terça-feira, outubro 15, 2013

"DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO.


DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO.


"O Senhor Deus é o Rei que governa todas as nações.” (Salmos cap.22 vers.28).

“O Senhor Deus tem estabelecido o Seu trono nos céus, e o Seu reino domina sobre tudo.” (Salmos cap.103 vers.19).


O que importa não é saber a força e a velocidade do vento. Na verdade, o importante é que a sua alma precisa permanecer firme e ancorada na verdade, na justiça, e na confiança das Suas obras.

Quando uma pessoa se torna capaz de enfrentar fortes e velozes obstáculos com a certeza de que é Deus quem está controlando a força e a velocidade de um determinado tipo de obstáculo, automaticamente a pessoa pode começar a sentir uma incrível sensação de um poder e de uma segurança inexplicável que vem de dentro do coração dela.

Salmos cap.22, mostra um hino de louvor que foi escrito por um homem que mesmo muito doente e a beira da morte, estava sendo perseguido por inimigos cruéis. Para quem não sabe, Salmos cap.22 pode ser dividido em partes, onde em cada uma das partes consta um pedido diferenciado de ajuda, porém, todas as partes são concluídas com afirmações de fé e louvor á Deus (como uma forma de agradecimento). Logo abaixo está uma pequena explicação personalizada para que você entenda melhor. Observem:

1ª Parte: Nos versículos 1 á 21, o salmista meio que divide o assunto em 3 partes, onde em cada uma das partes consta um pedido diferenciado de ajuda que vem seguido de uma afirmação onde a fé e o louvor se juntam !!!

2ª Parte: Nos versículos 22 á 31, o salmista promete louvar á Deus em pleno culto público, onde o mesmo também oferece sacrifícios de gratidão ao Templo !!!

3ª Parte: Nos versículos 27 á 31, o salmista termina afirmando que somente o Deus de Israel é capaz de dominar o mundo inteiro. Observe que nos (vers.30,31) o salmista termina o seu discurso de uma forma profética totalmente idêntica aos nossos dias atuais sobre a breve volta de Cristo. O salmista diz o seguinte: “As pessoas dos tempos futuros servirão á Deus, e também irão falar Dele para todas ás futuras gerações seguintes. Até mesmo aqueles que ainda não nasceram ouvirão falar das coisas que Ele fez: “Deus salvou todo o Seu povo !”

Se você observar com atenção todo o contexto envolvendo não somente o salmista, mas também todas as situações desagradáveis que ele passou, você poderá aprender uma excelente lição que fala sobre os altos e baixos que acontecem durante a nossa vida na terra, onde este equilíbrio faz com que muitos sucessos surjam ao longo dos desafios aterradores. Observe que em (Salmos cap.103 vrs.19), Davi (que também era salmista), aprendeu a mesma lição em meio aos altos e baixos da sua vida. Porém, á atitude foi bem semelhante á do salmista de (Salmos cap.22), pois em meio ás tempestades Davi louvava e clamava á Deus dizendo: “O Senhor Deus tem estabelecido o Seu trono nos céus, e o Seu reino possui total domínio sobre tudo.” (Salmos cap.103 vers.19).

Vale á pena lembrar que Davi era o rei mais amado de Israel, pois ele tinha grande humildade e submissão ao Deus que se assenta no trono celestial, ou seja, Davi sempre esteve ciente de que o Único superior á ele era apenas o Senhor de toda a criação.

Já que também estou falando de Davi, uma outra observação importante é a de que Davi também sempre apresentava um aspecto vital do caráter de Deus, confirmando a Sua soberania absoluta sobre todas as nações. Vale apena lembrar que a palavra soberania é usada para apresentar um tipo de governo autoritário, onde somente este governo é que pode ter controle absoluto e supremo sobre uma nação ou até mesmo sobre um universo inteiro, ou seja, apenas Deus é que possui controle absoluto sobre cada ser humano, pois somente Ele é totalmente poderoso, onisciente, e onipresente.

Infelizmente, muitas pessoas, religiões, seitas, filosofias, ideologias, etc, etc, etc, negam a existência de Deus ou simplesmente tentam isentá-lo de responsabilidade quando certas situações ruins acontecem. Efetivamente, mesmo aqueles que buscam defender á Deus costumam dizer coisas do tipo: “Ele existe, porém, jamais permitiria isso. Pois esta situação aconteceu sem o Seu consentimento !!!” É preciso saber que estes tipos de pessoas sequer entendem que automaticamente elas mesmas estão insultando e rejeitando a completa soberania divina sobre todos os aspectos da vida, ou seja, estão negligenciando e tropeçando na soberania de Deus.

Neste ano de 2013, um dos grandes problemas encontrados em muitas igrejas, é o fato delas estarem cheias de pessoas e de ministros que não entenderem a Palavra de Deus da maneira como se deve entender. Até a volta de Cristo, a Palavra de Deus sempre foi e sempre será o maior e melhor manual de comportamento humano do mundo, pois a Bíblia com total nitidez ensina tudo sobre o controle de Deus sobre a criação. Neste ano de 2013, não somente do lado de fora, como também do lado de dentro das igrejas, muitas pessoas estão tentando mudar as Sagradas Escrituras com falsos mandamentos e ideias consideradas totalmente antibíblicas e sem fundamento. Estão tentando mudar os verdadeiros mandamentos bíblicos para que sejam incluídas novas regras e novos mandamentos nos quais permitem com que as pessoas tomem a decisão de achar que Deus deve ser substituído e punido com uma justiça rigorosa feita pelas mãos das próprias pessoas.

Muitos “cristãos” que se encontram espalhandos por pela sociedade apresentam vários tipos de ideias de boa sorte e destino, só que você há de concordar comigo que estes tipos de “cristãos” podem ser considerados como “cristãos que não entendem absolutamente nada de Bíblia”. Primeiramente é preciso aprender que Deus não tem nada a ver com sorte, mas sim com bênçãos. A pessoa substitui a soberania de Deus por algum tipo de sorte ou metáfora. Com isso, a própria pessoa está meramente querendo dizer que não existe um plano e nem ordem no universo, e que todos os seres humanos são vítimas de circunstâncias. Se este realmente fosse o caso, então eu e você seríamos felizes apenas algumas vezes, porque durante a maior parte do tempo seríamos pessoas insatisfeitas nas quais temem o futuro á todo instante.

Deus não quer que vivamos segundo a vontade das leis dos homens, mas sim segundo ás Suas próprias leis inclusas sobre a Sua própria Palavra. Deus não quer que vivamos de forma desobediente, pois a desobediência gera sofrimentos durante e após á vida na terra. Portanto, é preciso entender que é Deus que está no controle absoluto de cada evento que acontece em nossa vida, portanto, o ser humano não precisa alterar regras, mandamentos, e ensinamentos lançados sobre a Bíblia Sagrada, pois a Palavra de Deus é viva e eficaz em qualquer tipo de situação.

“No princípio, Deus criou os céus e a terra.” (Gênesis cap.1 vers.1).

Se você estudar (Gênesis cap.1 e 2) de uma forma bem personalizada, você poderá chegar ás seguintes conclusões:

Em 1ª lugar): “Deus criou tudo o que existe á partir do nada !!!”

Em 2ª lugar): “Em seguida, Deus colocou tudo no lugar certo, ou seja, os planetas, o espaço, as galáxias, o sistema solar, a gravidade, o tempo, o espaço, e também todos os fragmentos de matérias que até hoje se encontram no universo !!!”.

CONCLUSÃO: “Se Deus colocou tudo isso em seu devido lugar, Ele é muito mais do que capaz de sustentar a criação Dele por toda a eternidade !!!”

O Antigo Testamento revela o absoluto controle de Deus sobre tudo, ou seja, o controle divino tanto sobre a natureza, como também sobre todas as nações e pessoas do mundo (incluindo os incrédulos) !!!

SOMENTE DEUS CONHECE A NOSSA VERDADEIRA ESTRUTURA: “Pois Deus sabe de qual maneira nós fomos feitos; lembra-se que somos pó. A nossa vida é semelhante á uma simples planta que nasce, e que depois cresce e floresce; até que o vento chega e faz com que a planta desapareça para que ninguém mais á veja.” (Salmos cap.103 vers.14,15,16).

O domínio Dele sobre a natureza também é ressaltado em (Salmos cap.135 vers.6,7) que diz: “Deus pode fazer tudo aquilo que Ele quiser fazer, tanto na terra como também nos oceanos. É dos fins da terra que Ele traz as nuvens, produz relâmpagos para as tempestades, e faz com que o vento saia e se espalhe por toda a terra e sobre todas as Suas criações.”

“O Senhor Deus pode devastar nações inteiras e destruir poderosos reis e impérios. O Senhor Deus defenderá o povo de Israel, pois Ele possui compaixão de todos os seus verdadeiros servos. Por isso, louvem á Deus todos os sacerdotes e levitas. Louvem á Deus todos aqueles que verdadeiramente temem o Seu Santo nome”. (Salmos cap.135 vers.10,14,19,20).

“Cristo é a única chave capaz de abrir todos os tesouros que se encontram escondidos no conhecimento e na sabedoria que vem de Deus.” (Colossenses cap.2 vers.3).

“Foi por meio de Cristo que Deus tudo criou no céu e na terra. Foi Deus que criou todas as coisas visíveis e invisíveis. Deus também criou todos os tipos de poderes sobrenaturais, as forças, os governos e as autoridades. Foi por meio Dele e para Ele que Deus criou todo o Universo. Cristo é a criação visível de um Criador que é invisível. Cristo é superior a todas as outras coisas que foram criadas por Deus.” (Colossenses cap.1 vers.16,15).

Neste ano de 2013, se já não basta-se o recente banho de sangue ocorrido sobre o Egito, o presidente norte americano, Barack Obama, atualmente resolveu anunciar uma guerra militar contra o governo da Síria (que é aliada á Russia), devido ao uso não autorizado de armas químicas usadas durante um ataque realizado no último dia 21 de agosto, onde calcula-se a morte de cerca de 1.500 pessoas. Vale lembrar que no decorrer deste ano, Deus tem chamado homens e mulheres ao verdadeiro arrependimento. O principal propósito da 6ª trombeta do Apocalipse, é dar aos homens uma chance de arrependimento antes que a sétima e última trombeta apareça. Todas as tragédias que vemos do longo destes nossos dias atuais não são frutos do acaso, e muito menos são desastres naturais. São as trombetas de Deus chamando o restante da humanidade para o arrependimento. Nem mesmo os juízos mais severos podem produzir o arrependimento dos ímpios. Na 6ª Trombeta, o juízo e a ira de Deus se misturam com a misericórdia Dele. Atualmente, Deus vem impondo limites nos quais não podem ser ultrapassados. O motivo do sofrimento de uma terça parte dos homens mostra que é Deus que está no controle de tudo, mesmo quando os agentes do juízo estão em ação.

“Após o sexto anjo tocar a sexta trombeta, ouviu-se uma voz que vinha dos quatro cantos do altar de ouro que estava diante de Deus. E aconteceu que o sexto anjo ordenou: “- Solte os quatro anjos que estão presos próximo ao rio Eufrates !”. “E eis que após esta ordem os quatro anjos foram soltos. E eles estavam totalmente preparados para o grande momento, a fim de matar uma terça parte da humanidade” (Apocalipse cap.9 vers.13,14,15).

“Então o sétimo anjo tocou a última trombeta, e logo após uma forte voz que vinha do céu dizia: – O poder para governar o mundo pertence á Deus, o nosso Senhor, e ao Messias que Ele escolheu. E Deus reinará para todo o sempre !” (Apocalipse cap.11 vers.15).

Desde o velho testamento, Deus tem exercido a Sua própria soberania até mesmo sobre aquelas pessoas que não creem Nele. É preciso entender que Deus pode reinar até mesmo na vida de alguém que não é cristão. Em (Daniel cap.4) o rei Nabucodonosor elogiava somente a si mesmo pelo que Deus lhe havia permitido conquistar. No entanto, quando Deus ouviu a vanglória daquele rei, Ele tomou providências imediatas. Observe que (Daniel cap.4 vers.,29,30,31,32,33) conta o seguinte:

Nabucodonosor se próprio vangloriando: (vers.29,30) “...e aconteceu que, enquanto o rei Nabucodonosor passeava pelo terraço do seu palácio na cidade da Babilônia, o rei mencionou o seguinte: – Como é grande a cida de da Babilônia ! Foi através do meu grande poder que eu construí esta cidade, para que ela fosse a capital do meu próprio reino, a fim de mostrar a minha grandeza e a minha glória á todas as pessoas.”

Ao ouvir o discurso de Nabucodonosor, Deus lhe enviou a seguinte resposta sobre sentença: (vers.31,32) “... – Preste atenção, Nabucodonosor ! A partir de agora este reino não lhe pertence mais. Você estará sendo expulso do meio dos outros seres humanos, ficará morando junto com os animais selvagens, e comerá capim junto com os bois. Isso durará 7 anos até que você reconheça que Eu sou o Deus Altíssimo, capaz de dominar todos os reinos do mundo...”

Nabucodonosor começa a cumprir sua sentença: (vers.32) “E foi naquele mesmo instante que o rei Nabucodonosor começou a cumprir sua sentença. Ele foi expulso do meio dos seres humanos e passou a comer capim junto com os bois. Dormia ao ar livre e ficava molhado pelo sereno. Os seus cabelos cresceram tanto que mais pareciam penas de águia, e as suas unhas cresceram tanto, que mais pareciam guarras de um grande gavião.”

Repare que Deus humilhou o poderoso rei Nabucodonosor, até que ele mesmo para-se de se endeusar, e começa-se a reconhecer que o somente o verdadeiro e único Deus é que podia ter absoluto domínio sobre todos os reinos dos homens. Depois de Nabucodonosor ter passado por uma humilhante experiência, ele mesmo acabou se rendendo á honra e ao louvor á Deus (o Rei dos céus e da terra). Mesmo sendo considerado um governante incrédulo de uma poderosa nação, ele teve que entender que o o seu poder vinha somente de Deus, e não dele mesmo.

Entenda que Deus está no controle de tudo, portanto, é somente através Dele que podemos encontrar a verdadeira paz e as verdadeiras promessas. Deus jamais se distancia das pessoas, na verdade, são as próprias pessoas que se distanciam de Deus através de suas próprias atitudes e decisões pecaminosas. Entenda que enquanto estivermos na Sua presença, Deus jamais vai deixar de cuidar de nós, de nos proteger, de observar-nos, e de importar-se conosco. Deus é infinitamente soberano, somente Ele é que conhece todas as coisas, e Ele sabe exatamente do que eu e você precisamos hoje e amanhã.

A infinita soberania de Deus faz com que Ele opere em qualquer lugar e em qualquer circunstância presente em nossas vidas, e isso Ele faz gratuitamente para o nosso próprio bem.

Neste exato momento, muitos de vocês estão passando por situações muito dolorosas, difíceis, e até mesmo aparentemente impossíveis de entender, mas saiba que Deus pode exatamente usar estas situações agradáveis para fazer com que o Seu propósito seja concluído. Lembre-se que é exatamente o desconforto que torna você ainda mais experiente, e quanto maior o desconforto maior será a experiência, e quanto maior for a experiência maior será o testemunho de vitória, ou seja, de uma maneira ou de outra no final das contas o nome de Deus acaba sendo exaltado. Observe que em (Romanos cap.8 vers.28) Paulo diz o seguinte: “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que verdadeiramente amam á Deus, e daqueles que são chamados por Seu decreto.”

Deus nunca perdeu e jamais perderá o controle sobre Suas próprias criações. Também é preciso entender que muitas situações de desconforto acabam acontecendo por causa de nossas próprias decisões e atitudes completamente idiotas devido a falta de sabedoria e discernimento, e não porque foi Deus que permitiu que isso acontece-se. Saiba que Deus não pode em hipótese alguma ser diretamente considerado como culpado pelas situações desagradáveis que acontecem na sua vida e até mesmo no seu ministério, pois na verdade o verdadeiro culpado é você mesmo !!!

"O Senhor Deus é o Rei que governa todas as nações.” (Salmos cap.22 vers.28).

É precisos saber que a esperança, a fé, a confiança, e as obras, nos permitem continuar seguindo em direção ao futuro com ousadia, porque eu e você como líderes ministeriais, sabemos que Deus sempre estará mil passos á nossa frente, para que o nosso futuro possa estar sempre protegido e também para que novas portas e novas oportunidades estejam abertas antes de chegarmos lá. Observe que em (Sofonias cap.3 vers.17) nos ensina a cantar o seguinte verso: “Pois o Senhor Deus está com vocês. Ele é poderoso para nos salvar. Deus ficará contente com vocês, e por causa do Seu infinito amor Ele nos dará uma nova vida em glória. Todos nós cantaremos e nos alegraremos em uma grande festa que jamais se acabará.”

Entenda que a sua vida só começará a mudar á partir do momento em que você começar a aceitar o fato de que é Deus que está no controle completo deste mundo e de tudo o que á nele. Tenho certeza que a partir deste instante a sua vida mudará para sempre !!!

A) DEUS É ONISCIENTE: Somente Ele é capaz de responder ás perguntas mais difíceis, e de mostrar a melhor saída !!!

B) DEUS É ONIPOTENTE: Semente Ele possui força suficiente para vencer qualquer obstáculo, seja no mundo físico, psicológico, ou mundo espiritual !!!

C) DEUS É ONIPRESENTE: Não importa o lugar em que você esteja, Deus estará com você !!!

Não importa o tipo da dor, da provação, ou da tragédia. Você sempre encontrará o seu Pai em seu caminho, portanto, regozije-se, pois o seu Pai está trabalhando pelo seu bem, não importa o que acontece !!!

“Por isso tenhamos confiança para que possamos chegar perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Pois ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.” (Hebreus cap.4 vers.16).

“Toda pessoa que obedecer aos mandamentos de Deus viverá unido com Ele para sempre...” (1 João cap.3 vers.24).

Deus não está interessado em produzir uma geração de cristãos fracos. Na verdade, Ele usa as provações como uma forma de treinamento para Seus soldados estejam cada vez mais robustos e de caráter forte para Jesus Cristo. Se na sua vida não houvesse perseguições e provações, então você jamais teria aprendido alguma coisa !!!

Deus está no controle. Portanto levante-se, alegre-se, louve, exalte, examine, e tome posse daquilo que Deus preparou para você !!!


QUE DEUS TE ABENÇOE...

Ministério de Aperfeiçoamento á Pastores e Líderes
A vida é feita de movimentos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário