sábado, agosto 18, 2012

"VENCENDO AS ANGÚSTIAS DA VIDA."


VENCENDO AS ANGÚSTIAS DA VIDA.


“O homem mesmo quando se sente fraco, deve reconhecer o valor da sua força,e com isso aprender a ter compaixão e misericórdia”.

“Não há sentido em ser completo no lado de fora, quando se está quebrado por dentro, Jesus pode mudar essa história e dar nova identidade”.


“Os sofrimentos e a ansiedade me atingem, mas os teus mandamentos me alegram”. (Salmos cap.119 vers.143).

Para que você possa entender melhor mais esta matéria de mensagem e estudo bíblico, primeiramente é preciso responder duas perguntas:

1ª – O QUE É ANGÚSTIA ??? “É um sentimento que acompanha o ser humano desde seu nascimento até a morte, em todas as situações da vida. A angústia é companheira do ser humano. A angústia é uma das mais fortes opressoras da humanidade, é um sentimento da alma que pode atacar na mesma medida tanto o rico como o pobre. Angústia é uma emoção que pode ser abafada mas não desligada. O homem natural não pode se desviar nem escapar dela. Na verdade sempre existiram pessoas de caráter forte que com sua determinação, se posicionam obstinadamente diante da angústia, mas elas também não conseguem vencê-la totalmente. Podemos tentar ignorar a angústia, mas não escaparemos de situações dolorosas”

2ª – NA BÍBLIA SAGRADA, DE QUAL MANEIRA FOMOS ALERTADOS SOBRE A ANGÚSTIA ??? “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”. (João cap.16 vers.33).

Angústia e sofrimento podem se tornar visíveis sobre qualquer pessoa, e também por todos os seres terrestres criados por Deus desde o início. No caso do ser humano, a angústia além de trazer a tristeza, pode trazer sentimentos de vingança, depressão contínua, percas temporárias de memória, insônia, solidão, falta de contato social, afastamento da ligação com a sociedade, conturbações na vida profissional e financeira, e dependendo da gravidade e do tempo pode levar até mesmo ao suicídio. A angústia pode ser tão prejudicial á saúde física e psicológica, que nem todos os psicólogos e psiquiatras conseguem fazer com que a pessoa se liberte totalmente.

Por outro lado, a Bíblia Sagrada oferece testemunhos de pessoas que venceram as angústias da vida. Davi é uma destas pessoas. Ele ensina que o Poder e a Palavra de Deus sempre é mais forte que a angústia. Tanto é que o próprio Davi disse aquilo que você acabou de ler no começo desta matéria: “Os sofrimentos e a ansiedade me atingem, mas os teus mandamentos me alegram”.

No Velho Testamento, bem no começo da criação, o próprio Adão experimentou o amargo sabor da angústia lógo após sua caida no pecado. Adão não conhecia esse sentimento. Tanto é que ele mesmo respondeu para Deus da seguinte maneira: “Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nú. Por isso me escondi”.

No Novo Testamento, a Carta aos Hebreus foi escrita a cristãos que estavam correndo o risco de abandonar a sua fé em Cristo. Eles estavam desanimados, e alguns deles já tinham até mesmo deixado de assistir os cultos da igreja. Este foi um dos principais motivos pelo qual o autor da Carta também falou sobre o descanso que Deus oferece através da fé. Observem abaixo:

“Pois a Palavra de Deus é viva e poderosa, e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos Seus olhos, e é a Ele que todos nós teremos de prestar contas”. (Hebreus cap.4 vers.12,13).

Até mesmo o próprio Jesus Cristo provou os mais profundo abismo da angústia em todos os tempos quando ele estava no Jardim do Getsêmani. Ali Ele sofreu uma angústia tão grande que não fazemos a menor idéia do que possa ter sido passar pelo que ele passou. E mesmo assim ele não deixou de orar. Observe que é exatamente isso que mostra (Lucas cap.22 vers.41,43,44): “Então se afastou a uma distância de mais ou menos trinta metros. Ajoelhou-se e começou a orar. Então um anjo do céu apareceu e o animava. Cheio de grande aflição, Jesus orava com mais força ainda. O seu suor era como gotas de sangue caindo no chão”.

Jesus lutou com a morte não só na cruz mas também no Getsêmani, pois ali Ele estava morrendo. Ali Ele estava em terríveis e pavorosas agonias de morte. Ele se encontrava em agonia de morte porque Satanás estava a ponto de matá-lo. Satanás, o príncipe e dominador desse mundo, nessa ocasião, lutou pelo seu reino pois sabia muito bem que o Getsêmani era a última etapa antes do Calvário, e se Jesus alcançasse a cruz, Ele salvaria a humanidade. Por isso no Getsêmani, Satanás se lançou com todas as forças sobre o Cordeiro de Deus e tentou matá-lo. Ali Jesus estava à beira da morte; Ele lutou com a morte. Esse ataque à Sua vida e à Sua obra redentora provocou uma violenta e mortal angústia, uma verdadeira agonia de morte. Isso Ele suportou como homem e não como Deus, caso contrário ele teria chamado legiões de anjos, e Satanás teria que retirar-se imediatamente. É uma grande mentira e uma ofensa à honra dizer que no Getsêmani Jesus teve medo da cruz. Aconteceu o contrário: Ele enfrentou a angústia de morrer no Getsêmani, de morrer antes da cruz, pelo que Seu sacrifício expiatório teria sido frustrado.

“ - O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer”. (João cap.10 vers.17,18).

Quando temos medo, quando não sabemos mais o que fazer, podemos olhar para Jesus e nos lembrar de que sua tribulação ainda foi muito maior. Um sentimento angustiante em que passou o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele não quis morrer no Getsêmani, mas Ele estava morrendo, e isso o afligiu tanto que entrou em agonia e suou o que parecia ser gotas de sangue. Jesus teve que experimentar a pior profundeza da angústia, o que significa que sofreu grande aflição. Isto deveria e pode nos ajudar e nos consolar em nossas angústias e tribulações.


VENCENDO AS ANGÚSTIAS...

Devemos depositar nossa confiança no Deus Todo-Poderoso. Jesus já fez isso antes de nós, e nos serve de exemplo. Observe que em (Hebreus cap.5 vers.7) lemos algo maravilhoso a esse respeito: "Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em voz alta e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte. E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus”. Aqui se trata do momento no Getsêmani, quando Jesus, em Sua ilimitada angústia, confiou no Deus Todo-Poderoso e O invocou em oração. Isto não é novidade para nós. Mas talvez precisamos aprender de maneira totalmente nova a aplicar isto também em nossas vidas. Jesus nos deixou o melhor exemplo de como confiar no Deus Todo-Poderoso em nossa angústia.

Literalmente, se avaliarmos melhor a passagem de (Hebreus cap.5 vers.7) e (Lucas cap.22 vers.41), no qual já vimos acima, podemos chegar irrefutavelmente à conclusão de que o Senhor, na verdade, gritou, clamou e até chorou de forma audível. Não se sabe a exata distância em que os discípulos estavam de Jesus no Jardim do Getsêmani, mas eles devem ter dormido profundamente, pois aparentemente não ouviram a oração de Jesus. O que nosso Senhor padeceu ali nem conseguimos explicar nem entender a fundo, mas deve ter sido uma situação terrível.

Em (Hebreus cap.2 vers.18) está escrito de maneira muito consoladora: "Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados". Com outras palavras: tendo sofrido, vencido e triunfado no Getsêmani, Ele também pode nos ajudar em nossos medos e angústias, e nos ajuda a vencê-los. Ele quer nos ensinar a orar com perseverança justamente nesses momentos. Ele próprio não viu outra maneira para sair da Sua angústia do que por meio de petições e súplicas. Quanto mais devemos nós também trilhar esse caminho para sair de todas as nossas angústias e apertos que nos surpreendem praticamente todos os dias. Será que não seria válido começarmos a considerar e interiorizar essa verdade de maneira totalmente nova em nossas vidas ??? Vamos começar a confiar nEle incondicionalmente em qualquer situação ??? Confiar significa orar, e orar significa confiar !!!

Muitas vezes nos defrontamos com todos os tipos de angústias e apertos, e o que fazemos então quando somos tentados dessa maneira ??? No mesmo momento enviamos um fervoroso pedido de socorro ao céu. Mas assim que nos sentimos melhor, seguimos novamente a rotina do dia. Não é de admirar se logo em seguida a mesma angústia nos surpreenda outra vez. A oração de nosso Senhor pronunciada conscientemente três vezes nos mostra de maneira bem clara que nós se de fato queremos vencer as angústias que se repetem, não devemos apenas orar de vez em quando ao céu. Precisamos chegar ao ponto de levar uma vida de oração perseverante, regular. Somente assim nos tornamos filhos de Deus na qual conseguem lidar de maneira correta com suas angústias. Somente assim venceremos as nossas tribulações.

Se submeter a Deus foi uma prova bem especial de Sua confiança no Seu Pai celestial. Ele sabia: Eu posso orar que este cálice passe de mim, mas se meu Pai celestial o quer de outra maneira, então eu aceito e me coloco totalmente em Suas mãos. Isso é confiança total no Deus Todo-Poderoso !!! Devemos ter isso em mente, pois apesar de irmos a Deus em oração, clamando e levando a Ele a nossa angústia, em última análise esperamos que Ele faça o que nós queremos. Reflitamos no que estava em jogo ali no Getsêmani: ou Ele morria ali mesmo, deixando de salvar a humanidade, ou Ele morria na cruz, como estava previsto, salvando a humanidade por tomar sobre Si a maldição do pecado. E embora a Sua obra redentora estivesse em jogo, Ele não fez a sua própria vontade, mas se submeteu totalmente à vontade de Seu Pai.
Para você que acabou de ler mais esta matéria de mensagem e estudo bíblico, você não quer se tornar uma pessoa assim, que aprenda a lidar com as suas angústias e a vencê-las ??? Então confie no Deus Todo-Poderoso, começando a levar uma vida de oração regular e perseverante. Mas nunca se esqueça de submeter-se totalmente à vontade do Senhor Jesus enquanto ora. Essa entrega, seja o que for, sempre deve ser expressa em cada oração que você faz. Se você segue esse caminho, você se tornará um cristão que, na verdade, ainda sente todas as angústias e apertos desse mundo, mas apesar disso permanece totalmente tranquilo em tudo. Estará seguro nas mãos do Senhor, aconteça o que acontecer. O que Ele faz é sempre bom !!! Essas são palavras do Senhor Jesus. Você crê nelas ??? Então viva de acordo com esta fé, confiando justamente quando o medo quer se apoderar de suas emoções, confie no Deus Todo-Poderoso invocando-O em oração.

QUE DEUS TE ABENÇOE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário