sábado, julho 27, 2013

"REBELDIA: QUANDO AS MÁSCARAS SÃO FEITAS DE SANGUE.


"REBELDIA: QUANDO AS MÁSCARAS SÃO FEITAS DE SANGUE.


“O Senhor Deus diz: – O meu povo é malicioso, pois através de suas mentiras e falsidades, eles foram capazes de enganarem até mesmo o rei e os governadores. Todos eles são traidores. O ódio queimava profundamente no coração deles... No dia da festa do rei, eles deram tanto vinho a ele e aos governadores, que de tanto beberem, acabaram cometendo todos os tipos de tolices. O ódio continuou a queimar nos corações deles enquanto planejavam intrigas contra o rei. Durante a noite toda, eles abafaram o ódio, mas logo na manhã do dia seguinte, o ódio voltou a queimar por dentro deles. E, queimando de raiva, acabaram assassinando não somente seus próprios líderes, mas também todos os seus reis, onde todos foram cruelmente mortos...” (Oséias cap.7 vers.3 á 7).

“Quando o Dia do Senhor chegar, Ele derrubará todos aqueles que enganam e matam. E eis que tanto os orgulhosos, como também todos os vaidosos, serão rebaixados e humilhados de acordo com a Sua justiça. Somente Deus é digno de receber a adoração, e os mais altos louvores, para que todas as imagens mentirosas desapareçam.” (Isaías cap.2 vers.16 á 18).


Uma das maneiras do ódio chegar á mente e ao coração de uma pessoa, é através do rancor e da raiva: Mas para que você entenda melhor mais esta matéria de mensagem e estudo bíblico, você precisa primeiro aprender que existe uma certa diferença entre o ódio, o rancor, e a raiva. Observem:

QUANDO O SANGUE FERVE POR CAUSA DO ÓDIO: Fica um sentimento de conflito, de tempestade, de força, e de arrogância. O ódio é um combustível que alimenta a violência, o ciúme, a inveja, o sentimento, o desejo, a loucura, o medo, e a vingança.

QUANDO O SANGUE FERVE POR CAUSA DO RANCOR: Fica um ressentimento profundo e reservado decorrente de mágoa, que se sofreu sem protesto; aversão não manifestada.

QUANDO O SANGUE FERVE POR CAUSA DA RAIVA: Fica um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas. A raiva aponta o desenvolvimento moral e psicológico do indivíduo como determinante na maneira como a raiva é exteriorizada.

No caso de um ministério (igreja), o ódio, o rancor, e a raiva, produzem divisões e facções que se resultam em obras da carne que infelizmente acabam fazendo parte do cotidiano social de uma igreja, onde acabam sendo produzindo oportunidades para que Satanás entre como principal convidado dentro de uma igreja que por sua vez está cercada de bréchas.

Agora, quando pulamos para o Novo Testamento, nos textos de (2ª Coríntios) e (Gálatas), o apóstolo Paulo classifica o ódio como: “Rebeldias / Obras da Carne / Morte.”

“...as tristezas deste mundo produzem a morte.” (2 Coríntios cap.6 vers.10).

“Se vocês plantarem no terreno da natureza humana, todos vocês colherão a morte.” (Gálatas cap.6 vers.8).

No grego, a palavra (ódios), no plural, significa: “Antipatias, falta de amor, produzindo contendas e dissensões" !!!
A palavra (ódio), é o oposto da palavra (agape) que significa: “AMOR” !!!

O ódio é vingativo, retaliatório, produzindo rancor e mágoa em relação às outras pessoas. Além de causar dano às outras pessoas, é prejudicial para aquele que o nutre no coração. Torna-o amargurado e o corrói por dentro. Praticar essa obra da carne é possuir as qualidades que produzem inimigos. Podemos ter inimigos, mas eles não podem surgir por causa da nossa malfeitoria. Todas as atuais seitas e facções surgiram através das inimizades. A grande maioria dos problemas de inimizades que ocorrem dentro das igrejas, muitas vezes se atribuem a “conflitos de personalidade” ou seja “inimizades que são causadas por pessoas desobedientes, rebeldes, e mascaradas” !

Em (Deuteronômio cap.19 vers.5,6,4) percebe-se uma outra situação fundamental ao assunto central desta matéria; observem: “Se dois companheiros entram em uma floresta para cortar lenha; e um deles ao cortar uma árvore, acaba atingindo o seu próprio companheiro com o ferro que acidentalmente escapou do seu machado enquanto ele fazia o seu trabalho. Então aquele trabalhador deverá ir para uma outra cidade, para que ele não seja morto por vingança. E nem mesmo o próprio parente do trabalhador morto, deverá sentir ódio do outro trabalhador que o atingiu acidentalmente. Portanto, se um homem, por engano, matar alguém que não era seu inimigo, poderá fugir para uma dessas cidades, onde ninguém poderá se vingar dele.”

Iras, surtos, ou ataques de raiva, são obras perigosas vindas da carne. Todas as obras da carne são perigosas para os cristãos, assim como é um cabo solto do machado numa floresta cheia de homens trabalhando.

Nos ataques de raiva, a língua se solta e as coisas são ditas sem que se possa voltar atrás. Observe que em (Tiago cap.3 vers.5,6), a língua é comparada ao fogo, do qual uma só faísca pode causar um grande incêndio: “É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama. A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas ”.

A pessoa que se enfurece com facilidade age tolamente, atiça a contenda e transborda na transgressão. Algumas pessoas se orgulham de ser iracíveis, achando que isso denota resistência ou força, mas preste atenção no que o escritor de Provérbios afirmou no (cap.16 vers.32): "Melhor é o langânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade".

Lúcifer foi o primeiro e único autor responsável da primeira atitude pecaminosa cometida através de uma união contrária que se passava sobre a sua mente, onde foi exatamente esta união envolvendo orgulho, desejos, traições, ódio, rancor, raiva, rebeldia, e estratégias soberbas, que fez com que ele próprio assina-se sua eterna sentença de destruição que começou valer a partir do momenbto em que Deus o expulsou do céu.

Orgulho, desejos, traições, ódio, rancor, raiva, e estratégias soberbas: São espécies de um conjuntos considerados pecaminosas mesmo que sendo planejada e cometida psicologicamente, ou seja, através de pensamentos (sentimentos que passam pela mente do ser humano) !!!

Muitas pessoas justificam os seus excessos de raiva dizendo coisas do tipo: "Eu sou assim mesmo, nasci desse jeito",passando a culpa para Deus, que os fez, os para os antepassados de quem pensam ter herdado esse traço !”

O mundo social é feito de máscaras. Quando nos deparamos diariamente de frente com as máscaras das oposições físicas, psicológicas, e espirituais, é porque tudo o que estamos fazendo honestamente para o Reino de Deus, automaticamente está interferindo sobre o reino das máscaras, ou seja, sobre o reino de Satanás. E é por isso que as oposições se viram contra aqueles que não pertencem ao reino do mundo. Agora, quando as oposições contrárias deixam de nos atacar, é porque algo está errado, ou seja, é porque alguma coisa não está sendo agradável aos olhos de Deus, mas sim favorecendo aos olhos de Satanás que é o líder das oposições mascaradas.

Todas as oposições malignas possuem máscaras, portanto, enquanto o nosso objetivo sempre for o de derrumar pelo menos uma máscara por dia, nós sempre enfrentaremos oposições vindas da esfera de onde está o “Pai da Máscaras” !!!

Mesmo vivendo em um mundo completamente mascarado, como mensageiros de Cristo na terra, o nosso objetivo em nome de Jesus sempre será o de derrubar pelo menos uma máscara por dia, para que a escuridão desta máscara possa ser substituída pela mais pura e brilhante luz que vem através da presença de Cristo. Observe que (Efésios cap.6 vers.11) nos dá a seguinte lição: ”Vistam-se com toda a armadura que Deus dá á vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas Satanás (o Pai das Máscaras).

O mundo é feito de Máscaras, e Satanás é o “Pai das Máscaras” !!!
O Reino de Deus é feito de luz, e de apenas uma única personalidade !!!

Observe que no começo da matéria, (Isaías cap.2 vers.16,17,18) mostra que: “Quando o Dia do Senhor chegar, Ele derrubará todos aqueles que enganam e matam. E eis que tanto os orgulhosos, como também todos os vaidosos, serão rebaixados e humilhados de acordo com a Sua justiça. Somente Deus é digno de receber a adoração, e os mais altos louvores, para que todas as imagens mentirosas desapareçam.”

“O Senhor Deus diz: – O meu povo é malicioso, pois através de suas mentiras e falsidades, eles foram capazes de enganarem até mesmo o rei e os governadores. Todos eles são traidores. O ódio queimava profundamente no coração deles... No dia da festa do rei, eles deram tanto vinho a ele e aos governadores, que de tanto beberem, acabaram cometendo todos os tipos de tolices. O ódio continuou a queimar nos corações deles enquanto planejavam intrigas contra o rei. Durante a noite toda eles abafaram o ódio, mas logo na manhã do dia seguinte, o ódio voltou a queimar por dentro deles. E, queimando de raiva, acabaram assassinando não somente seus próprios líderes, mas também todos os seus reis, onde todos foram cruelmente mortos...” (Oséias cap.7 vers.3 á 7).

A Bíblia Sagrada nos ensina que é totalmente possivel obtermos um auto-controle sobre nossas próprias atitudes e decisões. Observe que (Colossenses cap.3 vers.8) nos ensina a despojar-nos da ira: “Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum tipo de insulto, e muito menos algum tipo de assunto indecente”.

Deus jamais iria fazer com que eu e você fossemos obrigados a aprendese-mos coisas impossíveis á capacidade humana, ou seja, fazermos aquilo que jamais seríamos capazes de fazer. As obras da carne e o fruto do Espírito não se combinam. Não é possível produzirmos o fruto do amor e ao mesmo tempo nutrir inimizades no coração, e não podemos exercer o domínio próprio, um fruto do Espírito, e ter acessos de raiva. Mas o amor, fruto do Espírito, eliminará as inimizades, e o domínio próprio nos impedirá de "estourar".

O ser humano precisa aprender que ele sozinho é totalmente incapaz de escapar dos domínios lançados pelas influências malignas de Satanás. Nós não somos livres e muito menos capazes de tomar nossas próprias decisões, exceto na área limitada onde esta liberdade ilusória nos faz imaginar que somos pessoas livres, não reprimidos. A Bíblia Sagrada nos mostra que sem Cristo nós estamos sob a influência de uma potente força maligna que se influencia em nossos pensamentos e em nossas reações. A única maneira de escapar é através Daquele que veio para destruir todas as obras de Satanás.

O verdadeiro cristão é aquele que possui o firme compromisso de confiar em Cristo e nas Suas obras, e não em seus próprios esforços para ser “bom e suficiente”. Quando você está com o seu coração firmado em Deus, você automaticamente abre uma porta que permite a entrada do Senhor Jesus em sua vida, para que Ele entre e realize a Sua obra salvadora. Todo cristão possui a obrigação de servir á Deus da mesma forma com que a Sua palavra salvadora lhe ensina.

A principal obrigação de um verdadeiro cristão é a de servir á Deus como o único Criador do céu, da terra, e do universo. E que sem Ele nós não somos absolutamente nada !!!

A própria influência de Jesus na vida de uma pessoa pode indicar se ela é a favor ou contra Ele. Jesus veio ao mundo para reunir toda a membresia escolhida para fazer parte da Igreja Noiva. Jesus é o principal elemento de uma união capaz de quebrar qualquer tipo de barreira, para que os corações de Seu povo escolhido estejam totalmente unidos como uma só família em harmonia. No mundo em que nós vivemos hoje, somente Jesus é capaz de quebrar qualquer tipo de preconceito racial, curar feridas interiores, unir nações inteiras, e principalmente atrair homens, mulheres e crianças para Si mesmo.

Os cristãos jovens devem crescer nisso bem como em outras áreas. Antes de relacionar as obras da carne e o fruto do Espírito, o apóstolo Paulo disse: "Quero dizer a vocês o seguinte: Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês, e não obedeçam aos desejos da natureza humana". (Gálatas cap.5 vers.16).

Mesmo convivendo com pessoas que nos desprezam e nos desvalorizam, é preciso entender que Deus age de uma forma totalmente diferente, pois Ele nos valoriza de uma forma infinita e inacreditável. Quando somos alcançados pelo verdadeiro Evangelho da Salvação, é comum começarmos a passar por um processo de transformação. Algumas mudanças são imediatas, mas outras podem demorar, pois somente Ele possui o poder que controla o tempo determinado para cada mudança.

Alguém que por um instante fracasse na questão das inimizades e da ira pode encontrar o perdão de Deus por meio do arrependimento, da confissão e da oração.

Somente a luz Daquele que possui apenas uma personalidade, é capaz de destruir a escuridão daquele que possui muitas personalidades !!!

Portanto, como soldados de Cristo, a nossa luta diária sempre será contra as máscaras que pertencem ao “Pai das Máscaras” !!!

“...Adore somente ao Senhor Deus, e sirva somente á Ele com alegria e prazer.” (Lucas cap.4 vers.8).


QUE DEUS TE ABENÇOE…

Ministério de Aperfeiçoamento á Pastores e Líderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário