segunda-feira, agosto 22, 2011

CRESCENDO PARA SER COMO JESUS.

CRESCENDO PARA SER COMO JESUS.

“Como águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas”. (Deuteronômio cap.32 vers.11).

A vida de uma águia nos traz muitos ensinamentos, dos seus atributos de poder, valores, conquistas, etc. Mas essa águia, antes de ser tão forte e corajosa, foi um indefeso e desagradável filhote.

Com os pais, desde que nasce, o filhote aprende a ser águia. Ainda que a águia ponha vários ovos – em geral chocam apenas dois, e nesse processo participam tanto a fêmea quanto o macho, por um período aproximado de 50 dias – nem todos são incubados. Isso nos faz pensar no fato de que muitas pessoas fazer profissão de fé, mas poucos são os salvos que perseveram. Jesus disse em (Mateus cap.20 vers.16): “...muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.

Como os filhotes não nascem ao mesmo tempo, apresentam diferença de tamanho e essa diferença também se vê durante seu desenvolvimento, que será de acordo com a alimentação que recebem. Os crentes também crescem de forma distinta, porque apenas alguns aproveitam as oportunidades de crescimento no conhecimento do Senhor Jesus Cristo, utilizando bem o tempo e se alimentando com o que há de melhor.

Os pequenos filhotes de águia são bancos e de aspectos não muito bonito quando nascem. Eles permanecem entre 50 e 100 dias no ninho. Assim também o novo crente geralmente apresenta um aspecto um pouco feio em seus costumes mundanos que ainda conserva conversas vãs, velhas maneiras de agir, etc, mas, ingressado na escola do Senhor, pelo poder do Espírito Santo, vai mudando de hábitos.

Quanto mais cresce o filhote, mais ele vai se parecendo com seus pais assumindo sua forma e sua cor. Assim o crente, quanto mais cresce, mais se parece com Jesus Cristo, a Águia Maior. Chega o momento em que o crente que anda com Cristo passará a agir como Ele e ver o mundo como Cristo o faz. Devemos fazer da letra de um velho hino um lema para nossa vida: “Que em minha vida todos possam ver a vida de Cristo” .

Assim como o pequeno filhote é alimentado por sua mãe dentro do ninho, o novo crente deve ser alimentado pelo seu pastor ou por algum irmão mais velho na própria igreja. Enquanto vai crescendo, o alimento é deixado fora do ninho, obrigando o filhote a sair para comer, ensinando-o a segurá-lo com as garras e com o bico.

O crente deve aprender a se mover fora do ninho antes de sair para voar. Durante esse processo, muitas vezes ocorrem quedas e fracassos, e isso acontece justamente porque muitos querem ser pastores e líderes antes de serem membros fiéis e atuantes em suas igrejas.

A águia pequena aprende com os seus pais, fortalecendo-se para sair do ninho. Deus também usa métodos especiais para fazer com que Seus filhos saiam do ninho da comodidade, do conformismo, da preguiça, revestindo-se de coragem para a batalha da vida.

O desenvolvimento do filhote é um processo em que os pais a cada dia vão exigindo exercícios mais difíceis, estimulando seus filhotes ao voô e à intrepidez. Ainda que tenham aprendido a voar, nos primeiros tempos os filhotes continuam dependendo das águias mais velhas.

Muitos cristãos aprendem a fazer algumas coisas e já querem ficar independentes. Isso é perigoso. É preciso esperar o tempo de Deus.

Enquanto o filhote está no ninho, ele permanece sob a autoridade e a supervisão dos pais, até que lhe seja dada permissão para sair.

Vale a pena se lembrar de Saulo e Barnabé. Eles mantiveram-se na igreja de Antioquia e debaixo da sua supervisão espiritual até que o Espírito Santo disse: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. (Atos cap.13 vers.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário