sábado, agosto 18, 2012

TEMPO: ADMINISTRANDO OS SEGUNDOS E MINUTOS.


TEMPO: ADMINISTRANDO SEGUNDOS E MINUTOS.


“Não se pode esperar que o trajeto para se obter vitórias sobre os gigantes sejam sem dificuldades e desafios. O fundamental é não desistir.”


“A preocupação é um buraco no coração por onde vaza a energia da fé.”


“Se quizeres que as coisas mudem ao seu redor, mude você primeiro.”



“De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando”. (Marcos cap.1 vers.35).

Muitas pessoas parecem não valorizar os segundos e os minutos de sua vida. Nenhum ser humano viverá os mesmos segundos e minutos novamente, nem terá oportunidade de viver o dia de hoje novamente. Tudo passa e passará. O sol não aparece junto com a lua, e nem as estrelas aparecem junto com o sol. Tudo tem o tempo certo de passagem. A lua e as estrelas só aparecem quando o sol já foi, e o sol só vai aparecer novamente quando a lua e as estrelas sairem de cena. Tudo é administrado ...

Você precisa se despertar e se motivar para que você possa aproveitar ao máximo o tempo disponível hoje, amanhã e pelo resto de sua vida. Você jamais deve esperar para buscar o seu potencial. Cada segundo de um tempo significa um presente de Deus, portanto, deve ser valorizado e gasto de maneira que honre a Ele.

Todo o ser humano é chamado para administrar o seu tempo, porém, Deus não pode ser responsabilizado pelo modo em que administramos o nosso tempo, pois Ele nos deu livre árbitrio para vivermos da forma que queremos, tanto de maneira justa como injusta. Cada um será julgado pelas suas próprias obras em particular. Por isso devemos estar sempre cientes de que existe a salvação e a condenação. Ou você é salvo, ou você é condenado. Não existe nenhuma maneira de acontecer as duas coisas.

Lúcifer caiu porque ele administrou mau o poder e a autoridade que ele tinha, ou seja, má administração por parte dele mesmo. Ele passou um bom tempo achando que poderia ser mais poderoso que Deus (desperdício de tempo). Até hoje ele está pagando o preço pelo seu desperdício de tempo. Lúcifer passou a ser um mal administrador do seu próprio tempo.

Desperdiçar tempo é ser mau administrador, ou seja, fracassar minuto após minuto, hora após hora, na missão de cumprir tudo o que Deus chamou e preparou você para fazer desde o momento de sua criação.


1) É PRECISO PENSAR NO TEMPO COMO UM INVESTIMENTO: Embora sejamos chamados a viver um dia de cada vez, todos nós também somos comissionados a ocupar nossos dias com coisas que trarão recompensas máximas no futuro. O que fazemos hoje estabelece a base da vida que podemos e iremos desfrutar amanhã.

Muitos pastores investem de uma maneira sábia em seus ministérios, para dissemirar o evangelho e edificar o Corpo de Cristo, uma parte de cada centavo que ganharam honestamente através de dízimos, ofertas e doações. Eles também economizam outra parte de seus salários para que no futuro possam ter a vida que gostariam de ter. O resto do dinheiro deles foi investido em qualidade de vida. Embora não devemos supervalorizar as posses materiais, cada uma delas é tratada com respeito para que durem e sirvam por muito tempo.

Isso não é garantia de que você estará evitando problemas físicos e financeiros se investir seu tempo e dinheiro de maneira sábia, fazendo todas as coisas corretas que conhece para gozar de boa saúde. Somente Deus determina nosso “sucesso” aqui na terra. Acidentes acontecem. Somos acometidos por doenças . Mercados financeiros entram em colapso, ficam além de nosso controle. Contudo, devemos atentar também para o fato de que a maioria das pessoas com economias suficientes, em seus chamados “anos de aposentadoria”, planejaram e investiram de acordo com o nível de remuneração que gostariam de ter nos últimos anos de sua vida.

Existem muitas coisas que podemos fazer para ter boa saúde no futuro. Na verdade, a maioria das enfermidades mais temidas de hoje, são tremendamente impactadas pelas escolhas que compõem nosso estilo de vida, podemos escolher o que comeremos e o que beberemos, podemos controlar o número de horas em que dormimos diariamente, com que frequência relachamos, a qualidade do ar que respiramos, a quantidade de estresse internalizado, e a forma como pensamos e usamos nossa fé.

O cristão precisa viver de uma forma que lhe proporcione a melhor qualidade de vida nos anos vindouros. A maneira como você usa e aproveita seu tempo agora é um prenúncio muito sério de como aproveitará suas horas e seus dias no futuro. Independente de qual seja o propósito de sua vida e o seu trabalho, você precisa de energia, força e recursos materiais para executar tarefas com qualidade, produtividade e impacto. Deus quer que você organize seu tempo e seus recursos hoje a fim de que possa preencher seu futuro de atividades e ministérios significativos e com propósitos. Em última instância, você deve preencher seus dias com atividades e conversas sadias que tenham potencial para a recompensa eterna.


2) É PRECISO ORGANIZAR SUA AGENDA COM FOCO NO EQUILÍBRIO: Em uma agenda de compromissos, o tempo é dividido em segmentos para a distribuição das tarefas. Você pode, e deve, realizar muitas tarefas em um dia, e cada uma delas demanda tempo. A chave é priorizar suas tarefas e dividir o tempo de modo apropriado para completá-las. O maior desafio é fazer com que suas prioridades estejam na ordem certa e equilibrar sua agenda de compromissos. Considere a vida de Cristo, pois Ele certamente viveu de forma equilibrada.

Você pode até achar que Jesus passou o tempo pregando, ensinando e fazendo milagres sem parar, desde encontros na estrada com pessoas necessitadas até alimentar milhares de pessoas em montes verdejantes. No entanto, sua vida era mais do que isso. Jesus tinha um ministério voltado para o público, contudo também havia momentos particulares com os amigos e companheiros mais próximos. Jesus tinha intensos momentos pessoais quando estava a sós com Deus.

Observe que na passagem de (Marcos cap.1) citado no começo desta matéria, Jesus acordava todos os dias antes do nascer do sol para orar. E isso inclui pedir coisas a Deus e oferecer-lhe ação de graças e louvor.

Você deve passar mais tempo de suas orações ouvindo o Senhor e descobrindo aquilo que Ele deseja que você faça em um futuro imediato e em longo prazo. A oração é um tempo em que você pode conversar com Deus, ter um diálogo particular com Ele, expressar seus sentimentos á Ele, colocar para fora tudo aquilo que está preso em seu interior, e colocar diante Dele todas as pessoas que te odeiam. A oração é um tempo de regozijarmo-nos com o Senhor pelas vitórias que Ele conquistou na nossa vida e por nosso intermédio.

Jesus separava tempo para conversar e comer com muitas pessoas, por diversas razões. Marta, Lázaro, Maria de Betânia, Zaqueu e Nicodemos, eram pessoas na qual Jesus considerava como amigos. Jesus ria e regozijava-se com quem recebia aquilo que Ele dava. Ele aceitou convites para jantar e celebrou as festas judaicas com diversos grupos de pessoas.

A Bíblia Sagrada não mostra o número total de amigos que Jesus tinha, mas mostra que Jesus passava mais tempo com seus amigos íntimos, Pedro, Tiago e João, na qual trabalhavam com Ele durante sua jornada ministerial.

Jamais devemos ser preguiçosos e improdutivos. Deus espera que você tenha propósito e foco em tudo na vida. Uma pessoa preguiçosa não tem objetivo nenhum para o tempo que desperdiça com tolices ou realizando atividades carnais prazerosas que não têm significado ou benefício real. É importante separar-se do mundo por um tempo para descansar. Precisamos de apenas um curto período de tempo para repor as forças. Uma vida toda de descanso voluntário é uma perda de tempo.


QUE DEUS TE ABENÇOE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário