sábado, setembro 01, 2012

"ABORDAGEM MALIGNA ATRAVÉS DA POSSESSÃO.


“Jesus andou por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, anunciando a boa notícia do Reino e curando as enfermidades e as doenças graves do povo. As notícias a respeito dele se espalharam por toda a região da Síria. Por isso o povo levava a Jesus pessoas que sofriam de várias doenças e de todos os tipos de males, isto é, epiléticos, paralíticos, e pessoas dominadas por demônios; e Ele curava todos. Grandes multidões o seguiam; eram gente da Galiléia, das Dez Cidades, de Jerusalém, da Judéia e das regiões que ficam no lado leste do rio Jordão”. (Mateus cap.4 ves.23,24,25).

“Depois de anoitecer, todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou. Os demônios saíram de muitas pessoas gritando: – Você é o Filho de Deus!”. (Lucas cap.4 vers.40,41).

Muitas pessoas não creem que possessão demoníaca exista. Hoje em dia, muitos acham que a possessão demoníaca é considerada uma doença mental, na qual pode ser tratada com medicamentos e outras terapias. A Bíblia Sagrada responde a este tipo de pensamento com 3 princípios:

1ª PRINCÍPIO: A Bíblia não é um livro de superstições primitivas; a Bíblia diferencia de modo claro a possessão da doença mental: Os escritores da Bíblia estavam por certo, conscientes desta distinção. Um deles, Lucas (que era médico), estava com certeza familiarizado com a distinção entre doença física, doença mental e possessão demoníaca, conforme podemos ver em (Lucas cap.4 vers.40) citado no começo de mais esta matéria para mensagem e estudo bíblico. Em (Mateus cap.4 vers.24), também é apresentada uma distinção clara que é feita entre aqueles que eram afligidos por doenças, os possuídos por demônios e os doentes mentais.

2ª PRINCÍPIO: Os casos bíblicos de possessão demoníaca não se encaixam em qualquer quadro clínico de doença mental: Existem doenças do corpo e também existem doenças da mente, sendo assim, bem distintamente, também há posseão demoníaca. As doenças da mente como as do corpo, apresentam um quadro clínico e sintomas que podem ser facilmente reconhecidos. Mas quando você examina cuidadosamente os relatos bíblicos de possessão demoníaca, você constata que estes não se enquadram em qualquer padrão comum de doenças mentais. Doença mental e possessão demoníaca são diferentes.

Em contraste com a doença mental, os casos bíblicos de possessões demoníacas sempre contêm um elemento, ou seja, a presença da impureza e da corrupção moral.

Também nos relatos bíblicos de possessão demoníaca, podemos ver que o diabo reconhece imediatamente o caráter e a identidade do Senhor Jesus Cristo. Quando Cristo libertava as pessoas dos demônios, eles com frequência gritavam e diziam: – Você é o Filho de Deus!

Os demônios usam os títulos de Jesus, que as vítimas humanas de possessão não conhecem. Embora os demônios estejam em absoluta oposição a Deus, eles habitam o reino invisível e estão bem acostumados com as realidades espirituais; somente tais criaturas poderiam reconhecer instantaneamente a autoridade de Jesus Cristo.

Além do mais, há sempre a presença de uma personalidade totalmente distinta e diferente envolvida. Em alguns casos personalidades demoníacas múltiplas estão envolvidas, como no incidente onde Jesus pergunta o nome dos demônios. Observe que isso é exatamente isso que acontece em (Marcos cap.5 vers.9), no qual um demônio responde a Jesus da seguinte maneira: “- O meu nome é Multidão, porque somos muitos”.

“Os espíritos pediram a Jesus com insistência: – Nos mande ficar naqueles porcos; nos deixe entrar neles!” (Marcos cap.5 vers.12).

“Jesus deixou, e os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos...” (Marcos cap.5 vers.13).

Finalmente, vemos que Jesus é capaz de transferir demônios de indivíduos para animais, isso geralmente não é observado nos casos de doenças mentais.

1ª Pergunta: Então como é que se explica o caso dos demônios que entraram dentro dos suínos ???

2ª Pergunta: Se a possessão demoníaca é simplesmente uma doença mental, ou uma alucinação, ou algum tipo de esquizofrenia, então como os demônios deixaram o homem, para entrarem na vara de porcos, levando com que os suínos se jogassem no mar ???

Estes dois casos citados acima, simplesmente não se encaixam em nenhum quadro clínico das doenças mentais conhecidas. Os estudiosos, cientistas e filósofos precisam prestar mais atenção no que falam.


3ª PRINCÍPIO: O próprio Jesus descreveu aqueles casos como possessões demoníacas e assim os tratou: Ao enviar Seus discípulos, lhes deu autoridade para expulsar demônios. Jesus estava se conformando ao modo de pensar do povo de Seus dias. Eles criam em demônios e diabos, então, Ele simplesmente falou usando os mesmos termos. Mas é impossível tomar esta posição e ser consistente com o restante do relato do ministério de Cristo, pois o vemos constantemente corrigindo conceitos errados como esse. Em uma ocasião, Ele disse aos Seus discípulos com relação a outro assunto conforme é mostrado em (João cap.14 vers.2) que diz: “...Se não fosse assim, eu já lhes teria dito”. Ele não veio para concordar com as superstições e conceitos errados de Seus ouvintes; ao contrário, Ele veio para revelar a verdade acerca do mundo como ele é.

Durante os séculos do cristianismo, houve vários surtos de possessão demoníaca descritos pelos missionários em vários lugares. É um fenômeno até bem comum em muitos lugares no mundo de hoje. Podemos achar significativo que seja onde quer que o ensino cristão se espalhe, o ataque satânico por esses poderes malignos é mantido sob controle. Mesmo o ensino secular, quando é de moral elevada e baseada na Bíblia e nos valores cristãos, demonstra capacidade de manter estas manifestações sob controle.

Mas quando a educação se torna puramente secular e nega a Bíblia e Deus, então (mesmo que homens e mulheres rejeitem superstições e exibam certo grau de sofisticação sobre estas questões), tudo isto não é suficiente para manter estes poderes acuados. À medida que o nosso mundo vai ficando cada vez mais ateu e secularizado, testemunharemos um aumento na onda de manifestações demoníacas em nossa cultura, e isso é garantido. Não há poder no homem para conter estas forças ou fazer frente a elas, porque estas são manifestações do deus deste mundo.

Quando nós como cristãos, somos confrontados com o que suspeitamos ser possessão demoníaca, uma coisa que devemos fazer para ajudar a pessoa é orarmos a Deus. Em casos de possessão demoníaca, Jesus disse que só se resolve com muita persistência em oração. Não há necessidade de água benta, e muito menos conduzir rituais de exorcismo, como os filmes sensacionalistas de Hollywood mostram. A oração é a terapia ideal recomendada em qualquer caso deste tipo. É preciso que a pessoa se entregue à oração e a nada mais.

Existem certos “cristãos” que acham que devem “amarrar Satanás” antes de fazerem qualquer coisa. Quando entram numa sala para uma reunião oram para amarrar os poderes das trevas. Também existem outras pessoas que atribuem a alguma manifestação satânica qualquer problema que aparece na vida humana. O Novo Testamento não oferece nenhuma justificativa para este tipo de abordagem.

O que a Bíblia não afirma com clareza não podemos afirmar com certeza !!! Nós não temos poder para amarrar satanas, pois somente Deus pode fazer isso. Na terra quem age são demonios; é preciso entender que satanas esta numa outra esfera, o que podemos fazer é, em nome de Jesus, repreender toda a ação malígna contra uma pessoa e contra a igreja. Observe que em (2 Coríntios cap. 10 vers.4,5), enquanto Paulo falava sobre a sua autoridade como apóstolo, ele disse: “As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos idéias falsas; e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.”

As cartas do Novo Testamento raramente mencionam ataques diretos contra seres humanos. Existem poucos relatos destes surtos de ataques, mas depois que o nosso Senhor deixou fisicamente o mundo, parece que houve uma redução na evidência da atividade demoníaca. Como vemos nos 4 Evangelhos, os poderes das trevas sem dúvida eram atiçados pela presença de Jesus na terra, mas eles parecem menos ativos se observarmos o livro de Atos, e para as cartas de Paulo e de outros apóstolos. Nas cartas de Paulo, ele fala mais dos ataques indiretos de Satanás, mas tem pouco a dizer sobre os ataques diretos das forças satânicas. Em nenhum lugar lemos que os cristãos têm que “amarrar” os poderes das trevas antes de entrar numa sala, nem que devemos imputar todos os problemas comuns da vida às atividades demoníacas. Essa idéia não é encontrada no Novo Testamento.

A maioria dos ataques do diabo contra os cristãos é indireta. É por isso que eles são chamados de “ciladas” do diabo. A palavra cilada significa desvio, ou seja, agindo de modo sutil, secreto e desleal. Precisamos examinar isto de forma mais completa, pois a maioria dos ataques do diabo e seus poderes contra a vida humana não é através de meios diretos, mas sim indiretos, devido influência diabólica nas situações naturais e comuns na vida.

QUE DEUS TE ABENÇOE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário