quinta-feira, novembro 15, 2012

"PORQUE PRECISAMOS DAS TRIBULAÇÕES ???


PORQUE PRECISAMOS DAS TRIBULAÇÕES ???


“Então o rei Nabucodonosor se ajoelhou diante de Daniel, e encostou o rosto no chão, e depois ordenou que fossem apresentados a Daniel sacrifícios e incenso. Ele disse a Daniel: – O Deus que vocês adoram é, de fato, o mais poderoso de todos os deuses e é o Senhor de todos os reis. Eu sei que é Ele quem explica mistérios, pois você me explicou este sonho misterioso. Em seguida, o rei colocou Daniel como alta autoridade do reino e lhe deu também muitos presentes de valor. Ele pôs Daniel como governador da província da Babilônia e o fez chefe de todos os sábios do país. A pedido de Daniel, o rei pôs Sadraque, Mesaque e Abede-Nego como administradores da província da Babilônia; mas Daniel ficou na corte real”. (Daniel cap.2 vers.46,47,48,49).

Por que Deus permite sofrermos com tantas tribulações ???
Por que eu e você enfrentamos tantas adversidades e tantas dores ???.
Será que realmente existe uma resposta afirmativa para que possamos entender ???

Resposta nª1: Porque a tribulação pode ser considerada como uma espécie de disciplina imposta por Deus. Quando nós não estamos caminhando com Ele da maneira como deveríamos caminhar, Deus nos proporciona circunstâncias que foram projetadas para nos levar de volta a real presença dEle !!!

Resposta nª2: Sofremos simplesmente porque vivemos em um mundo cheio de pecados, sofrimentos, amarguras, e traições em geral !!!

Resposta nª3: Deus nos permite sofrer para beneficiar outros que estão ao nosso redor. A tribulação nos faz ter a certeza de que Deus está sempre pronto para nos ajudar !!!

No segundo ano do cativeiro de Daniel (603 a.C.), o rei Nabucodonosor teve um sonho. Ele não apenas queria alguém que pudesse interpretar seu sonho, como também exigia que tal indivíduo adivinhasse do que constava aquele sonho. Ninguém havia conseguido o feito até que Daniel e seus três amigos buscaram o Senhor em oração. Então, Daniel disse a Nabucodonosor o que ele havia visto: uma estátua de um homem com uma cabeça de ouro. A estátua significava, em poucas palavras, uma figura do futuro do mundo. Nabucodonosor representava a cabeça de ouro (O Império Babilônio).

Observe que no (vers.47) Daniel revela e explica o sonho, fazendo com que Nabucodonosor entende-se parte da abrangência do que aquilo indicava, tanto é que o próprio Nabucodonosor declarou: “- O Deus que vocês adoram é, de fato, o mais poderoso de todos os deuses e é o Senhor de todos os reis”. Mesmo assim, com o tempo, Nabucodonosor se esqueceu daquele fato, afinal o que ele queria era fazer uma estátua de ouro com aproximadamente 30 metros, e assim fazer com que todos os homens do reino se ajoelhassem diante dela e a adorassem.

Daniel tinha 3 amigos que se chamavam: Ananias, Misael e Azarias, nos quais nenhum deles aceitavam adorar a estátua de ouro daquele rei. Seus nomes babilônios eram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Isso fez com que estes 3 amigos de Daniel ficassem sob diversas acusações diante do rei.

Observe que em (Daniel cap.3 vers.14), Nabucodonosor perguntou aos três amigos de Daniel: “- É verdade que vocês não prestam culto ao meu deus, nem adoram a estátua de ouro que eu mandei fazer?”

Agora, observe que no (vers.15), Nabucodonosor diz á eles: “...vocês serão jogados na mesma hora numa fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar?. Observe que foi exatamente neste ponto em que Nabucodonosor considerou-se Deus a si mesmo.

Agora, observe nos (vers.16,17,18) qual foi a resposta que os 3 homens deram á Nabucodonosor: “- Ó rei, nós vamos nos defender. Pois, se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, Ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, ó rei. E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer !!!”

Para você que está acompanhando mais esta matéria para mensagem e estudo bíblico, é preciso que você e seu ministério entendam uma coisa: “Quando Deus lhe traz problemas e dificuldades, nem sempre é porque você fez alguma coisa errada, ou por causa das circunstâncias normais envolvidas pelo fato de você viver em um mundo perdido que está amaldiçoado pelo pecado. Às vezes Deus quer dizer alguma coisa para àqueles que estão ao seu redor, e Ele quer usar você para transmitir a mensagem dEle !!!”

Observe que foi exatamente isso que Deus fez com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E olha que isso não foi uma experiência agradável para eles.

A situação estava tão agravante, que o próprio Deus entrou com uma espécie de “disputa” com o rei Nabucodonosor. O que Deus queria fazer era deixar bem claro qual era a extensão de Seu poder, soberania, bondade e graça.

Para você que está acompanhando mais esta matéria para mensagens e estudo bíblico, é preciso que você e seu ministério entendam uma coisa: “É bem possível que algumas coisas que você está enfrentando agora tenham menos a ver com você do que com as pessoas ao seu redor. A intenção dEle é fazer com que você cresça. Pois Deus pode ter escolhido você como um veículo para alcançar outras pessoas nas quais muitas delas você ainda nem conhece, mas que na verdade estarão esperando por você !!!”

Quando Deus lhe traz problemas e dificuldades, nem sempre é porque você fez alguma coisa errada, ou por causa das circunstâncias normais envolvidas em se viver num mundo perdido que está amaldiçoado pelo pecado !!!

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, tinham grande consideração e respeito por Deus, e isso permitia que Deus os usasse. Eles honraram a Palavra de Deus e os Seus caminhos, e também O respeitaram e O serviram. As pessoas do mundo podem considerar muitas outras grandes coisas que lhe são oferecidas, mas os crentes precisam considerar Deus como o grande Senhor de suas vidas.

Continuando: Observe que no (vers.19 á 21) ainda diz: “...Nabucodonosor ficou furioso com os três jovens e, vermelho de raiva, mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume. Depois, mandou que os seus soldados mais fortes amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os jogassem na fornalha. Os três jovens se encontravam completamente vestidos com os seus mantos, capas, chapéus e todas as outras roupas, foram amarrados e jogados na fornalha”.

Agora, vejam que nos (vers.24,25), Nabucodonosor ficou impressionado quando viu que o verdadeiro Deus estava fazendo na frente dele: “De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: – Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? ... Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? ... Eles estão passeando lá dentro sem sofrerem nada...” Vale lembrar que na verdade, o quarto homem no qual Nabucodonosor se referia, se tratava de um anjo enviado por Deus !!!

Agora, observe que no (vers.26), aquilo que Deus estava fazendo naquele momento representava uma prova tão real, que o próprio Nabucodonosor se aproximou da fornalha e gritou: “- Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham para cá!”

Agora, vejam o que aconteceu depois: (vers.27), “Os três saíram da fornalha, e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles..”

Servir a Deus não é algo que vem com a garantia de que sobreviveremos a todas as adversidades e sairemos ilesos. Significa que estamos à disposição dEle, e que Ele pode fazer conosco aquilo que desejar. No caso de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, Deus lhes deu libertação.

Nunca sabemos se o plano de Deus é trazer glória a Seu nome através de nosso martírio ou através de nossa libertação.

Eu e você somos servos do Deus vivo. Isso significa que somos instrumentos para sermos usados por Ele. Estamos à disposição dEle. E devemos pensar sobre nós mesmos, não como se fossemos uma jóia de valor inestimável, mas como verdadeiros instrumentos nos quais Deus pode utilizar para as obras que Ele quer realizar. Você não pode dar mais a Deus do que Ele a você. Deus nunca toma nada que Ele não substitua muitas vezes mais. Deus sempre retribui em dobro !!!

Os três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, saíram do meio do fogo totalmente ilesos, sem nenhum arranhão. O fogo não teve efeito algum sobre eles. Os cabelos deles não estavam queimados, suas roupas não estavam danificadas, e o cheiro do fogo não se apegou a eles. Deus havia escolhido protegê-los por intermédio de um anjo enviado por Ele, para que os 3 fossem totalmente protegidos, e á partir dali ficasse registrado a Sua verdadeira e gloriósa presença. Nabucodonosor precisava ver com seus próprios olhos que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, era muito mais do que real e verdadeiro.

O mundo foi forçado a levar Deus em consideração por causa dos três jovens judeus que resolveram adorar apenas a Ele.

Observe que no (vers.29), depois que o rei Nabucodonosor provou o venêno da sua própria língua, ele mesmo disse: “Por isso, ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este.”

Para você que continua acompanhando esta matéria de mensagem e estudo bíblico, entenda uma coisa: Às vezes, Deus deseja demonstrar Sua grandeza e poder, e Ele está buscando pessoas que estejam dispostas a caminhar com Ele pelo meio de fornalhas ardentes. Talvez você esteja nessa fornalha simplesmente agora, ou amanhã, ou daqui á alguns mêses, ou á daqui á um ano. Fornalhas são lugares amedrontadores, e você precisa se lembrar de que Deus é tão capaz de libertar você da fornalha quanto em meio a ela. A decisão é dEle. Para isso, você precisa ter fé !!!

Agora, para terminar esta matéria, vamos observar o (vers.30) diz que depois de tudo o que aconteceu: “... o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia”.

Essa experiência foi um dos três principais “eventos de Deus” na vida de Nabucodonosor que fizeram do primeiro rei dos tempos dos gentios um adorador de Javé.

Se você e eu sempre estivermos dispostos a colocar Deus em primeiro lugar, então aqueles que estão ao nosso redor também poderão vê-lO. Eles verão como eu e você confiamos nEle nos momentos de dificuldades. Deus vai fazer maravilhas e nossa vidas !!!

É extamente por isso que precisamos das tribulações. Porque são através delas que podemos ver o agir da proteção de Deus em nossas vidas, e isto também incluí o justo merecimento para a nossa Salvação.


QUE DEUS TE ABENÇOE...Leandro Borges
Leandro Borges
materiasparamensagens@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário