domingo, março 09, 2014

"O REI ESTA VOLTANDO.

“Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.” 1 Rs 18:18.

Elias estava totalmente absorto com o que vivenciara. Seu estado de perplexidade abalou sua estrutura, ao ver-se a si mesmo como um fugitivo, tão logo vencera principados e potestades malignos.
O esgotamento espiritual pode, em certas circunstâncias, levar-nos a desconfiar da fidelidade de Deus. Circunstâncias, todavia, não podem determinar nosso futuro e nem influenciar nossas decisões. Muitos menos eliminar nossa fé e confiança no Único Deus vivo e verdadeiro! “Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro” 1 Ts 1:9.
No fragor da batalhar é preciso equilíbrio; é preciso esfriar a cabeça, sentir o chão sob os pés e pedir a Deus sabedoria antes de dar um passo incerto e inseguro.
Não devemos permanecer nos voos da alma, em êxtase e achar que Deus nos entregou à própria sorte. Temos razões sobejas para assegurar que Ele jamais nos abandona, posto que, mesmo sendo infiéis, Ele permanece fiel. “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo” 2 Tm 2:13.
Elias cansou! Elias “jogou a toalha”! Elias desistiu da vida! Elias cansou de si mesmo! Elias cansou de sua missão! Elias cansou de Deus!
Deus, que não leva em conta nossas limitações humanas, interveio e “desceu” para socorrer Seu servo, o “profeta de fogo”. "Que fazes aqui Elias?" Perguntou Deus ao profeta.
A fidelidade de Deus não pode ser olvidada pelas borrascas e intempéries da vida.
A Fidelidade é um dos atributos do caráter de Deus. Tudo quanto ELE prometeu, Ele é fiel para cumprir. “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Nm 23:19.
O menor capítulo da Bíblia, como apenas dois versículos, reservou para nós dois atributos morais do caráter de Deus: amor e fidelidade. “Louvai ao SENHOR, pois grande é o Seu amor para conosco, e a Fidelidade do SENHOR dura para sempre. Louvai ao SENHOR” Sl 117:1,2. (grifo meu).
É impressionante a grandiosidade do amor de Deus, a ponto de entregar Seu Filho Unigênito para morrer por nossos pecados! Nós éramos dignos da condenação do inferno, mas Sua fidelidade para com a obra de Suas mãos, nós, feitos Sua imagem e semelhança, manifestou-se na Cruz do Calvário para oferecer a todos os que Nele creem a oportunidade de vida eterna! Aleluia!!!

SEXTO, nunca se esqueça da fidelidade de Deus. Diante de um pedido impensado, Deus revelou sua fidelidade ao profeta de fogo. Paulo escreve “se formos infiéis, Ele permanece fiel” (2 Tm 2:13). Deus veio ajudar Seu servo nesta hora de fraqueza. Desta vez, porém, Ele não mandou corvos, nem uma viúva, mas um anjo do Senhor; e não somente uma vez, mas duas (o nº 2, na Bíblia, nos fala de comunhão). Deus despertou a Elias do seu sono, querendo ter comunhão com ele.
A comunhão com Deus é a fonte de onde resulta a cura para a alma e o sucesso de nossa trajetória.
Quando nos furtamos de momentos preciosos aos pés do Senhor, somos tomados de assalto por sentimentos negativos que nos empurram para o abismo do insucesso.
Não espere ser surpreendido pelo esgotamento espiritual para buscar a face do Senhor. Corra para Deus e desfrute de Sua doce comunhão! O salmista escreve: “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios” Sl 84:10.

Sétimo, nunca se esqueça que o Deus dos vales é, também, o Deus dos montes. “(...)O Senhor é Deus dos montes, e não Deus dos vales...” 1 Rs 20:28.
Elias acordou, comeu, e se fortaleceu, mas ainda teve que andar quarenta dias e quarenta noites até chegar a Horebe, o monte de Deus (v. 8).
Durante sua caminha, o Deus dos vales esteve todo o tempo com o seu servo.
Na tipologia bíblica, o número 40 representa provação.
“O número 40 aparece como um número arredondado na Escritura, que denota uma geração. Alguns dos juízes julgaram durante 40 anos (Otniel, Débora, Baraque, e Gideão). Saul, Davi, e Salomão reinaram, cada um, como rei durante 40 anos.
As Escrituras falam frequentemente do número 40:
As chuvas do Dilúvio duraram 40 dias e 40 noites
Moisés esteve 40 anos no Egito, 40 anos em Midiã, e no Monte 40 dias.
Israel vagou no deserto 40 anos.
Os espiões estiveram em Canaã por 40 dias.
Elias jejuou 40 dias.
Foram dados 40 dias a Nínive.
Jesus jejuou 40 dias
Jesus esteve com os seus discípulos durante 40 dias após a sua ressurreição (Atos 1:3)”
O número 40 também retrata, na experiência do profeta de fogo, o caminho longo e difícil na vida de um servo ao se distanciar de Deus; as agruras se multiplicam, a mente vaga no tempo e no espaço, o coração bate forte e só resta uma coisa: voltar a Horebe, o monte de Deus!
Elias foi apenas “caminho de um dia” ao deserto (1 Rs 19:4), mas teve que caminhar “quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus” (v. 8).
É bom que entendamos que a meia-volta de Elias foi mais difícil que sua fuga. Deus mandou que ele comesse e voltasse, não para o Carmelo, mas para o Horebe. Se no Carmelo, cujo nome significa JARDIM, Elias enfrentou os falsos profetas, no Horebe, que significa lugar de SEQUIDÃO, ele só tinha uma opção: DEUS e mais ninguém!
Deus tratou de “secar” tudo o que impedia Elias de cumprir sua missão. Em Horebe somos reciclados. Deus “seca” todo dissabor, toda tristeza, toda incerteza, toda dúvida, todo medo e pavor. Horebe é o lugar onde Deus nos faz sentir totalmente dependentes Dele.
No lugar de “sequidão” aprendemos as lições mais perenes e importantes de nossa vida. E isso é mais significativo quando, logo após experimentarmos momentos de grandes vitórias, somos levados para o “monte da sequidão”. Certamente que Deus permite que vivamos no limite de nossa capacidade para não acharmos que já sabemos tudo e não dependemos mais Dele para nada. “E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem” 1 Rs 18:9,10.
Elias concluiu, erradamente, que Ele era o único sobrevivente dentre os profetas. “Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou” 1 Ts 18:18. Essa foi a única resposta de Deus aos reclamos da alma de Elias.
“O Monte Sinai (também conhecido como Monte Horebe ou Jebel Musa, que significa “Monte de Moisés” em árabe) está situado no sul da península do Sinai, no Egito. Esta região é considerada sagrada por três religiões: cristianismo, judaísmo e islão. É um pico de granito com uma altitude de 2.285 metros onde, segundo a Bíblia e a tradição judaica, Moisés recebeu as Tábuas da Lei. Ao longo dos séculos foram sendo construídos sobre o monte e à sua volta vários locais de culto e acumulados tesouros da cultura religiosa. No pico do monte encontra-se a pequena Capela da Santíssima Trindade, construída em 1934 sobre as ruínas de uma igreja do século XVI, onde se pensa que existiria a sarça ardente – no entanto, o Mosteiro de Santa Catarina, no sopé do monte, clama a mesma localização. Entre a base e o pico, existe uma escadaria escavada na rocha com cerca de 4000 degraus (leva 3 horas a subir), chamada “Sikket Saydna Musa”, que significa, em árabe, “O Caminho de Moisés”. 750 degraus abaixo do pico, existe uma plataforma onde Aarão e os 70 sábios esperaram, enquanto Moisés recebia as Tábuas da Lei (Êxodo 24:14) e uma caverna, chamada “Retiro de Elias”, onde se acredita que aquele profeta passou 40 dias e noites em comunhão com Deus. A noroeste deste ponto, encontra-se o monte Safsaafa, onde viveram eremitas bizantinos, como São Gregório e, logo abaixo deste pico, encontra-se a planície de ar-Raaha, onde os israelitas acamparam enquanto Moisés subia à montanha e onde, depois ergueu o primeiro tabernáculo. Esta ligação do Monte Sinai com a Bíblia atraiu muitos peregrinos ao longo dos séculos e uma das mais famosas foi a Imperatriz Helena de Bizâncio, no século IV que fez ali construir uma igreja, a Capela da Sarça Ardente, no local onde ainda se encontra vivo um arbusto de Rubus sanctus, que os monges acreditam ser a sarça ardente original. Imediatamente se estabeleceu ali uma comunidade monástica e, para proteger a igreja e os monges dos ataques de beduínos, o imperador Justiniano I mandou construir uma muralha à volta da igreja, no ano 542 e os edifícios que são hoje o Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina. aterrasanta.com.br.
“Quando você estiver em lugares espinhosos, vivendo na sequidão, cercado por problemas que você não tem forças para resolver, então lembre-se de Deus. Ele é a solução para a sua vida! Horebe é o lugar onde Deus fala! Deus fala nos lugares espinhosos.
Moisés, quando desceu do Monte Sinai (Ex 34:29), seu o rosto brilhava, sabe por quê? Porque Jeová havia falado com ele. Para Deus o que importa é que você esteja disposto a ouvi-lo, mesmo estando em situações críticas. Quando todos olharem para você e acharem que está tudo acabado, Deus colocará um brilho em seu rosto.” bibliaapalavradedeus.blogspot.com

OITAVO, nunca se esqueça Daquele que o fortalece. O caminho de volta foi longo para Elias, mas ele não percorreu este caminho nas suas próprias forças. A Bíblia diz: “Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou… até Horebe, o monte de Deus”! O caminho de volta a Horebe foi percorrido com a força daquela comida que o Senhor provera para Elias.
Mas havia um propósito de Deus ao renovar as forças de Elias. O profeta voltaria a Horebe para ser reciclado e disciplinado. Há um velho adágio popular que diz: “Quem dá o pão, dá também a correção”. Deus deu a provisão para que lá em Horebe Elias recebesse a correção.
A forma de disciplina estabelecida por Deus a Elias é mesmo curiosa. Deus ouviu, pacientemente, e, em seguida, redirecionou-o para uma nova missão.
Nunca espere que Deus dará explicações detalhadas e nem respostas que satisfaçam o ego. Entretanto, Ele, Deus, sempre fará o que for melhor para nossa vida. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera” Is 64:4."O REI ESTA VOLTANDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário