quinta-feira, agosto 18, 2011

Uma liderança fiel a Cristo

É Deus quem escolhe, chama e capacita. É Deus que prepara os seus lideres. É o Espírito Santo enche da sua presença. Qual deve ser o perfil do líder na igreja de Deus?

1. O líder precisa andar com Deus antes de fazer a obra de Deus. Quando Jesus chamou os apóstolos, designou-os para estarem com ele; só depois, os enviou a pregar. Vida com Deus precede trabalho para Deus. A vida do líder é a vida da sua liderança. Deus está mais interessado em quem o líder É do que naquilo que o líder Faz. Primeiro o líder anda com Deus, depois ele trabalha para Deus.

2. O líder precisa ter consciência do seu chamado divino. Paulo diz para os presbíteros de Éfeso: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos para pastoreardes a igreja de Deus”.

É o Espírito Santo quem constitui os líderes. Servir a casa de Deus é honra, mas tem compromisso e alto preço. Ninguém deve buscar esse ministério a menos que tenha consciência de que o Espírito Santo o convoca para isto. Uma vez que o próprio Filho de Deus veio para servir e não para ser servido.

3. O líder precisa cuidar de si mesmo e do rebanho de Deus. Cuidar de si sem cuidar do rebanho é egoísmo; cuidar do rebanho sem cuidar de si é incoerente. O líder precisa ter vida consistente e ministério eficiente. O líder não pode fazer acepção de pessoas. O líder precisa ser firme e também amável. O líder espiritual é aquele que cuida, ensina, protege e consola o povo de Deus.

4. O líder precisa proteger as ovelhas dos falsos ensinos. O apóstolo Paulo exortou os presbíteros de Éfeso a estarem atentos acerca dos lobos que estão do lado de fora querendo entrar no aprisco para destruir as ovelhas e dos lobos travestidos de ovelhas que estão dentro do aprisco buscando uma ocasião para se manifestarem e arrastarem após si as ovelhas.

Cabe aos lideres velar pela vida espiritual dos seus liderados, cuidar bem das ovelhas de Cristo. Eles devem proteger as ovelhas de Cristo das perniciosas heresias e vigiar para que os falsos mestres não tenham acolhida na igreja de Deus.

5. O líder precisa ter motivações corretas na direção de Deus. O líder espiritual deve fazer a coisa certa, cuidar do rebanho de Deus, com a motivação certa. Ele deve atender ao chamado de Deus com alegria e prazer e não como uma pesada obrigação.

O líder deve buscar os interesses de Cristo e da igreja e não vantagens pessoais. Ele deve ser amável com as ovelhas de Cristo, tratando-as com acendrado amor, servindo-lhes de exemplo, em vez de dominá-las com rigor.

O líder é separado por Deus, para ser seu porta voz, perante ao rebanho do Senhor. Deus é amor, é a sua ordem é que amemos a todos com o puro e genuíno amor de Cristo, que derramou seu sangue na cruz por amor a todos nós. Que você líder, possa amar com sinceridade e humildade as vidas que o Senhor tem confiado em suas mãos.

Que sejamos líderes de excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário