sábado, setembro 01, 2012

"A ARMADURA DA NOSSA SALVAÇÃO.







“O compromisso de Deus em abençoar a nossa vida tem a ver com a persistência da nossa parte em oração !”

O que vale na vida é o bem que fazemos, independente pra quem seja. O importante é ter a certeza de que plantamos o que é bom !”



“Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas. Lembrem que cada pessoa, seja escrava ou livre, será recompensada pelo Senhor de acordo com o que fizer. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia da paz. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá".” (Efésios cap.6 vers.7,8,14,15,16,17).

Deus tem nos capacitado cada vez mais para que possamos buscar coisas maiores. Um verdadeiro cristão jamais deve temer um inimigo como Satanás, porque o escudo da fé nos capacita a vencer qualquer coisa que o inimigo lance contra nós. O escudo da fé te protegerá do lançamento de qualquer objeto inflamado de dúvida, confusão, desilusão e medo.

Mesmo assim, Deus não para por aí. Ele ainda nos concede mais equipamentos defensivos, para que nos tornemos ainda mais vitoriosos, e ainda mais invencíveis. Quando estamos usando todos os componentes que fazem parte da armadura de Deus, somos considerados completamente superconquistadores, e todos os conquistadores que mancharam as páginas da história com sangue humano são nada comparados aos superconquistadores de Deus, ou seja, eu e você.

As primeiras 3 peças da armadura que o apóstolo Paulo descreve são: o cinturão da verdade, a couraça da justiça, e os sapatos do evangelho da paz. Paulo figurou isso para explicar este conceito, que o próprio Cristo nos deu, ou seja, o cristão em Cristo e Cristo no cristão. Quando viemos a Jesus Cristo e cremos nele, podemos dizer que “estávamos em Cristo”. Encontramos uma nova base para a vida, porque descobrimos que Jesus Cristo é o fundamento da verdade, e a chave da vida.

Na incrível experiência da cruz, Deus transferiu nossos pecados para Cristo e transferiu Sua justiça para nós. Esta é a base de nossa aceitação diante de Deus e a resposta ao problema do pecado humano, da culpa, e da vergonha que todos nós sofremos. Foi ali que aprendemos que Cristo é a nossa paz, a fonte de nosso senso de segurança, perdão, e bem-estar.

Este, então, é o tema das 3 primeiras peças da armadura: “Eu sou em Cristo” !!!

É por isso que as 3 primeiras peças da armadura são descritas por Paulo não como algo que precisamos perseguir, mas algo que nós já recebemos. Vestimos estas 3 peças da armadura no momento de nossa conversão, momento em que entramos em um novo domínio - “em Cristo”.

Agora as 3 últimas partes da armadura descrevem o que significa para Cristo estar no cristão, ou seja, “Cristo agindo em nossas vidas a cada dia”. Estas 3 peças são muito práticas e importantes para nós, por causa dos problemas, das provações, e das escolhas difíceis que enfrentamos todos os dias. Muitas vezes experimentamos a fraqueza em nossas vidas porque realmente não embaraçamos o escudo da fé !!! Continuamente tentamos agir sem o escudo protetor da nossa fé. Não fazemos o que Deus manda de forma inteligente e não aplicamos o escudo da fé, ou seja, falhamos ao tirar conclusões práticas do fundamento da fé que aceitamos na conversão.

Existem somente duas peças na armadura para explorarmos: O capacete da salvação e a espada do Espírito. Estas duas peças da armadura explicarão o que Jesus quis dizer quando falou, “Eu estou em vocês”. Elas nos ajudam a entender o que realmente significa para os cristãos, viver em Cristo.

Agora, devemos examinar o que quer dizer a frase “o capacete da salvação”. A figura de um capacete imediatamente sugere-nos que isto é algo projetado para proteger a cabeça, a inteligência, a capacidade de pensar e raciocinar.

Aprendemos que a couraça é a proteção da nossa vida emocional (do coração). Quando você figuramente coloca Cristo como sua couraça da justiça, você está assumindo uma posição nele, que o protege do sentimento de culpa e falta de perdão, ou seja, a fonte mais comum de pertubações emocionais. Por nos sentirmos culpados ficamos pertubados e deprimidos emocionalmente, e Deus nos deu a couraça da justiça para nos protegermos bem nesse ponto de ataque. Os sapatos nos protegem na área da nossa vida. Os sapatos do evangelho da paz, ou seja, (Cristo é a nossa Paz), criam prontidão e desejo dentro de nós. Aqui são as nossas emoções que são tratadas. Cristo como a nossa paz, nos motiva e nos torna aptos para enfrentar as lutas da vida.

O capacete é projetado para a cabeça, para a inteligência, e para a mente. Se seguirmos consistentemente na aplicação destas 3 peças da armadura (couraça, sapatos e capacete), descobriremos que o capacete representa algo que Cristo está fazendo em nós e também através de nós no mundo. O capacete pode manter nosso pensamento em ordem e preservar-nos da confusão mental e da escuridão.

Será que ao olharmos para o nosso mundo de hoje, espiritualmente sem objetivo e moralmente confuso, há alguma coisa que precisamos mais do que um pensamento claro ???
Há alguma coisa mais relevante para o nosso tempo de desintegração espiritual e moral do que algo que mantenha o pensamento lúcido ???
Por acaso houve outro tempo em que as crenças e ideias humanas estivessem mais caóticas e anárquicas do que neste momento ???

Pense apenas na contínua complexidade das questões de nossos dias: Aumento da criminalidade, cidades cercadas onde os criminosos estão soltos e os cidadãos escondem-se atrás de grades; crianças que são escravas e abusadas sexualmente, crianças submetidas à pornografia e a prostituição, corrupção política, a famosa imoralidade em nosso governo, acessoras de políticos que são pagas com o nosso dinheiro e que ficam colocando videos de relações sexuais na internet, aumento das taxas de gravidez em adolescentes, mães e pais solteiros, crianças sem pais, aborto, crianças jogadas em latas de lixo, conflitos racistas (inclusive dentro das igrejas), a potente explosão do terrorismo mundial, a crescente proliferação de armas quimicas e biológicas nucleares, a destruição da família, o alto indíce de crescimento de adultério dentro da igreja (principalmente entre pastores), o crescimento da imoralidade nos lares, na mídia, na internet, e ente muitas outras porcariadas.

A mente humana está simplesmente perplexa devido aos problemas que enfrentamos. Muitas vezes parecemos despreocupados e alheios à dor e à pertubação do mundo. Parecemos pensar tanto nas coisas celestiais que não damos a mínima para o que acontece na terra. Precisamos pedir a Deus que restaure dentro de nós um equilíbrio piedoso, para que possamos nos preocupar com o destino do mundo sermos paralizados pelo medo. É tempo de arregaçarmos as mangas e fazer de tudo para ganhar as almas daqueles que amam as coisas do mundo e dos horrores do futuro. É hora de deixarmos claro às pessoas ao nosso redor que a Utopia é uma fraude e uma fantasia, e que o céu é real e pode ser alcançado.

O capacete da esperança e da salvação não só nos diz que estas coisas estão acontecendo e as que ainda acontecerão, mas que uma salvação certa e definitiva está vindo, isto está !!! Inclusive ela já está acontecendo agora !!! É isto que precisamos saber, não simplesmente que a história vai se cumprir de maneira certa no final, mas que o final já está acontecendo agora mesmo !!!

“Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei. Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer”. (Romanos cap.13 vers.10,11).

A história não é uma bagunça sem significado, mas um padrão controlado, e o Senhor Jesus Cristo é aquele que dirige estes acontecimentos. Ele é o Senhor da história !!!

Ao invés de assumirmos uma atitude temerosa, choramingona, irritante, e inquieta, façamos o que a Palavra de Deus nos diz para fazermos quando estas coisas ocorrerem: “Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo, e depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar”. (Efésios cap.6 vers.11,12,13).


QUE DEUS TE ABENÇOE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário