terça-feira, abril 23, 2013

"SOMENTE AS EXPERIÊNCIAS PODEM TRAZER MUDANÇAS.


"SOMENTE AS EXPERIÊNCIAS PODEM TRAZER MUDANÇAS.

“Todos nós somos humanos, mas nós não devemos lutar apenas por interesses próprios, pois em primeiro lugar devemos ter humildade interior. É preciso entender que as armas que usamos na nossa luta não pertencem á este mundo, mas sim devemos usar todas as poderosas armas que Deus nos fornece, pois estas são as armas que podem destruir qualquer tipo de fortaleza. Somente assim é que podemos destruir todo tipo de hipocrisia e de falsas idéias.” (2ª Coríntios cap.10 vers.3,4).

Para que eu possa dar início a mais esta matéria para mensagem e estudo bíblico produzida por este meu ministério, e para que você possa entende-la de uma forma mais personalizada; primeiramente lançarei 3 peguntas e respostas, para que depois vocês possam dar continuidade á leitura do texto:


1ª PERGUNTA: Do que a vida é feita ???
Resposta: A vida é feita de mudanças !!!

2ª PERGUNTA: QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS E SINTOMAS DA DEPRESSÃO ???
Resposta: Falhas, Percas, Respostas Negativas, Solidão, Pertubações Financeiras, Pertubações Ministeriais, Divórcio, Pertubações Sentimentais, Pertubações Matrimoniais, Demissão do Emprego, Doenças Físicas, Sentimentos de Fracassos e Derrotas, Insônia, Isolamento, Doenças Mentais, Excesso de Trabalho, Perca de Apetite, Excesso de Ansiedade, Traição, Disputas Pessoais, Abusos Físicos, Abusos Sexuais, Abuso Moral, Comportamento Compulsivo, Combinações entre Remédios Bebidas e Drogas, Perda de um Animal de Estimação, etc...

Em qualquer sintoma decorrente de uma depressão normal, o doente pode práticar Suicídio Imediato, ou constantes Pensamentos e até mesmo Tentativas de Suicídio !!!

3ª PERGUNTA: O que pode me ajudar ???
Respostas: Ajustes, Tratamentos médicos, libertação espiritual, processos para o crescimento da auto-estima e do prazer pela vida, amizades saudáveis, ajuda social e familiar, trabalho em conjunto, entender os sentimentos da pessoa deprimida, procurar distrações sadias, não abandonar a pessoa, processos de mudanças em geral, etc, etc, etc, !!!

OBSERVAÇÃO: A depressão é uma doença, e não uma certeza de possessão demoníaca !!! Se uma pessoa está deprimida, não significa que ela esteja possessa, mas sim doente !!!

ENTENDEU, OU QUER QUE EU DESENHE ???

Desde o nascimento até a morte física, a vida gera mudanças que são inevitáveis, só que nem sempre estas mudanças são aceitáveis aos nossos olhos carnais e espirituais. A nossa vida poderia ser caracterizada como uma espécie contínua de experimentos, mudanças, e reações.

Quando nos olhamos no espelho ou olhamos rapidamente para uma fotografia antiga, chegamos a conclusão de que a vida é feita de mudanças que fazem parte de nossa realidade diária.

As pessoas precisam entender que as perdas fazem parte de qualquer processo de mudança, seja ela física, psicológica, profissional, financeira, ministerial, e até mesmo espiritual.

Mesmo quando a mudança é positiva de um modo geral, ela ainda traz um certo grau de perca. A grande maioria das crianças do mundo esperam com ansiedade o momento de se tornarem adolescentes. Quando uma pessoa chega á adolescência, para ela visivelmente aqueles anos são para se viver em uma terra prometida para elas (mundo paralelo), mas quando eles realmente chegam sobre o meio deste “mundo paralelo” descobrem que precisam deixar de lado algumas coisas boas de sua vida de criança. As moças e moços ficam desesperadas esperando pelo dia em que conhecerão o seu Príncipe Encantado ou a Princesa Encantada, porém quando eles mesmos descobrem que o matrimônio também possui suas desvantagens, automaticamente a pessoa usa a sua própria mente para trazer ao seu presente as recordações da vida de solteiro, e dependendo de como estiver o estado psicológico da pessoa, ela pode começar a se sentir deprimida ao visualisar as mudanças ocorridas em sua vida sentimental. Todo matrimonio possui vantagens e desvantagens, e uma das principais desvantagens se chama Quebra de Privacidade Particular; onde com o tempo pode-se dar início á uma depressão caso não exista um acordo sadio entre ambas as partes.

Em um laço matrimonial, existem 2 tipos diferentes de privacidade:

1ª) A Privacidade Íntima do Casal;
2ª) A Privacidade Íntima em Particular da Própria Pessoa;

A perdas são as principais geradoras das tristezas. Quando perdemos algo importante e prazeroso, é normal sentirmos tristeza, ou seja, é considerada uma Depressão Normal. Este tipo de depressão é sentido por todos os seres vivos criados por Deus, pois a vida sempre produz mudanças, e as mudanças muitas vezes geram percas que por sua vez proporcionam tristezas, angústias, racor, raiva, ódio, e até mesmo desejos ou tentativas de suicídio imediato. Portanto, todo ser vivo que depende do ar para respirar, pode sofrer de depressão normal em certos momentos de desvantagens da vida.

Quando um ser vivo está triste ou perdido (depressão normal), é preciso que ocorra ajustes e mudanças imediatas. Quando a pessoa consegue alcançar o sucesso da cura sobre as percas depressivas, com o tempo a tristeza vai diminuindo e dando lugar ao entendimento, e com isso a depressão pode ser controlada e até mesmo curada totalmente. E quando a depressão é excluída da vida de alguém, a pessoa consegue prosseguir a vida e o crescimento pessoal continua a fazer parte de seu cotidiano social.

Doenças crônicas daquelas que não podem ser completamente curadas também causam depressão em muitas pessoas. Mas é preciso entender que as doenças crônicas são tratáveis, controladas por dietar, exercícios físicos, e remédios controlados conforme receita médica. Algumas doenças crônicas são: problemas do coração, artrite, cancer, tumores, etc.

Pessoas com doenças crônicas precisam ajustar suas vidas às demandas do mal que sofrem. A doença pode afetar a independência e a mobilidade, mudando o modo de viver da pessoa. Por essa razão, uma certa quantidade de desespero e tristeza é normal, pois os sintomas ocorridos pela doença também mexem com a vida sentimental da pessoa, e em alguns casos estes sentimentos podem levar à depressão que é considerada uma das complicações mais comuns das doenças crônicas.

A depressão causada por uma doença crônica em geral pode agravar ainda mais a situação física e psicológica da pessoa, principalmente se a pessoa possui dores físicas e fadigas. Esses sintomas podem se agravar, fazendo com que a pessoa acabe se isolando da sociedade, e até mesmo praticar suicídio. O tratamento para depressão em pessoas com doenças crônicas é semelhante ao recebido por qualquer pessoa que sofre disso. Caso os sintomas depressivos estejam relacionados à doença ou aos medicamentos que estão sendo tomados, o tratamento precisará ser adequadamente melhor acompanhado por um especialista médico.

Uma pessoa que é mentalmente saudável é capaz de ajustar as mudanças causadas pelas perdas, para que ela possa prosseguir com a vida e continuar a crescer integralmente sobre uma boa conduta individual.

A depressão também possui um outro lado no qual pode ser chamado de “lado anormal da depressão”. A depressão passa a ser anormal ou completamente doentia quando surgem alguns tipos de interferências sobre as habilidades de se ajustar novamente. E isso acontece quando que por algum motivo a pessoa não está conseguindo concluir a mudança ocorrida através de uma perda na qual ela não consegue se adaptar á ela. Quando isso acontece, a vida da pessoa parece chegar a um ponto morto, e o crescimento rumo á totalidade é colocado em modo de espera contínua, e com isso, tanto a tristeza como também a depressão acabam se prolongando, onde muitas vezes também acaba se resultando em suicídio imediato.

Há evidências de conexões entre a genética e a depressão. Parentes de pessoas com depressão estão muito mais propensos a sofrer de depressão do que o resto da população. Mas os cientistas ainda não conseguiram encontrar um gene responsável pela depressão.

Observe que em (Romanos cap.7 vers.15,16,17,20,24,) o apóstolo Paulo fala que o trabalho forçado contra a nossa vontade, também pode resultar em atos psicologicamente depressivos: “Nem eu estou entendendo o que estou fazendo, pois sei que o que eu estou fazendo é contra a minha própria vontade. Na verdade, o que eu estou fazendo é exatamente aquilo que eu odeio fazer. E eis que se eu faço aquilo que eu não quero, eu mesmo estou provando que reconheço o que a lei diz que é certo. E isso mostra que, de fato, já não sou eu que estou fazendo isso, mas sim o pecado que existe sobre a minha carne. SOU UMA PESSOA INFELIZ ! De que maneira eu livrarei o meu corpo da morte?”

Quando falamos em depressão, imediatamente as coisas que aparecem sobre a nossa mente são completamente destruidoras e mortais, mas é importante saber que a depressão não é uma coisa completamente ruim, ou seja, a depressão também possui um lado positivo.

Em nossa vida, a depressão é igual á um alarme de incêndio em nossa casa ou em nosso ministério, pois é considerado como um instrumento de advertência. Quando um alarme começa a tocar, é para nos alertar que existe algo de errado, ou seja, alguma coisa está fora do normal, portanto é preciso uma reação de ajuste imediata.

A depressão também nos adverte a precisão de uma demanda imediata, ou seja, existe alguma coisa que está faltando em nosso caráter. Existem diversas áreas críticas em nossa vida que precisam imediatamente de consertos e melhorias. Quando a nossa vida se encontra paralisada por causa de uma depressão, recebemos o alerta da necessidade de chegar a um consenso em relação à necessidade de grandes mudanças pessoais em nosso caráter, e também em nosso perfil social.

É preciso entender que o caráter de uma pessoa não pode ser definido apenas como uma força ou integridade moral. Em vez disso, é compreendido como o complexo de qualidades mentais e emocionais que distinguem cada ser humano como um único indivíduo, pois cada ser vivo possui um perfil diferente. Os peixes dos rios não vivem sobre as águas do mar, e nem os peixes do mar vivem sobre as águas dos rios !!!

Por acaso você já viu algum Tubarão nadar sobre a água doce de um rio ???
Por acaso você já viu alguma Pacu nadar sobre a água salgada do mar ???

Como eu ia dizendo: É preciso entender que o caráter de uma pessoa não pode ser definido apenas como uma força ou integridade moral. Em vez disso, é compreendido como o complexo de qualidades mentais e emocionais que distinguem cada ser humano como um único indivíduo, pois cada ser vivo possui um perfil diferente. Atitudes são diferentes, crenças são diferentes, religiões possuem doutrinas diferentes, habilidades são diferentes, capacidade de reações são diferentes, circunstâncias são diferentes. Portanto, a depressão também serve como um alerta em relação á necessidade urgente de consertar e melhorar a vida em uma ou em mais áreas.

Devemos encarar a depressão como um desafio, pois ela pode servir como uma oportunidade para termos uma vida melhor e mais saudável, ou seja, ter uma vida ainda melhor do que tínhamos antes desta doença.

Quando você obtiver sucesso em realizar as mudanças necessárias de caráter e voltar do paralelo mundo dos deprimidos, você descobrirá uma nova vida, uma vida muito melhor. Você terá mais capacidade para:

A) DESFRUTAR O MELHOR DA VIDA: Quando você olhar para o céu, você perceberá que é ainda mais azul, que a grama é ainda mais verde, e que as flores são ainda mais belas !!!

B) RECONHECER TODAS AS POSSIBILIDADES QUE A VIDA TEM PARA VOCÊ: Você conseguirá andar por lugares que nunca sonhou serem possíveis e até mesmo de voar sobre as nuvens do céu !!!

C) VOCÊ TERÁ UMA VISÃO MAIS POSITIVA TANTO DA VIDA COMO TAMBÉM DAS COISAS QUE ESTÃO EM SUA VOLTA: Deus pode te curar e te transformar em um testemunho de vitória. Quanto mais grave for a doença, maior será o testemunho de vitória !!!

A depressão não é nenhum tipo de quebra-cabeça impossível de ser montado. Quando vivenciamos e suportamos a depressão, a nossa vida se torna muito melhor !!!

Quando estamos sobre algum processo de mudança, o primeiro item exigido é a decisão, pois são as decisões que irão gerar mudanças. Enquanto você continuar na situação em que você se encontra, você jamais conseguirá alcançar as coisas que Deus tem preparado para você. Existem 4 decisões que um doente deprimido precisa aprender:

1ª) SERVIR AO DEUS CRIADOR DA TERRA E DO UNIVERSO: Sem Deus na sua vida, você não poderá fazer absolutamente nada, e muito menos conseguirá algum tipo de mudança

2ª) ACEITAR AS MUDANÇAS: São as decisões que nos trazem mudanças. O grande problema é que infelizmente existem muitas pessoas que não gostam de mudanças. Mas é preciso entender que as mudanças são importantes, porque são através das mudanças que você vai aprendendo que realmente existem outras formas e outras maneiras que podem fazer com que novas portas e novos caminhos sejam abertos para você !!!

3ª) MUDANÇAS TAMBÉM TRAZEM DESCONFORTO: Todo processo de mudança possui o seu lado desconfortável, pois é através do desconforto que ganhamos experiência. E a partir do momento em que você experimentar as novas experiências, você começará a descobrir segredos, e também novas oportunidades aparecerão para você !!!

Existem muitas pessoas que só querem saber de sucessos e de milagres. As pessoas precisam aprender que todo processo de mudança também é feito de tempestades. Mas o mais impressionante é que durante o processo de mudança, quando a primeira tempestade chega, a própria pessoa desiste e joga tudo para cima !!! (falta de vontade, falta de coragem, falta de estima, falta de fé, falta de confiança, falta de respeito, e falta de boa conduta) !!!

4ª) AS EXPERIÊNCIAS: São exatamente as experiências que vão fazer com que você fique ainda mais maduro. As experiências também nos geram novos problemas, mas são através destes novos problemas que nós adquirimos novas vitórias.

A pessoa precisa entender que toda decisão vem acompanhada de algumas escolhas. A vida é feita através de movimentos, portanto jamais pense que se você permanecer da mesma maneira em que se encontra, você receberá algum tipo de vitória em sua vida !!!

A vitória é o último estágio da mudança. Mas para ter vitória, primeiro é preciso ter mudança !!!

Saiba que a nova etapa da sua vida está diante de você. Sabe porque ??? Porque Deus tem um propósito específico na sua vida !!!

“Em todo o mundo existem muitos tipos de línguas e vozes diferentes, porém, nenhuma delas possui algum tipo de significado.” (1 Coríntios cap.14 vers.10).

Jamais dê ouvidos ás vozes de desesperos e de aflições. Ouça a voz do Espírito Santo de Deus, pois é somente esta voz que pode te salvar !!!

“É em todas essas situações que temos a vitória completa por meio de Jesus Cristo, aquele que verdadeiramente nos ama.” (Romanos cap.8 vers.37).

Somente as experiências podem trazer mudanças !!!

Ministério de Aperfeiçoamento á Pastores e Líderes.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário