sábado, setembro 01, 2012

"COMO O CRISTÃO DEVE RESISTIR AO DIABO"




COMO O CRISTÃO DEVE RESISTIR AO DIABO ???


“Transforme os seus erros em lições, não em fracassos !”


“Peça perdão, assuma teu erro, seja humilde, e Deus te engrandecerá !”


“Quando alguns problemas parecem difíceis de resolver, vale a pena deixar que Deus os resolva. Ele é justo e não falha !”



“Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno”. (Efésios cap.6 vers.11,12,16).

Perguntas: Como o cristão deve resistir ao diabo ??? Como combater os ataques do diabo ???
Resposta: Levando sempre a fé como escudo, para que possam se proteger de todos os ataques do diabo, que é o nosso acusador !!!

Observando melhor a passagem de (Efésios cap.6) no começo da matéria e também nas outras duas matérias anteriores, percebemos que o apóstolo Paulo não está falando de nenhum tipo de “escudo da convicção”, porque nós já fomos lembrados de nossa crença quando colocamos o cinto da verdade, a couraça da justiça, e os sapatos da preparação para o evengelho da paz. Esta é a nossa convicção a respeito do que Cristo é para todos nós.

Mas a fé é mais que isso, e é muito importante que a enxerguemos assim. Fé significa agir segundo a convicção em Cristo que é para nós o cinto da verdade, a couraça da justiça, e os sapatos do evangelho da paz. A fé é uma decisão, uma ação, e uma resolução alicerçada na convicção no qual aceitamos esses 3 domínios: Decisão (Verdade), Ação (Justiça), e Convicção (Paz) !!!

Abaixo, vamos aprender o segnifica destas 3 coisas:

1ª – VERDADE: Fé significa dizer, “Sim, eu creio que Cristo é a verdade. Ele é a minha justiça, Ele é a minha paz, e sobre esta base, agora eu exercito minhas convicções no domínio das minhas decisões e comportamentos”. Fé significa exercitar as implicações da convicção. Convicção é generalizar, fé é particularizar. Pela fé tomamos a verdade geral e aplicamos a uma situação específica. Nós podemos dizer, “Porque eu creio que isto é verdade, vou agir assim !!!”. Este sim é o escudo da fé.

O cristão precisa aprender a apropriar-se do escudo da fé quando as dúvidas surgirem !!! Cristo é a verdade, Ele é a revelação básica da realidade. Ele demonstrou a verdade. Como resultado da sua própria convicção sobre a verdade, o cristão não pode aceitar o pensamento de que o cristianismo é uma farsa. O cristão deve se comprometer-se com Cristo, porque ele foi convencido de que somente Cristo demonstra a verdade total, e nisto é preciso estar firmado. Como resultado de uma convicção sobre a verdade, o cristão deve rejeitar as insinuações vindas do diabo.

O cristão jamais deve esquecer que Cristo é a verdade. O problema é que muitas pessoas ficam tão acostumadas a crer em seus próprios sentimentos, como se estes sentimentos fossem fatos que nunca foram examinados, e nem questionados sobre o seus sentimentos. A própria pessoa é derrotada porque ela mesma aceitou seus sentimentos como fatos. Na verdade o que deve acontecer é exatamente o contrário disso, ou seja, a pessoa deve aceitar a verdade de Deus como fato e considerar seus próprios sentimentos como duvidosos, porque os sentimentos vêm e vão (são passageiros).


2ª – JUSTIÇA: Ao invés do cristão agir com base em seus próprios sentimentos, é preciso que ele venha a agir de uma maneira falando para ele próprio: “Cristo é a minha justiça. Estou ligado a Ele, sou um com Ele. Ele é a minha vida e a minha vida é a Dele, porque eu e Ele estamos unidos, estes pensamentos malignos que estão passando pela minha cabeça não podem ser meus. Eles não são meus de jeito nenhum. São pensamentos que surgem por causa de outras forças externas (abordagens malignas através do mundo e da carne). É o diabo tentando me enfraquecer para me derrotar. Em nome de Jesus, não aceito estes pensamentos, portanto eu os rejeito. Eles são produtos do diabo e em nome de Jesus ordeno que eles voltem de onde vieram e a quem pertencem !!!”

Usar o escudo da fé significa recusar a sentir-se condenado, envergonhado, ou culpado. Isto significa que ao invés do cristão ficar de molho no rancor, na raiva, e no ódio por ele mesmo, ele próprio pode se aquecer no amor de Deus, de que nada jamais podera separá-lo do amor de Cristo. O cristão deve crer no amor de Deus, e não na mentira do diabo. Dúvidas e acusações satânicas não podem coexistir com a maravilhosa realidade do amor de Deus na vida do cristão. O cristão não pode ter 2 tipos de pensamentos ao mesmo tempo. Quando o cristão escolher se focar e meditar no amor de Deus na sua vida, as mentiras e acusações do diabo devem fugir dele.


3ª – PAZ: O cristão deve agir da seguinte maneira: “Cristo é o fundamento da minha paz. Portanto, é Dele a responsabilidade por me conduzir através de cada situação. Por isso, eu absolutamente não acreditarei neste medo, nesta ansiedade repentina que toma o meu coração. Não creio que isto venha de mim, é enviado pelo inimigo simplesmente para abalar minha confiança em Cristo. É uma tentativa para destruir minha paz e enfraquecer minha eficácia para Deus. Cristo é a minha paz, e Ele é capaz de me sustentar, mesmo em meio aos ataques inquietantes, emoções e pensamentos que são enviados como dardos inflamados do inimigo”.


A PROVA DA REALIDADE DA FÉ.

O processo que acabamos de examinar acima pode ser chamado de “resistir ao Diabo”. Observe que em (Tiago cap.4 vers.7) diz: Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês”. Este é escudo da fé. O cristão deve se recusar a crer na mentira de que ele não pode ter fé. É preciso entender que a dúvida é sempre um ataque a fé. Ou você tem fé ou você tem dúvida, não se pode ter as duas coisas, pois a dúvida pode significar falta de fé. A dúvida é uma indicação da realidade da fé. Portanto, é preciso com que o cristão reexamine a base de sua fé e reafirme-a. Lembrem-se que os sentimentos não são necessariamente fatos.

Tiago disse que se a própria pessoa se mantiver resistindo ao diabo, ele imediatamente irá fugir dele. É preciso resistir ao diabo vez após vez; sempre que um pensamento ou dúvida voltar á mente do cristão. O cristão deve simplesmente se recusar a desistir de sua posição, ou seja, recusar-se de ser vencido pelo diabo. Sendo assim, mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente, o diabo se renderá e fugirá. Após o diabo ter fugido da vida do cristão, as suas dúvidas começarão a ser esclarecidas, seus sentimentos começarão a mudar, os ataques se cessarão, e enfim o cristão voltará a experimentar a luz da fé, a experiência do amor e a alegria de Deus.

Isso que acabamos de acompanhar, é exatamente o que Paulo está falando: “levando sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno”. O escudo da fé é tudo o que o cristão precisa. O escudo da fé é capaz de apagar os ataques inflamados do maligno. Para o cristão, isso é o suficiente para essa linha de defesa.

Deus nunca quis que fossemos vencedores, e sim muito mais que vencedores. O cristão foi criado para triunfar, ser destemido, e ser insuperável.



QUE DEUS TE ABENÇOE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário