sexta-feira, novembro 16, 2012

“SE TU ESTIVESSES AQUI...” PARTE 1


“SE TU ESTIVESSES AQUI...” PARTE 1


“Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” Jo 11:20,21.


A série que ora inicio retrata um dos momentos mais dramáticos da vida: a morte de um ente querido. Nossa capacidade para assimilar, resignadamente, perdas de um familiar, depende, sobretudo, da graça de Deus. O elemento sobrenatural, por sua vez, só tem sua aplicação à nossa vida quando entendemos os desígnios de Deus, exarados nas Sagradas Letras.
Isto posto, mergulhemos na história de Lázaro, Marta e Maria. Uma família que abria a porta de sua casa para hospedar Jesus, e ali realizar cultos domésticos.

O CENÁRIO GEOGRÁFICO

BETÂNIA
Uma palavra grega Béthania, de origem hebraica bét nîyyah contração de bét nanîyah e que significa a casa de Ananias.
1 1) - Era uma aldeia perto de Jerusalém, onde é hoje a moderna Azaryeh no sopé do lado Leste do Monte das Oliveiras, cerca de 3 Km da Jerusalém romana: - “Ora Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios” Jo 11:18.
Esta é a Jerusalém do Monte Sião, cerca de 6 Km da moderna cidade: - “Depois afastou-Se deles saiu da cidade e foi para Betânia, onde pernoitou” Mt.21:17.
- “Chegaram a Jerusalém, Jesus entrou no templo e, depois de ter examinado tudo quanto O rodeava, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze” Mc 11:11.
Betânia era onde viviam Lázaro e suas irmãs e onde tinham a sua casa : - “Estava então doente um certo homem, Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta” Jo 11:1.
“Externamente era como muitas outras; entretanto, para o Senhor Jesus era muito especial, porque ali moravam Marta, Maria e Lázaro, seus amigos.” http://www.aguasvivas.ws

SIGNIFICADO DE BETÂNIA POR EFEITO SEMÂNTICO

“Betânia significa “Casa de canção” e também “Casa de aflição”. Contraditório? Não, Betânia são ambas as coisas. Ali foram vividos momentos sublimes, como a experiência da ressurreição e a unção de Maria; e também de grande tristeza, como a morte do amigo, e a aversão conseguinte dos religiosos.
Diz-nos que hoje Betânia é uma aldeia arruinada e pobre chamada «el-Azariyeh», ou «Lazariyeh» (o povo de Lázaro).” www.aguasvivas.ws
Há umas divergências sobre o lugar de Betânia: - “Ao aproximar-se de Betfagé, de Betânia, junto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos Seus discípulos...” Lc 19:29.
- “Estando próximos de Jeruasalém, perto de Betfagé e de Betânia, junto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos Seus discípulos” Mc 11:1.
Lucas situa a Ascensão no caminho de Betânia: - “Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-Se deles e elevava-Se ao Céu” Lc 24:50.
Todavia é mais provável que o cimo do Monte, onde construíram a Igreja da Ascensão, seja o lugar próprio da Ascensão.
2) João fala numa Betânia para lá do Jordão: - “Isto passou-se em Betânia, do outro lado do Jordão” Jo 1:28.
Não se trata aqui de Betânia vizinha de Jerusalém, mas duma povoação que ficava fora da Terra Santa, na margem oriental do Jordão.
Uma leitura diferente dos manuscritos fala em Betabara; mas também não é mencionada em parte alguma, e os críticos preferem este nome de Betânia.
As palavras de Marta e Maria, irmãs de Lázaro, sepultado há quatro dias, mostra o quanto criam e dependiam de Jesus, “o Amigo mais chegado que um irmão”.
O sofrimento de ambas retratava – ironia do destino? – o significado de um dos nomes da pequena Aldeia onde moravam: BETÂNIA, CASA DA AFLIÇÃO. E a aflição gradativamente foi aumentando, face o agravamento do quadro clínico do irmão Lázaro.
'Afinal, onde é que Jesus está? Ele não é nosso amigo? Tantas vezes não O temos recebido em nossa casa? Será que justo nesta hora que mais precisamos Ele se esqueceu de nós e resolveu dar atenção a outras pessoas?'
Imagino que o drama das duas irmãs de Lázaro agravava-se ao ouvir os críticos, os céticos e os escarnecedores.
De repente, ouve-se um grito: ‘Lázaro morreu!’ Era o grito de quem queria expressar as seguintes palavras: ‘Tarde demais! Não adianta porque já não tem mais jeito’.
Entre as irmãs, os olhares de desespero e decepção. Palavras começam a ser trocadas entre si. ‘Não precisa vir mais nos amparar, pois, afinal, LÁZARO – cujo nome significa AMPARADO POR DEUS, já não precisa mais ser socorrido. Há “se tu estivesses aqui?!” Não estaríamos sofrendo e nem gemendo; não estaríamos chorando e nem lamentando. Agora “já cheira mal”!’
E por cheirar mal é que o PERFUME DA VIDA precisava entrar naquele cenário e transformar a atmosfera fúnebre, lúgubre e mal cheirosa. Em lugares onde impera o mal cheiro, é preciso uma intervenção eficaz que mude o ambiente. E onde o mal cheiro exala morte, somente o PERFUME DA VIDA – JESUS, pode erradicá-lo.
Por outro lado, se Ele houvesse chegado antes, Marta e Maria não O glorificariam pela ressurreição de Lázaro. Imagine a repercussão do caso de Lázaro? Nenhuma! Quem sabe alguém comentaria: ‘ouvi falar que Jesus entrou na casa de Lázaro e o curou de febre ou de uma infecção’. Quem se interessaria em atentar para algo pouco provável? A gravidade da morte é contraposta à grandiosidade do poder de Deus!
Os problemas da vida são, em si mesmos, momentos nos quais somos desafiados a clamar pela ação de Deus. Nos sentimos impotentes, incapazes e limitados para, por nós mesmos, equacionarmos problemas só contestados para Quem nada é impossível. Não foi sem razão que Marta e Maria pediram para que alguém fosse buscar o Mestre.
Observe que o título de Mestre, aplicado à pessoa de Jesus, indica que, para àquela família, todas as vezes que percalços e adversidades sobressaltavam suas vidas, Jesus apresentava-lhes soluções práticas.
Conhecê-LO como Mestre é fundamental para que aprendamos a lidar com o sinistro. Ele é Onisciente. Ele conhece passado, presente e futuro. Nada é novo sob o sol para Ele. Portanto, invocá-lo no dia da angústia é certeza de ser, no mínimo, consolado por sua augusta presença. Glória a Deus!
E aí, tá ligado?! Daqui a pouco estou de volta...

O REI ESTÁ VOLTANDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário