sexta-feira, agosto 17, 2012

" ORAÇÃO EFICAZ DE UM JUSTO.


A EFICAZ ORAÇÃO DE UM JUSTO.


“Orar é se relacionar de coração aberto com o Senhor, e ter a certeza de que será ouvido e amparado.”

“Posso entender melhor as coisas de Deus quando acalmo meu coração, deixando Ele falar comigo.”

“Cuidar do nosso próximo não deve ser apenas obrigação, mas sim fazer parte de nossa essência !”



“Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder. O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita”. (Tiago cap.5 vers.16,17,18).

“Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade, e outro o fizer voltar para o bom caminho, lembrem disso: quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos pecados sejam perdoados”. (Tiago cap.5 vers.19,20).

Todo verdadeiro filho de Deus precisa ter anseio em orar de maneira eficaz. O pré-requisito para que Deus nos ouça é sermos justos, e temos essa justiça única e exclusivamente em Jesus Cristo.

A Justiça isolada não basta. Justiça significa viver e agir exatamente da maneira que Deus aprova. Jesus Cristo foi a única pessoa sobre a terra que andou de modo tão perfeito nos caminhos do Senhor, que Deus pôde lhe dar Sua plena aprovação. A justiça, assim como a Bíblia a entende, é concedida a todos os que crêem no Senhor Jesus. Observe que é exatamente isso que o apóstolo Paulo tenta explicar em (Romanos cap.10 vers.4): "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê". Paulo está tentando explicar o porque do povo de Israel em sua grande maioria não ter aceitado o evangelho. O povo de Israel tinha rejeitado Cristo, e mesmo assim estavam procurando serem salvos por meio das suas orações e não por meio da fé. Mas Paulo tentava explicar ao povo de Israel que eles estavam completamente errados, ou seja, orando de forma errada.

A justiça que nós temos através de Jesus precisa ter conseqüências em nossa vida para que o Senhor possa ouvir as nossas orações. É uma justiça que se torna ativa. Se a justiça que Jesus nos proporciona não se refletir em nossa vida prática, nossas orações ficarão sem poder.

“A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder”. Isso não significa nada mais do que a justiça que Jesus nos dá produzindo seus frutos e resultados maravilhosos na prática. A oração do justo tem conexão com fervor e seriedade; ela não é um ato isolado. E orar com fervor é uma das coisas que têm sua origem na justiça que recebemos através de Jesus!


A ORAÇÃO QUE PODE SER ATENDIDA: (Justiça Dinâmica)

"A oração fervorosa de um homem justo tem grande poder e resultados maravilhosos". Isso significa que, por um lado, a oração do justo tem que ser eficaz, mas também que existem orações que não têm efeito – e isso pode acontecer mesmo depois de já termos sido justificados por Jesus.


O QUE REALMENTE FAZ PARTE DA ORAÇÃO EFICAZ DE UM JUSTO ???


1ª) – A DISPOSIÇÃO FRATERNAL DE PERDOAR: Observe que na passagem de (Tiago cap.5 vers.16) citada no começo da matéria, diz: “Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados”. Essa afirmação está intimamente ligada com a frase: "A oração fervorosa de um homem justo tem grande poder e resultados maravilhosos." Uma oração só pode ser fervorosa quando também existe fervor e sinceridade nos relacionamentos entre os irmãos em Cristo. Talvez muitas orações não sejam atendidas pelo Senhor porque existe discórdia entre os irmãos, porque se guarda rancor no coração e porque não existe disposição de perdoar o próximo e de confessar os pecados uns aos outros.

Quando a Bíblia nos exorta e diz: "Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros...", geralmente existe culpa em ambos os lados, por ambos terem se tornado culpados dentro de um relacionamento. E isso deve ser consertado por ambas as partes envolvidas, com as duas pessoas buscando o diálogo, confessando os pecados e voltando a orar uma pela outra.

É preciso saber que: “A justiça de Jesus não pode se tornar manifesta onde existem conflitos e onde não existe a disposição sincera de um perdoar ao outro”.

Há, por exemplo, brigas em uma família. Duas irmãs não se entendem. Talvez exista inveja entre elas. Ou é um casamento que não funciona direito, um cônjuge vive afastado do outro ao invés de viverem lado a lado e de viverem um para o outro. Ou pensemos na situação dentro da igreja: simplesmente não conseguimos nos relacionar com um certo irmão ou com uma certa irmã. Em certos assuntos temos opiniões diferentes. E então foram ditas palavras não muito amáveis. Agora, tudo o que o outro faz é questionado e posto em dúvida. E como é rápido pecar com os lábios falando mal do próximo para que a gente pareça melhor.

Mas o pior de tudo é quando não se consegue de jeito nenhum iniciar uma conversa franca e aberta, não consegue se aproximar do outro para confessar o próprio comportamento errado e quando não conseguimos nos humilhar pelos nossos erros. Se a gente fizesse isso, o outro poderia se sentir vitorioso, não é? Ou já temos uma desculpa pronta de antemão: "Com ele não adianta mesmo falar". E é assim que o pecado continua existindo dentro da igreja. Talvez procuremos ignorar o fato, reprimindo a lembrança do mesmo quando vem à nossa mente ou argumentando que a coisa não é tão grave assim, mas o pecado continua sem ter sido perdoado. Enquanto o perdão não chega, o pecado continua a persistir...

Queridos irmãos, nós todos desejamos que nossas orações sejam atendidas e que sejam eficazes !!! Por isso, batalhemos com ardor para que isso possa se concretizar. E o que precisamos fazer ??? Passar por cima dos nossos próprios sentimentos, fazendo um grande esforço e indo falar com quem temos problemas, confessando os pecados uns aos outros. Quem não faz isso, mas continua frio e distanciado em relação ao outro, está no caminho completamente errado.

Em Provérbios 6 são enumeradas seis coisas que aborrecem ao Senhor, mas a sétima é uma abominação para Ele: "... o que semeia contendas entre os irmãos" (vers.19).

É preciso saber que você só vai viver em paz com Deus, quando igualmente viver em paz com seus irmãos.


2ª) – É PRECISO TER A FÉ INQUEBRANTÁVEL E INSISTENTE: Em (Tiago cap.5 vers.17), Elias é usado para exemplificar essa verdade: "O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra”. Elias é um dos maiores profetas do Antigo Testamento, e, através do Senhor, ele foi capaz de fazer coisas grandiosas em uma época de apostasia quando as pessoas abandonavam ao Senhor. Mas exatamente Elias é classificado como o homem que "era semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos." Em sua vida, ele experimentou altos e baixos – mas orava com fervor e tinha uma fé inabalável. Elias não tinha sentimentos diferentes dos nossos. Ele era sujeito aos mesmos altos e baixos pelos quais nós passamos. Mas em sua fé ele era inabalável!

A Palavra de Deus nos ensina que não devemos olhar para as aparências, nem para os nossos sentimentos e muito menos para as circunstâncias, e que não devemos condicionar nossa vida de oração a essas coisas. Mas somos exortados e animados a orarmos com uma fé que não vacila.

Tenhamos nova coragem e novo ânimo para orarmos fervorosamente, com seriedade, e para assumirmos atitudes concretas, atitudes de justiça que são imprescindíveis para que nossas orações sejam respondidas.

“Meus irmãos, vocês que crêem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas.” (Tiago cap.2 vers.1)

“Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo?” (Tiago cap.2 vers.14).


QUE DEUS TE ABENÇOE...




Nenhum comentário:

Postar um comentário