segunda-feira, dezembro 26, 2011

AS PROVISÕES DA NOVA ALIANÇA.

AS PROVISÕES DA NOVA ALIANÇA.



“Os obstaculos que aparecem a sua frente sejam um motivo para te fazer pular ainda mais alto! Toda honra e Gloria seja dada ao nosso Deus”.

(Rev. Mário de Oliveira – Presidente Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil).





“Fracasso se define por falhar, insucesso, mal resultado. Um mal resultado não pode determinar toda sua história! Quando você pensar que não tem mais saída, você será surpreendido pela visita do Todo-Poderoso que mudará o fracasso em dupla honra”.

(Pr. Carlos Cezar – Deputado Estadual e Pastor títular na Igreja do Evangelho Quadrangular)



“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei”. (Hebreus cap.8 vers.10,11,12).



As diversas linhas de pensamento traçadas pelo autor da Epístola encontram seu foco na gloriosa verdade da nova aliança. As provisões desta são apresentadas, primeiro, como empreendimento do Mediador em (Hebreus cap.8 vers.10,11,12); e, depois, são comentados os benefícios advindos dela ao povo de Deus em (Hebreus cap.10 vers.15,16,17,18), que diz o seguinte: “E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado”.



O que o Mediador realizou é apresentado como preparação para um estudo da oblação perfeita de Jesus, apresentada sob o simbolismo do Dia da Expiação. Este era o exercício sacerdotal supremo sob a dispensação levítica e símbolo do que foi realmente feito ao achegarmo-nos a Deus.



O pastor e escritor sul-africano, Andrew Murray (09/05/1828 á 18/01/1917), traz um esboço do texto de (Hebreus cap.8 vers.10,11,12) que dispõe divididos em 3 partes: (1) a bênção central da aliança; (2) a bênção suprema da aliança, e (3) a bênção inicial da aliança. Este esboço acompanha a disposição escriturística e ilustra também o método geral de apresentação da verdade.



Nosso Senhor, na conversa que teve com Nicodemos, apresentou a necessidade do novo nascimento e, depois, da Sua própria morte como meio de torná-lo possível. E o apóstolo Pedro falou primeiro sobre as bênçãos do Pentecostes e, depois, sobre a maneira como esta graça é obtida. O apóstolo Paulo seguiu a mesma ordem em seu discurso em Antioquia da Pisídia. Esta ordem tem o endosso das Escrituras e da razão, pois os homens têm sempre de convencer-se das bênçãos, antes que empreendam esforços sinceros para consegui-las.



Devemos agora voltar nossa atenção para a divisão do esboço supramencionado, de maneira mais particular.



1) A BÊNÇÃO CENTRAL DA ALIANÇA: A Lei de Deus, escrita no coração e na mente dos homens, forma a ideia central da aliança. Na primeira, a Lei era imposta; ela falhou porque não havia disposição de coração para obediência. A Lei era boa, mas o coração não estava voltado para ela. Pela nova aliança, Deus transforma a Lei externa em vida interior e, mediante o dom do Espírito Santo, de tal maneira purifica e renova o coração do homem que, do seu íntimo este cumpre a vontade de Deus. Além disso, o fato da Lei ser gravada na mente humana sugere uma tal comunicação da verdade divina, que possibilita ao homem aliançado não apenas amar o Senhor com todas as suas forças, mas também interpretar e expressar, com inteligência, esse amor por um viver santo.



Uma vez que a característica vital da nova aliança é vida espiritual no ser interior do homem, o coração deste se abre para Deus e entende o que é agradável ao Senhor. Isto o leva imediatamente ao conhecimento pessoal de Deus. E conhecê-lo contribui para o homem amar Aquele que é o próprio Amor. O amor que o Espírito Santo derrama no coração purificado pelo sangue de Jesus torna-se a energia que é a fonte de alegre obediência à Lei de Deus. O amor torna-se, assim, o cumprimento da Lei e, de modo algum, rebaixa o padrão divino ou enfraquece a lei moral.



2) A BÊNÇÃO SUPREMA DA ALIANÇA: A benção suprema da nova aliança é a comunhão pessoal com Deus. Ele se torna o objeto supremo da afeição do Seu povo, o qual recebe a certeza interior de pertencer inteiramente a Deus. Essa gloriosa comunhão é realizada por meio da Lei gravada na mente e no coração do povo de Deus. Visto, porém, que a mente carnal não está sujeita à Lei de Deus, o coração deve ser purificado antes que seja perfeitamente harmonizado com a vontade de Deus. Afinal, só os puros de coração veem a Deus, e sem a santidade ninguém verá o Senhor. Observe que em (Hebreus cap.12 vers.14) diz: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.



Esse fato de ter o coração purificado de todo pecado e a Lei de Deus nele gravada é uma experiência consciente, pessoal, operada na alma pelo Espírito Santo. Mas o nosso descanso não é na experiência; repousamos em Deus, a quem a experiência da pureza de coração nos possibilitou ver e com quem o Espírito da santidade nos leva a uma comunhão consciente. Deste modo, o coração purificado e renovado se torna a “sala de audiências” de Deus, o único a quem adoramos e servimos.



3) A BÊNÇÃO INICIAL DA ALIANÇA: Visto que a misericórdia é o motivo não só da remissão dos pecados, mas da Lei de Deus escrita no coração e da consequente comunhão com Ele, é a primeira bênção da aliança, seguindo-se-lhe as bênçãos centrais e supremas. Se a remissão dos pecados parecer ser um mero aditamento nestas duas apresentações da nova aliança, deve-se ter em mente que Israel foi redimido da culpa do pecado pelo sangue do cordeiro pascal aspergido sobre as ombreiras das portas, sendo conduzido liberto da servidão pela mão forte e pelo braço estendido de Deus.



A Epístola aos Hebreus, não aborda a Páscoa, apenas a aspersão do sangue sobre o altar e o concerto do Sinai. O propósito é revelar o verdadeiro Cordeiro pascal e o Dia da Expiação.



No Antigo Testamento, houve casos em que se demonstrou misericórdia sem exigir a punição legal pelo pecado, como Abner e a Absalão. Contudo, em ambos os casos, os resultados foram desastrosos. Sob a nova aliança, porém, Cristo mesmo tornou-se a nossa Propiciação, de sorte que Deus pode ser, ao mesmo tempo, Justo e o Justificador daqueles que creem em Jesus. Observe que em (Romanos cap.3 vers.24,25,26) diz: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus”.



CONCLUSÃO FINAL DESTA MATÉRIA DE MENSAGEM E ESTUDO: Existe também um sentido mais objetivo em que (Hebreus cap.8) pode ser interpretado. No Antigo Testamento,a revelação não foi completa, mas Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras, conforme podemos observar em (Hebreus cap.1 vers.1,2) no qual diz o seguinte: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”. Assim, as palavras dos profetas, de Moisés em diante, deviam ser transmitidas a grupos cada vez maiores. E ainda, a Lei de Moisés, sendo dada em preceitos e mandamentos, exigia interpretação, levando à formação dos escribas, que se dedicavam a esta tarefa. Em Jesus Cristo, contudo, a revelação tornou-se completa. E, mediante o Espírito Santo concedido no Pentecostes, a Palavra de Deus foi rapidamente anunciada e difundida. Mas esta, transmitida oralmente durante algum tempo, logo se fixou em um cânone de Escrituras, inspiradas pelo Espírito Santo.



A nossa Bíblia, pois, é a um tempo a Palavra de Deus e um registro dessa Palavra, e por isso tão-somente é que se torna o fundamento de nossa fé e prática. Por esta Palavra apenas, que não é de interpretação particular, podemos até julgar os que se levantam par pregar. Neste sentido, então, podemos dizer que, desde o menor até o maior, desde as crianças até os teólogos e intérpretes, a Palavra de Deus, em Sua capacidade de salvar, é acessível a todos.

LIBERTE SE DAS TENTACOES.

E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, diz a esta pedra que se transforme em pão. (Lucas 4.3)



Vemos pessoas reclamando, pedindo orações, socorro, pois dizem estar sendo tentadas pelo diabo, se como isto fosse algo anormal; mas, o que temos que saber, é que o diabo vive ao nosso derredor, tentando nos destruir, que ele tentou a Jesus que era Deus, e não uma só tentativa, mas varias e de varias maneiras; o que devemos fazer é resistir como Jesus resistiu na palavra. “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus.” (Lucas 4.4) As pessoas confundem, pois vivem exigindo prosperidade, e uma fartura anti Bíblica, só que esta forma de pensar é mais uma artimanha do inimigo, pois o Reino de Deus não é luxo, nem abundância de coisa materiais; e quem vive pensando assim já esta nas mãos do inimigo. Para se livrar de satanás só existe um meio, é pelo nome de Jesus e resistir sempre; é saber que Jesus só pode nos ajudar se fizermos a nossa parte, quem tem que dizer NÃO para as tentações, as fraquezas, as provocações somos nós; não adianta orarmos e pedirmos socorro a Jesus e ficarmos fazendo o que sabemos que não devemos, aceitando as proposta do inimigo e ainda tentando moldar a palavra de Deus.

“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo.” (Lucas 4.5) O que as pessoas querem e buscam hoje, é prosperidade financeira de todos os meios, e muitas das vezes sabendo que é um manjar do diabo, mesmo assim elas aceitam, e depois querem que Deus as perdoem, e abençoem; Jesus quando disse NÂO para o diabo, apesar de ser Deus, Ele disse ali como homem, como qualquer um de nós, Ele não estava investido de super poderes; estava revestido somente da palavra. As pessoas estão dizendo sim para o adultério, para a fornicação, para a desonestidade, para o roubo, tudo para TER aqui, se prosperar; na verdade não que estejam resistindo, mas estão pedindo o diabo. “E disse-lhe: Dar-te-ei a ti todo poder e a sua gloria, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” (Lucas 4.6,7) Em busca de gloria e poder as pessoas fazem qualquer acordo, e ainda buscam, digamos, interpretar a Bíblia, a vontade de Deus de acordo com as suas conveniências; para ganhar um carro novo, uma casa, marido, esposa, ou outra coisa qualquer, estão adorando o diabo, e ainda dizem que Deus quer o melhor para elas, que o Senhor entenderia que elas precisavam daquele bem, ou dinheiro para se sustentar ou dar algo melhor aos filhos. Hipócritas.

“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele servirás.”(Lucas 4.8) Adorar a Deus não é só professar o seu nome, nem mesmo orar, ir a igreja, mas é fundamentalmente viver segundo a sua palavra; é rejeitar as coisas do mundo, as farturas, e abundância mundana para ficar com o Maná do Senhor. É ter coragem de dizer Não para tudo o que for contrário aos ensinamentos do Senhor. “Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.” (Lucas 4.9,11) Assim como o diabo tentou distorcer a palavra para ver se Jesus caia, ele tem feito nas igrejas usando os pastores, pregadores, e estão pregando mentiras, tem pregado prosperidade anti-bíblica, pois são artimanhas do diabo, pregam determinar as bênçãos, como se pudéssemos dar ordem a Deus, pregam facilidades, para atrair multidões em busca dos milagres e bênçãos fáceis. “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se Dele por algum tempo.”(Lucas 4.12,13) O diabo não desistiu de Jesus e não vai desistir de nós, ele sempre vai estar fazendo novas propostas, enquanto estivermos por aqui seremos tentados, mas devemos resistir sempre na palavra. (Leiam e pratiquem a Bíblia)

PENSAMENTO VERIDICO.

vamos pensar...



Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio
no bosque e eu aceitei com prazer.

Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno
silêncio me perguntou:
...
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais
alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

- Estou ouvindo um barulho de carroça.

- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia ...
Perguntei ao meu pai:

- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho.
Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo,
tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...

Autor desconhecido





Senhor, para onde iremos nós,
Só Tu tens palavras de vida eterna.

A quem tenho eu no céu senão a ti?
E na terra não há quem eu deseje
além de ti, Jesus Cristo.

NAO DEIXE QUE A RELIGIOSIDADE FACA DE VC UMA PESSOA INUTIL.

Dois monges vinham andando por
uma estrada barrenta, e após algumas horas caminhando, avistaram uma mulher,
que estava vestindo um vestido de seda lindo, parada de frente para uma grande
poça de lama que pegava de um lado à outro da rua.

Um dos monges se aproximou dela e perguntou:

- Bom dia linda mulher, posso ajudá-la?

A mulher respondeu-lhe em prantos:

- Sim, eu tenho que ir a uma festa e não posso me sujar.

O monge olhando para ela lhe disse:

- Isso não é problema eu levo você até o outro lado.

E o monge colocou a mulher envolta de seu pescoço e à carregou até o outro
lado, chegando lá ela agradeceu e os monges seguiram viagem.

Em um momento o outro monge olha para o amigo e lhe diz:

- Amigo você sabe que a nossa religião proibe chegarmos perto de uma mulher,
quanto mais manter um contato como você manteve.

O monge que tinha ajudado a mulher olha para o amigo com um olhar de espanto, e
continua a viagem... mais na frente o monge pára o amigo e exclama:

- Imagina a reação do mestre ao saber que você tocou em uma mulher...

Mais uma vez o monge olha para ele e continua a viagem. Mais na frente mais uma
vez o monge para o amigo e diz:

- Amigo... não creio que você tocou naquela mulher... nossa! Não posso nem
pensar na reação dos outros monges ao saber disto!

O monge já demonstrando em sua face que não estava gostando daquela pressão,
olha nos olhos do amigo e continua a viagem.

Sem perceber isto mais uma vez ele é parado pelo seu companheiro que diz:

- Você sabe que... O outro monge interrompe dizendo:

- Amigo... eu peguei a mulher de um lado da lama, a carreguei e a deixei do
outro lado, mas você vem trazendo ela desde de lá...!

"O PASTOR QUE MATOU UM LADRAO."

"O Pastor que Matou um Homem !
Certo dia, após um Culto Abençoado de Muito poder e Glória, um Pastor

estava caminhando pelas ruas de um humilde vilarejo indo para sua casa, quando
repentinamente foi surpreendido por um ladrão.E o ladrão da voz de assalto a aquele pastor , É um Assalto !E o Pastor calmamente parou sem reagir.E o ladrão disse, passe carteira!O Pastor, então calmamente não tenho dinheiro!E você acha que eu sou otário de acreditar em um homem tão bem vestido como o
senhor ? Disse o Ladrão.Claro que não, respondeu o Pastor!Então disse o Ladrão! - Um homem como o você deve ter tesouros, riquezas
guardados em algum lugar!Sim, eu tenho, mas você não pode roubá-lo, disse o Pastor !Como não ? , nós vamos até a sua casa e você vai me entregar tudo !O Pastor cheio do Espírito Santo, disse tudo bem e entregou sua Bíblia ao
Ladrão!E disse o Ladrão ! - Qual é a sua ? Porque me deu esta Bíblia ? eu quero suas
riquezas.E o Pastor respondeu ! - Sim , o Endereço está aí dentro deste Livro !Então o Ladrão desesperadamente folheou toda a Bíblia e disse , não vejo nenhum endereço aqui a não ser um monte de anotações suas !E disse o Pastor, você não procurou direito, o endereço está lá no Livro de Mateus 6:16-19 , veja lá - Mateus 6.19 a 21: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.Então o Ladrão após ler esta passagem bíblica sentiu um aperto no peito e com lágrimas nos olhos, jogou sua arma no chão, perguntou ao Pastor : - Como faço para alcançar este tesouro?, me diga por favor !Então disse o pastor cheio de Autoridade ao Ladrão; TEREI QUE MATÁ-LO !Você já tomou o primeiro tiro de uma Calibre 66 e ela já lhe feriu, agora você
receberá o segundo tiro !Então disse o ladrão já soluçando em meio de lágrimas, então me mate logo
porque eu já não aguento mais !Sim, aí vai o segundo tiro , Livro de isaias 45:2-6 :Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. "

sábado, dezembro 03, 2011

LIVRE SE DA CAPA.

“E ela lhe segurou pela sua capa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua capa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora”. (Gn 39:12)

Creio que o Espírito Santo está nos levando a um momento de “decisão definitiva”. Tomamos muitas decisões em momentos de emoção, e depois voltamos atrás. Mas a decisão que nos sentimos desafiados a tomar é: Deixar as capas para trás!

José, filho de Jacó, era um jovem que tinha muitos motivos para questionar o amor de Deus e usar sua história trágica como desculpa para não cumprir algum mandamento do Senhor. Mas num momento crítico, teve firmeza para negar-se a pecar sem se importar com as conseqüências. Tentado sexualmente pela esposa de seu patrão, Potifar, José viu-se encurralado por esta mulher que segurou-o pela sua capa ordenando que ele se deitasse com ela. José deixou a sua capa nas mãos dela e fugiu (Gn 39:12).

Nós somos tentados por muitas coisas. Todos temos a nossa “esposa de Potifar” e a nossa “capa”.

A esposa figura a tentação contínua. A capa figura o que nos liga e prende a esta situação embaraçosa. É preciso aceitar as nossas limitações e fraquezas humanas. Ao diabo, temos de resistir com a promessa de que ele fugirá (Tg 4:7). Mas diante da tentação, nós é que devemos fugir e não ficar desafiando a nossa resistência, caminhando a beira dos abismos porque um abismo chama outro mais profundo ainda (Sl 42:7).

A palavra diz que Potifar confiou toda a sua casa nas mãos de José e não lhe negou nada além de sua esposa (Gn 39:1-4, 8,9). Isso tudo me lembra outra história bem mais antiga. A de Adão. Em Gn 2 temos que Deus confiou todo o Jardim do Éden nas mãos de Adão e lhe disse que poderia comer livremente de todas as árvores do jardim menos da árvore do conhecimento do bem e do mal.

A exemplo do Jardim do Éden e da casa de Potifar, Deus tem confiado coisas preciosas às nossas mãos. E Ele tem nos dado de tudo, suprindo as nossas necessidades e nos abençoado sobremaneira! Será que vamos nos entregar a cobiça justamente daquilo que Ele declarou que não é permitido? Deus não faz proibições por autoritarismo. Toda proibição de Deus é um ato desesperado de amor e misericórdia para nos livrar da morte porque fruto proibido sempre mata. E muitas vezes até fisicamente! Os mandamentos que o Senhor ordenou são sempre para o nosso bem (Dt 10:12-13).

Adão comeu o fruto e matou a intimidade que Deus sonhou ter com os homens no Jardim. José deixou a capa, por mais “confortável” ou bonita que pudesse ser. Entre trair a confiança de Deus e expor-se à ira daquela mulher, ele escolheu a vontade de Deus.

Sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). Santificar-se é como tomar um remédio diário contra a “catarata espiritual” que camufla a nossa visão de Deus. A cada vez que vencemos as tentações, mesmo pagando um preço árduo, vamos contemplando melhor a Deus. E por esta contemplação da glória de Deus em Jesus, somos transformados (2 Co 3:18).

Mas como vencer as tentações? Deixando as capas! O que te liga ao pecado? É hora de ser franco. Se a pornografia te assola, por que ficar em frente a TV, pelas madrugadas onde boa parte dos filmes gira em torno de sexo? Se tendemos a falar da vida dos outros, devemos fugir de situações que nos levem a dar opiniões sobre o que não é da nossa conta. Se tendemos nos envaidecer, fujamos de elogios demasiados. Se segurar a atração física no namoro ta difícil, deixe a capa dos lugarzinhos escondidos para namorar.

Te encorajo a fazer uma listinha das tentações contra as quais você luta freqüentemente e identificar o que te prende a isso. Posicionar-se tem um preço. Nos enganamos achando que, fazendo a vontade de Deus, será tudo cor de rosa. Cada um tem que tomar a sua cruz e seguir ao Senhor. Porque preço maior do que aquele que Ele pagou na cruz, não existe!

É possível um crente pecar, mas viver no pecado NUNCA (Gl 2:17-21).

Deitar-se com a esposa de Potifar colocaria José fora do centro da vontade de Deus para ele. E não é da vontade de Deus que sejamos embaraçados por nada (Hb 12:1). É preciso deixar todas as capas. Lembranças ruins lhe alimentam mágoas? A TV toma o tempo que você deveria separar para buscar a Deus no secreto? As discussões bobinhas do dia a dia vão tirando a tua alegria? Deixe o outro ter a razão também. Deixe todas as capas!

O tempo que vivemos é de liberdade! Liberdade para escolher a obediência, custe o que custar! Sabemos onde Deus elevou José. Os capítulos seguintes de Gênesis mostram a imensa demonstração de fidelidade de Deus para com José. Honra de Deus, refletida em honra pelos homens também. Deus vai elevar você acima das autoridades do “Egito dos nossos tempos” para que você seja um poderoso instrumento de bênçãos em sua geração!

Deixe a tua capa cair agora mesmo! E fuja, sem máscaras ou vergonha, para os braços do Pai. Ele é o nosso refúgio sempre presente na hora da angústia!

segunda-feira, novembro 07, 2011

PROSSEGUINDO EM FRENTE.

Avance sempre!
Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

Continue andando e fazendo.

O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.

A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.

Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.

Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.

Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.

Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.
Mas, seja, lá o que for, continue. O importante é não parar!!!

SUPERANDO OS DESAFIOS DA VIDA.

Na caminhada da vida..
sempre ha muitos desafios..
supresas, tristezas e alegrias
a vida e feita assim
as vezes nos deparamos com situacoes em que
nos aflinge , nos faz sentir e ate mesmo chorar..
mais saiba por certo que a cada momento da vida,
cada lagrima caida, cada sorriso dado, esta
tudo anotado no diario de Deus.E pode ter certeza
que nem um segundo Ele esqueceu de anotar,
anotou suas lutas,seus choros,
mais com um detalhe,
Ele nao esqueceu de anotar o dia
de sua vitoria!!!
Entao deixa te dizer:
nao desista de teus projetos,sonhos
porque mesmo antes de ele ser
projetados por vc, ja foi projetado
anotado por DEUS!!
e acredite que
VITORIA e para aqueles que nao desistem de LUTAR!!
que sua semana seja abençoada!

domingo, outubro 30, 2011

A FÉ QUE CONQUISTA VITÓRIAS.

A FÉ QUE CONQUISTA VITÓRIAS.


“Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. (Provérbios cap.3 vers.6).

Não importa o tamanho do gigante que você esteja enfrentando, a única verdade que precisa guardar no fundo do seu coração é a de que Deus ama você e, quando você colocar a sua confiança Nele, o Senhor não permitirá que você seja derrotado. Você poderá passar por momentos de fracasso. A vida pode não ser da maneira que você planejou, mas no fim Deus será glorificado , e você será abençoado !!!

Casa desafio se apresenta como uma oportunidade de Deus mostrar Sua fidelidade e Seu amor. Em vez de ceder a pensamentos de medo e fracasso, comprometa-se a confiar no Senhor, mesmo quando não souber o que o dia seguinte trará.

A fé de Davi não era baseada na lógica (ou capacidade) humana. Era fundamentada na sobremaneira de Deus. Por isso, Davi sabia que não falharia em derrotar o gigante filisteu.


COMO OBTER UMA FÉ QUE LEVA A VITÓRIAS ???

1) Lembrando-se de vitórias passadas: Davi se recordou de como Deus o havia livrado das garras do leão e do urso, conforme nos mostra (1 Samuel cap.17 vers.32,33,34) que diz: “Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade. Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho”. As vitórias espirituais são vencidas na sua mente. Se você se render aos sentimentos de medo, dúvida e descrença, sofrerá derrota porque seu foco mental sairá de Deus e de sua capacidade infinita e se fixará nas mentiras do inimigo. A pessoa precisa focar o seu coração, sua mente, e sua vontade na verdade da Palavra de Deus, e com isso ela terá vitória em cada batalha.

2) Reexaminando e reafirmando suas motivações: Davi não se precipitou para a batalha sem avaliar a situação. Ele entendeu que a luta que Israel enfrentava era de natureza espiritual, e não apenas militar. A motivação básica de Davi para buscar a vitória não era um ganho pessoal, e sim trazer glórias a Deus.

Quando nossas motivações para a vitória são de natureza egoísta, Deus trata de nós. A verdadeira paz e vitória só vêm quando você entrega sua vida e seus desejos a Cristo. Quando isto ocorre, a pessoa recebe uma paz profunda e um sentimento de realização.

Antes de lidar com um conflito ou desafio, sempre faça 3 perguntas antes: “Qual é a minha motivação ??? Qual é o propósito de Deus para mim ??? E o que está realmente acontecendo ???

Tire um tempo para orar e busque a vontade de Deus para cada situação.

3) Rejeitando palavras de desânimo: Não havia ninguém para animar Davi em sua missão de derrotar o gigante. Os soldados riram dele. Seus irmãos ficaram embaraçados com a presença dele ali e o mandaram voltar para casa. Até mesmo o Rei Saul duvidou da habilidade daquele jovem. Se Davi tivesse dado ouvidos aos comentários deles, ele teria desistido. Em vez disso, o jovem pôs sua confiança em Deus, e foi assim que encontrou a coragem de que precisava.

De uma perspectiva humana, haverá momentos em que você se sentirá como estivesse enfrentando um “Gigante” sozinho. Contudo, Deus prometeu nunca abandonar você. O Espírito Santo estará com você em qualquer circunstância.

4) Reconhecendo a verdadeira natureza da batalha: Observe que em (1 Samuel cap.17 vers.43,44), o Gigante insultou Davi quando ele o viu: “Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo”.

Agora observe que confrontando essas ameaças, Davi deu uma maravilhosa resposta ao gigante: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e Ele vos entregará na nossa mão”. (1 Samuel cap.17 vers.45,46,47).

Observamos que esta resposta de Davi, foi vitoriosa à ameaça do inimigo !!! As palavras de Davi foram um testemunho de sua fé. Ele estava convencido de que não perderia porque Deus estava com ele.

5) Confiando no poder de Deus para vencer: Davi não precisou de uma lança ou um arpão para derrotar o gigante. Ele precisou apenas de uma fé vitoriosa e de disposição para seguir Deus. Uma funda feita em casa foi a arma que Deus escolheu para ele. A força humana não foi o que rendeu vitória a Davi. E foi o Senhor quem recebeu a glória [por ela].

6) E finalmente, contando com a vitória: Quando você passa o tempo todo com Deus em oração e sabe que é da vontade Dele que você entre numa peleja, pode contar que a vitória será sua. Mesmo antes de entrar no campo de batalha, Davi sabia que não ia perder.

Você pode enfrentar qualquer circunstância com confiança e esperança porque a sua força, sabedoria, energia ou poder, não são as maiores armas que lhe trarão de vitória, e sim o poder de Deus. E quando você põe a sua confiança Nele, entra em contato com uma força eterna que não pode ser tirada (nem ofuscada) por nenhum mecanismo humano.

Você consegue confiar em Deus ???
Quais são os obstáculos à sua fé ???
Existe um gigante na sua vida ???
Como Deus tem se mostrado fiel a você ???
Você já enfrentou obstáculos que fizeram com que duvida-se do amor de Deus ou do poder Dele em sua vida ???

Meu amigo: Deus tem umm plano completo para você, Ele vai te levar a um outro nível de maturidade espiritual !!!


Que Deus te abençoe...

AS 5 BARREIRAS DA NOSSA FÉ.

AS 5 BARREIRAS DA NOSSA FÉ.


“Mas eis que me não crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te aparceu”. (Êxodo cap.4 vers.1).

Moisés foi escolhido para realizar uma missão que ele não acreditava que pudesse cumprir. Mesmo Deus tendo se manifestado a Moisés, falando diretamente com ele do meio de uma sarça ardente, o futuro líder israelita não confiou plenamente no fato de que Deus poderia capacitá-lo para aquela missão.

Na passagem de (Êxodo cap.4 vers.1) citada no começo desta matéria, observamos que Deus escolheu Moisés para livrar a nação de Israel. No entanto, apesar daquele servo relutante ter enumerado suas muitas fraquesas, o Senhor permaneceu firme em Seu chamado àquele homem.

Porque a nossa fé enfrenta bareiras ??? Como moisés, muitos têm um entendimento limitado acerca da pessoa de Deus. Primeiro, aquele líder não entendeu o que Deus queria que ele fizesse. Como ele poderia livrar milhões de pessoas da escravidão egípcia ???

Por medo de não ser capaz de cumprir a missão que Deus lhe designou, Moisés apresentou 5 motivos para provar que estava certo:

1) ELE APRESENTOU UMA BAIXA ESTIMA: Moisés era um pastor de ovelhas, sua liderança começou cedo, mas só que os egípcios detestavam pastores. Por ter avaliado sua vida desconsiderando a milagrosa obra de Deus na mesma, Moisés não achou que seria útil ao Senhor. Deus se alegra em fazer o impossível por meio da vida de homens e mulheres que depositam sua confiança Nele. Lembre-se: o que parece impossível para você é uma oportunidade para Deus mostrar o Seu poder infinito.

2) ELE MOSTROU UMA CERTA IGNORÂNCIA DE QUEM DEUS É : Moisés havia ouvido o nome Yahweh, mas não conhecia pessoalmente o Senhor de Israel. Contudo, isso mudou quando ele esteve na presença do Deus vivo diante daquela sarça ardente. Foi ali que o Altíssimo começou a desenvolver o caráter espiritual de Moisés, um processo que continuou por toda a vida.

Meu amigo, você que está acompanhando mais esta matéria de mensagem e estudo, saiba de uma coisa: Se você quiser crescer espiritualmente e adquirir a sabedoria e o discernimento de provém de Deus, você precisa passar um tempo a sós com o Senhor. Em meio à adoração, ao louvor, e à oração, e tenha a certeza de que Deus se revelará a você.

3) MOISÉS DUVIDOU DA AÇÃO DE DEUS: A dúvida de Moisés o impediu de experimentar a plenitude de Suas bênçãos. Assim como Moisés, cada um de nós já enfrentamos épocas em que não tivemos certeza do envolvimento de Deus em suas circunstâncias. Todos nós já imaginamos se poderíamos mesmo confiar no cumprimento de Suas promessas, bem como já questionamos os princípios cristãos que temos aplicado em nossa vida.

Deus nunca permite que enfrentamos um desafio, uma provação ou uma adversidade, sem que possamos apegar-nos a uma de Suas promessas. A falta de fé no poder de Deus geralmente nos leva ao cansaço e à ansiedade. A dúvida não permite que cumpramos a vontade divina, assim como nos afasta de experimentarmos a Sua bondade. Moisés não percebia isso, mas, no momento em que decidiu obedecer a Deus, deu o primeiro passo em direção a uma bênção eterna.

Para que nós possamos experimentar a bondade divina, é preciso colocar de lado as nossa dúvidas, depositando a nossa confiança no poder do Deus que tudo sabe, tudo pode e que nos ama e entende perfeitamente. Ele é um Deus que nunca nos deixará experimentar a derrota. ALELÚIA, GLÓRIA Á DEUS !!!

4) MOISÉS MOSTROU INADEQUAÇÃO: A palavra ‘INADEQUAÇÃO’, significa: ‘Falta de se adequar, falta de acomodação, ou falta de apropriação’. Uma das maiores desculpas de Moisés foi a de que ele não podia falar eloquentemente. Assim, ele argumentou que não podia levar a mensagem de Deus ao povo de Israel, e nem ir à presença do faraó.

Observe que em (Êxodo cap.4 vers.10) diz o seguinte: “Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua”.

A pessoa que acha que tem grande valor perante Deus engana a si mesma. Já quem reconhece que depende dele é quem é mais usado por Ele em grandes obras. Quando nos consideramos brilhantes, talentosos, e fortes, em geral confiamos pouco em Deus. Nossa mente se fixa no que conquistamos, e por isso, não buscamos a sabedoria do Senhor. O problema é que, quando dependemos somente de nossas próprias forças, podemos ser levados a duvidar ou a sentirmo-nos inseguros e ansiosos. Já a pessoa de coração humilde sabe que nada pode fazer sem Deus e que isso é o seu maior bem.

Moisés tremeu diante de seu desafio. Contudo, o poder de Deus foi muito maior que o desafio que Moisés estava enfrentando. Sendo assim, seja qual for a razão de seu sentimento de inadequação, é uma oportunidade que Deus tem para provar a Sua fidelidade por intermédio de você.

5) O MEDO DO FRACASSO: O medo do fracasso é um dos temores mais debilitantes e comuns que as pessoas têm. Muitas pessoas não conseguem prosseguir em sua carreira, em seus relacionamentos e em seus objetivos pessoais por medo do fracasso. Sem poder confiar no poder de Deus, essas pessoas olham para dentro de si, e vêem a sua limitação, e concluem que não existe esperança para elas.

Muitos têm mais medo de fracassar do que de morrer. É ceto dizer que é por esse motivo que tantos lutam para depender completamente da graça de Deus; eles temem que o Senhor permita que eles fracassem. Todavia, Deus nunca lhe dará uma direção e deixará tudo com você. O Altíssimo se envolve pessoalmente com cada aspecto de nossa vida. Como cristãos, temos acesso à sabedoria e à força do Todo-poderoso. Quando renunciamos ao orgulho, à dúvida ou ao temor, Deus trabalha em nossa vida para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos.


QUE DEUS TE ABENÇOE,

APRENDENDO A ANDAR PELA FÉ.

APRENDENDO A ANDAR PELA FÉ.

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. (Provérbios cap.3 vers.5,6).

O que você faz quando enfrenta um desafio que parece insuportável ???

O fundamento para se viver pela fé é o relacionamento pessoal com Jesus Cristo. A menos que o conheçamos, não podemos discernir qual é a Sua vontade para a nossa vida.

Deus tem um propósito para toda a qualquer situação. Não existem coincidências com Ele. O Senhor é o Arquiteto por trás de toda benção em nossa vida. Em tempos de provação ou tristeza, Ele opera misteriosamente de uma maneira extraordinária em nosso favor, para nos trazer o bem e a esperança.

Todavia, muitos duvidam do fato de Deus ter realmente um plano para nós. O primeiro passo para entender esse plano é dado quando começamos a construir um relacionamento profundo com Ele, com a salvação sendo o ponto de partida.

Ao reconhecermos nossa necessidade de um Salvador, devemos orar para que Deus perdoe os nosso pecados e as nossa falhas, e que Ele purifique-nos de toda injustiça, para que Ele nos livre da morte eterna.

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”. (Isaías cap.1 vers.18).

Nesta passagem citada acima, vemos que Deus graciosamente nos acólhe com Seu eterno amor e Sua misericórdia. Ele perdoa e limpa a sujeira que o pecado deixou em nossa vida. Então, Ele nos prepara para Suas bênçãos, que podem não ser algo material, mas espiritual ou emocional. Podemos ser muito ricos materialmente, mas falidos espiritualmente e emocionalmente.

Na Bíblia Sagrada, podemos observar que Abraão não era pobre – ele era um líder no meio de seu povo. Mas Deus lhe deu a habilidade de ver além de seu desafio e enxergar suas bênçãos futuras. Quando Deus ordenou que Abraão sacrificasse o seu único filho no altar, ele não se acorvadou nem passou a noite toda preocupado cogitando se o Senhor lhe daria o que era preciso para o holocausto. Abraão confiou em Deus. Ao fazer isso, ele pôde ter comunhão com o Senhor.

(Gênesis cap.15 vers.6), nos mostra que Abraão creu no Senhor, observe: “Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça”.

Meu amigo, você que está lendo mais esta matéria de mensagem e estudo, é preciso que você entenda que duas coisas são essenciais para uma vida de fé:

1) Devemos crer que Deus existe.
2) Devemos crer que Ele cumpre as Suas palavras

Observe que em (Hebreus cap.11 vers.6) declara o seguinte: “Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”.

No entanto, a fé não deve ser um ideal que devemos buscar. Ela vem como resultado de um relacionamento pessoal com Deus. É algo que vem tão naturalmente como quando inspiramos, e o ar vem. A fé é o fôlego e a vida de nosso relacionamento com Deus e com Seu Filho.

Deus recompensa o nosso desejo de confiar Nele e de viver com obediência a Ele. Não importa o quão pequeno a nossa fé possa parecer, às vezes, Deus se agrada quando dependemos Dele. Até mesmo o menor passo de fé não passa despercebido por Ele.

Podemos estar certos de que, assim como Ele foi fiel à promessa que fez a Abraão, Ele o será conosco. Uma das maiores bênçãos que Abraão recebeu foi a de ser chamado de (amigo de Deus).

Deus não avalia a nossa vida de acordo com a nossa habilidade própria de permanecermos fiéis, e sim segundo a fidelidade Dele e a obra redentora de Cristo no Calvário.

O Senhor não quer que nos entreguemos às tentações, entretanto sabe que, vez ou outra, cairemos nelas. Sempre seremos os beneficiários de Sua eterna graça e Seu eterno amor. A pessoa que vive pela fé reconhece o fato de o Senhor nunca desistir dela.

Meus amigos, Deus criou você, e Ele o conhece completamente. Além disso, Ele entende as suas fraquezas e o seu desejo de amá-lo. Até quando você sente como se tivesse falhado com Ele, o Senhor o abraça e prova o Seu amor para com você.

Entregue sua vida para Deus, e confie totalmente Nele, você vai ver a diferença !!!


QUE DEUS TE ABENÇOE...

quinta-feira, outubro 27, 2011

VC E UM PROJETO DE DEUS.

Deus tem um projeto único para cada um de nós, com Deus nós não fazemos o que as pessoas querem e sim para cumprir o que Deus diz. Noé teve um projeto único para sua vida, de alguma maneira Noé teve que derrubar a primeira arvore. Provavelmente ele começou sozinho, quando empreitamos uma obra sempre, ou na maioria das vezes começamos sozinhos. Alguém tem que derrubar a primeira arvore alguém tem que iniciar o que Deus tem planejado para o seu povo.
Precisamos nos manter na simplicidade da fé, precisamos nos manter no que Deus nos fala. Muitas vezes estamos num projeto e as pessoas começam a nos criticar, calma, precisamos nos manter colocando tábua sobre tábua, Noé permaneceu construindo a arca de Deus por cerca de 100 a 120 anos. Ele entrou no descanso, para suportar as pressões geradas pela falta de fé daquele povo. Longaminidade é permanecer disposto no que temos feito. Deus honra aqueles que tomam passos, maridos que começam a amar realmente a sua esposa, esposa que começam a honrar o marido, sendo submissa se movendo em uma Unção de longanimidade.
Quando Deus encontra os longânimos, Ele encontra os amigos. Esse é o lugar onde Deus pode derramar do seu Espírito e da Sua Graça. Deus nos da à condição de permanecermos no lugar onde Ele gerou para nós. Deus criou uma linguagem sobrenatural, essa linguagem nos firma em Deus. Muitos não concluem a sua jornada porque desistem, porém há um prêmio aguardando os que não desistem. O Espírito Santo veio para nos despertar para nossa jornada. Quanto mais eu falo em línguas, mas o Espírito Santo vai ajustando a nossa vida, pois Deus abre portas e ninguém fecha e fecha portas que ninguém abre. Deus vai focando as coisas nas nossas vidas. Isso é resultado de um tempo a sós com Deus, orando em línguas, meditando na Palavra, confessando a Palavra, adorando, louvando.
Deus vai mostrando para nós o que realmente somos, é por isso que não sabemos o que estamos orando, quando oramos não permanecemos na dimensão da alma e sim na dimensão do Espírito. Não precisamos para de orar porque começamos a perceber o que realmente somos. É nesse momento que precisamos realmente nos entregar a oração em línguas. Tem muita gente que vai ficar quando Jesus voltar, pois estão vivendo uma vida de apego a pensamentos errados, doutrinas erradas, vivendo pelas aparências, Deus não olha o exterior e sim o interior.
Precisamos deixar Deus podar tudo que Ele quiser podar. Melhor é ser podado do que ficar aqui, não há problema em começar tudo de novo. Abraão começou a jornada dele com 75 anos, o vergonhoso é permanecer no erro, somos a casa do Espírito Santo. Para ser crente muitas vezes é necessário andar na contramão, muitas vezes nossos amigos são aqueles que nos trazem maior conflito, são esses que muitas vezes nos chocam, nos agridem com palavras e também desanimando.
Ta na hora de marchar na contramão. Chega um ponto nas nossas vidas que é impossível não ver que é Deus quem está fazendo. Aleluia!
Que Deus abençoe você e derrame essa unção sobre a sua vida!!!!

LIDERES FIEIS A OBRA DE DEUS.

É Deus quem escolhe, chama e capacita. É Deus que prepara os seus lideres. É o Espírito Santo enche da sua presença. Qual deve ser o perfil do líder na igreja de Deus?
1. O líder precisa andar com Deus antes de fazer a obra de Deus. Quando Jesus chamou os apóstolos, designou-os para estarem com ele; só depois, os enviou a pregar. Vida com Deus precede trabalho para Deus. A vida do líder é a vida da sua liderança. Deus está mais interessado em quem o líder É do que naquilo que o líder Faz. Primeiro o líder anda com Deus, depois ele trabalha para Deus.
2. O líder precisa ter consciência do seu chamado divino. Paulo diz para os presbíteros de Éfeso: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos para pastoreardes a igreja de Deus”.
É o Espírito Santo quem constitui os líderes. Servir a casa de Deus é honra, mas tem compromisso e alto preço. Ninguém deve buscar esse ministério a menos que tenha consciência de que o Espírito Santo o convoca para isto. Uma vez que o próprio Filho de Deus veio para servir e não para ser servido.
3. O líder precisa cuidar de si mesmo e do rebanho de Deus. Cuidar de si sem cuidar do rebanho é egoísmo; cuidar do rebanho sem cuidar de si é incoerente. O líder precisa ter vida consistente e ministério eficiente. O líder não pode fazer acepção de pessoas. O líder precisa ser firme e também amável. O líder espiritual é aquele que cuida, ensina, protege e consola o povo de Deus.
4. O líder precisa proteger as ovelhas dos falsos ensinos. O apóstolo Paulo exortou os presbíteros de Éfeso a estarem atentos acerca dos lobos que estão do lado de fora querendo entrar no aprisco para destruir as ovelhas e dos lobos travestidos de ovelhas que estão dentro do aprisco buscando uma ocasião para se manifestarem e arrastarem após si as ovelhas.
Cabe aos lideres velar pela vida espiritual dos seus liderados, cuidar bem das ovelhas de Cristo. Eles devem proteger as ovelhas de Cristo das perniciosas heresias e vigiar para que os falsos mestres não tenham acolhida na igreja de Deus.
5. O líder precisa ter motivações corretas na direção de Deus. O líder espiritual deve fazer a coisa certa, cuidar do rebanho de Deus, com a motivação certa. Ele deve atender ao chamado de Deus com alegria e prazer e não como uma pesada obrigação.
O líder deve buscar os interesses de Cristo e da igreja e não vantagens pessoais. Ele deve ser amável com as ovelhas de Cristo, tratando-as com acendrado amor, servindo-lhes de exemplo, em vez de dominá-las com rigor.
O líder é separado por Deus, para ser seu porta voz, perante ao rebanho do Senhor. Deus é amor, é a sua ordem é que amemos a todos com o puro e genuíno amor de Cristo, que derramou seu sangue na cruz por amor a todos nós. Que você líder, possa amar com sinceridade e humildade as vidas que o Senhor tem confiado em suas mãos.
Que sejamos líderes de excelência.

quinta-feira, outubro 13, 2011

Deus ainda faz milagres, Ele foi, é, e sempre será o Deus do Impossível!

O IMPOSSÍVEL NA VIDA DE ANA: Ana tinha um sonho que não se realizava, que não podia se realizar, a bíblia diz que Ana tinha a madre cerrada, aos olhos humanos era impossível Ana ter um filho, sua angustia, sua frustração era tal que Ana tinha o seu semblante entristecido.
Mas Ana com toda a sua tristeza e amargura, e com a sentença do homem da terra, ela orou e perseverou em orar. (I Sam. 1:12)
Ana sabia que só Deus podia fazer o milagre na vida dela, ela não se conformou com a situação dela. A bíblia fala que depois de ela ter orado, perseverado em orar o Senhor se lembrou dela (I Sam. 1:19). Ana chamou a atenção de Deus com a sua oração, o Senhor se lembrou dela e a abençoou com um filho, filho este que quando desmamado ela o entregou a Deus.
Quantos de nós teríamos essa mesma coragem de desejar ter algo, e quando receber entregar a Deus?

É ELE QUE EXALTA: Transforma escravo em governador
José teve sonhos que provocaram a inveja de seus próprios irmãos, foi vendido como escravo e de FILHO passou a ser SERVO. Talvez nesse momento na vida dele sendo ele um jovem, José poderia não ter mais nenhuma expectativa de vida, foi humilhado, caluniado, por algo que não cometeu, foi preso, “E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere” Gênesis 39:20. O motivo pelo qual José foi preso, faria ele ficar lá pelo resto da vida seria impossível ele sair de lá, mas ele perseverou em ser fiel ao Senhor, o Deus de seus pais.
José sofreu muito passou por situações que se fosse conosco podíamos não suporta, foi rejeitado pelos irmãos, tornou-se escravo, foi separado das pessoas que mais amava, viveu na solidão de uma cárcere por anos, foi esquecido de sua família; mas não de Deus, tudo quanto José fazia Deus o abençoava e prosperava, através de uma revelação de um Sonho, sendo José um Hebreu, Deus o fez governador do Egito.
Quando um escravo viraria um governador? Isso era impossível acontecer, mas Deus fez, pra provar que Ele era Deus, e cumprir os sonhos de José.

ELE DÁ VIDA: Através de uma oração aumenta os dias de vida.
Diz a bíblia que o Rei Ezequias adoeceu de morte, Deus usa o profeta pra dizer que ele morreria e não viveria, “ordena a tua casa porque morrerás, e não viverás” II Reis 20:1.
Ezequias podia ter aceitado a sentença de morte, afinal, foi Deus que falara usando seu profeta, Deus foi tão enfático que terminou dizendo que não viveria. A realidade de Ezequias era impossível ele ser curado aos olhos do homem, a doença era de morte.
Ezequias tomou uma posição que muitos não tomariam, ele não murmurou, não descreu no profeta, mas orou ao Senhor e chorou na presença de Deus.
A bíblia dá ênfase em dizer que Isaias nem tinha saído ainda da casa do Rei, quando Deus responde a oração do Rei. E usa frases marcantes para a sua resposta: “Ouvi a tua oração...”, “... Eu te sararei...”, “... E acrescentarei aos teus dias...”, “ ... te livrarei...”, “...e ampararei esta cidade...”, Este foi o resultado da oração de Ezequias.

A FÉ: Em todos esses casos vemos que a fé, nenhuma hora foi destruída, todos creram, tiveram fé para enxergar além dos problemas.
Muitas vezes olhamos para a nossa circunstancias e começamos a diminuir a fé.
Mas o justo viverá da fé e se ele recuar a minha alma não terá prazer nele. (Heb. 10:38)
A bíblia fala que Abraão creu e isto lhe foi imputado por justiça, a partir do momento que cremos, Deus justifica a nossa fé. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo Jesus. (Gal 02:16)
Deus honra a nossa fé e trabalha em nosso favor.




Porque desde a antiguidade, não se viu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com o olhar se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera. Isaias 64:4

O BRILHO DO DIAMANTE.

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo

(1 Pedro 1:7).

Para distinguir um diamante verdadeiro de um falso, um joalheiro fez a seguinte prova: “Uma imitação nunca é tão brilhante como a pedra autêntica. Se o seu olho não está suficientemente experimentado para perceber a diferença, basta colocar a pedra na água. O brilho do diamante falso se ofusca; o verdadeiro não perde nada de seu brilho.”

Deus nos criou para Ele, para que O honremos. Nós nos desviamos, porém Ele nos salvou. Cada crente nascido de novo recebeu a vida do Senhor Jesus para poder segui-Lo e imitá-Lo. Assim, pois, podemos fazer brilhar alguns reflexos de Sua formosura moral, alguns traços de Seu caráter: amor, justiça, paciência, confiança, obediência… Somente os que vivem essa nova vida pelo poder do Espírito Santo são de fato reconhecidos por Deus. Infelizmente, às vezes em nossa vida é acrescentado algo falso, imitações baratas do que é divino. Deus vê isso, como o joalheiro que identifica o diamante verdadeiro. Para nos provar, coloca a pedra na água, ou seja, permite circunstâncias difíceis.

Nas dificuldades temos de estar atentos para ver qual é o objetivo de Deus. Sua Palavra nos esclarecerá para que saibamos o que não vem dEle. Consideremos os obstáculos em nosso caminho sob outra perspectiva. Nosso Pai permite isso para nosso crescimento espiritual e para que o reflexo da vida do Senhor Jesus seja visto por todos em nós.

segunda-feira, agosto 22, 2011

CONSTRUINDO UM VERDADEIRO LAR.



CONSTRUINDO UM VERDADEIRO LAR.

“Ou é pelo teu mandado que se remonta a águia e faz alto o seu ninho? Habita no penhasco onde faz a sua morada, sobre o cimo do penhasco, em lugar seguro”. (Jó cap.39 vers.27-28).

As águias fazem costumam fazr seus ninhos sobre a copa de grandes árvores ou em rochas altas e inacessíveis. Eles podem medir entre 3 e 6 metros de profundidade e até 3 metros de circunferência. A águia divide o ninho com seu parceiro, ao qual se une por toda a vida. Ali, providenciará cuidados, proteção e alimentação a seus filhotes até que eles sejam independentes.

A águia pertence às alturas. Ela gosta de voar e viver no alto, esse é o seu deleite. O verdadeiro crente, assim como a águia, não procura as coisas baixas do mundo, mas busca as alturas em Cristo.

Em (Colossenses cap.3 vers.1,2,3,4), o apóstolo Paulo faz uma bela observação: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória”. Aprenda que é exatamente assim que deve ser a nossa vida !!!

Geralmente a águia constrói seu ninho para sempre. Pode ser que ela construa algum outro por razões de sobrevivência, mas ela cuida do seu ninho, conserva-o e renova-o quando necessário, pois nele nascerão seus filhotes e ali os criará, ensinando-lhes a desenvolver seus instintos básicos para sobreviver. Quando os filhotes estiverem prontos, os pais tomarão a decisão de fazer com que eles saiam do ninho para enfrentar o mundo.

Meus amigos e minhas amigas: Deus, às vezes, usa situações especiais para que Seus filhos imaturos desenvolvam a maturidade, vençam seus temores e apliquem a fé que dizem ter.

Uma outra observação importante feita pelo apóstolo Paulo, está em (2 Timóteo cap.1 vers.7), observem: “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. Os filhotes não podem ficar no ninho a vida toda. Quando tiverem que abandoná-lo, vão fazê-lo com a permissão dos seus pais. É perigoso abandoná-lo antes do tempo.

Muitos cristãos saem do ninho de sua igreja local para desenvolver ministérios sem a permissão nem o aval de seus líderes espirituais. Isso é rebeldia, e o que começa com rebeldia termina mal, sem a bênção de Deus.


UNIDOS PARA SEMPRE.

Outro ensino interessante relacionado com o ninho das águias é que elas são monógamas, não dividem seu ninho com ninguém mais além do seu par. Esse é um belo exemplo neste tempo tão confuso em que vivemos hoje !!! Em (Hebreus cap.13 vers.4) está escrito: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros”.

Os crentes também são monógamas. Casam-se, unem-se como marido e mulher, permanecem juntos nas horas boas e más, até que a morte os separe. O amor de águia não acredita em divórcio. O galo tem olhos para todas as galinhas e todas as galinhas brigam pelo mesmo galo. Mas as águias – macho e fêmea – têm olhos somente um para o outro. Seu instinto de acasalamento leva-as a essa união que dura até o fim de suas vidas.


A CAMINNHO DA MATURIDADE.

O natural é que cada filhote cresça e transforme-se em uma águia adulta. Mas porque há tantos crentes que se contentam em permanecer como filhotes a vida inteira ??? É contra a natureza depender sempre dos outros, esperar que lhe dêem a comida espiritual, que orem por ele, que lhe compreendam, que se compadeçam dele.

Meus amigos e minha amigas, se você ainda não é uma águia de Deus, se até hoje você apenas se arrasta desesperado pelo mundo buscando falsa ajuda, deixe de olhar para baixo. Olhe para o alto, para Jesus Cristo. Ele lhe dará a vida. Você subirá acima das circunstâncias, e será verdadeiramente feliz e vitorioso em nome de Jesus !!!


Palavra Profética para Líderes que Brilham.

Palavra Profética para Líderes que Brilham

Alguém me falou recentemente sobre uma profecia que declarava que os pastores do Brasil seriam muito provados durante os próximos seis meses. Esse comentário surgiu no contexto de vermos muitos pastores com seus casamentos em frangalhos; muitos com conflitos sérios e destrutivos com outros pastores ou dentro de seus lares ou igrejas; e muitos estressados, agindo na carne e ferindo outras pessoas. Falei para meu amigo pastor que a profecia possivelmente seja verdadeira, mas não acho que este ciclo de provações se encerra no final de seis meses! Os pastores hoje enfrentam mais problemas do que nunca por virem de famílias disfuncionais; por terem líderes feridos que também vêm de famílias disfuncionais; e por serem confrontados constantemente pelos gigantes espirituais desta época: individualismo, hedonismo (a entrega ao prazer), materialismo e relativismo.
Além dessas batalhas, Deus me impressionou de forma séria que nós que estamos à frente do pastoreio de líderes, enfrentamos três gigantes espirituais que lutam para nos derrubar. Se não acordarmos para o fato de que necessitamos resisti-los no poder do Espírito, perderemos nossa função no Corpo de Cristo. “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” (Mt 5.13).
O primeiro gigante é a falta de integridade. Este problema é maior do que percebemos. Levantamos uma bandeira grande e bonita quanto a como devemos viver. Dizemos que pretendemos ser líderes referenciais, maravilhosos em nossos relacionamentos, amando a Deus acima de tudo e ao nosso próximo como a nós mesmos. Resumindo meu artigo, O Líder que Brilha, há sete relacionamentos principais em que devemos brilhar:
1. Relação com Deus: Ai de nós se falarmos sobre isso com outros e não andarmos como verdadeiros amigos íntimos de Deus; se não somos pessoas dedicadas à Palavra e à oração; se nós nos deixamos ser levados por outras vozes e outras tarefas (At 6.1-4); se não ouvimos d’Ele constantemente; se não fazemos apenas o que Ele faz (Jo 5.19, 20a).
2. Relação consigo mesmo: Ai de nós se falarmos de saúde emocional e espiritual mas não vivenciarmos isso em nossas próprias vidas. Ai de nós se fazemos proezas em nome de Jesus, se nossas igrejas crescem, se somos louvados pelos homens nos lugares altos da cidade, se somos convidados para todo e qualquer lugar como preletores, mas não amarmos realmente (1 Co 13.1-3). No caso de não guardarmos um dia de descanso, de não cuidarmos de nosso coração, de não atentarmos para nossas próprias vidas, de não cuidarmos de nossos corpos físico, nos tornaremos pessoas cegas liderando outras cegas.
3. Relação com nossa família: Ai de nós se nossos cônjuges sentem peso por estarem casados conosco. Uma esposa de pastor me falou a semana passada, “Eu não queria ser esposa de pastor porque via que quase todas elas eram reprimidas, abafadas ou deprimidas. E agora me encontro exatamente no mesmo lugar.” Outro pastor me contou que sua esposa estava voltando para ele depois de um período de separação, mas pediu primeiro um mês de luto já que a percepção que ela tinha era de perder sua vida por voltar a ser casada com ele. Ai de nós quando as pessoas dizem “Que Deus tenha misericórdia de Fulana por ser casada com o pastor... ou, que tenha misericórdia de seus filhos...”
4. Relação com um grupo pastoral: Ai de nós se não tivermos escudeiros que se reúnem conosco semanal ou quinzenalmente, nos ajudando com a prestação de contas e nos assessorando nos problemas que enfrentamos (Ec 4.7-12). Não conheço nada melhor do que as dez perguntas de prestação de contas para estabelecer um cuidado preventivo contra os maiores problemas que destroem os líderes. Pessoalmente, eu não quero confiar minha vida, reputação ou o ministério de Cristo para ninguém que não tenha esse tipo de cobertura e acompanhamento.
5. Uma equipe que brilha:[1] Para o pastor, essa é a equipe pastoral. São os líderes principais aos quais dedicamos nossas vidas, como Jesus fez com seus discípulos (Jo 17.19). Ai de nós quando reproduzimos segundo nossa espécie e acabamos tendo líderes sobrecarregados, estressados, sem tempo para seu Deus e sua família. Ai de nós quando o ministério se torna um ídolo e medimos nosso valor segundo nosso ministério. Ai de nós também quando lideramos sozinhos, não conseguindo equipar outros e torná-los verdadeiros ministros e equipe conosco.
6. Um líder pastoral ou mentor: Ai de nós quando dizemos que os que nos seguem devem ter um líder pastoral, quando nós mesmos não o temos. Essa falta de integridade e autenticidade acaba com nossa autoridade espiritual e nos deixa vulneráveis a Satanás e a suas estratégias prediletas como o orgulho (1 Tm 3.6). Como o centurião falou para Jesus, ele era um homem debaixo de autoridade e por isso conseguia liderar com autoridade e confiança. Ai de nós se nos acomodarmos e não tivermos alguém que, acreditando profundamente em nosso potencial, nos desafie e insista que cresçamos para sermos mais parecidos com Jesus e avançar de glória em glória em nosso ministério.
7. Amigos íntimos: Ai de nós se nossos relacionamentos todos se resumem em ministério. Precisamos desesperadamente de pessoas com as quais possamos ser simplesmente gente, desfrutando da vida, sendo nós mesmos sem a necessidade de nos preocupar com o que os outros pensam. Ninguém é realmente íntegro, verdadeiro e saudável se sua vida gira totalmente em volta de ministério e trabalho, sentindo que precisa ser sempre um exemplo para todo o mundo.
Á luz de tudo isso, o primeiro gigante que nós líderes pastorais enfrentamos é não sermos íntegros: sermos hipócritas e falsos. A integridade é importante para todo crente, mas se torna ainda mais importante para nós porque ensinamos a outros como devem viver (Tg 3.1, 2). Assim, precisamos dedicar tempo aos relacionamentos descritos acima, não só porque nos tornam excelentes, mas também porque nos protegem de sermos falsos. Nos ajudam a descobrir pequenas falsidades ou áreas que precisamos mudar para que não acumulem e cresçam ao ponto de se tornarem fortalezas e destruir nossas vidas e ministérios.
O segundo gigante que nos derrota é a sobrecarga. Quando estamos sobrecarregados as primeiras coisas que sofrem são nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo e com nossa família. Se ficarmos cronicamente sobrecarregados, que é o caso da maioria de nós, logo todos os relacionamentos acima sofrerão.
Pior ainda se ensinarmos sobre a vida simples[2] e cairmos na falta de integridade de não viver assim. Sempre que aprendemos uma verdade e não a vivemos, algo morre dentro de nós.
Pessoas sobrecarregadas se tornam pessoas estressadas e esgotadas. Acabam não cumprindo sua palavra porque falam “sim” a mais pessoas do que conseguem corresponder. As pessoas até gostam de nós, mas não confiam mais em nossa palavra. Pior ainda, o estresse e o cansaço nos levam a agir na carne. O “velho homem”, “o velho ________” (coloque seu nome aqui), surge com força. Fazemos coisas que machucam outras pessoas e nem percebemos. Como Jeremias Pereira falou certa vez em relação a At 20.28-30, todos nós temos um pouco de lobo dentro de nós. Olhemos para os heróis da fé na Bíblia. Dificilmente encontraremos um que não tenha “pisado feio” na bola. O estresse nos leva a fazer isso. Ai de nós se nem percebemos e achamos que continuamos agindo em nome de Jesus nos momentos em que fazemos mal aos outros.
Nossa sobrecarga crônica acaba se tornando uma fortaleza, algo pecaminoso e errado sobre o qual criamos argumentos que nos apoiam em nosso erro. Esta fortaleza é resultado de falta de fé em Deus; de acreditar que nós somos “salvadores da pátria” e não Ele. E Deus não tolera que pessoas tomem o lugar d’Ele, assumindo o papel d’Ele, recebendo a honra e a glória que são apenas d’Ele. Esse foi o motivo principal da exclusão de Moisés da terra prometida (Num 20.12). Será que não estamos nos achando melhores do que ele, o maior profeta de todo o Antigo Testamento (Dt 34.10-12)?
Paulo, falando de fortalezas, diz que existe somente uma coisa para ser feita com elas: Destruí-las (2 Co 10.4-6). Não é para negociarmos, nem procurar aconselhamento para saber como “tratá-las”, ou simplesmente fazer alguns ajustes. Precisamos realmente destruir as raízes que nos levam a tentar encontrar nossa identidade no ministério, nós fazendo acreditar que somos muito mais servos do que filhos. E a única forma de mudar nossa identidade de servo para filho é através de uma profunda crise. Se a crise está surgindo, abrace-a. Deixe Deus cumprir tudo o que ele quer fazer quanto a destruição de uma velha forma de agir e pensar para que nasça uma nova identidade de verdadeiro filho de Deus.
O terceiro gigante é permitir que brechas surjam sem serem tratadas; conflitos não resolvidos através do tempo se tornam fortalezas. Duas vezes nos últimos seis meses passei três dias inteiros ajudando pastores a resolverem conflitos que se multiplicaram, envolvendo totalmente outros pastores, às vezes os cônjuges, e suas equipes. Nas duas vezes Deus agiu de forma sobrenatural com quebrantamento, cura e reconciliação. Ao mesmo tempo, houve conseqüências negativas impossíveis de resgatar.
Ai de nós quando nos colocamos acima da correção. O livro de Provérbios está cheio de advertências quanto a não ser “ensinável”. Chama tais pessoas de tolas.
Infelizmente, quando estamos estressados ou temos feridas do passado quanto a rejeição, temos a tendência de perceber a correção como rejeição. Nos armamos. Nossos mecanismos de defesa se erguem automática e inconscientemente. Achamos que não somos compreendidos, apoiados ou amados e nos afastamos das pessoas que achamos estarem interessadas apenas em nos criticar. Ou então, com uma certa facilidade, explicamos para as pessoas que elas erraram em suas perspectivas. Lhes respondemos apenas no nível da mente. A dor no coração delas não é resolvida; na verdade, aumenta. Ainda sentem que nós temos problemas, mas agora sentem que não estamos aberto a suas perspectivas. Nos acham fechados. Além disso, podem passar a carregar o peso de sentirem-se erradas em suas perspectivas. Não sabem a quem recorrer. Com facilidade essa dor se torna contagiosa e pode ser a base para saírem da igreja. Saindo, elas podem repetir essa história triste em outra igreja, nunca curadas e nunca encontrando um pastor que lhes ouça o coração. Pior ainda é quando ficam na igreja e a dor gera sementes de medo, raiva e amargura que crescem e contagiam a outras pessoas. Muitas vezes isso está por trás de divisões na igreja e de pastores serem forçados a deixar suas igrejas.[3]
Temos que levar muito a sério nossos conflitos.[4] Acho que foi Henri Nouwen que disse que nosso maior orientador espiritual é a pessoa com a qual temos mais dificuldades. Deus quer trabalhar em nossas vidas através dessas pessoas. E Satanás quer nos destruir induzindo-nos a protelar a solução desses conflitos e a não levar a sério a advertência de Jesus de deixar nossa oferta no altar se soubermos que alguém tem algo contra nós e ir imediatamente cuidar de resolver nosso problema com esta pessoa (Mt 5.23-26). A ira não é um pecado; o que se torna pecado, brecha e até fortaleza é quando deixamos o sol se pôr sobre nossa ira, dando espaço para Satanás em nossas vidas e em nossas igrejas (Ef 4.26, 27).
Recentemente escrevi um artigo Mestres em Reconciliação e Pedir Perdão. Tiago, no contexto de falar para mestres (líderes), diz que todos tropeçamos de muitas maneiras (Tg 3.1, 2). Sendo assim, temos que ser realmente especialistas em contornar isso, já que como líderes nossos tropeços atingem um número bem maior de pessoas e facilmente as atingem da pior forma. Não podemos nos dar o luxo de permitir conflitos não resolvidos em nosso meio. Fazer isso é convidar Satanás a nos destruir.

Aprendendo Com as Aguias.

O QUE NOS DIZEM AS ÁGUIAS.

“Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim, só o SENHOR o guiou, e não havia com ele deus estranho”. (Deuteronômio cap.32 vers.11,12).

É possível que a imagem das grandes aves de rapina, como as águias, já tenha chamado sua atenção. Há séculos, elas são consideradas símbolos e emblemas de poder, valor, nobreza e excelência. Encontramos águias em inumeráveis escudos e bandeiras de nações, mas a Bíblia também as usa como exemplo, e, pelas múltiplas referências que faz a elas, vemos que Deus usa as águias como exemplo de Si mesmo como aquele que cuida, provê e protege o Seu povo.

Confira abaixo, 4 passagens bíblicas que fazem referência às águias:

“Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim”. (Êxodo cap.19 vers.4).
“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia: à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”. (Salmos cap.57 vers.1).
“Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas”. (Salmos cap.17 vers.8).
“Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas”. (Salmos cap.36 vers.7).

No livro de Ezequiel encontramos o profeta tendo uma visão de 4 seres viventes e um deles tinha rosto de águia. As diferentes faces de cada um dos seres: homem, leão, boi e águia, representam o domínio total de Deus sobre a Sua criação.

O apóstolo João viu esses 4 seres viventes, mas cada um com um só rosto. E é exatamente isso que nos mostra (Apocalipse cap.4 vers.7), observe: “O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando”.

A águia voando fala-nos de movimento, de renovação e ação espiritual. Podemos entender que o louvor e a adoração a Deus demandam renovação e ação contínua. A aplicação geral de tudo isso é que a águia aparece diante da própria presença de Deus, como símbolo dos crentes que estão diante dEle mediante o louvor e a adoração.

Observe que (Apocalipse cap.8 vers.13), nos mostra uma águia solitária pelo céu, anunciando a introdução dos 3 toques de trombeta como 3 “ais”. Vejam só: “Então, vi e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia em grande voz: Ai! Ai! Ai dos que moram na terram por causa das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar”.

A águia é uma ave solitária, pois vive em bandos. Os crentes “águias” vivem, por assim dizer, vidas solitárias. Afastam-se de muitas coisas e pessoas para se dedicarem ao serviço do Senhor, proclamendo o glorioso Evangelho da salvação.

O Evangelho é a boa notícia, mas às vezes as boas-novas vêm acompanhadas de “ais”, porque sabemos o que virá sobre aqueles que não querem crer. Quem maior do que nosso Senhor Jesus Cristo para que pensemos nEle como águia ??? Na cruz do Calvário, Ele abriu os Seus braços como asas para nos dar, a todos os que cremos, a salvação que inclui todos os benefícios dos quais a Bíblia fala.

Como Águia Maior, Jesus levantou-se na presença dos Seus discípulos no Monte das Oliveiras e para ali haverá de retornar. Observe que (Atos cap.1 vers.11), relata o que os anjos disseram: “...Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”.

As pessoas precisam receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador. É preciso ter a segurança de que, quando Ele voltar, elas estarão para sempre com Ele.

PROSEGUINDO P/ O ALVO.

Texto: Fp 3:13b,14 “esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
I – INTRODUÇÃO
Quando Cristo nos escolheu, chamou-nos para uma vida vitoriosa.
Nessa corrida para o alvo, passamos por sucessos e fracassos que podem nos impedir de viver uma vida plena com Cristo e muitas vezes nos acomodarmos no meio do caminho sem chegar no alvo proposto.
II – DESENVOLVIMENTO
A biblia relata sobre Terá, pai de Abrão que saiu de Ur dos Caldeus em direção a Canaã, talvez movido pelo chamado de Deus a Abraão, At 7:2
Gn 11:31 Reuniu a família para conquistar Canaã. Ao chegar em Harã, que era um lugar apenas de passagem, fizeram morada definitiva
O que tem desviado você do alvo a ser atingido?
Para Terá, Harã chamou-lhe atenção: Era lugar fértil, próspero. Harã também era lugar de muito pecado, muita idolatria, adoravam o deus lua (adoração se dava a noite, nas trevas), lugar mundano. Terá era idólatra
Idolatria nos dias de hoje é tudo que possa ocupar o lugar de Deus: o trabalho, o ministério, o cargo que ocupa, sua reputação, sua posição social, sua vaidade, os valores terrenos, sua teimosia. Lugares atrativos, muitas vezes nos tiram do alvo
Qual Harã está te impedindo chegar em Canaã?
Vivemos no plano físico e no plano espiritual
No plano físico muitos sonharam em obter uma graduação, conquistar um grande emprego, ter casa própria, bom carro, etc.
E no plano espiritual, fazer a vontade de Deus, ser usado por Deus com Dons Espirituais.
Porém, pode haver uma Harã e, aquela parada que deveria ser temporária, acabou sendo definitiva. Gn 11:32 Terá morreu com 205 anos e nunca chegou em Canaã
Fuga de algo que não foi resolvido pode te levar a Harã, como aconteceu com Jacó, (bisneto de Terá): Gn 27:43 – 44 – O que seria um destino de alguns dias, acabou sendo 14 anos de trabalho para Labão
III – CONCLUSÃO
Pode ser que você já esteja fazendo de Harã seu lugar definitivo, pois acredita que não tem mais forças para prosseguir em direção a Canaã.
Pode ser que as circunstâncias estão te forçando a descer para o Egito ou permanecer em Harã.
O filho e neto de Terá não permitiram que sua história familiar se repetisse, pois ouviram a voz de Deus.
Ouça a voz do ES que quer te levar para um lugar mais alto. Deus tem o melhor para você.

CRESCENDO PARA SER COMO JESUS.

CRESCENDO PARA SER COMO JESUS.

“Como águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas”. (Deuteronômio cap.32 vers.11).

A vida de uma águia nos traz muitos ensinamentos, dos seus atributos de poder, valores, conquistas, etc. Mas essa águia, antes de ser tão forte e corajosa, foi um indefeso e desagradável filhote.

Com os pais, desde que nasce, o filhote aprende a ser águia. Ainda que a águia ponha vários ovos – em geral chocam apenas dois, e nesse processo participam tanto a fêmea quanto o macho, por um período aproximado de 50 dias – nem todos são incubados. Isso nos faz pensar no fato de que muitas pessoas fazer profissão de fé, mas poucos são os salvos que perseveram. Jesus disse em (Mateus cap.20 vers.16): “...muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.

Como os filhotes não nascem ao mesmo tempo, apresentam diferença de tamanho e essa diferença também se vê durante seu desenvolvimento, que será de acordo com a alimentação que recebem. Os crentes também crescem de forma distinta, porque apenas alguns aproveitam as oportunidades de crescimento no conhecimento do Senhor Jesus Cristo, utilizando bem o tempo e se alimentando com o que há de melhor.

Os pequenos filhotes de águia são bancos e de aspectos não muito bonito quando nascem. Eles permanecem entre 50 e 100 dias no ninho. Assim também o novo crente geralmente apresenta um aspecto um pouco feio em seus costumes mundanos que ainda conserva conversas vãs, velhas maneiras de agir, etc, mas, ingressado na escola do Senhor, pelo poder do Espírito Santo, vai mudando de hábitos.

Quanto mais cresce o filhote, mais ele vai se parecendo com seus pais assumindo sua forma e sua cor. Assim o crente, quanto mais cresce, mais se parece com Jesus Cristo, a Águia Maior. Chega o momento em que o crente que anda com Cristo passará a agir como Ele e ver o mundo como Cristo o faz. Devemos fazer da letra de um velho hino um lema para nossa vida: “Que em minha vida todos possam ver a vida de Cristo” .

Assim como o pequeno filhote é alimentado por sua mãe dentro do ninho, o novo crente deve ser alimentado pelo seu pastor ou por algum irmão mais velho na própria igreja. Enquanto vai crescendo, o alimento é deixado fora do ninho, obrigando o filhote a sair para comer, ensinando-o a segurá-lo com as garras e com o bico.

O crente deve aprender a se mover fora do ninho antes de sair para voar. Durante esse processo, muitas vezes ocorrem quedas e fracassos, e isso acontece justamente porque muitos querem ser pastores e líderes antes de serem membros fiéis e atuantes em suas igrejas.

A águia pequena aprende com os seus pais, fortalecendo-se para sair do ninho. Deus também usa métodos especiais para fazer com que Seus filhos saiam do ninho da comodidade, do conformismo, da preguiça, revestindo-se de coragem para a batalha da vida.

O desenvolvimento do filhote é um processo em que os pais a cada dia vão exigindo exercícios mais difíceis, estimulando seus filhotes ao voô e à intrepidez. Ainda que tenham aprendido a voar, nos primeiros tempos os filhotes continuam dependendo das águias mais velhas.

Muitos cristãos aprendem a fazer algumas coisas e já querem ficar independentes. Isso é perigoso. É preciso esperar o tempo de Deus.

Enquanto o filhote está no ninho, ele permanece sob a autoridade e a supervisão dos pais, até que lhe seja dada permissão para sair.

Vale a pena se lembrar de Saulo e Barnabé. Eles mantiveram-se na igreja de Antioquia e debaixo da sua supervisão espiritual até que o Espírito Santo disse: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. (Atos cap.13 vers.2).

quinta-feira, agosto 18, 2011

EU SEI PERDOAR ?

“O momento que mais parecemos com Deus é quando perdoamos e o momento que menos parecemos com Deus é quando odiamos a alguém”.

Max Lucado, escreve em um de seus livros a seguinte frase:

“O momento que mais parecemos com Deus é quando perdoamos e o momento que menos parecemos com Deus é quando odiamos a alguém”.

O propósito eterno de Deus é que sejamos uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus, ou seja, eu e você precisamos a cada dia procurar ser igual a Jesus. – Romanos 8:29

E creio que um passo muito importante para alcançarmos essa meta ou esse alvo é aprendermos a perdoar. Jesus sempre nos ensinou a perdoar, ele jamais agiu sob vingança ou ódio e rancor, mas sempre dirigido pelo sentimento de amor e perdão.

Ele quando ensina a orar em Mateus 6:12 , diz que deveríamos perdoar aos outros assim como Deus nos perdoou.

Jesus nos dá o maior exemplo quando na cruz diz uma frase em favor dos que o crucificavam: “Pai perdoa-lhes pois não sabem o que fazem”. Ele sempre esteve e está disposto a perdoar, mesmo quando não merecemos. Não devería-mos fazer o mesmo?

Perdão é algo que faz parte do caráter de Cristo, por isso deve fazer parte do nosso também. Falamos tanto em buscar a glória de Deus, e esquecemos o que o próprio Jesus disse em sua oração proferida em João 17:22: “E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um”. Como seremos um se não aprendermos a perdoar? É simplesmente impossível formarmos em nós o caráter de Cristo sem termos a capacidade de nos humilharmos e pedirmos perdão.

Perdão não é um sentimento, perdão é uma decisão, uma atitude. Não devemos esperar sentir uma vontade de perdoar, temos que perdoar por que Jesus nos perdoou, esse é o motivo, queremos ou não ser iguais a Jesus?

Lembre-se, quando buscamos sermos iguais a Jesus, ajudamos a concretizar o sonho de Deus como dissemos no início dessa devocional. E não há nada melhor e que mais nos realiza do que agradar a Deus.

E aí, você precisa pedir perdão a alguém? Se precisa, ore agora mesmo por isso e se apresse em fazê-lo, procure a pessoa se possível, pois assim você estará parecendo com Jesus!

cristoemmim.com.br
Leave a Reply

Uma liderança fiel a Cristo

É Deus quem escolhe, chama e capacita. É Deus que prepara os seus lideres. É o Espírito Santo enche da sua presença. Qual deve ser o perfil do líder na igreja de Deus?

1. O líder precisa andar com Deus antes de fazer a obra de Deus. Quando Jesus chamou os apóstolos, designou-os para estarem com ele; só depois, os enviou a pregar. Vida com Deus precede trabalho para Deus. A vida do líder é a vida da sua liderança. Deus está mais interessado em quem o líder É do que naquilo que o líder Faz. Primeiro o líder anda com Deus, depois ele trabalha para Deus.

2. O líder precisa ter consciência do seu chamado divino. Paulo diz para os presbíteros de Éfeso: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos para pastoreardes a igreja de Deus”.

É o Espírito Santo quem constitui os líderes. Servir a casa de Deus é honra, mas tem compromisso e alto preço. Ninguém deve buscar esse ministério a menos que tenha consciência de que o Espírito Santo o convoca para isto. Uma vez que o próprio Filho de Deus veio para servir e não para ser servido.

3. O líder precisa cuidar de si mesmo e do rebanho de Deus. Cuidar de si sem cuidar do rebanho é egoísmo; cuidar do rebanho sem cuidar de si é incoerente. O líder precisa ter vida consistente e ministério eficiente. O líder não pode fazer acepção de pessoas. O líder precisa ser firme e também amável. O líder espiritual é aquele que cuida, ensina, protege e consola o povo de Deus.

4. O líder precisa proteger as ovelhas dos falsos ensinos. O apóstolo Paulo exortou os presbíteros de Éfeso a estarem atentos acerca dos lobos que estão do lado de fora querendo entrar no aprisco para destruir as ovelhas e dos lobos travestidos de ovelhas que estão dentro do aprisco buscando uma ocasião para se manifestarem e arrastarem após si as ovelhas.

Cabe aos lideres velar pela vida espiritual dos seus liderados, cuidar bem das ovelhas de Cristo. Eles devem proteger as ovelhas de Cristo das perniciosas heresias e vigiar para que os falsos mestres não tenham acolhida na igreja de Deus.

5. O líder precisa ter motivações corretas na direção de Deus. O líder espiritual deve fazer a coisa certa, cuidar do rebanho de Deus, com a motivação certa. Ele deve atender ao chamado de Deus com alegria e prazer e não como uma pesada obrigação.

O líder deve buscar os interesses de Cristo e da igreja e não vantagens pessoais. Ele deve ser amável com as ovelhas de Cristo, tratando-as com acendrado amor, servindo-lhes de exemplo, em vez de dominá-las com rigor.

O líder é separado por Deus, para ser seu porta voz, perante ao rebanho do Senhor. Deus é amor, é a sua ordem é que amemos a todos com o puro e genuíno amor de Cristo, que derramou seu sangue na cruz por amor a todos nós. Que você líder, possa amar com sinceridade e humildade as vidas que o Senhor tem confiado em suas mãos.

Que sejamos líderes de excelência.

sábado, julho 09, 2011

A IGREJA NA GUERRA ESPIRITUAL.

A IGREJA NA GUERRA ESPIRITUAL.



“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecei inabaláveis”. (Efésios cap.6 vers.12,13).



O Novo Testamento nos apresenta diversos quadros relativos à Igreja. Na passagem bíblica de Efésios citada acima no começo desta matéria, nos apresenta uma referência de 4 níveis de autoridade do reino das trevas. Desta forma podemos entender verdadeiramente contra quem estamos guerreando.




1) PRINCIPADOS: (no grego, significa espíritos governantes, magistrados, poderes, começo, sendo que começo neste caso se refere ao tempo ou ordem). Principados são espíritos demoníacos poderosos da mais alta hierarquia (primeiro escalão), recebendo ordens diretamente de Satanás, dominando e operando nos lugares celestiais. São chamados de príncipes.



“E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino de Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder”. (1 Coríntios cap.15 vers.24).




2) POTESTADES: São autoridades que permitem ou impédem, poder delegado. As potestades têm poderes executivos, recebendo autoridade e poder delegado pelos principados. refere-se à todas as autoridades e poderes malignos, que se opõem a Jesus Cristo e a Igreja.



“E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. (Colossenses cap.2 vers.15).




3) PRÍNCIPES DO MUNDO DAS TREVAS: São responsáveis pela luta contra a verdadeira luz e levam o povo às trevas, cegando-lhes os olhos e enviando trevas às almas dos homens. Quando oramos por pessoas que estão dominadas pela cegueira de Satanás e por pessoas que estão em religiões pagãs estamos guerreando contra este tipo de inimigo. Estes governadores mundiais governam sobre nações através do seu poder de cegar a mente dos homens. Exercem também autoridade sobre diferentes sistemas de governos do mundo.



“Pois certos indivíduos se introduziam com dissimulação, os quais, deste muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”. (Judas cap.1 vers.4).




4) HOSTES ESPIRITUAIS DA INIQUIDADE NAS REGIÕES CELESTES: (no grego, vem da raiz da palavra "pneuma", que significa "espírito" e "poneria", que significa "iniqüidade", "depravação", "maligno", "atividade de natureza má"). Estas forças oprimem a humanidade, tentando levá-la ao desespero e caos total. O medo, a angústia e os suicídios são resultantes destas forças espirituais malignas.



“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o infermo, e o Senhor o levantará; e, se ouver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados”. (Tiago cap.5 vers.13,14,15,16).





A BASE DA NOSSA VITÓRIA.






“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e quen constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. (Colossenses cap.2 vers.14,15).



Como podemos vencer toda esta estrutura hierárquica de forças malignas ??? Temos que nos manter firmes na vitória conquistada por Cristo na cruz. Em encontramos a chave para vencermos na guerra espiritual: Jesus derrotou a Satanás e a todos os principados malignos. A culpa nos afasta de vivermos esta experiência de vitória e sendo assim, seremos derrotados. Jesus despojou os principados e potestades, os exibindo publicamente e deles triunfando na cruz. Triunfar não é ganhar uma batalha, trata-se da celebração de uma batalha que já foi ganha. A Bíblia declara que Deus, em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar o cheiro do seu conhecimento.




O PORQUE DA GUERRA ???



Satanás tem buscado adoração. O homem é o canal de adoração: ao Deus único e verdadeiro ou a Satanás. As pessoas que não conhecem a Cristo, são como jóias nas mãos do Diabo, e ele não quer perder estas vidas.



Quando estudamos sobre as guerras na Bíblia, podemos perceber que sempre havia um propósito definido: saque e conquista de território.



“Tirou Davi a coroa da cabeça do seu rei e verificou que tinha o peso de um talento de ouro e que havia nela pedras preciosas; e foi posta na cabeça de Davi; e da cidade levou mui grande despojo”. (1 Crônicas cap.20 vers.2).



Guerra espiritual não é um fim em si mesma, porém um meio para alcançar um grande objetivo: despojo. Existe vidas que precisam ser tomadas e levadas para o Reino de Deus.




Estamos vivendo dias proféticos e apostólicos. E uma igreja que está movendo em uma atmosfera apostólica, ela reconhece que é parte do exército de Deus com um supremo chamado de reconquistar todo o território que foi invadido pelo inimigo. O perímetro de ação do inimigo vai ser diminuído e o perímetro de ação do governo de Deus será ampliado. Esta igreja vai manifestar de maneira profética demonstrativa a vitória que foi conquistada por Cristo na cruz. Aleluia, nesta guerra somos vitoriosos juntamente com Cristo !!!

A NOSSA GRANDE LUTA CONTRA O MAL.

A NOSSA GRANDE LUTA CONTRA O MAL.

“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. (2 Timóteo cap.1 vers.7).

Está travada a guerra entre o bem e o mal, e todo crente em Cristo Jesus está nesta batalha, é uma luta forte e incomum, e devemos está preparados para combater.

Esta guerra é entre você e seu inimigo, satanás, se eu lhe perguntasse: o diabo é forte ??? Você iria me responder que sim, mas você só sabe que ele é forte porque está lutado, satanás é forte ??? Sim !!! Mas não invencível. Só sabemos que um vento é forte se andarmos contra ele sem nos curvar, e também nós só sabemos o que é vitória se lutarmos. Estamos em uma luta grande e forte contra o inimigo de nossas almas, que é o diabo, ele aparenta ser invencível e indestrutível, o que não é verdade, que às vezes faz muitos se renderem e parar de lutar, porque acham que é uma luta desleal, você versus o diabo, “pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes”.

Neste estudo veremos em alguns pontos que o nosso inimigo pode até ser forte, que não devemos temê-lo, pelo contrário, resistir até o fim “... resisti ao diabo e ele fugirá de voz”, mas podemos derrotá-lo. “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz”. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

- Você não pertence mais a Satanás

”Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (1 Pedro cap.2 vers.9).

Deus tem resgatado muitas almas que estavam aprisionado nas trevas por Satanás, e isso tem sido um real motivo de muita fúria por parde dele.

– O crente precisa colocar em sua mente que ele serve um Deus que é maior que satanás !!!

O inimigo de nossas almas sempre tenta nos amedrontar, pois o diabo anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar. As vezes muitos de nós enfraquecemos e caímos, porém, Deus nos deixa um recado: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.

”Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará”. (Salmos cap.91 vers.1).


SATANÁS ESTÁ DERROTADO.

Em (Mateus cap.4), podemos acompanhar em todo este capítulo, como foi o andamento da derrota de Satanás por Jesus. Vemos que Jesus veio ao mundo 100% homem e 100% Deus, mas como homem, e composto de todos os nossos desejos e ambições, venceu a tentação de Satanás.

1) “Não se preocupe porque ele já está derrotado aguardando a sua sentença;”
2) “Ora, quando se completarem os mil anos, satanás será solto da sua prisão”, e ele está destinado ou lugar de derrotados inferno.
3) “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.

Meus amigos e minhas amigas, saiba que você não está só. “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías cap.41 vers.10).

Deus se faz presente em todas as nossas atividades, principalmente em nossa guerra contra a tentação de satanás. Ele luta por você nessa batalha, e quando Deus entra é só pra ganhar! Deus nunca deixa um servo seu lutar em desvantagem, pelo contraio, nós estamos em maior número contra satanás !

O mundo que vivemos está divido em duas partes, o material que é composto de tudo aquilo que nós podemos ver, tocar e sentir, e o imaterial, composto pelo invisível, ou seja, que não pertence ao material.

Em (Gênesis cap.3) é encontrado um exemplo bem claro de que o nosso opressor não pertence a esta parte do mundo pelo fato dele haver usado a serpente para tentar a Eva e Adão. Ele não poderia estar pessoalmente com Eva, pois ele é espírito por isso usou a serpente.

A pessoa não deve aceitar as as opressões, as tentações, as enfermidades, as propostas e os medos que satanás impõe sobre ti, pois ele não é daqui, e si não é daqui, a decisão agora é sua de expulsar o aceitar ele em sua vida.

Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.



AS ARMAS CONTRA SATANÁS.

Todos nós estamos lutando contra satanás e é necessário estarmos armados até os dentes para poder derrotá-lo, conheça algumas armas essenciais para você lutar.

1) A ORAÇÃO E JEJUM.

A) Uma aproximação da pessoa a Deus
B) Uma casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.
C) Nós estamos lutando contra quem ??? Satanás
D) O que ele é? Um demônio
E) O que é um demônio? Um espírito imundo

O nosso inimigo não suporta quando um crente está jejuando ou orando a Deus, pois quando o crente ora ele está se aproximando mais e mais de seu criador e a oração produz efeitos grandiosos na vida do crente, ou seja ele está com Deus e em Deus. Quando o crente jejua, ele está enfraquecendo a carne e fortalecendo o seu espírito e ficar mais forte contra as ciladas do inimigo.


2) A PALAVRA DE DEUS.

No exemplo citado acima, vimos que Jesus Cristo venceu a satanás apenas com a palavra de Deus.

Ler constantemente palavra de Deus é um dever de todo crente que pretende não se deixar enganar pelo opressor, ela é uma espada afiada para ser manuseada com cuidado, pois é muito afiada. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois [gumes], e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hebreus cap.4 vers.12)


3) O ESCUDO E A FORTALEZA.

Uma das armas que o inimigo usa contra nós são suas setas diabólicas, acusações, pedradas e ventos malignos, contra tudo isto também tem uma arma poderosa e eficaz não só contra suas armas mas contra o próprio diabo.

(Salmos cap.7 vers.10) e (Salmos cap.18 vers.2) mostram que nós possuimos um escudo forte e inquebrável, observe bem: “O meu escudo está em Deus, que salva os retos de coração”. “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio”.

Estas três armas se transforma em uma super-arma que se chama consagração, pois o crente consagrado está, armado e preparado lutar e vencer satanás.

Todo crente que não faz disto que acabamos de ver com armas, é o mesmo que entrar na terceira guerra mundial apenas com um canivete.

Agora a decisão é sua, deixar a covardia de lado e lutar contra satanás para expulsá-lo de uma vez por todas ou se render !!!

OS LEÕES, OS URSOS, E OS GIGANTES.

OS LEÕES, OS URSOS, E OS GIGANTES.

“Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão e da do urso, Ele me livrará da mão deste filisteu: Então disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo”. (1 Samuel cap.17 vers.37).

Na linguagem tipológica exemplificada da bíblia, nos dias de hoje, o que representa para nós Leão, Urso e Gigante. Vale lembrar que Davi enfrentou estas 3 féras reais, Leão, Urso, e Gigante. Nesta pequena e super importante matéria de mensagem e estudo, vamos saber de uma maneira resumida, um pouco destas 3 situações, e o que elas representam na nossa vida hoje.

LEÃO: O Leão é considerado e rei das selvas, porque ele é um animal que não teme nanhum outro tipo de animal ou pessoa. Um Leão pode pesar mais de 300 kg, a suas patas podem causar feridas de até 10cm de profundidade, ele é um super especialista em quebrar o pescoço de suas vítimas, ele tem uma queixada super poderosa, e ele é um animal super voraz e devorador.

Para nós hoje, o Leão significa e exemplifica os desejos mais profundos e grandiosos da natureza humana, no qual estão baseados em 3 coisas: (Poder, Sexo, e Dinheiro). Vale lembrar também que o Leão é um animal imponente, quando se fala de orgulho e de soberba, no qual são as duas coisas que mais aborrece Deus. A soberba é uma coisa terrível por causa daidade do homem no qual muitos deles pensam que ele é Deus, e que eles não precisam de Deus para nada. Isto é uma coisa muito perigosa para a a vida de uma pessoa.

Uma real maneira de saber quem realmente é uma pessoa é muito fácil: (É SÓ DAR UM POUCO DE DINHEIRO E DE PODER PARA ELA). Desta maneira fica muito fácil saber quem realmente é esta pessoa.

O Leão representa: (Lutas, Adversidades, inimígos cruéis, inimígos poderosos, inimígos violentos, no qual podem derrotar facilmente uma pessoa).


URSO: O Urso pode pesar até mais de 700 kg, uma patada de um Urso pode esmagar a cabeça de uma pessoa. O Urso é sagaz e ágil.

Hoje para a nossa vida, o Urso representa os problemas que nos prendem e no qual não temos como sair e desvencilhar. O Urso representa a competitividade da nossa vida pois ele é ligeiro, é sagaz, ele é rápido. Desta mesma maneira é a nossa vida e a vida de muitas pessoas hoje, pois tem gente que é mais esperta do que nós, quando queremos uma coisa o camarada já foi na frente. O Urso também representa os duros golpes da vida no qual estão: (traição, perdas, injustiças, entre outros fatores). Estes são os Ursos na vida de muitas pessoas hoje.


GIGANTE: O gigante que Davi enfrentou tinha cerca de 3 metros. A ponta da lança pesava 7,5kg. A couraça usada no peito pesava 70kg.

Hoje na nossa vida o gigante representa aquilo que é maior do que nós, o gigante representa aquilo que é mais poderoso do que nós, o gigante representa os grandes desafios. Vale lembrar Golias enfrentou Israel por 40 dias, de manhã e de tarde.

São exatamente estas 3 coisas que enfrentamos na nossa vida hoje, (LEÕES, URSOS, E GIGANTES).

Quando ouvimos com atenção uma mensagem pregada em uma igreja, ela só vai valer na vida de uma pessoa se ela aplicar os princípios na vida diária. Nisto consiste em um detalhe no qual a pessoa precisa entender que no dia seguinte, não vai ter pastor, não tem irmãos da igreja, e nem amigos, é a própria pessoa que vai ter que enfrentar os Leões, os Ursos, e os Gigantes que se deparam na vida.

Para vencer o Leão, o Urso, e o Gigante é preciso ter 3 fatores:

1) CORAGEM: A coragem é o domínio do medo, resistência ao medo, e a não ausência de medo. A diferença de uma pessoa corajosa para a medrosa, é de que a pessoa corajosa controla o medo, e o medroso não controla o medo e o pavor (medo incontrolável), passa a dominar a vida. A coragem dá energia para a pessoa utilizar o potencial psicológico e físico que ela tem. Uma pessoa que tem coragem, ela consegue manter o domínio sobre o medo, fazendo com que a pessoa avance e vá para cima do obstáculo.

2) HABILIDADES: Davi usava funda e lança. Ele agia com habilidade, senão ele não iria poder vencer o Leão, nem o Urso, e nem o Gigante.

3) ESTRATÉGIAS: Observe bem o que Davi disse em (1 Samuel cap.17 vers.35 e 47): “E eu sai após ele, e o feri, e livrei-a da sua boca: e, levantando-se ele contra mim, lancei-lhe mão da barba, e o feri, e o matei. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu”.

Davi deixou o leão seguir, depois veio por trás do leão, porque o animal estava todo centrado na ovelha que estava presa na boca. Então Davi com uma pequena lança ou facão, chegou por trás e golpeou o animal. (PARA DERROTAR OS LEÕES, OS URSOS, E OS GIGANTES A PESSOA PRECISA SER ESTRATÉGICA, AGIR COM SABEDORIA, COM INTELIGÊNCIA, DISCERNIMENTO, PERCEPÇÃO, E SENSIBILIDADE). Não se deve de maneira nenhuma agir com medo e emoção.

Um dos principais problemas do povo cristão, é o fato de querer se preparar somente na hora em que o leão, o urso, e o gigante, estão rugindo contra eles. Só quer orar na hora que a situação saiu do controle. Só vira santo na hora que a coisa tá feia. Só quer ir para a igreja, na hora que a situação está apertade. A pessoa precisa estar sempre preparada para a demanda das lutas.

Davi estava preparado para a demanda, por isso ele venceu...

Davi só conseguiu vencer o Leão, o Urso, e o Gigante, porque ele foi corajoso, habilidoso e estratégico. Ele tinha uma visão correta da vida, além de manter um auto-controle da situação.

Será que você está mesmo preparado para enfrentar Leões, Ursos, e Gigantes ???

Faça uma análise e veja o que está faltando em você ou em seu ministério. É extremamente necessário que a pessoa saiba ter uma visão correta e um auto-controle da situação no qual envolve a vida pessoal, familiar, matrimonial, e ministérial.

Muitas vezes as pessoas passam por situações difíceis, porque ela não está ouvindo a vóz certa, que é a vóz do Espírito Santo.
Abra o seu coração para Deus.