sábado, setembro 01, 2012

"ABORDAGEM MALIGNA ATRAVÉS DO MUNDO E DA CARNE.




“Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus. De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus”. (Efésios cap.2 vers.1,2,3).

A Bíblia nos diz que a abordagem indireta do diabo acontece principalmente através de 2 meios: “o mundo” e “a carne”. Frequentemente ouvimos dizer que os inimigos dos cristãos são o mundo, a carne e o diabo, como se estes 3 fossem igualmente poderosos. Mas eles não são 3; há somente um inimigo, o diabo, como o apóstolo Paulo disse em (Efésios cap.6). E o nosso inimigo, o diabo, usa esses 2 meios, o (mundo e a carne) para fazer seus ataques indiretos contra nós. Observe que na passagem de (Efésios cap.2) citada no começo da matéria, o apóstolo Paulo dirigiu estas palavras aos cristãos incluindo todos os seres humanos da terra.

Em outras palavras, Paulo está dizendo: “Vocês cristãos não esqueçam que já seguiram o curso deste mundo; vocês estavam sob garras e o controle que governa os poderes do ar, o espírito mau que continua a trabalhar nos não-cristãos ao vosso redor”. Observe que no (vers.3) Paulo segue falando: “De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus”.

O mais básico destes dois é “a carne”, ou seja, a nossa natureza pecaminosa. Quando a Bíblia usa o termo “carne”, o faz num sentido simbólico. Muitos de nós, quando nos aproximamos da meia-idade, temos problemas com excesso de carne. Mas não é nesse sentido que a Bíblia usa o termo. “A carne” neste contexto, não é nosso corpo, não a carne, nem o sangue, e nem os ossos da nossa vida física. É um termo que descreve a urgência de um viver egoísta dentro de nós, que distorce a natureza humana, que nos faz querer ser nosso próprio deus, ou seja, o orgulhoso e o égo, o eu não crucificado que nos põe em desafio e rebelião intencionais contra a autoridade.

“Os homens maus e sem valor vivem dizendo mentiras. Piscam e fazem gestos para enganar os outros. As suas mentes perversas estão sempre planejando o mal, e eles espalham confusão por toda a parte. Por isso a desgraça cairá de repente sobre eles, e não poderão escapar. Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras, e a pessoa que provoca brigas entre amigos”. (Provérbios cap.6 vers.12 á 19).

Todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa. Nenhum de nós teve que ir para a escola para aprender a pecar e a ser egoísta. Quem nos ensinou a mentir ??? Quem nos ensinou a sermos orgulhosos, amargos, rebeldes, desafiadores e egoístas. Nunca tivemos aulas destas coisas. Já somos todos peritos em pecar quando ingressamos na escola. Todos nascemos “na carne” e é a presença desta natureza pecaminosa que nos torna pecadores.

Por outro lado “o mundo”, é a expressão corporativa de todos os seres humanos orientados pela carne que compõem a raça humana. Já que a carne está em todo ser humano (agindo de uma maneira satânica, sensual e terrena), a expressão corporativa de tais seres constitui o mundo e determina sua filosofia. É esta tremenda pressão da maioria sobre a minoria para conformar-se, ajustar-se, manter o passo e ir na “onda” da multidão.

Observe que em (João cap.3 vers.6) diz: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. Para que as pessoas sejam mudadas, elas precisam nascer do Espírito. Assim é o mundo, ou seja, onde a sociedade humana insiste em julgamentos através de valores satânicos, e guiados pelo orgulho e filosofias satânicas. Embora o mundo esteja totalmente alheio a isto, ele continua sob o controle da filosofia satânica.

Não devemos esquecer o objetivo final destas estratégias astutas: o diabo busca destruir, arruinar e desperdiçar. Este é o propósito dele para você e para mim. Você pode provavelmente pensar em algumas pessoas que uma vez estiveram cheias de um potencial promissor, mas que deram bréchas ao diabo e através delas ele acabou destruindo suas vidas. Talvez tenham colocado de lado a verdade de Deus para perseguirem uma filosofia ou riquezas, prestígio ou uma idéia egoísta de realização. Esta trágica história se repete, vez após vez, na vida de muitas pessoas: as ciladas de Satanás destroem uma vida que Deus ama, e naquela vida em particular, Satanás vence porque a pessoa não estava consciente das ciladas do diabo.

Portanto, fomos chamados para uma batalha contra um inimigo perigoso, sagaz e invisível. Somos chamados para batalhar não só pelo nosso bem, não só por nossas famílias, mas pelo bem dos outros ao nosso redor. O pastor precisa alertar suas ovelhas de que a vida é uma batalha, e que o inimigo nos tem em sua mira. Precisamos alertar uns aos outros quanto às ciladas do diabo para que possamos nos armar. Devemos orar uns pelos outros, porque o nosso único defensor é o próprio Jesus.

Batalhar contra estas forças das trevas é o que torna a vida humana possível na terra. Se os cristãos, que são o sal da terra, não fossem dedicados a uma batalha intensa, inteligente contra Satanás e as forças satânicas; se nós cristãos não escolhêssemos ser fortes no Senhor e na força do Seu poder, a vida humana poderia não existir neste planeta. As forças do mal correriam sem oposição por toda a sociedade humana e a vida na terra seria horrívelmente atormentadora, um inferno insuportável. É a presença dos cristãos e do Espírito Santo, que vive em nós, e o evangelho que trazemos, que torna o mundo suportável como é, mesmo para os que não são cristãos.

Por isso, temos uma tremenda responsabilidade diante de Deus e do mundo inteiro, de nos entregarmos de corpo e alma nesta batalha contra as ciladas do maligno. Temos a responsabilidade de derrotar as ciladas do diabo neste mundo e apontar o caminho para a paz e a segurança que se encontra na vida além.

No mundo existem muitas vozes, mais somente uma voz é certa: A voz do Espírito Santo de Deus !!!


QUE DEUS TE ABENÇOE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário