domingo, outubro 30, 2011

AS 5 BARREIRAS DA NOSSA FÉ.

AS 5 BARREIRAS DA NOSSA FÉ.


“Mas eis que me não crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te aparceu”. (Êxodo cap.4 vers.1).

Moisés foi escolhido para realizar uma missão que ele não acreditava que pudesse cumprir. Mesmo Deus tendo se manifestado a Moisés, falando diretamente com ele do meio de uma sarça ardente, o futuro líder israelita não confiou plenamente no fato de que Deus poderia capacitá-lo para aquela missão.

Na passagem de (Êxodo cap.4 vers.1) citada no começo desta matéria, observamos que Deus escolheu Moisés para livrar a nação de Israel. No entanto, apesar daquele servo relutante ter enumerado suas muitas fraquesas, o Senhor permaneceu firme em Seu chamado àquele homem.

Porque a nossa fé enfrenta bareiras ??? Como moisés, muitos têm um entendimento limitado acerca da pessoa de Deus. Primeiro, aquele líder não entendeu o que Deus queria que ele fizesse. Como ele poderia livrar milhões de pessoas da escravidão egípcia ???

Por medo de não ser capaz de cumprir a missão que Deus lhe designou, Moisés apresentou 5 motivos para provar que estava certo:

1) ELE APRESENTOU UMA BAIXA ESTIMA: Moisés era um pastor de ovelhas, sua liderança começou cedo, mas só que os egípcios detestavam pastores. Por ter avaliado sua vida desconsiderando a milagrosa obra de Deus na mesma, Moisés não achou que seria útil ao Senhor. Deus se alegra em fazer o impossível por meio da vida de homens e mulheres que depositam sua confiança Nele. Lembre-se: o que parece impossível para você é uma oportunidade para Deus mostrar o Seu poder infinito.

2) ELE MOSTROU UMA CERTA IGNORÂNCIA DE QUEM DEUS É : Moisés havia ouvido o nome Yahweh, mas não conhecia pessoalmente o Senhor de Israel. Contudo, isso mudou quando ele esteve na presença do Deus vivo diante daquela sarça ardente. Foi ali que o Altíssimo começou a desenvolver o caráter espiritual de Moisés, um processo que continuou por toda a vida.

Meu amigo, você que está acompanhando mais esta matéria de mensagem e estudo, saiba de uma coisa: Se você quiser crescer espiritualmente e adquirir a sabedoria e o discernimento de provém de Deus, você precisa passar um tempo a sós com o Senhor. Em meio à adoração, ao louvor, e à oração, e tenha a certeza de que Deus se revelará a você.

3) MOISÉS DUVIDOU DA AÇÃO DE DEUS: A dúvida de Moisés o impediu de experimentar a plenitude de Suas bênçãos. Assim como Moisés, cada um de nós já enfrentamos épocas em que não tivemos certeza do envolvimento de Deus em suas circunstâncias. Todos nós já imaginamos se poderíamos mesmo confiar no cumprimento de Suas promessas, bem como já questionamos os princípios cristãos que temos aplicado em nossa vida.

Deus nunca permite que enfrentamos um desafio, uma provação ou uma adversidade, sem que possamos apegar-nos a uma de Suas promessas. A falta de fé no poder de Deus geralmente nos leva ao cansaço e à ansiedade. A dúvida não permite que cumpramos a vontade divina, assim como nos afasta de experimentarmos a Sua bondade. Moisés não percebia isso, mas, no momento em que decidiu obedecer a Deus, deu o primeiro passo em direção a uma bênção eterna.

Para que nós possamos experimentar a bondade divina, é preciso colocar de lado as nossa dúvidas, depositando a nossa confiança no poder do Deus que tudo sabe, tudo pode e que nos ama e entende perfeitamente. Ele é um Deus que nunca nos deixará experimentar a derrota. ALELÚIA, GLÓRIA Á DEUS !!!

4) MOISÉS MOSTROU INADEQUAÇÃO: A palavra ‘INADEQUAÇÃO’, significa: ‘Falta de se adequar, falta de acomodação, ou falta de apropriação’. Uma das maiores desculpas de Moisés foi a de que ele não podia falar eloquentemente. Assim, ele argumentou que não podia levar a mensagem de Deus ao povo de Israel, e nem ir à presença do faraó.

Observe que em (Êxodo cap.4 vers.10) diz o seguinte: “Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua”.

A pessoa que acha que tem grande valor perante Deus engana a si mesma. Já quem reconhece que depende dele é quem é mais usado por Ele em grandes obras. Quando nos consideramos brilhantes, talentosos, e fortes, em geral confiamos pouco em Deus. Nossa mente se fixa no que conquistamos, e por isso, não buscamos a sabedoria do Senhor. O problema é que, quando dependemos somente de nossas próprias forças, podemos ser levados a duvidar ou a sentirmo-nos inseguros e ansiosos. Já a pessoa de coração humilde sabe que nada pode fazer sem Deus e que isso é o seu maior bem.

Moisés tremeu diante de seu desafio. Contudo, o poder de Deus foi muito maior que o desafio que Moisés estava enfrentando. Sendo assim, seja qual for a razão de seu sentimento de inadequação, é uma oportunidade que Deus tem para provar a Sua fidelidade por intermédio de você.

5) O MEDO DO FRACASSO: O medo do fracasso é um dos temores mais debilitantes e comuns que as pessoas têm. Muitas pessoas não conseguem prosseguir em sua carreira, em seus relacionamentos e em seus objetivos pessoais por medo do fracasso. Sem poder confiar no poder de Deus, essas pessoas olham para dentro de si, e vêem a sua limitação, e concluem que não existe esperança para elas.

Muitos têm mais medo de fracassar do que de morrer. É ceto dizer que é por esse motivo que tantos lutam para depender completamente da graça de Deus; eles temem que o Senhor permita que eles fracassem. Todavia, Deus nunca lhe dará uma direção e deixará tudo com você. O Altíssimo se envolve pessoalmente com cada aspecto de nossa vida. Como cristãos, temos acesso à sabedoria e à força do Todo-poderoso. Quando renunciamos ao orgulho, à dúvida ou ao temor, Deus trabalha em nossa vida para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos.


QUE DEUS TE ABENÇOE,

Nenhum comentário:

Postar um comentário