sábado, dezembro 03, 2011

LIVRE SE DA CAPA.

“E ela lhe segurou pela sua capa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua capa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora”. (Gn 39:12)

Creio que o Espírito Santo está nos levando a um momento de “decisão definitiva”. Tomamos muitas decisões em momentos de emoção, e depois voltamos atrás. Mas a decisão que nos sentimos desafiados a tomar é: Deixar as capas para trás!

José, filho de Jacó, era um jovem que tinha muitos motivos para questionar o amor de Deus e usar sua história trágica como desculpa para não cumprir algum mandamento do Senhor. Mas num momento crítico, teve firmeza para negar-se a pecar sem se importar com as conseqüências. Tentado sexualmente pela esposa de seu patrão, Potifar, José viu-se encurralado por esta mulher que segurou-o pela sua capa ordenando que ele se deitasse com ela. José deixou a sua capa nas mãos dela e fugiu (Gn 39:12).

Nós somos tentados por muitas coisas. Todos temos a nossa “esposa de Potifar” e a nossa “capa”.

A esposa figura a tentação contínua. A capa figura o que nos liga e prende a esta situação embaraçosa. É preciso aceitar as nossas limitações e fraquezas humanas. Ao diabo, temos de resistir com a promessa de que ele fugirá (Tg 4:7). Mas diante da tentação, nós é que devemos fugir e não ficar desafiando a nossa resistência, caminhando a beira dos abismos porque um abismo chama outro mais profundo ainda (Sl 42:7).

A palavra diz que Potifar confiou toda a sua casa nas mãos de José e não lhe negou nada além de sua esposa (Gn 39:1-4, 8,9). Isso tudo me lembra outra história bem mais antiga. A de Adão. Em Gn 2 temos que Deus confiou todo o Jardim do Éden nas mãos de Adão e lhe disse que poderia comer livremente de todas as árvores do jardim menos da árvore do conhecimento do bem e do mal.

A exemplo do Jardim do Éden e da casa de Potifar, Deus tem confiado coisas preciosas às nossas mãos. E Ele tem nos dado de tudo, suprindo as nossas necessidades e nos abençoado sobremaneira! Será que vamos nos entregar a cobiça justamente daquilo que Ele declarou que não é permitido? Deus não faz proibições por autoritarismo. Toda proibição de Deus é um ato desesperado de amor e misericórdia para nos livrar da morte porque fruto proibido sempre mata. E muitas vezes até fisicamente! Os mandamentos que o Senhor ordenou são sempre para o nosso bem (Dt 10:12-13).

Adão comeu o fruto e matou a intimidade que Deus sonhou ter com os homens no Jardim. José deixou a capa, por mais “confortável” ou bonita que pudesse ser. Entre trair a confiança de Deus e expor-se à ira daquela mulher, ele escolheu a vontade de Deus.

Sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). Santificar-se é como tomar um remédio diário contra a “catarata espiritual” que camufla a nossa visão de Deus. A cada vez que vencemos as tentações, mesmo pagando um preço árduo, vamos contemplando melhor a Deus. E por esta contemplação da glória de Deus em Jesus, somos transformados (2 Co 3:18).

Mas como vencer as tentações? Deixando as capas! O que te liga ao pecado? É hora de ser franco. Se a pornografia te assola, por que ficar em frente a TV, pelas madrugadas onde boa parte dos filmes gira em torno de sexo? Se tendemos a falar da vida dos outros, devemos fugir de situações que nos levem a dar opiniões sobre o que não é da nossa conta. Se tendemos nos envaidecer, fujamos de elogios demasiados. Se segurar a atração física no namoro ta difícil, deixe a capa dos lugarzinhos escondidos para namorar.

Te encorajo a fazer uma listinha das tentações contra as quais você luta freqüentemente e identificar o que te prende a isso. Posicionar-se tem um preço. Nos enganamos achando que, fazendo a vontade de Deus, será tudo cor de rosa. Cada um tem que tomar a sua cruz e seguir ao Senhor. Porque preço maior do que aquele que Ele pagou na cruz, não existe!

É possível um crente pecar, mas viver no pecado NUNCA (Gl 2:17-21).

Deitar-se com a esposa de Potifar colocaria José fora do centro da vontade de Deus para ele. E não é da vontade de Deus que sejamos embaraçados por nada (Hb 12:1). É preciso deixar todas as capas. Lembranças ruins lhe alimentam mágoas? A TV toma o tempo que você deveria separar para buscar a Deus no secreto? As discussões bobinhas do dia a dia vão tirando a tua alegria? Deixe o outro ter a razão também. Deixe todas as capas!

O tempo que vivemos é de liberdade! Liberdade para escolher a obediência, custe o que custar! Sabemos onde Deus elevou José. Os capítulos seguintes de Gênesis mostram a imensa demonstração de fidelidade de Deus para com José. Honra de Deus, refletida em honra pelos homens também. Deus vai elevar você acima das autoridades do “Egito dos nossos tempos” para que você seja um poderoso instrumento de bênçãos em sua geração!

Deixe a tua capa cair agora mesmo! E fuja, sem máscaras ou vergonha, para os braços do Pai. Ele é o nosso refúgio sempre presente na hora da angústia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário