montar uma matéria de estudo bíblico destinado á jovens, é sempre um enorme desafio. Quando encontramos pais despreparados, pastores que não conseguem fazer com que seus próprios filhos andem nos caminhos de Deus, pais que acabam com a juventude dos filhos, pais que são verdadeiros ladrões de sonhos, incentivadores sexuais, pais que levam os filhos ao vício das drogas, da pedofilia, da traição, da bebida, da criminalidade, da pornografia, do sexo, do adultério, entre muitas outras coisas !!!

Existem muitos pais que estão dentro das igrejas tomando santa ceia, e que mesmo assim ensinam e praticam coisas absurdas com seus próprios filhos. E não seria nenhum exagero dizer que uma parte destes pais são até mesmo pastores, ou ocupam algum cargo de liderança na igreja, podemos chamar isso de: “pastores que estão em grandes fornalhas e que não possuem nada de unção espiritual”.

Hoje, a Igreja do Senhor é considerada uma grande rede de socorro e atendimento espiritual, quando as pessoas sentem que não há mais nada que possam fazer para resolverem seus problemas, elas partem em busca de Deus, e assim encontramos a Igreja repleta de pessoas que precisam de socorro vindo da parte de Deus.

Por outro lado, vemos a Igreja também cheia de jovens que estão desenvolvendo seus talentos e estão em busca de algo que lhes seja aprazível, ou seja, não querem desperdiçar a sua inocência com o mundo, e partem para cima com fome e sede da Palavra de Deus. Porém o que eles têm encontrado, nada mais é que alimentos estragados ou indigestos de sabor amargo e estranho. E estes tipos de elimentos muitas vezes tem sido preparados pelos próprios líderes ministeriais e presidentes de grupos.

A grande verdade é que muitas igrejas tem cada vez menos se preocupado com a saúde espiritual da juventude, e por isso não se qualificam ou se preparam adquirindo conhecimento espiritual e secular, para tratar com esses seres abençoados e escolhidos por Deus para um chamado tão especial. E o grande erro das pessoas em geral é pensar que os jovens e o adolescentes não conseguem viver em Santidade.

Na igreja que eu frequento, vejo vários jovens que estão sempre ativos no Reino de Deus, sempre mantendo contato com outros que se encontram nesta mesma etapa da vida, cantam no louvor, participam de entretenimentos que são realizados pelos presidentes de grupos, e também pela liderança responsável pelas Igrejas Quadrangulares da região (superintendencia e equipe). Estão sempre demonstrando uma grande preocupação com a integridade física e psicológica dos seus jovens, através de encontros regionais e entre outros tipos de entretenimentos sadios e específicos para a juventude. Atitudes como estas devem ser levadas como um exemplo de preocupação, responsabilidade e principalmente de boa conduta na sociedade.

Um pastor deve ter sabedoria e muita paciência para lidar com suas jovens ovelhas, mesmo que elas não demonstrem interesse naquilo que é sincero, puro, e agradável para a sua vida. O pastor deve trabalhar duro e incansavelmente para que os jovens possam ter cada vez mais força espíritual, física e psicológica, para separarem o certo do errado. O pastor deve fazer a parte dele, sempre ensinando, mostrando, e aconselhando, porém o pastor jamais deve obrigar, forçar, e até mesmo manipular os jovens a fazerem aquilo que ele está ensinando, pois a decisão final virá do próprio jovem. E mesmo assim, depois de várias tentativas, caso o pastor não tenha conseguido atingir o seu objetivo, ele jamais deve se rebaixar ou entristecer já que o pastor fez corretamente a sua parte dentro dos princípios bíblicos, morais, físicos e psicológicos. Mesmo se o pastor teve que enfrentar um oceano cheio de altas ondas de batalhas espirituais, o pastor jamais deve se auto-condenar, caso aquele determinado jovem tenha tomado a decisão de não seguir os conselhos apresentados a ele, mesmo com tudo aquilo que lhe foi apresentado. É o próprio jovem quem vai tomar a decisão final. Deus dá chances para todas as pessoas, Ele usa homens e mulheres enviados por Ele para ajudar. Mas é preciso entender o seguinte: Assim como a salvação da nossa alma é indivídual, a condenação dela também é.

Os pais que oprimem seus filhos possuem uma grande parcela de culpa quando seus filhos perdem o interesse pela Igreja e saem dos caminhos do Senhor Jesus. Infelizmente os pais pensam que o mundo é o mesmo de 25 ou 30 anos atrás (época da televisão sem controle remoto), não entendem que o mundo passou por constantes e profundas transformações, pois acham que devem criar seus filhos da maneira como foram criados, ou seja, com muito exesso de rigor e disciplina. É claro que a minha intenção não é discordar totalmente dos pais, mas é preciso entender que a Bíblia Sagrada ensina que os filhos devem ser sim disciplinados corretamente, mas sem exageros, manipulações psicológicas, entre outras atitudes que fogem dos limites morais, físicos, psicológicos, e espirituais !!!

Observe que em (Colossenses cap.3 vers.21), o apóstolo Paulo alerta os pais para um possível cansaço dos filhos que são tratados de maneiras mais severas: “Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados”.

O que faz mal não é a comida que comemos, e sim as palavras que proferimos. O próprio apostolo Tiago nos diz que o pequeno membro chamado língua pode causar grandes estragos, e olha que Tiago não conheceu certos pais e obreiros que existem hoje em dia. Hoje, muitos pais estão a cada dia empurrando seus filho para fora da igreja, e as vezes não percebem que estão fazendo tal coisa, pois acham que devem ser duros e muito disciplinados.

Umas das maiores dificuldades que os jovens têm encontrado, são aqueles pais que não acreditam em seus sonhos, que não confiam em suas chamadas e não podem de maneira nenhuma amenizar o sofrimento de amadurecer com carinho, porque não receberam amor, carinho e dedicação acham que os filhos também não precisam. As vezes é muito melhor apanhar na cara do que ouvir certas coisas.

Os pais devem ter o máximo de cautela quando forem dirigir palavras de correção aos filhos, eu conheço pais que simplesmente estão sufocando e fazendo com que seus filhos caiam nas desgraças do mundo. E com o avanço da tecnologia, isso tem se tornado cada vez mais fácil e comum.

Através das atitudes e decisões de muitos pastores e obreiros manipuladores, muitos jovens estão desanimando e aos poucos estão sumindo das igrejas, não deixando que eles se desenvolvam mais, nem que eles cresçam na graça e no conhecimento de Cristo, simplesmente pelo motivo de não acharem que um jovem não consegue viver em santidade.

Conheço vários pastores que gostam de ficar julgando e ofendendo os jovens (tanto aqueles que vão na igreja, como aqueles que não vão). Só que no passado, muitos destes pastores um dia também já aprontaram muitas coisas. Não perdiam nenhuma balada, não perdiam nenhum filme do “Cine Privê”, e muitos deles no passado até chegaram a se envolverem com drogas, bebidas, locais de prostituição, adultérios, violência em geral, e etc...

Conheço muitos jovens que não vão na igreja, mas que são verdadeiros exemplos de boa conduta na sociedade. São trabalhadores, esforçados, honestos, e que possuem um comportamento muito mais exemplar do que muitos que estão presentes em praticamente todos os cultos na igreja, frequentam grupos, e até mesmo ocupam cargos de liderança na igreja.

Existem obreiros que quando ganham a oportunidade no culto da mocidade, gostam de ficar jogando sermões, parecendo na verdade mais um promotor de justiça acusando um bandido. Infelizmente é assim que adolescentes e jovens têm sido tratados ultimamente.

Amigo adolescente e jovem... “Se você tem um chamado, um sonho, e não tem alguém que lhe de confiança, ou se na sua igreja você não encontra oportunidades e sim encontra muita gente dando sermões, saiba bem na Bíblia Sagrada, um jovem também teve uma historia muito parecida com a sua, mas ele provou que quando pagamos o preço por nossos sonhos, depois de realizados descobrimos que realmente vale a pena. Ezequiel era um jovem de 17 anos, que começou a desenvolver seu ministério e sonhos, ele cresceu ouvindo que era descente de um grande povo, de grandes homens, porem quando achou que tudo iria começar bem, ele foi escravizado e levado para Babilônia as margens do rio Quebar para trabalhar carregando água e argila. Porém no meio da luta ele se casou e quando começou a ter visões do fim do cativeiro e de sua chamada para trabalhar para o próprio Deus, ninguém, e nem a sua mulher acreditou nele, deixando-o sozinho. Porem Deus honrou aquele homem que em meio ao cativeiro conseguia ter visões de Deus, o retirou dali, e realizou os seus mais secretos desejos.”

Então se você como Ezequiel, estava calado e escravizado por uma situação que não pode controlar por causa de uma força que é maior que você, não se preocupe, e vão aos pés de Jesus porque somente Ele pode ajudá-los.

É preciso lutar contra toda uma geração de ladrões, violentadores de sonhos, e pessoas que não crêem no seu potencial. Se algo o está sufocando e violentando, ou tentando roubar seus sonhos, entregue nas mãos de Deus e lute para tentar realiza-los, porque o nosso Deus é um Deus de coisas sobrenaturais. Se você começar a ouvir pessoas e pastores que não possuem santidade ou que só dizem palavras de maldição, repreenda e não aceite isso em sua vida. Uma vez que é somente quem morreu por você que possui o real direito de te julgar.

Lute e vença. Confie no seu potencial e na força do Espírito Santo de Deus, caso você venha se sentir tentado, ou se você de repente começar a ceder ao pecado, esteja sempre orando a Deus, e pedindo livramento e sabedoria. Tenho certeza de que Ele irá ajudá-lo quantas vezes for necessário.

“Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado”. (Salmos cap.1 vers.1).

“... Jovens, escrevo a vocês porque vocês têm vencido o Maligno”. (1 João cap.2 vers.13).

QUE DEUS ABENÇOE TODOS OS JOVENS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário