AS PROVISÕES DA NOVA ALIANÇA.
“Os obstaculos que aparecem a sua frente sejam um motivo para te fazer pular ainda mais alto! Toda honra e Gloria seja dada ao nosso Deus”.
(Rev. Mário de Oliveira – Presidente Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil).
“Fracasso se define por falhar, insucesso, mal resultado. Um mal resultado não pode determinar toda sua história! Quando você pensar que não tem mais saída, você será surpreendido pela visita do Todo-Poderoso que mudará o fracasso em dupla honra”.
(Pr. Carlos Cezar – Deputado Estadual e Pastor títular na Igreja do Evangelho Quadrangular)
“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei”. (Hebreus cap.8 vers.10,11,12).
As diversas linhas de pensamento traçadas pelo autor da Epístola encontram seu foco na gloriosa verdade da nova aliança. As provisões desta são apresentadas, primeiro, como empreendimento do Mediador em (Hebreus cap.8 vers.10,11,12); e, depois, são comentados os benefícios advindos dela ao povo de Deus em (Hebreus cap.10 vers.15,16,17,18), que diz o seguinte: “E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado”.
O que o Mediador realizou é apresentado como preparação para um estudo da oblação perfeita de Jesus, apresentada sob o simbolismo do Dia da Expiação. Este era o exercício sacerdotal supremo sob a dispensação levítica e símbolo do que foi realmente feito ao achegarmo-nos a Deus.
O pastor e escritor sul-africano, Andrew Murray (09/05/1828 á 18/01/1917), traz um esboço do texto de (Hebreus cap.8 vers.10,11,12) que dispõe divididos em 3 partes: (1) a bênção central da aliança; (2) a bênção suprema da aliança, e (3) a bênção inicial da aliança. Este esboço acompanha a disposição escriturística e ilustra também o método geral de apresentação da verdade.
Nosso Senhor, na conversa que teve com Nicodemos, apresentou a necessidade do novo nascimento e, depois, da Sua própria morte como meio de torná-lo possível. E o apóstolo Pedro falou primeiro sobre as bênçãos do Pentecostes e, depois, sobre a maneira como esta graça é obtida. O apóstolo Paulo seguiu a mesma ordem em seu discurso em Antioquia da Pisídia. Esta ordem tem o endosso das Escrituras e da razão, pois os homens têm sempre de convencer-se das bênçãos, antes que empreendam esforços sinceros para consegui-las.
Devemos agora voltar nossa atenção para a divisão do esboço supramencionado, de maneira mais particular.
1) A BÊNÇÃO CENTRAL DA ALIANÇA: A Lei de Deus, escrita no coração e na mente dos homens, forma a ideia central da aliança. Na primeira, a Lei era imposta; ela falhou porque não havia disposição de coração para obediência. A Lei era boa, mas o coração não estava voltado para ela. Pela nova aliança, Deus transforma a Lei externa em vida interior e, mediante o dom do Espírito Santo, de tal maneira purifica e renova o coração do homem que, do seu íntimo este cumpre a vontade de Deus. Além disso, o fato da Lei ser gravada na mente humana sugere uma tal comunicação da verdade divina, que possibilita ao homem aliançado não apenas amar o Senhor com todas as suas forças, mas também interpretar e expressar, com inteligência, esse amor por um viver santo.
Uma vez que a característica vital da nova aliança é vida espiritual no ser interior do homem, o coração deste se abre para Deus e entende o que é agradável ao Senhor. Isto o leva imediatamente ao conhecimento pessoal de Deus. E conhecê-lo contribui para o homem amar Aquele que é o próprio Amor. O amor que o Espírito Santo derrama no coração purificado pelo sangue de Jesus torna-se a energia que é a fonte de alegre obediência à Lei de Deus. O amor torna-se, assim, o cumprimento da Lei e, de modo algum, rebaixa o padrão divino ou enfraquece a lei moral.
2) A BÊNÇÃO SUPREMA DA ALIANÇA: A benção suprema da nova aliança é a comunhão pessoal com Deus. Ele se torna o objeto supremo da afeição do Seu povo, o qual recebe a certeza interior de pertencer inteiramente a Deus. Essa gloriosa comunhão é realizada por meio da Lei gravada na mente e no coração do povo de Deus. Visto, porém, que a mente carnal não está sujeita à Lei de Deus, o coração deve ser purificado antes que seja perfeitamente harmonizado com a vontade de Deus. Afinal, só os puros de coração veem a Deus, e sem a santidade ninguém verá o Senhor. Observe que em (Hebreus cap.12 vers.14) diz: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.
Esse fato de ter o coração purificado de todo pecado e a Lei de Deus nele gravada é uma experiência consciente, pessoal, operada na alma pelo Espírito Santo. Mas o nosso descanso não é na experiência; repousamos em Deus, a quem a experiência da pureza de coração nos possibilitou ver e com quem o Espírito da santidade nos leva a uma comunhão consciente. Deste modo, o coração purificado e renovado se torna a “sala de audiências” de Deus, o único a quem adoramos e servimos.
3) A BÊNÇÃO INICIAL DA ALIANÇA: Visto que a misericórdia é o motivo não só da remissão dos pecados, mas da Lei de Deus escrita no coração e da consequente comunhão com Ele, é a primeira bênção da aliança, seguindo-se-lhe as bênçãos centrais e supremas. Se a remissão dos pecados parecer ser um mero aditamento nestas duas apresentações da nova aliança, deve-se ter em mente que Israel foi redimido da culpa do pecado pelo sangue do cordeiro pascal aspergido sobre as ombreiras das portas, sendo conduzido liberto da servidão pela mão forte e pelo braço estendido de Deus.
A Epístola aos Hebreus, não aborda a Páscoa, apenas a aspersão do sangue sobre o altar e o concerto do Sinai. O propósito é revelar o verdadeiro Cordeiro pascal e o Dia da Expiação.
No Antigo Testamento, houve casos em que se demonstrou misericórdia sem exigir a punição legal pelo pecado, como Abner e a Absalão. Contudo, em ambos os casos, os resultados foram desastrosos. Sob a nova aliança, porém, Cristo mesmo tornou-se a nossa Propiciação, de sorte que Deus pode ser, ao mesmo tempo, Justo e o Justificador daqueles que creem em Jesus. Observe que em (Romanos cap.3 vers.24,25,26) diz: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus”.
CONCLUSÃO FINAL DESTA MATÉRIA DE MENSAGEM E ESTUDO: Existe também um sentido mais objetivo em que (Hebreus cap.8) pode ser interpretado. No Antigo Testamento,a revelação não foi completa, mas Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras, conforme podemos observar em (Hebreus cap.1 vers.1,2) no qual diz o seguinte: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”. Assim, as palavras dos profetas, de Moisés em diante, deviam ser transmitidas a grupos cada vez maiores. E ainda, a Lei de Moisés, sendo dada em preceitos e mandamentos, exigia interpretação, levando à formação dos escribas, que se dedicavam a esta tarefa. Em Jesus Cristo, contudo, a revelação tornou-se completa. E, mediante o Espírito Santo concedido no Pentecostes, a Palavra de Deus foi rapidamente anunciada e difundida. Mas esta, transmitida oralmente durante algum tempo, logo se fixou em um cânone de Escrituras, inspiradas pelo Espírito Santo.
A nossa Bíblia, pois, é a um tempo a Palavra de Deus e um registro dessa Palavra, e por isso tão-somente é que se torna o fundamento de nossa fé e prática. Por esta Palavra apenas, que não é de interpretação particular, podemos até julgar os que se levantam par pregar. Neste sentido, então, podemos dizer que, desde o menor até o maior, desde as crianças até os teólogos e intérpretes, a Palavra de Deus, em Sua capacidade de salvar, é acessível a todos.
*UM MINISTERIO COMPROMETIDO COM A PALAVRA DE DEUS.
segunda-feira, dezembro 26, 2011
LIBERTE SE DAS TENTACOES.
E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, diz a esta pedra que se transforme em pão. (Lucas 4.3)
Vemos pessoas reclamando, pedindo orações, socorro, pois dizem estar sendo tentadas pelo diabo, se como isto fosse algo anormal; mas, o que temos que saber, é que o diabo vive ao nosso derredor, tentando nos destruir, que ele tentou a Jesus que era Deus, e não uma só tentativa, mas varias e de varias maneiras; o que devemos fazer é resistir como Jesus resistiu na palavra. “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus.” (Lucas 4.4) As pessoas confundem, pois vivem exigindo prosperidade, e uma fartura anti Bíblica, só que esta forma de pensar é mais uma artimanha do inimigo, pois o Reino de Deus não é luxo, nem abundância de coisa materiais; e quem vive pensando assim já esta nas mãos do inimigo. Para se livrar de satanás só existe um meio, é pelo nome de Jesus e resistir sempre; é saber que Jesus só pode nos ajudar se fizermos a nossa parte, quem tem que dizer NÃO para as tentações, as fraquezas, as provocações somos nós; não adianta orarmos e pedirmos socorro a Jesus e ficarmos fazendo o que sabemos que não devemos, aceitando as proposta do inimigo e ainda tentando moldar a palavra de Deus.
“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo.” (Lucas 4.5) O que as pessoas querem e buscam hoje, é prosperidade financeira de todos os meios, e muitas das vezes sabendo que é um manjar do diabo, mesmo assim elas aceitam, e depois querem que Deus as perdoem, e abençoem; Jesus quando disse NÂO para o diabo, apesar de ser Deus, Ele disse ali como homem, como qualquer um de nós, Ele não estava investido de super poderes; estava revestido somente da palavra. As pessoas estão dizendo sim para o adultério, para a fornicação, para a desonestidade, para o roubo, tudo para TER aqui, se prosperar; na verdade não que estejam resistindo, mas estão pedindo o diabo. “E disse-lhe: Dar-te-ei a ti todo poder e a sua gloria, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” (Lucas 4.6,7) Em busca de gloria e poder as pessoas fazem qualquer acordo, e ainda buscam, digamos, interpretar a Bíblia, a vontade de Deus de acordo com as suas conveniências; para ganhar um carro novo, uma casa, marido, esposa, ou outra coisa qualquer, estão adorando o diabo, e ainda dizem que Deus quer o melhor para elas, que o Senhor entenderia que elas precisavam daquele bem, ou dinheiro para se sustentar ou dar algo melhor aos filhos. Hipócritas.
“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele servirás.”(Lucas 4.8) Adorar a Deus não é só professar o seu nome, nem mesmo orar, ir a igreja, mas é fundamentalmente viver segundo a sua palavra; é rejeitar as coisas do mundo, as farturas, e abundância mundana para ficar com o Maná do Senhor. É ter coragem de dizer Não para tudo o que for contrário aos ensinamentos do Senhor. “Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.” (Lucas 4.9,11) Assim como o diabo tentou distorcer a palavra para ver se Jesus caia, ele tem feito nas igrejas usando os pastores, pregadores, e estão pregando mentiras, tem pregado prosperidade anti-bíblica, pois são artimanhas do diabo, pregam determinar as bênçãos, como se pudéssemos dar ordem a Deus, pregam facilidades, para atrair multidões em busca dos milagres e bênçãos fáceis. “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se Dele por algum tempo.”(Lucas 4.12,13) O diabo não desistiu de Jesus e não vai desistir de nós, ele sempre vai estar fazendo novas propostas, enquanto estivermos por aqui seremos tentados, mas devemos resistir sempre na palavra. (Leiam e pratiquem a Bíblia)
Vemos pessoas reclamando, pedindo orações, socorro, pois dizem estar sendo tentadas pelo diabo, se como isto fosse algo anormal; mas, o que temos que saber, é que o diabo vive ao nosso derredor, tentando nos destruir, que ele tentou a Jesus que era Deus, e não uma só tentativa, mas varias e de varias maneiras; o que devemos fazer é resistir como Jesus resistiu na palavra. “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus.” (Lucas 4.4) As pessoas confundem, pois vivem exigindo prosperidade, e uma fartura anti Bíblica, só que esta forma de pensar é mais uma artimanha do inimigo, pois o Reino de Deus não é luxo, nem abundância de coisa materiais; e quem vive pensando assim já esta nas mãos do inimigo. Para se livrar de satanás só existe um meio, é pelo nome de Jesus e resistir sempre; é saber que Jesus só pode nos ajudar se fizermos a nossa parte, quem tem que dizer NÃO para as tentações, as fraquezas, as provocações somos nós; não adianta orarmos e pedirmos socorro a Jesus e ficarmos fazendo o que sabemos que não devemos, aceitando as proposta do inimigo e ainda tentando moldar a palavra de Deus.
“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo.” (Lucas 4.5) O que as pessoas querem e buscam hoje, é prosperidade financeira de todos os meios, e muitas das vezes sabendo que é um manjar do diabo, mesmo assim elas aceitam, e depois querem que Deus as perdoem, e abençoem; Jesus quando disse NÂO para o diabo, apesar de ser Deus, Ele disse ali como homem, como qualquer um de nós, Ele não estava investido de super poderes; estava revestido somente da palavra. As pessoas estão dizendo sim para o adultério, para a fornicação, para a desonestidade, para o roubo, tudo para TER aqui, se prosperar; na verdade não que estejam resistindo, mas estão pedindo o diabo. “E disse-lhe: Dar-te-ei a ti todo poder e a sua gloria, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” (Lucas 4.6,7) Em busca de gloria e poder as pessoas fazem qualquer acordo, e ainda buscam, digamos, interpretar a Bíblia, a vontade de Deus de acordo com as suas conveniências; para ganhar um carro novo, uma casa, marido, esposa, ou outra coisa qualquer, estão adorando o diabo, e ainda dizem que Deus quer o melhor para elas, que o Senhor entenderia que elas precisavam daquele bem, ou dinheiro para se sustentar ou dar algo melhor aos filhos. Hipócritas.
“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele servirás.”(Lucas 4.8) Adorar a Deus não é só professar o seu nome, nem mesmo orar, ir a igreja, mas é fundamentalmente viver segundo a sua palavra; é rejeitar as coisas do mundo, as farturas, e abundância mundana para ficar com o Maná do Senhor. É ter coragem de dizer Não para tudo o que for contrário aos ensinamentos do Senhor. “Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.” (Lucas 4.9,11) Assim como o diabo tentou distorcer a palavra para ver se Jesus caia, ele tem feito nas igrejas usando os pastores, pregadores, e estão pregando mentiras, tem pregado prosperidade anti-bíblica, pois são artimanhas do diabo, pregam determinar as bênçãos, como se pudéssemos dar ordem a Deus, pregam facilidades, para atrair multidões em busca dos milagres e bênçãos fáceis. “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se Dele por algum tempo.”(Lucas 4.12,13) O diabo não desistiu de Jesus e não vai desistir de nós, ele sempre vai estar fazendo novas propostas, enquanto estivermos por aqui seremos tentados, mas devemos resistir sempre na palavra. (Leiam e pratiquem a Bíblia)
PENSAMENTO VERIDICO.
vamos pensar...
Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio
no bosque e eu aceitei com prazer.
Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno
silêncio me perguntou:
...
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais
alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia ...
Perguntei ao meu pai:
- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho.
Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo,
tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...
Autor desconhecido
Senhor, para onde iremos nós,
Só Tu tens palavras de vida eterna.
A quem tenho eu no céu senão a ti?
E na terra não há quem eu deseje
além de ti, Jesus Cristo.
Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio
no bosque e eu aceitei com prazer.
Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno
silêncio me perguntou:
...
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais
alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia ...
Perguntei ao meu pai:
- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho.
Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo,
tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz...
Autor desconhecido
Senhor, para onde iremos nós,
Só Tu tens palavras de vida eterna.
A quem tenho eu no céu senão a ti?
E na terra não há quem eu deseje
além de ti, Jesus Cristo.
NAO DEIXE QUE A RELIGIOSIDADE FACA DE VC UMA PESSOA INUTIL.
Dois monges vinham andando por
uma estrada barrenta, e após algumas horas caminhando, avistaram uma mulher,
que estava vestindo um vestido de seda lindo, parada de frente para uma grande
poça de lama que pegava de um lado à outro da rua.
Um dos monges se aproximou dela e perguntou:
- Bom dia linda mulher, posso ajudá-la?
A mulher respondeu-lhe em prantos:
- Sim, eu tenho que ir a uma festa e não posso me sujar.
O monge olhando para ela lhe disse:
- Isso não é problema eu levo você até o outro lado.
E o monge colocou a mulher envolta de seu pescoço e à carregou até o outro
lado, chegando lá ela agradeceu e os monges seguiram viagem.
Em um momento o outro monge olha para o amigo e lhe diz:
- Amigo você sabe que a nossa religião proibe chegarmos perto de uma mulher,
quanto mais manter um contato como você manteve.
O monge que tinha ajudado a mulher olha para o amigo com um olhar de espanto, e
continua a viagem... mais na frente o monge pára o amigo e exclama:
- Imagina a reação do mestre ao saber que você tocou em uma mulher...
Mais uma vez o monge olha para ele e continua a viagem. Mais na frente mais uma
vez o monge para o amigo e diz:
- Amigo... não creio que você tocou naquela mulher... nossa! Não posso nem
pensar na reação dos outros monges ao saber disto!
O monge já demonstrando em sua face que não estava gostando daquela pressão,
olha nos olhos do amigo e continua a viagem.
Sem perceber isto mais uma vez ele é parado pelo seu companheiro que diz:
- Você sabe que... O outro monge interrompe dizendo:
- Amigo... eu peguei a mulher de um lado da lama, a carreguei e a deixei do
outro lado, mas você vem trazendo ela desde de lá...!
uma estrada barrenta, e após algumas horas caminhando, avistaram uma mulher,
que estava vestindo um vestido de seda lindo, parada de frente para uma grande
poça de lama que pegava de um lado à outro da rua.
Um dos monges se aproximou dela e perguntou:
- Bom dia linda mulher, posso ajudá-la?
A mulher respondeu-lhe em prantos:
- Sim, eu tenho que ir a uma festa e não posso me sujar.
O monge olhando para ela lhe disse:
- Isso não é problema eu levo você até o outro lado.
E o monge colocou a mulher envolta de seu pescoço e à carregou até o outro
lado, chegando lá ela agradeceu e os monges seguiram viagem.
Em um momento o outro monge olha para o amigo e lhe diz:
- Amigo você sabe que a nossa religião proibe chegarmos perto de uma mulher,
quanto mais manter um contato como você manteve.
O monge que tinha ajudado a mulher olha para o amigo com um olhar de espanto, e
continua a viagem... mais na frente o monge pára o amigo e exclama:
- Imagina a reação do mestre ao saber que você tocou em uma mulher...
Mais uma vez o monge olha para ele e continua a viagem. Mais na frente mais uma
vez o monge para o amigo e diz:
- Amigo... não creio que você tocou naquela mulher... nossa! Não posso nem
pensar na reação dos outros monges ao saber disto!
O monge já demonstrando em sua face que não estava gostando daquela pressão,
olha nos olhos do amigo e continua a viagem.
Sem perceber isto mais uma vez ele é parado pelo seu companheiro que diz:
- Você sabe que... O outro monge interrompe dizendo:
- Amigo... eu peguei a mulher de um lado da lama, a carreguei e a deixei do
outro lado, mas você vem trazendo ela desde de lá...!
"O PASTOR QUE MATOU UM LADRAO."
"O Pastor que Matou um Homem !
Certo dia, após um Culto Abençoado de Muito poder e Glória, um Pastor
estava caminhando pelas ruas de um humilde vilarejo indo para sua casa, quando
repentinamente foi surpreendido por um ladrão.E o ladrão da voz de assalto a aquele pastor , É um Assalto !E o Pastor calmamente parou sem reagir.E o ladrão disse, passe carteira!O Pastor, então calmamente não tenho dinheiro!E você acha que eu sou otário de acreditar em um homem tão bem vestido como o
senhor ? Disse o Ladrão.Claro que não, respondeu o Pastor!Então disse o Ladrão! - Um homem como o você deve ter tesouros, riquezas
guardados em algum lugar!Sim, eu tenho, mas você não pode roubá-lo, disse o Pastor !Como não ? , nós vamos até a sua casa e você vai me entregar tudo !O Pastor cheio do Espírito Santo, disse tudo bem e entregou sua Bíblia ao
Ladrão!E disse o Ladrão ! - Qual é a sua ? Porque me deu esta Bíblia ? eu quero suas
riquezas.E o Pastor respondeu ! - Sim , o Endereço está aí dentro deste Livro !Então o Ladrão desesperadamente folheou toda a Bíblia e disse , não vejo nenhum endereço aqui a não ser um monte de anotações suas !E disse o Pastor, você não procurou direito, o endereço está lá no Livro de Mateus 6:16-19 , veja lá - Mateus 6.19 a 21: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.Então o Ladrão após ler esta passagem bíblica sentiu um aperto no peito e com lágrimas nos olhos, jogou sua arma no chão, perguntou ao Pastor : - Como faço para alcançar este tesouro?, me diga por favor !Então disse o pastor cheio de Autoridade ao Ladrão; TEREI QUE MATÁ-LO !Você já tomou o primeiro tiro de uma Calibre 66 e ela já lhe feriu, agora você
receberá o segundo tiro !Então disse o ladrão já soluçando em meio de lágrimas, então me mate logo
porque eu já não aguento mais !Sim, aí vai o segundo tiro , Livro de isaias 45:2-6 :Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. "
Certo dia, após um Culto Abençoado de Muito poder e Glória, um Pastor
estava caminhando pelas ruas de um humilde vilarejo indo para sua casa, quando
repentinamente foi surpreendido por um ladrão.E o ladrão da voz de assalto a aquele pastor , É um Assalto !E o Pastor calmamente parou sem reagir.E o ladrão disse, passe carteira!O Pastor, então calmamente não tenho dinheiro!E você acha que eu sou otário de acreditar em um homem tão bem vestido como o
senhor ? Disse o Ladrão.Claro que não, respondeu o Pastor!Então disse o Ladrão! - Um homem como o você deve ter tesouros, riquezas
guardados em algum lugar!Sim, eu tenho, mas você não pode roubá-lo, disse o Pastor !Como não ? , nós vamos até a sua casa e você vai me entregar tudo !O Pastor cheio do Espírito Santo, disse tudo bem e entregou sua Bíblia ao
Ladrão!E disse o Ladrão ! - Qual é a sua ? Porque me deu esta Bíblia ? eu quero suas
riquezas.E o Pastor respondeu ! - Sim , o Endereço está aí dentro deste Livro !Então o Ladrão desesperadamente folheou toda a Bíblia e disse , não vejo nenhum endereço aqui a não ser um monte de anotações suas !E disse o Pastor, você não procurou direito, o endereço está lá no Livro de Mateus 6:16-19 , veja lá - Mateus 6.19 a 21: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.Então o Ladrão após ler esta passagem bíblica sentiu um aperto no peito e com lágrimas nos olhos, jogou sua arma no chão, perguntou ao Pastor : - Como faço para alcançar este tesouro?, me diga por favor !Então disse o pastor cheio de Autoridade ao Ladrão; TEREI QUE MATÁ-LO !Você já tomou o primeiro tiro de uma Calibre 66 e ela já lhe feriu, agora você
receberá o segundo tiro !Então disse o ladrão já soluçando em meio de lágrimas, então me mate logo
porque eu já não aguento mais !Sim, aí vai o segundo tiro , Livro de isaias 45:2-6 :Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. "
sábado, dezembro 03, 2011
LIVRE SE DA CAPA.
“E ela lhe segurou pela sua capa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua capa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora”. (Gn 39:12)
Creio que o Espírito Santo está nos levando a um momento de “decisão definitiva”. Tomamos muitas decisões em momentos de emoção, e depois voltamos atrás. Mas a decisão que nos sentimos desafiados a tomar é: Deixar as capas para trás!
José, filho de Jacó, era um jovem que tinha muitos motivos para questionar o amor de Deus e usar sua história trágica como desculpa para não cumprir algum mandamento do Senhor. Mas num momento crítico, teve firmeza para negar-se a pecar sem se importar com as conseqüências. Tentado sexualmente pela esposa de seu patrão, Potifar, José viu-se encurralado por esta mulher que segurou-o pela sua capa ordenando que ele se deitasse com ela. José deixou a sua capa nas mãos dela e fugiu (Gn 39:12).
Nós somos tentados por muitas coisas. Todos temos a nossa “esposa de Potifar” e a nossa “capa”.
A esposa figura a tentação contínua. A capa figura o que nos liga e prende a esta situação embaraçosa. É preciso aceitar as nossas limitações e fraquezas humanas. Ao diabo, temos de resistir com a promessa de que ele fugirá (Tg 4:7). Mas diante da tentação, nós é que devemos fugir e não ficar desafiando a nossa resistência, caminhando a beira dos abismos porque um abismo chama outro mais profundo ainda (Sl 42:7).
A palavra diz que Potifar confiou toda a sua casa nas mãos de José e não lhe negou nada além de sua esposa (Gn 39:1-4, 8,9). Isso tudo me lembra outra história bem mais antiga. A de Adão. Em Gn 2 temos que Deus confiou todo o Jardim do Éden nas mãos de Adão e lhe disse que poderia comer livremente de todas as árvores do jardim menos da árvore do conhecimento do bem e do mal.
A exemplo do Jardim do Éden e da casa de Potifar, Deus tem confiado coisas preciosas às nossas mãos. E Ele tem nos dado de tudo, suprindo as nossas necessidades e nos abençoado sobremaneira! Será que vamos nos entregar a cobiça justamente daquilo que Ele declarou que não é permitido? Deus não faz proibições por autoritarismo. Toda proibição de Deus é um ato desesperado de amor e misericórdia para nos livrar da morte porque fruto proibido sempre mata. E muitas vezes até fisicamente! Os mandamentos que o Senhor ordenou são sempre para o nosso bem (Dt 10:12-13).
Adão comeu o fruto e matou a intimidade que Deus sonhou ter com os homens no Jardim. José deixou a capa, por mais “confortável” ou bonita que pudesse ser. Entre trair a confiança de Deus e expor-se à ira daquela mulher, ele escolheu a vontade de Deus.
Sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). Santificar-se é como tomar um remédio diário contra a “catarata espiritual” que camufla a nossa visão de Deus. A cada vez que vencemos as tentações, mesmo pagando um preço árduo, vamos contemplando melhor a Deus. E por esta contemplação da glória de Deus em Jesus, somos transformados (2 Co 3:18).
Mas como vencer as tentações? Deixando as capas! O que te liga ao pecado? É hora de ser franco. Se a pornografia te assola, por que ficar em frente a TV, pelas madrugadas onde boa parte dos filmes gira em torno de sexo? Se tendemos a falar da vida dos outros, devemos fugir de situações que nos levem a dar opiniões sobre o que não é da nossa conta. Se tendemos nos envaidecer, fujamos de elogios demasiados. Se segurar a atração física no namoro ta difícil, deixe a capa dos lugarzinhos escondidos para namorar.
Te encorajo a fazer uma listinha das tentações contra as quais você luta freqüentemente e identificar o que te prende a isso. Posicionar-se tem um preço. Nos enganamos achando que, fazendo a vontade de Deus, será tudo cor de rosa. Cada um tem que tomar a sua cruz e seguir ao Senhor. Porque preço maior do que aquele que Ele pagou na cruz, não existe!
É possível um crente pecar, mas viver no pecado NUNCA (Gl 2:17-21).
Deitar-se com a esposa de Potifar colocaria José fora do centro da vontade de Deus para ele. E não é da vontade de Deus que sejamos embaraçados por nada (Hb 12:1). É preciso deixar todas as capas. Lembranças ruins lhe alimentam mágoas? A TV toma o tempo que você deveria separar para buscar a Deus no secreto? As discussões bobinhas do dia a dia vão tirando a tua alegria? Deixe o outro ter a razão também. Deixe todas as capas!
O tempo que vivemos é de liberdade! Liberdade para escolher a obediência, custe o que custar! Sabemos onde Deus elevou José. Os capítulos seguintes de Gênesis mostram a imensa demonstração de fidelidade de Deus para com José. Honra de Deus, refletida em honra pelos homens também. Deus vai elevar você acima das autoridades do “Egito dos nossos tempos” para que você seja um poderoso instrumento de bênçãos em sua geração!
Deixe a tua capa cair agora mesmo! E fuja, sem máscaras ou vergonha, para os braços do Pai. Ele é o nosso refúgio sempre presente na hora da angústia!
Creio que o Espírito Santo está nos levando a um momento de “decisão definitiva”. Tomamos muitas decisões em momentos de emoção, e depois voltamos atrás. Mas a decisão que nos sentimos desafiados a tomar é: Deixar as capas para trás!
José, filho de Jacó, era um jovem que tinha muitos motivos para questionar o amor de Deus e usar sua história trágica como desculpa para não cumprir algum mandamento do Senhor. Mas num momento crítico, teve firmeza para negar-se a pecar sem se importar com as conseqüências. Tentado sexualmente pela esposa de seu patrão, Potifar, José viu-se encurralado por esta mulher que segurou-o pela sua capa ordenando que ele se deitasse com ela. José deixou a sua capa nas mãos dela e fugiu (Gn 39:12).
Nós somos tentados por muitas coisas. Todos temos a nossa “esposa de Potifar” e a nossa “capa”.
A esposa figura a tentação contínua. A capa figura o que nos liga e prende a esta situação embaraçosa. É preciso aceitar as nossas limitações e fraquezas humanas. Ao diabo, temos de resistir com a promessa de que ele fugirá (Tg 4:7). Mas diante da tentação, nós é que devemos fugir e não ficar desafiando a nossa resistência, caminhando a beira dos abismos porque um abismo chama outro mais profundo ainda (Sl 42:7).
A palavra diz que Potifar confiou toda a sua casa nas mãos de José e não lhe negou nada além de sua esposa (Gn 39:1-4, 8,9). Isso tudo me lembra outra história bem mais antiga. A de Adão. Em Gn 2 temos que Deus confiou todo o Jardim do Éden nas mãos de Adão e lhe disse que poderia comer livremente de todas as árvores do jardim menos da árvore do conhecimento do bem e do mal.
A exemplo do Jardim do Éden e da casa de Potifar, Deus tem confiado coisas preciosas às nossas mãos. E Ele tem nos dado de tudo, suprindo as nossas necessidades e nos abençoado sobremaneira! Será que vamos nos entregar a cobiça justamente daquilo que Ele declarou que não é permitido? Deus não faz proibições por autoritarismo. Toda proibição de Deus é um ato desesperado de amor e misericórdia para nos livrar da morte porque fruto proibido sempre mata. E muitas vezes até fisicamente! Os mandamentos que o Senhor ordenou são sempre para o nosso bem (Dt 10:12-13).
Adão comeu o fruto e matou a intimidade que Deus sonhou ter com os homens no Jardim. José deixou a capa, por mais “confortável” ou bonita que pudesse ser. Entre trair a confiança de Deus e expor-se à ira daquela mulher, ele escolheu a vontade de Deus.
Sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). Santificar-se é como tomar um remédio diário contra a “catarata espiritual” que camufla a nossa visão de Deus. A cada vez que vencemos as tentações, mesmo pagando um preço árduo, vamos contemplando melhor a Deus. E por esta contemplação da glória de Deus em Jesus, somos transformados (2 Co 3:18).
Mas como vencer as tentações? Deixando as capas! O que te liga ao pecado? É hora de ser franco. Se a pornografia te assola, por que ficar em frente a TV, pelas madrugadas onde boa parte dos filmes gira em torno de sexo? Se tendemos a falar da vida dos outros, devemos fugir de situações que nos levem a dar opiniões sobre o que não é da nossa conta. Se tendemos nos envaidecer, fujamos de elogios demasiados. Se segurar a atração física no namoro ta difícil, deixe a capa dos lugarzinhos escondidos para namorar.
Te encorajo a fazer uma listinha das tentações contra as quais você luta freqüentemente e identificar o que te prende a isso. Posicionar-se tem um preço. Nos enganamos achando que, fazendo a vontade de Deus, será tudo cor de rosa. Cada um tem que tomar a sua cruz e seguir ao Senhor. Porque preço maior do que aquele que Ele pagou na cruz, não existe!
É possível um crente pecar, mas viver no pecado NUNCA (Gl 2:17-21).
Deitar-se com a esposa de Potifar colocaria José fora do centro da vontade de Deus para ele. E não é da vontade de Deus que sejamos embaraçados por nada (Hb 12:1). É preciso deixar todas as capas. Lembranças ruins lhe alimentam mágoas? A TV toma o tempo que você deveria separar para buscar a Deus no secreto? As discussões bobinhas do dia a dia vão tirando a tua alegria? Deixe o outro ter a razão também. Deixe todas as capas!
O tempo que vivemos é de liberdade! Liberdade para escolher a obediência, custe o que custar! Sabemos onde Deus elevou José. Os capítulos seguintes de Gênesis mostram a imensa demonstração de fidelidade de Deus para com José. Honra de Deus, refletida em honra pelos homens também. Deus vai elevar você acima das autoridades do “Egito dos nossos tempos” para que você seja um poderoso instrumento de bênçãos em sua geração!
Deixe a tua capa cair agora mesmo! E fuja, sem máscaras ou vergonha, para os braços do Pai. Ele é o nosso refúgio sempre presente na hora da angústia!
Assinar:
Postagens (Atom)