domingo, janeiro 29, 2012

A NOSSA POSTURA DIANTE DE DEUS.

“Mentimos mais alto quando mentimos a nós mesmos”.

( Rev. Adolfo Bezerra Sarmento – Pastor titular na Igreja do Evangelho Quadrangular ).



“Esta decidido: viverei este dia no poder do Senhor, que faz as coisas acontecerem”.

( Pr. Waldir Agnello – Pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular ).



“Devemos lealdade e fidelidade somente com aqueles que nos dedicam confiança”.

( Pr. Marcos Roque – Pastor titular na Igreja do Evangelho Quadrangular ).





“Ó SENHOR, ouve a minha oração e escuta o meu grito pedindo socorro! Não te escondas de mim quando estou aflito. Ouve-me quando eu te chamar e responde depressa. Ele ouvirá o seu povo abandonado e escutará a sua oração. (Salmos cap.102 vers.1,2 e 17).



Em primeiro lugar, todos deveríamos nos perguntar: – Que posição interior devemos ter para orar vitoriosamente ???



1) SER MISERÁVEL: Na Bíblia Sagrada existem inúmeras passagens que nos mostram quantas vezes o Senhor promete ajudar e ouvir a oração justamente dos aflitos e miseráveis. Mas é importante observarmos (Salmos cap.149 vers.4) que diz: “Pois o SENHOR está contente com o seu povo, Ele dá aos humildes a honra de vitória”.



Não existe nenhuma dúvida de que além das promessas, Deus ajuda os necessitados. Ser miserável significa ser impotente, desesperado de si mesmo. Somente estes poderão ser vitoriosos em oração, pois oração verdadeira é expressão da mais profunda dependência do Senhor. Todos os que ainda não aprenderam a orar até chegar ao Senhor, a orar de todo o coração, são pessoas cuja força própria impede e bloqueia o poder divino.



Existem muitas pessoas e também “pastores” que só oram pedindo força e poder, pois o Senhor não realiza nada através de pessoas cheias de poder e força própria. Observe que em (Salmos cap.102 vers.23) diz: “Ainda sou moço, mas Deus me tirou as forças e encurtou a minha vida”.



Sentimentos de poder afugentam o Espírito de oração. A Palavra de Deus diz que: “o poder se aperfeiçoa na fraqueza” e que “o Senhor é a fortaleza da minha vida”. Por essa razão, somente miseráveis e necessitados podem orar como convém. Neste contexto, é preciso incentivar todos os irmãos em Cristo que estão enfermos, incapacitados para o trabalho, ou idosos: justamente vocês podem se tornar abençoadas pessoas que oram, que chamam e intercedem. Vocês possuem um grande chamado a orar !!!



2) SER DESAMPARADO: Observe que no (ves.17) diz: “Ele ouvirá o seu povo abandonado e escutará a sua oração”. Neste versículo, a Palavra de Deus é dirigida aos solitários e desamparados. Se você foi amargamente decepcionado por irmãos e irmãs, por amigos e parentes, inclusive pelos que você mais ama e são seus mais queridos nesta terra, foi porque o Senhor permitiu, com o alvo de educá-lo para ser uma pessoa de oração. Em palavras mais claras, Deus retira de sua vida todo o apoio e todas as escoras humanas para que você se apóie unicamente nEle e dependa somente dEle.



Observe que em (Jeremias cap.17 vers.5,6,7) diz: “O SENHOR Deus diz: “Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres humanos. Ele é como uma planta do deserto que cresce na terra seca, no chão salgado, onde não cresce mais nada. Nada de bom acontece com ele. Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o SENHOR”. Você precisa se frustrar e decepcionar com carne e sangue para que o Espírito de oração encontre espaço em sua vida. Isso é razão mais que suficiente para orar com muito amor e ternura por todos aqueles que o decepcionaram.



3) SER JUSTO: Quando se trata de postura, a Palavra de Deus tem algo bem claro a declarar:



A) “O SENHOR está longe dos maus, porém ouve a oração de quem é correto”. (Provérbios cap.15 vers.29).



B) “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder”. (Tiago cap.5 vers.16).



Sim, miserável em mim mesmo, mas perfeito, justo e sem mácula posso comparecer diante do santo semblante do Senhor. Isso é possivel somente pelo sangue de Jesus. Somente através do sangue de Jesus alcançamos a justiça que vale diante de Deus. Conseqüentemente, só pelo sagrado sangue podemos comparecer diante do trono de Deus. Veja que é exatamente isso que explica (Hebreus cap.10 vers.19) que diz: “Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo”.



Muitas vezes essa grandiosa realidade não é levada em consideração. Portanto, jamais podemos falar com Deus sem termos sido levados pelo sangue de Cristo.



- Porque seu coração fica tão apertado quando você começa a orar ??? Porque é tão difícil fazer intercessão ???. É porque você esquece que só pode orar baseado na obra de salvação realizada por Jesus Cristo. E não podemos clamar pelo sangue de Cristo sem que o Espírito Santo glorifique o Cordeiro diante de nós. Pela fé, devemos olhar para Ele. E quando percebemos o quanto Ele sofreu e se angustiou por nossos pecados, seremos levados à adoração. O pré-requisito para intercessão efetiva sempre é adoração.



Você jamais deve chegar irrefletidamente à santa presença do Senhor, pois ela se fechará se você não se aproximar conscientemente pelo sangue de Jesus. Comece a adorar a Ele, ao Pai e ao Filho, e você verá como seu coração se alarga e se dilata, e então sua intecessão poderá ter início.



Nesta éra de graça que está chegando ao fim, quando a escuridão vai crescendo, andarão na luz unicamente aqueles que aprenderam a orar. Hoje vemos o mundo ficar cada vez mais endurecido para com as coisas de Deus, e somente pessoas de oração conseguirão arrancar as almas perdidas das garras de Satanás.



Portanto, ore, ore, ore sem cessar, sem parar, sem vacilar, sem temer, e sem chorar !!! Eu preciso de você, e você precisa de mim. Nós precisamos de Cristo até o fim !!!





Agora que você já terminou de ler mais esta matéria de mensagem e estudo bíblico, clique no link http://www.youtube.com/watch?v=zBj-UZuNlxs





QUE DEUS TE ABENÇOE...

TENTAÇÕES DE UM GRANDE TENTADOR.

TENTAÇÕES DE UM GRANDE TENTADOR.





Existem reinos cujos reis governam com justiça e igualdade, respeitando-se as diferenças. Existem reinos onde se governa apenas com os iguais. Os que ousam pensar diferente são aniquilados.

(Rev. Sinesio Santos – Palestrante
em Escatologia, Formação de Professores, Escritor, e Pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular).





Liderança é um lugar onde o líder não pode se dar ao luxo de perder a calma. Quem perde a calma não é tão bom assim.

(Pr. Silmar Coelho – Escritor e Pastor na Igreja Metodista Wesleyana).



“Não tenha uma visão medíocre da vida, onde você começa não determina onde você terminará. Seja um valente que não recua e avança para conquistar !”

(Pr. Carlos Cezar - Deputado Estadual e Pastor títular na Igreja do Evangelho Quadrangular).





Jesus respondeu:

- Vá embora, Satanás! As Escrituras sagradas afirmam: “Adore o Senhor seu Deus, e sirva somente a ele.”

Então o Diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.

(Mateus cap.4 vers.10,11).





Algumas vezes, talvez, você não tenha o tempo nem a oportunidade de responder ao tentador com a Palavra de Deus. Isso é especialmente verdade se uma armadilha surge em seu caminho por intermédio de um ser humano. De uma hora para outra, você pode encontrar-se em uma situação que sabe ser maligna ou direcionada para o pecado. Nessas ocasiões, é igualmente importante distanciar-se do diabo, apesar de ser você aquele que deve fugir. Observe que em (Gênesis cap.39 vers.7), mostra uma situação envolvendo José e a esposa de Potifar: “Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo”.



O diabo conhecia os dons e desejos concedidos por Deus a esse homem e sabia que o Senhor dera a José dois sonhos, os quais prediziam sua futura grandeza. O inimigo não tinha qualquer informação secreta sobre esses sonhos, então tudo o que podia fazer era escutar José contar aos seus irmãos sobre eles. Da mesma forma, o diabo podia ver o que todas as outras pessoas viam. Observe que em (Gênesis cap.39 vers.6) diz: “E José era formoso de aparência e formoso à vista”.



Satanás também sabia do ódio, da inveja e rejeição que José havia sofrido por parte de seus irmaõs, o que culminou com a sua venda como escravo no Egito. O inimigo conhecia as carências profundas que José, certamente, tinha de amor, aceitação e reconhecimento.



O diabo conhecia o poder de José na casa de Potifar, uma vez que ele havia ascendido à posição de administrador dos bens desse homem importante. Tudo em que José colocava a mão dava certo. Tudo o que ele se propunha a fazer prosperava. José encontrou tanta graça aos olhos de Potifar, que toda a casa dele foi colocada sob a autoridade de José.



Não há dúvidas de que o inimigo lembrou José de duas necessidades físicas: era um rapaz sem uma esposa, com desejos físicos e sexuais.



Não há dúvidas de que Satanás tentou tirar proveito das necessidades de José de apreciação , amor e aceitação, visto que ele era um jovem escravo em terra estrangeira, o Egito, longe de sua família e seu povo.



Não há dúvidas de que o diabo armou a situação para José ficar sozinho em casa com a esposa de Potifar. Com certeza, o diabo disse a José: “Toda a casa de Potifar está sob a sua autoridade. Você deve ter tudo sob o seu controle, inclusive a esposa dele, a qual está disponível. Ela quer, e você tem necessidades. Aproveite a ocasião. Ninguém jamais saberá”.



Naquele momento, Satanás estava tentando fazer José usar suas capacidades dadas por Deus para satisfazer, mas de uma maneira impura, os desejos também concedidos pelo Senhor.



“Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora”. (Gênesis cap.39 vers.12). Quando a esposa de Potifar segurou José pela veste, tocando nele fisicamente e dizendo mais uma vez: “Deita-te comigo”, o rapaz não argumentou nem tentou conversar com ela. “ele, saiu fugindo para fora”.



Haverá ocasiões em que uma tentação surgirá diante de citar por intermédio de uma pessoa, e não haverá tempo para citar as Escrituras a ela. Nesse momento, sua resposta deverá ser fugir. Vá embora. Não se preocupe em ser rude ou politicamente incorreto. Saia da presença do tentador.



Se não puder afugentar o tentador resistindo a ele e citando a Palavra de Deus, fuja dele fisicamente o mais rápido possível !!!



QUE DEUS TE ABENÇOE...

ORANDO, LUTANDO, E VENCENDO.

ORANDO, LUTANDO, E VENCENDO.





“Gaste o seu tempo com o que produza frutos !!!”

( Rev. Mário de Oliveira – Presidente Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil ).





“Oração é a chave da vitória. Vamos juntos nessa corrente de fé, oração e ação.”

( Pra. Bianca de Oliveira – Pastora na Igreja do Evangelho Quadrangular ).





“Os amalequitas vieram e atacaram os israelitas em Refidim. Então Moisés deu a Josué a seguinte ordem: – Escolha alguns homens e amanhã cedo vá com eles lutar por nós contra os amalequitas. Eu ficarei no alto do monte, segurando o bastão de Deus. Josué fez o que Moisés, Arão e Hur subiram até o alto do monte. Quando Moisés ficava com os braços levantados, os israelitas venciam. Porém, quando ele abaixava os braços, eram os amalequitas que venciam. Quando os braços de Moisés ficaram cansados, Arão e Hur pegaram uma pedra e a puseram perto dele para que Moisés se sentasse. E os dois, um de cada lado, seguravam os braços de Moisés. Desse modo os seus braços ficaram levantados até o pôr-do-sol. E assim Josué derrotou completamente os amalequitas. Então o SENHOR Deus disse a Moisés: – Escreva um relatório dessa vitória a fim de que ela seja lembrada. Diga a Josué que eu vou destruir completamente os amalequitas. Moisés construiu um altar e lhe deu o seguinte nome: “O SENHOR Deus é a minha bandeira”. Depois disse: – Segurem bem alto a bandeira do SENHOR! O SENHOR combaterá para sempre os amalequitas”. (Êxodo cap.17 vers.8 á 16).



Essa faze vitoriosa do povo de Israel nos ensina, em primeiro lugar, que o inimigo é derrotado enquanto há oração e intercessão. Liderado por Josué, Israel lutava contra Amaleque. Israel é uma ilustração do espírito, e Amaleque ilustra a carne. Observe que em (Gálatas cap.5 vers.17) diz: “Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem”. Essa luta nunca cessa na vida de um filho de Deus. Ele tem duas naturezas, duas personalidades em si: o Espírito renascido e vivificado, morada do Espírito de Deus, e a carne pecaminosa, que não quer fazer a vontade do Senhor.



Observe que bem no final da passagem de (Êxodo cap.17) citada no começo desta matéria de mensagem e estudo, diz: “ O SENHOR combaterá para sempre os amalequitas”, ou seja, (a batalha sempre continuará). Todo o cristão verdadeiro, que é filho de Deus, anseia pela experiência prática da vitória sobre a carne. É exatamente quando você está orando, que você experimenta esta vitória.



Vejam que no (vers.11) diz: “Quando Moisés ficava com os braços levantados, os israelitas venciam”. Entende-se que o fato de Deus manter uma pessoa fraca fisicamente, é para obrigá-la a se tornar uma pessoa de oração, a levantar os braços a Deus buscando Sua ajuda.



Pessoas espirituais lutam energicamente contra Amaleque, que é o poder da carne, o poder deste mundo e o poder de Satanás. Fazem-no com a espada da Palavra de Deus e pelo testemunho de suas vidas. Terão vitória enquanto orarem. Quando Moisés levantava sua mão, Israel vencia; mas quando abaixava sua mão, Amaleque vencia. A razão de muitas campanhas evangelísticas acabarem com bênçãos apenas superficiais e passageiras deve ser procurada nas mãos levantadas (ou não) dos filhos de Deus. Todas as bênçãos e todas as vitórias no Reino de Deus fluem do céu a pessoas de mãos levantadas, pessoas como Moisés, que oram sem esmorecer.



No exemplo de Moisés e Josué vemos ainda a necessidade de um trabalho em conjunto realizado com muita união, um trabalho bem afinado entre aquele que ora e aquele que executa a tarefa. Havia mensageiros correndo para lá e para cá, de Josué a Moisés e de Moisés a Josué, informando como ia a guerra. Quando Moisés levantava sua mão, Israel vencia. Isso animava Moisés a continuar sua intercessão. Eles gritavam: “Isso, Moisés! Continue a levantar suas mãos! A vitória vem chegando!”. Mas quando Moisés abaixava sua mão porque estava cansado, Amaleque vencia. Havia uma grande afinidade entre Moisés, que orava, e Josué, que lutava.



O nosso desejo deve ser fugir a qualquer preço da religiosidade superficial e de um ministério vazio e sem efeitos. A vitória sobre Amaleque é certa, o alvo está garantido. A luz do Evangelho ainda alcançará muitas vidas se os missionários e pregadores tiverem apoio efetivo e consistente em oração.



O (vers.11), também nos traz o seguinte aspecto da oração: “Porém, quando ele abaixava os braços, eram os amalequitas que venciam”. Ou seja, “quando paravam de orar, as notícias sobre vitórias se cessavam”.



Muitas pessoas olham de uma manira saudosa para os tempos passados, tempos de bênçãos, quando havia avivamento e milhares de pessoas vinham ouvir a Palavra de Deus. Chegam á triste conclusão de que hoje não é mais assim. Porque não é mais assim ??? Dizem que os tempos mudaram. É verdade !!! Mas mesmo que os tempos tenham mudado, o nosso Deus Eterno continua o mesmo. Alelúia, Glória á Deus, Louvado seja o Teu Santo Nome !!!



Os tempos mudaram, pessoas mudam, as circunstâncias mudam, mas Deus não muda nunca. Observe que em (Nùmeros cap.14 vers.21) diz: “Mas, pela minha vida e pela minha presença gloriosa que enche toda a terra”. As promessas divinas ainda têm validade plena. A vitória de Jesus Cristo sobre Amaleque, sobre a carne, ainda tem poder ilimitado. A decrescente manifestação dessa vitória em nossa vida, em nossa família, em nosso ministério, em nossa vida financeira, é devida exclusivamente à sua negligência em oração.



Aprendemos que até que, ao tomar posse das promessas de Deus em oração perseverante e insistente, movemos o Senhor a nos dar promessas ainda maiores. Portanto, a vitória não cessa; ela se intensifica ainda mais à medida em que oramos. Quando Moisés orava lá no alto do monte, certamente se apoiava na promessa que Deus havia dado a seu povo: “Diga a Josué que eu vou destruir completamente os amalequitas”. Quando a promessa se transformou em realidade por intermédio da oração de Moisés, Deus deu promessas ainda maiores: “O SENHOR combaterá para sempre os amalequitas”.



O objetivo desta matéria de mensagem e estudo, é a de que você, sua família, e seu ministério, aprendam que Deus anseia por cumprir as maiores promessas se você se firmar nelas, orando incansavelmente. Deus anseia por tornar visível e efetiva a vitória de Seu Filho. Você não tem vitórias ??? Não foi Ele que desistiu, não foi Ele quem voltou atrás, foi você que parou de orar. Portanto, saia dessa crise de desânimo !!! Você precisa tornar-se uma pessoa de oração que luta, e um lutador que ora.



Nesse exato momento, o Senhor quer encher você de novo poder para orar. Ele quer derramar sobre você Seu Espírito de oração. Procure por pessoas que tenham o mesmo propósito, e orem juntos.



Nesta matéria de mensagem e estudo que você acabou de ler, vimos em (Êxodo cap.17) uma pequena célula de oração, formada por 3 pessoas no alto de um monte, e através deles, um povo inteiro alcançou a vitória.

sábado, janeiro 14, 2012

O EXEMPLO DE JESUS NA SEMEADURA.

O EXEMPLO DE JESUS NA SEMEADURA.





“A honra deve tornar-se a sua semente antes de ser a sua colheita”.

(Rev. Roberto Ferreira – Pastor titular na Igreja do Evangelho Quadrangular em Guararapes – SP).



“Plantar uma semente com fé é usar o que lhe foi dado para obter o que Deus prometeu”.

(Dr. Mike Murdock – Pastor irlandês, Escritor, e Conferencista Internacional).





Tudo começa com uma semente para plantar. Alguém planta uma pequena semente de carvalho. Ela se torna um carvalho poderoso. Um pequeno grão de milho é plantado. Ele produz duas espigas de milho. Cada espiga produz duas partes, e cada uma contém mais de 700 grãos de milho. Daquele único pequeno grão de milho, uma semente, são criadas 2.800 outras sementes.



O pastor irlandês e conferencista internacional, Dr. Mike Murdock, nos traz mais uma reflexão, confira: “Olhe para a Semente como algo que pode se multiplicar e se tornar mais. O amor é uma Semente. O Dinheiro é uma Semente. Tudo o que você possui pode ser plantado de volta no mundo como uma Semente. A Semente é algo que você dá e que beneficia outra pessoa: um sorriso, tempo, uma palavra de ânimo, dinheiro. Sua colheita é algo que Deus dá de volta e que o beneficia: alegria, paz de espírito, um amigo, e finanças”.



Mike Murdock, também acrescenta o seguinte: “Para plantar uma Semente com fé, significa simplesmente dar algo, tendo fé que Deus honrará a Sua Palavra e lhe dará uma colheita do que você Lhe deu”.



Se você plantar a Semente da deligência no seu trabalho, sua colheita será a promoção. Observe que em (Provérbios cap.13 vers.4), diz o seguinte: “Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele não conseguirá, mas a pessoa esforçada consegue o que deseja”.Também observe que em (Provérbios cap.10 vers.4), diz: “O preguiçoso fica pobre, mas quem se esforça no trabalho enriquece”.



Quando você semeia amor para com a sua família, colherá amor. Quando semeia recursos financeiros na obra de Deus, colherá as bênçãos de Deus e a provisão das suas finanças.



Jesus Cristo ensinou que o dar era o princípio das bênçãos. Observe que em (Lucas cap.6 vers.38), diz o seguinte: “Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês”.



Esta mesma escritura ilustra outro princípio incrível: “Aquilo que você é, você criará ao seu redor”. Um exemplo: “Eu sou brasileiro. O que criarei ??? Brasileiros. O que um músico criará ??? Músicos. O que uma melancia gerará ??? Melancias.



Meus amigos, amigas, e líderes ministeriais que estão acompanhando mais esta matéria de mensagem e estudo: Vocês precisam aprender que quando você pratica o (dar), as pessoas à sua volta começarão a querer praticar o (dar) para você. Isso é simples, explosivo e inegável. O próprio Jesus Cristo ensinou o princípio do cento por um. E para isso, vamos obeservar (Marcos cap.10 vers.29,30) que diz o seguinte: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar a casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a sua vida eterna”.



Tudo o que você tem, veio de Deus. Tudo o que você receberá no seu futuro, virá de Deus. Ele é a sua Fonte total para tudo na sua vida. Jamais se esqueçam disso.



“O SENHOR Deus é a nossa luz e o nosso escudo. Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom”. (Salmos cap.84 vers.11).



“Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente”. (3 João cap.1 vers.2).



Mike Murdock, ainda acrescenta mais: “O segredo do seu futuro é determinado pelas Sementes que você planta hoje”. Quando você abrir seu coração, Deus abrirá Suas janelas. Nunca esqueça que aquele 10% da sua renda são uma Semente santa. É chamado de Dízimo.



“Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponha-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos. Não deixarei que os gafanhotos destruam as suas plantações, e as suas parreiras darão muitas uvas”. (Malaquias cap.3 vers.10,11).



Você pode praticar o (dar) para sair do problema. Sua Semente pode criar o que Deus lhe prometeu. Lembre-se, Deus tem um Filho, Jesus. Ele o semeou na terra para produzir uma família. Milhões nascem de novo por causa da Sua melhor Semente.



Jesus sabia disso. Portanto, Ele respeitou a Lei da Semeadura e da Colheita... E este foi um dos Segredos da Liderança de Jesus.



Que Sementes Deus lhe deu para semear na vida da sua equipe e dos seus associados ???



Você pode descrever um episódio no qual você plantou palavras de ânimo no coração de um membro difícil da equipe, e ele se tornou um funcionário mais feliz e produtivo ??? Porque não tentar hoje ???



QUE DEUS TE ABENÇOE...

7 ATITUDES PARA UMA VIDA FINANCEIRA.

7 ATITUDES PARA UMA VIDA FINANCEIRA.



Chéques, faturas, IPVA, vergonhas, frustrações, tensões, suprimentos, preocupações, descontentamentos, ingratidões, iras, impaciências, ansiedades, desonestidades, permições, exessos de trabalho, avaliações, atitudes, métas espirituais, quitações, gratidão, contentamento, sobriedade, honestidade, deligência, espiritualidade, altruísmo, humildade, limites, orçamentos, ganhar mais e gastar menos.

A Bíblia ensina-nos como enfrentar muitas situações diferentes na vida, incluindo as dificuldades e pertubações financeiras. A chave para enfrentar problemas financeiros está na atitude da pessoa. Para responder bem precisamos permitir que a palavra de Deus venha operar em nosso coração e mude nosso modo de ver as coisas.



1) GRATIDÃO: Observe que em (Colossenses cap.2 vers.7), o apóstolo Paulo insiste para que sejamos não somente gratos, mas sim transbordantes de gratidão: “Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E dêem sempre graças a Deus”.




Em (1 Tessalonicenses cap.5 vers.18), Paulo nos dá uma outra lição de gratidão: “e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus”.


Não devemos nos queixar nem sentir pena de nós mesmos, mas antes devemos considerar cuidadosamente todas as razões que temos para sermos agradecidos e louvar a Deus por suas bênçãos a nós. Os israelitas no deserto estavam se queixando constantemente, mas tinham se esquecido da grande libertação que Deus lhes tinha dado a pouco tempo. Temos que atentar para o que o Senhor nos tem dado e não para as coisas que não temos.

2) CONTENTAMENTO: “Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei". (Hebreus cap.13 vers.5). A presença de Deus com seu povo dava tanta alegria e segurança que poderíamos facilmente nos contentar com qualquer padrão de vida. Paulo estava contente na fome ou na abundância:

"Na minha vida em união com o Senhor, fiquei muito alegre porque vocês mostraram de novo o cuidado que têm por mim. Não quero dizer que vocês tivessem deixado de cuidar de mim; é que não tiveram oportunidade de mostrar esse cuidado. Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”. (Filipenses cap.4 vers.10,11,12,13).

Por outro lado, as Escrituras estão repletas de advertências contra a ganância e a avareza. Observe que em (Lucas cap.12 vers.15) diz: "E continuou, dizendo a todos: Prestem atenção! Tenham cuidado com toto tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.

Por qualquer razão, nunca parecemos reconhecer o desejo desordenado por coisas em nossas próprias vidas. Pensamos que todas as coisas que queremos são necessidades e que a dívida que acumulamos ao buscar para adquiri-las é perfeitamente aceitável. Poderia ser que poucos de nós admitem a ganância em nossas vidas porque nos cegamos e deixamos de perceber o verdadeiro estado de nosso coração ??? O apóstolo Paulo exortou: “Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso”. (1 Timóteo cap.6 vers.8). Estamos satisfeitos somente com isto ???

3) SOBRIEDADE: Muitos textos nos exortam a sermos sóbrios.

"Por isso não vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juízo. Mas nós, que somos do dia, devemos estar em nosso perfeito juízo. Nós devemos usar a fé e o amor como couraça e a nossa esperança de salvação como capacete" (1 Tessalonicenses cap.5 vers.6 e 8).

"Portanto, estejam prontos para agir. Continuem alertas e ponham toda a sua esperança na bênção que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado." (1 Pedro cap.1 vers.13).

"O fim de todas as coisas está perto. Sejam prudentes e estejam alertas para poder orar." (1 Pedro cap.4 vers.7).

"Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar”. (1 Pedro cap.5 vers.8).

A pessoa sóbria encara os fatos e não deixa seus desejos colorirem sua percepção da realidade. Muitas pessoas tratam das finanças num mundo de sonho, sempre imaginando que tudo dará certo magicamente. Mas fugir de um problema ou negá-lo não ajuda e não está de acordo com o caráter de Cristo. Temos que reconhecer nossa situação atual, não importa quão triste seja, e ser “homens de coragem”.

"Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes." (1 Coríntios cap.16 ver.13).

Ignorar os problemas não os extingue. Lutas financeiras não desvanecem sem mais nada, mas precisam ser resolvidas por disciplina séria e perseverante.

4) HONESTIDADE: A honestidade é parte do caráter cristão:

"A nossa vontade é fazer aquilo que tanto o Senhor como as pessoas acham certo". (2 Coríntios cap.8 vers.21)

"e a ser prudentes, puras, boas donas de casa e obedientes ao marido, a fim de que ninguém fale mal da mensagem de Deus!" (Tito cap.2 vers.5).

Pessoas honestas aceitam suas limitações financeiras e não tentam ser alguma coisa que não são, vivendo num estilo de vida que suas condições não permitem. Pessoas honestas admitem que há muitas coisas que outras em torno delas têm ou podem fazer que elas não podem porque não têm dinheiro suficiente para isso. E pessoas honestas não fazem dívidas que não têm capacidade para pagar. Observe que em (Romanos cap.13 vers.8), diz o seguinte: "Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei".

5) DELIGÊNCIA: Algumas vezes, porém nem sempre, os problemas financeiros resultam da preguiça.

“Então o preguiçoso diz: Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco. Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado.” (Provérbios cap.6 vers.10 e 11.).

”Se for preguiça você deixar de consertar o telhado da sua casa, ele acabará ficando cheio de goteiras, e a casa cairá”. (Eclesiastes cap.10 ver.18).

Problemas financeiros devem ser esperados quando nos mimamos com descanso e sossego, e não trabalhamos esforçadamente. Um homem deve sustentar sua família. Observe que é exatamente este o mandamento de (1 Timóteo cap.5 vers.8). "Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da própria família, negou a fé e é pior do que os que não crêem". Mesmo que isso possa envolver trabalho difícil ou empregos desagradáveis, ou mesmo se o trabalho disponível é relativamente mal pago.

6) ESPIRITUALIDADE: Precisamos manter nosso foco principal em Cristo, não em coisas materiais. Observe que em (Mateus cap.6 vers.24) diz: “Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro”.

"Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas essas coisas”. (Mateus cap.6 vers.33).

Nossas pósses, nossa posição e nosso sucesso nesta vida são matérias insignificantes para o verdadeiro cristão. Ele se vê como meramente passando através desta vida como um peregrino e portanto relativamente desinteressado nas suas condições. Ele nunca faz da prosperidade material uma méta séria.

O homem espiritual percebe que seu dinheiro e sua posição financeira não são as coisas importantes da vida.

O servo do Senhor está sempre buscando dar, em vez de gastar consigo mesmo. Ele vê o dinheiro que ganha trabalhando como uma bênção que ele pode aplicar servindo a outros. Observe que em (Efésios cap.4 vers.28) diz o seguinte: “Quem roubava que não roube mais, porém começe a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres”.



Discípulos verdadeiros vêem a prosperidade material não tanto como algo para si mesmos, mas como algo útil para servir outros. Tanto é que (1 Coríntios cap.9 vers.8) diz: "Não pensem que eu me apóio somente nesses exemplos da vida diária, pois a lei diz a mesma coisa”. Enquanto o cristão for egoísta, ele sempre sentirá frustrações ao lidar com assuntos financeiros.

7) HUMILDADE: A humildade para admitir enganos e buscar corrigi-los é básica. Muitos de nós temos tido atitudes impróprias e não temos administrado bem nosso dinheiro. Nunca mudaremos até que admitamos que temos estado errados. Precisamos também ter a humildade de examinarmo-nos à luz da palavra de Deus e fazer as coisas que aprendermos.

"Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar. Veja como a sua fé e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa. Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou”. E Abraão foi chamado de “amigo de Deus”. Assim, vocês vêem que a pessoa é aceita por Deus por meio das suas ações e não somente pela fé”. (Tiago cap.1 vers. 21 á 24).

Esta seria uma boa hora para parar de ler este artigo e rever as oito atitudes que precisamos ter e tentar honestamente avaliar-nos e resolver mudar nossa atitude nas áreas necessárias. Como Deus nos vê em cada uma destas atitudes ???





AS MUDANÇAS ESPECÍFICAS.

As coisas específicas que precisamos fazer ao lidar com problemas financeiros dependem de nossa mudança e adoção das atitudes mencionadas acima. Sem perspectivas corretas, os passos seguintes terão pouca validade.

1) AVALIE HONESTAMENTE SUA SITUAÇÃO: Encare os fatos. Talvez ajudasse pegar uma folha de papel e lançar todas as suas dívidas e anotar os valores de todas. Então, lançar sua renda e suas despesas mensais. Qual é, exatamente, sua situação financeira.

2) COMEÇE A PAGAR SUAS DÍVIDAS: Observe que em (Romanos cap.13 vers.8) diz: “Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei”. Calcule quanto dinheiro por mês é necessário para pagar todos os juros e, também, comece a pagar o principal (o valor original do empréstimo, antes do acréscimo de juros).



Se suas prestações e obrigações mensais forem mais do que tem disponível no orçamento da família, ha três coisas que poderia fazer de modo a ter dinheiro para pagar as dívidas:

A) Gastar menos. Quando for necessário, as despesas podem ser reduzidas às mínimas necessidades de comida e lugar para viver.

"É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem. O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição. Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos." (1 Timóteo cap.6 vers.6 á 10).

B) Ganhar mais. Às vezes há oportunidades para trabalhar mais horas, ter um segundo emprego, ou encorajar os filhos adolescentes ou adultos que estejam vivendo no lar a trabalharem. Vender coisas. Os cristãos primitivos vendiam casas e terras para aliviar as necessidades de seus irmãos.

"Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuia; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho de ressureição do Senhor Jesus, e nem todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um á medida que alguém tinha necessidade." (Atos cap.4 vers. 32 á 35). Certamente não é irracional esperar que um discípulo de Cristo venda coisas para poder pagar o que deve.

C) Viva dentro dos limites de seu orçamento. A Bíblia adverte sobre a loucura de fazer dívidas: Observe que em (Provérbios cap.22 vers.7) diz: “Os ricos mandam nos pobres, e quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. A escravidão aos credores é muito penosa; é melhor esperar pacientemente e comprar somente aquelas coisas que se pode pagar.

D) Comece a aplicar sua renda no sentido de metas espirituais. Temos que chegar a ver tudo o que temos como pertencendo ao Senhor e começar a usar nossos recursos para servi-lo. O Novo Testamento exorta-nos a dar generosa e abundantemente.

"Pois os conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos". (2 Coríntios cap.8 vers.9).



O fato de não sermos obrigados a dizimar, não deve ser usado como qualquer tipo de desculpa. Não devemos permitir que nossa oferta seja diminuída pela avareza. Observe que em (2 Coríntios cap.9 vers.5) diz o seguinte: "Por isso achei que era preciso pedir aos irmãos que fossem antes de mim para preparar a oferta que vocês prometeram. E assim, quando eu chegar aí, ela já estará pronta, e todos ficarão sabendo que vocês deram ofertas porque quiseram e não porque foram obrigados”.

Em todas as áreas da vida, a palavra do Senhor nos fornece a orientação perfeita. Da mesma maneira, no campo financeiro devemos dar ouvidos à sabedoria de Deus revelada na Bíblia. Quando obedecemos os mandamentos do Senhor, recebemos tanto “a promessa da vida presente” como a da vida “futura”.

Que sigamos estas instruções!

QUE DEUS TE ABENÇOE...

JESUS: UM HOMEM SEM PRESSA.

“Um grande poder, pode nos trazer grandes consequências”.

(Leandro Borges – Trabalho de Aperfeiçoamento Ministerial á Pastores e Líderes).



“Os obstaculos que aparecem a sua frente sejam um motivo para te fazer pular ainda mais alto! Toda honra e Gloria seja dada ao nosso Deus”.

(Rev. Mário de Oliveira – Presidente Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil).



“Nenhuma circunstância em nossa vida pode ser tão negativa ao ponto de desistirmos da nossa fé”.

(Rev. Rocco Digilio Filho - Presidente Estadual da Igreja Evangelho Quadrangular).



“As vitórias nas batalhas não são dos mais fortes, mais bonitos, ou mais inteligentes, a vitória sempre é dos que confiam em Deus”.



(Rev. Jefferson Campos – Deputado Federal e Pastor títular na Igreja do Evangelho Quadrangular).



“Fracasso se define por falhar, insucesso, mal resultado. Um mal resultado não pode determinar toda sua história! Quando você pensar que não tem mais saída, você será surpreendido pela visita do Todo-Poderoso que mudará o fracasso em dupla honra”.

(Pr. Carlos Cezar – Deputado Estadual e Pastor títular na Igreja do Evangelho Quadrangular).





A impaciência custa caro. Estamos vivendo em uma geração impaciente. Comidas prontas, fornos de microondas e vias expressas lotadas refletem esta filosofia. Os maiores erros de uma pessoa acontecem por causa da impaciência.



Os negócios, em sua maioria, fracassam por causa da falta de preparação e de tempo. Grandes negócios não acontecem da noite para o dia. Até um grande país como os Estados Unidos levou anos para se tornar uma nação independente.



Uma pessoa precisa aprender á separar o tempo para crescer no seu negócio.É preciso ser metódico nos seus projetos. É preciso que a pessoa se torne-se alguém com projetos a longo prazo. A vida é uma maratona, não uma corrida de 50 metros. Os campeões acertam seu passo. Eles têm uma visão grandiosa.



Jesus recusou-se a apressar-se pelas emergências dos outros. Não há registro bíblico que mostre que Ele andou apressado ou que alguma vez estivesse numa situação de emergência.



Considere o momento em que foi dada a notícia a Jesus de que um de Seus amigos íntimos, Lázaro, queriam que Jesus se apressasse e orasse pela cura de Lázaro antes que ele morresse. Jesus manteve a Sua própria programação, sem pressa e sem correia, Lázaro morreu.



“Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era do povoado de Betânia, onde Maria e a sua irmã Marta moravam. As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente! Quando Jesus recebeu a notícia, disse: O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada. Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro. Porém quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava. Então Marta disse a Jesus: Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! O seu irmão vai ressuscitar! disse Jesus. Depois de dizer isso, gritou: Lázaro, venha para fora! E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: Desenrolem as faixas e deixem que ele vá”. (João cap.11 vers.1,3,4,5,6,21,23,43,44).



A determinação é poderosa e magnética, mas Jesus nunca tomou decisões devido a táticas de pressão de outros. Qualquer tipo de pessoa precisa recusar-se a ser intimidado por declarações tais como: “Este é o último disponível este ano. Se você não comprar agora, pode não ter outra chance”.



Negociadores habilidosos ensinam que a espera é uma arma. Uma pessoa que se mostra ser mais apressada e impaciente, geralmente acaba com o pior resultado no negócio.



É preciso que você separe um tempo para fazer as coisas corretamente. Os defeitos e as falhas de qualquer plano são freqüentemente causados pela agitação e pela pressa.



Jesus sabia exatamente disso.



Jesus nunca tinha pressa...



E este foi um dos Segredos da Liderança de Jesus.



- Quam você experimentou uma situação na qual a espera tenha sido a arma eficaz ???



- Que tipos de erros sérios você tem visto acontecer como resultado da impaciência ???



- Como você se protege da impaciência ???



Observe que em (Provérbios cap.25 vers.7) diz o seguinte: “É melhor que depois lhe dêem um lugar de honra do que você ser humilhado na presença das autoridades”.





QUE DEUS TE ABENÇOE...

AS LÁGRIMAS DE UMA MULHER.

”Existem momentos que devemos avaliar nossa fé. Pedimos tanto a Deus para que Ele nos conceda graças e milagres...”.

“Mas será que estamos preparadas para ver com os olhos da carne, os milagres realizados ???”

“Você esta pronta para ver a gloria de Deus diante de seus olhos ???”

“Tenha com Deus momentos de reflexões. Peça a Ele que abra seus olhos e sua mente”.



( Cláudia Cerqueira – Psicóloga e Analista de Recursos Humanos ).





“Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”. (Mateus cap.6 vers.34).



A Bíblia Sagrada compara o amor de Deus com o amor de mãe. Em Jesus o amor de Deus tomou forma humana e nele temos o consolo do perdão, da esperança e da vida eterna no céu.



Observe que em (João cap.20 vers.15), Jesus Cristo perguntou diretamente á Maria Madalena: “Mulher, porque você está chorando?”. Isso nos faz refletir sobre as referências ao choro na Bíblia Sagrada e, especialmente, sobre os que falam do choro de mulheres.



“Problemas não matam um relacionamento e sim nossa maneira errada de solucioná-los”.



Há ocasiões em que as mulheres precisam ser corajosas: numa separação ou ao ficarem viúvas e também como mães cristãs, elas sabem e aprende a lutar pelos filhos mesmo quando este ainda está no ventre. E luta mesmo !!!



Em (1 Samuel cap.1 vers.7,8,10,12,13,16), encontramos a história de Ana, observem: “Isso acontecia ano após ano. Sempre que iam ao santuário do SENHOR, Penina irritava tanto Ana, que ela ficava só chorando e não comia nada. Um dia o seu marido Elcana lhe perguntou: – Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está sempre triste? Por acaso, eu não sou melhor para você do que dez filhos? Ai Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o SENHOR. Ana continuou orando ao SENHOR durante tanto tempo, que Eli começou a prestar atenção nela e notou que seus lábios se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana estava orando em silêncio, mas Eli pensou que ela estava bêbada. Não pense que sou uma mulher sem moral. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora.”



Observando a situação em que Ana estava vivendo, vemos que a condição da mulher é mais difícil e penosa no relacionamento conjugal, especialmente quando essa é trocado por outra, pois isso machuca, levando ao choro.



Assim, Ana estava nessa condição e levantava-se triste e com amargura de alma, orando ao Senhor e chorava abundantemente. Ela fez um voto ao Senhor e pediu um filho varão. Nasceu-lhe Samuel e foi consagrado a Deus.



Vemos que o verbo "(chorou), traduzido na Bíblia, é usado de diferentes maneiras:



1) CHORAR COM ASPECTO DE ALEGRIA: “Depois ele beijou Raquel e, muito emocionado, começou a chorar”. (Gênesis cap.29 vers.11)



3)CHORAR, RECLAMAR, PEDIR, E IMPLORAR: “Depois Ester se jogou aos pés do rei e, chorando, pediu que anulasse a ordem de Hamã, o descendente de Agague, e que não deixasse que o terrível plano de Hamã contra os judeus fosse executado”. (Ester cap.2 vers.3).



2)CHORAR COM ASPECTO DE IMPLORAÇÃO OU RECLAMAÇÃO: “Aí a mulher de Sansão lhe disse, chorando: - Você não me ama! Você me odeia! Você deu uma adivinhação aos meus amigos e não me contou a resposta! – Eu não contei nem para o meu pai nem para minha mãe! – respondeu ele. – Por que acha que eu iria contar para você? Então ela chorou durante os outros dias da festa”. (Juízes cap.14 vers.16,17).



Uma outra forma que encontramos o (choro) é a que vemos relatada na história da mulher de Sansão – esta usava o choro como mecanismo de manipulação – sendo essa mulher pagã, lança-se ao choro ao lado, é claro, do charme e da chantagem para conseguir o que queria. Esse tipo de choro é ilegítimo e, normalmente não resolve nada, levando apenas a desilusão.



Os problemas têm solução ! O que “mata” é tomar uma posição errada nessas horas. Não chore mulher – aprenda a tomar outras atitudes:



- Comece a trabalhar, valorize sua vida – estude a Palavra de Deus.

- Respeite a atitude do outro.

- Converse sobre sua dificuldade com alguém.

- Aprenda a confiar em Deus, pois Ele é misericordioso.

- Seja uma mulher de fé e coragem como Abigail.



Quando o problema se trata de alguma espécie de impasse. É interessante que as mulheres observem a reação diante dos obstáculos incontáveis que aparecem – aquelas coisas que provocam o choro, mas pense: “Mulher, por que choras?”



CONCLUSÃO: Mulheres: Se vocês estão chorando pelo motivo errado, então é melhor vocês pararem, e logo !!! Caso contrário vocês correm o risco de sofrerem uma grande decepção. Chorar é bom. É permitido, sim, mas na ocasião certa e por motivos certos.



Lembre-se: “A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria”. (Salmos cap.30 vers.5).

LAGRIMAS DE UMA ALMA.

“Naõ esqueçam que o amor abre as postas do coração para as demais virtudes da vida”.

(Pr. Silas Malafaia – Psicólogo, Conferencista Internacional, e Pastor na Igreja Assembléia de Deus Vitória em Cristo)



“Temos um coração em obras. Nosso peito é um estaleiro por onde circulam incessantes estruturas e materiais de construção. Reforçamos nossas fundações, colocamos pilares e reparamos as fissuras das paredes da máquina central onde produzimos. AMOR, MISERICÓRDIA E BONDADE. E depois de todas essas coisas, RECOMEÇAMOS uma NOVA HISTÓRIA”.

(Rev. Davi Rodrigues - Superintendente Regional, Secretário, e Pastor títular na Igreja do Evangelho Quadrangular).



“Quem semeia o que agrada ao Senhor, colherá bençãos transbordantes”.

(Rev. Marcos Koti – Pastor títular na Igreja do Evangelho Quadrangular).





“Meus irmãos, não estranhem se as pessoas do mundo os odeiam. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus?” (1 João cap.3 vers.13,17).



Não é falta de amor ou dos supérfluos da vida. Não é tristeza, nem alegria. Mas, a sensação é incômoda, desconfortável e cruel. Parece umburaco no peito,crescente a cada instante. A alma estufa como um balão. Nem mesmo a excelente condição social minimiza sua dor. Não fosse o semblante triste e caído, a vítima não teria o que reclamar. Alguns chamam isso de angústia, depressão ou mesmo vazio.

Do ponto de vista espiritual, o vazio da alma não é nada além da sede de Deus.

Assim como um automóvel precisa de combustível para andar; alguns aparelhos precisam de eletricidade para funcionar; e o corpo precisa de alimentos para manter-se de pé, é a presença de Deus que preenche a alma e dá sentido à vida.

O carro não anda com feijão; aparelhos elétricos não funcionam com gasolina e o corpo não sobrevive com descarga elétrica. Do mesmo modo, a alma sem Deus perece.

Seu vazio sinaliza grito desesperador. Onde achará refúgio e medicina que satisfaça suas necessidades ???

A nossa resposta está na própria Palavra de Deus. Observe que em (Salmos cap.19) diz: “O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram. Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite. Não há discurso nem palavras, e não se ouve nenhum som. No entando, a voz do céu se espalha pelo mundo inteiro, e as suas palavras alcançam a terra toda. Deus armou no céu uma barraca para o sol. O sol sai dali todo alegre como um noivo, como um atleta ansioso para entrar numa corrida. O sol sai de um lado do céu e vai até o outro lado; nada pode se esconder do se calor. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. O temor ao SENHOR é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade. Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro. Senhor, os teus ensinamentos dão sabedoria a mim, teu servo, e eu sou recompensado quando lhes obedeço. Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber. Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem. Assim serei uma pessoa direita e ficarei livre do grave pecado da desobediência a ti. Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó SENHOR Deus, minha rocha e meu defensor!”

Como suspira a abelha pela flor, assim, por Ti, ó Deus, suspira a minha alma.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus Vivo.