segunda-feira, agosto 22, 2011

Aprendendo Com as Aguias.

O QUE NOS DIZEM AS ÁGUIAS.

“Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim, só o SENHOR o guiou, e não havia com ele deus estranho”. (Deuteronômio cap.32 vers.11,12).

É possível que a imagem das grandes aves de rapina, como as águias, já tenha chamado sua atenção. Há séculos, elas são consideradas símbolos e emblemas de poder, valor, nobreza e excelência. Encontramos águias em inumeráveis escudos e bandeiras de nações, mas a Bíblia também as usa como exemplo, e, pelas múltiplas referências que faz a elas, vemos que Deus usa as águias como exemplo de Si mesmo como aquele que cuida, provê e protege o Seu povo.

Confira abaixo, 4 passagens bíblicas que fazem referência às águias:

“Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim”. (Êxodo cap.19 vers.4).
“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia: à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”. (Salmos cap.57 vers.1).
“Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas”. (Salmos cap.17 vers.8).
“Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas”. (Salmos cap.36 vers.7).

No livro de Ezequiel encontramos o profeta tendo uma visão de 4 seres viventes e um deles tinha rosto de águia. As diferentes faces de cada um dos seres: homem, leão, boi e águia, representam o domínio total de Deus sobre a Sua criação.

O apóstolo João viu esses 4 seres viventes, mas cada um com um só rosto. E é exatamente isso que nos mostra (Apocalipse cap.4 vers.7), observe: “O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando”.

A águia voando fala-nos de movimento, de renovação e ação espiritual. Podemos entender que o louvor e a adoração a Deus demandam renovação e ação contínua. A aplicação geral de tudo isso é que a águia aparece diante da própria presença de Deus, como símbolo dos crentes que estão diante dEle mediante o louvor e a adoração.

Observe que (Apocalipse cap.8 vers.13), nos mostra uma águia solitária pelo céu, anunciando a introdução dos 3 toques de trombeta como 3 “ais”. Vejam só: “Então, vi e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia em grande voz: Ai! Ai! Ai dos que moram na terram por causa das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar”.

A águia é uma ave solitária, pois vive em bandos. Os crentes “águias” vivem, por assim dizer, vidas solitárias. Afastam-se de muitas coisas e pessoas para se dedicarem ao serviço do Senhor, proclamendo o glorioso Evangelho da salvação.

O Evangelho é a boa notícia, mas às vezes as boas-novas vêm acompanhadas de “ais”, porque sabemos o que virá sobre aqueles que não querem crer. Quem maior do que nosso Senhor Jesus Cristo para que pensemos nEle como águia ??? Na cruz do Calvário, Ele abriu os Seus braços como asas para nos dar, a todos os que cremos, a salvação que inclui todos os benefícios dos quais a Bíblia fala.

Como Águia Maior, Jesus levantou-se na presença dos Seus discípulos no Monte das Oliveiras e para ali haverá de retornar. Observe que (Atos cap.1 vers.11), relata o que os anjos disseram: “...Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”.

As pessoas precisam receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador. É preciso ter a segurança de que, quando Ele voltar, elas estarão para sempre com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário