terça-feira, abril 23, 2013

"DERRUBANDO OPOSIÇÕES E DESTRUINDO FORTALEZAS.


"DERRUBANDO OPOSIÇÕES E DESTRUINDO FORTALEZAS.

A IMPORTÂNCIA DO LOUVOR E DA ADORAÇÃO PARA DERRUBAR OPOSIÇÕES E DESTRUIR FORTALEZAS.

“Louvarei ao Senhor durante todo o tempo, e eis que o louvor sempre estará continuamente sobre a minha memória e também sobre os meus lábios durante todo dia. A minha alma se alegra no Senhor. Eu estou muito alegre pelas coisas maravilhosas que o Senhor tem feito. Todos aqueles que estão sendo perseguidos, também ouvirão e se alegrarão quando verem as Suas maravilhas. E eis que todos devem anunciar a Sua grandeza, para que o Seu nome também seja louvado por todos os outros.” (Salmos cap.34 vers.1,2,3).

Na minha opinião, uma das oportunidades mais magníficas que existem em nosso meio cristão, é a liberdade de poder louvar e exaltar o nosso Deus, de todo o nosso coração. É importante saber que: “Louvar é glorificar com o fruto dos nossos lábios”. Quando começamos a louvar á Deus de todo o nosso coração, a medida em que o louvor vai tomando conta de nossa mente, automaticamente acabamos perdendo de vista a gravidade dos nossos problemas, além de que passamos a ganhar uma espécie de visão diferenciada da vida, pois a medida em que o som do louvor sai dos nossos lábios, acabamos enxergando a grandeza gloriosa Daquele que nos traz á paz.

Quando estamos verdadeiramente louvando á Deus, precisamos aprender a caminhar além de nossos próprios limites humanos. Em (Salmos cap.34), quando Davi estava sobre a presença do rei Abimeleque, Davi começou a fingir que estava louco, e por isso o rei Abimeleque fez com que Davi se retira-se de sua presença. Segundo consta na Bíblia Sagrada, foi após a sua retirada que Davi começou a escrever este Salmo no qual podemos classificar como “O Salmo da Sabedoria”. Este mesmo Salmo fala de um determinado hino que foi escrito por um homem que foi libertado das suas aflições, e também fala das recompensas de uma vida justa, e também sobre o castigo lançado sobre aqueles que desobedecem ás leis de Deus. Só que infelizmente eu não irei incluir todo o Salmo 34 nesta matéria, senão ela vai ficar muito grande e complicada de entender. Portanto, quando você terminar de ler mais esta matéria para mensagem e estudo bíblico produzida por este ministério, seria interessante você pegar uma Bíblia de linguagem atual, e ler todo o conteúdo de (Salmos cap.34).

É importante saber que (Salmos cap.34) é um Salmo alfabeticamente incompleto, mas que nos traz várias apresentações significativas inéditas se compararmos aos demais livros da Bíblia Sagrada (exeto as cartas de Paulo). Veja abaixo:

A) Salmos 34: É o Salmo da Sabedoria !!!
B) Salmos 34: É um Salmo alfabéticamente incompleto !!!
C) Salmos 34: É um Salmo que mostra o cuidado que Deus teve pelo salmista !!!
D) Salmos 34: É um Salmo que nos mostra as recompensas de uma vida corretamente justa !!!
E) Salmos 34: É um Salmo que nos mostra o poder e a justiça de Deus sobre uma nação desobediente !!!

Observe que os (vers.15,17,18) ensinam que: “Deus possui o maior prazer em cuidar das pessoas que são honestas e obedientes á Ele. Quando estas pessoas chamam pelo nome do Senhor, Ele as ouve, e as liberta de todas as aflições. Ele se encontra sempre por perto daqueles que estão desanimados, além de salvar todos que se encontram sem esperanças.”

Muitas vezes quando os inimigos acampavam em volta de Israel, Deus mandava Josué enviar primeiro a tribo de Judá, pois Judá significa (louvor). Foi através do poder do louvor e da adoração que a tribo de Judá conseguiu marchar diante dos inimigos de Israel. A principal arma de Judá eram seus instrumentos de louvor á Deus.

Quando a tribo de Judá começava a louvar á Deus de todo coração, Deus começava a preparar emboscadas sobre os inimigos de Judá, para que eles fossem confundidos. Para você que esta acompanhando mais esta matéria para mensagem e estudo bíblico produzida por este ministério, é interessante saber que estes mesmos princípios também se aplicam no reino espiritual, pois quando realmente louvamos á Deus , a nossa adoração confunde as forças das oposições demoníacas, e com isso acabam sendo obrigados a retirar o poder de suas influências sobre as nossas vidas.

O louvor e a adoração são as maneiras mais profundas de expressarmos o nosso amor á Deus, pois Ele se agrada de ser louvado e adorado. No entanto, para louvarmos á Deus, temos que entender o poder que existe sobre o louvor e sobre a adoração. Somente uma pequenina estrofe de um verdadeiro hino de louvor á Deus já é capaz de destruir imensas fortalezas demoníacas que aprisionam pessoas sobre uma espécie de um mundo paralelo pecaminoso repleto de prazeres e tentações.

Agora, pense comigo: “Se apenas uma pequena estrofe de um verdadeiro hino de louvor á Deus já possui poder o suficiente para destruir uma grande fortaleza; então já pensou o que acontece quando uma igreja lotada de pessoas cantam ao mesmo tempo um hino de louvor á Deus ??? Acho que é impossível pensar o tamanho do estrago que isso deve fazer em uma fortaleza maligna sobrenatural !!!

“E eis que o Senhor Deus disse: - Vou usar o Meu poder para realizar este plano. Jamais existirá alguém capaz de Me fazer parar.” (Isaías cap.14 vers.24,27).

Infelizmente é super comum e clássico ver dentro das igrejas pessoas que não sabem louvar e adorar á Deus de uma forma correta, ou apenas da boca pra fora (é o que mais tem). Me lembro de quando o meu falecido pai, Pr. Carlos Borges; pastor titular da Igreja do Evangelho Quadrangular (30/04/1954 á 24/09/2007), por várias vezes durante a mensagem ele acabava chamando a atenção da igreja dizendo que ali existiam um certo número de pessoas que durante o louvor não estavam adorando á Deus de uma forma verdadeira, mas sim apenas da boca pra fora, pois o real motivo delas eram apenas interesses próprios de libertação e prosperidade, e que somente seriam ouvidos aqueles que estavam adorando á Deus em espírito e em verdade (que era a maioria) !!!

Um outro ponto importante, e que infelizmente é comum dentro das igrejas, são os casos de pessoas totalmente despreparadas fazendo parte ou até mesmo estando á frente de um grupo de louvor. Muitas vezes o pastor nem faz idéia de que o próprio guitarrista, ou baterista, ou vocal, ou baixista, esteja envolvido com coisas mundanas que são totalmente inapropriadas ao perfil de um colaborador ou de um líder de grupo juntamente com sua equipe. Pessoas que fazem parte do grupo de louvor, são ótimos instrumentistas ou vocalistas, mas que na verdade quando estão sobre a sociedade comentem adultérios, consomem pornografia, praticam relações sexuais antes do casamento, consomem bebidas alcoólicas, usam drogas, ouvem e cantam músicas de adoração ao mundo carnal e principalmente ao Diabo, só falam palavras baixas, são mal educados, não possuem humildade, vivem com o nariz empinado para cima (Tucano ou Pica-Pau), organizam ou participam de rodinhas e grupinhos de fofocas após os cultos, e que não possuem absolutamente nenhum tipo de boa conduta social, etc... Mas o grande problema é que existem muitos pastores que mesmo sabendo que uma determinada pessoa não está de acordo com os padrões bíblicos, e que muito menos possui condições psicológicas e espirituais para ocupar algum cargo dentro da igreja, só que mesmo sabendo destes problemas, muitos pastores estão passando a mão na cabeça destas pessoas, e fingem que nada aconteceu ou está acontecendo, mas é importante lembrar que no caso de um pastor, como ele também é um ser humano, ele também será julgado pelas obras que ele fez perante um ministério, e que Deus pode muito bem condená-lo por diversos motivos, inclusive pelo seu mal exemplo na supervisão ministerial, e pelas hipocresias que aconteciam sobre o seu ministério nas quais ele sempre esteve totalmente ciente, mas que preferiu optar por não resolver, deixando com que absurdas falhas fluíssem sobre o seu ministério e sobre o seu rebanho. É importante lembrar que Satanás vive através de bréchas, falhas, e espaços vazios. É comum vermos em uma equipe de louvor composta por jovens solteiros que praticam relações sexuais antes do casamento, ou se envolvem com prostitutas, com bebidas, com materiais ilícitos, etc. Isso sem contar com as pessoas casadas que praticam adultério, mas que ainda ocupam cargos nas igrejas. No caso daqueles que praticam relações sexuais antes do casamento, mesmo o pastor sabendo, ao invés de afastar a pessoa e fazer com que ela passe por um processo de preparação educacional e de boa conduta, ou até mesmo esperar com que seja constituido um laço matrimonial (casamento), o pastor prefere manter estas informações em particular e passar a mão na cabeça daquela pessoa, para que ela possa ser mantida no cargo.

DEUS NÃO TRABALHA EM AMBIENTES DE DESORDENS, E NEM SOBRE AMBIENTES COM DESOBEDIENÇIAS PROPOSITAIS MUNDANAS. UM GRUPO DE LOUVOR PRECISA SER FORMADO POR PESSOAS PREPARADAS TANTO PSICOLOGICAMENTE COMO TAMBÉM ESPIRITUALMENTE. Talvez você, pastor, não saiba, mais aquele jovem que faz parte do grupo de louvor de sua igreja, pode estar praticando relações sexuais antes do casamento, e mesmo assim você está deixando ele fazer parte de sua equipe de louvor. Em outros casos, o seu presidente do grupo de louvor pode até saber disso, só que ele não te contou, pois ele sabe que você afastará aquele jovem do seu grupo de instrumentistas. Será que você, pastor, realmente está trabalhando com pessoas confiáveis ???

Me lembro que o meu pai, Pr. Carlos Borges, sempre falava o seguinte: “Quando o Espírito Santo está presente sobre um ambiente em equipe, devemos orar e dar o melhor de nós, para impedir que as bréchas e os sentimentos de culpa apareçam. Ter uma boa conduta é obrigação de um verdadeiro cristão que deseja alcançar a salvação eterna. Se você deseja obter o melhor de Deus, então ofereça o seu melhor para Ele !!!”

Quando permitimos que Satanás construa fortalezas ao nosso redor, automaticamente acabamos criando bloqueios em nossa mente, e estes bloqueios nos impedem de louvar á Deus em total liberdade psicologica e espiritual, ou seja, dificilmente conseguiremos louvar e adorar em espírito, nem em verdade, e nem em verdadeira comunhão. Existem muitos que dizem que quando uma pessoa se diz ser livre demais para fazer o que quer, e da maneira que quer, ela passa a ser uma pessoa muito perigosa para a sociedade, pois ela não permite que ninguém fale o que ela pode ou não pode dizer ou fazer, exceto o Senhor, estes tipos de pessoas pensam que o fato de Deus usar pessoas é totalmente absurda. Mas o que estas pessoas precisam aprender é que Deus está sempre usando pessoas escolhidas por Ele para falar até mesmo com uma nação. Toda pessoa deve ter a sua mente preparada para ouvir opiniões, sugestões, e críticas, pois através disso é que se pode fazer uma vida mudar e até mesmo fazer com que uma nação se torne ainda melhor. A pessoa que não aceita ouvir os outros são consideradas pessoas orgulhosas, invejosas, hipócritas, mal educadas, e soberbas; são aquelas pessoas que acham que possuem grande sabedoria, mas que na verdade devido á má conduta social estão sendo aplaudidas por Satanás, e não seria muito exagero dizer que estas pessoas estão praticamente já com um pé dentro da condenação eterna, caso elas não aceitem determiandas mudanças sobre a vida delas !!!

Uma outra fortaleza que precisa ser destruída tanto sobre a vida de um cristão, como também sobre a vida de um ministério, é a famosa ideia de que o cristão deve apresentar uma aparência triste e sombria quando ele está passando por algum momento difícil ou de turbulência. Não seria nenhum exagero dizer que Satanás tem se divertido muito com estes tipos de “crentes”, pois estas pessoas mal sabem que elas podem estar sendo usadas como uma espécie de pano de fundo. Na verdade, o que um verdadeiro cristão deve fazer é declarar que a Palavra de Deus esteja muito acima de suas emoções ou pertubações. É totalmente possível fazer com que o estado mental do cristão seja mudado por meio da verdadeira Palavra de Deus, inclusive através do verdadeiro louvor e da verdadeira adoração. Mas é importante lembrar que mesmo assim Satanás pode tentar destruir esta pessoa interferindo sobre a mente dela. Por isso, o verdadeiro cristão deve se manter vigilante, e permitir que somente o Senhor direcione a sua vida.

Se você é uma daquelas pessoas que realmente ouve a voz de Deus na calada da noite ou da madrugada, e no dia seguinte alcança alguma vitória, tenha certeza de que isso não aconteceu pelo devido fato de você ser uma pessoa inteligente, ou ensinada, e muito menos porque você é o bam bam bam; mas sim porque você obteve a vitória em aprender a dizer: “Senhor, eu o amo, eu o louvo. Eu estou passando por dificuldades, e mesmo assim estou aqui para dizer que eu te amo de todo o meu coração. Eu sei que o Senhor tem visto minhas lutas; e mesmo eu não me sentindo bem, quero te dizer que eu ainda te amo. Sei que eu tenho dívidas nas quais eu não posso pagar, mas mesmo assim eu ainda te amo !!!”

“Louvarei ao Senhor em todo o tempo”. (Salmos cap.34 vers.1).

Deus ama a música. Observe que em (2 Crônicas cap.20 vers.2,3,4,5,14,15,16,17,18,19,20,21,22,24,27,28,29,30) quando Josafá, rei de Judá, ficou com medo do enorme exército que se encontrava do outro lado do Mar Morto, e que o único objetivo deste exército era atacar o povo de Judá. E quando o rei Josafá soube disso, ele orou a Deus pedindo socorro, e depois pediu para que todo povo de Judá entrassem em jejum para que Deus os livra-se, mas no final das contas o poder do louvor e da adoração foi uma das principais armas usadas para declarar vitória absoluta sobre Judá: “E eis que alguns homens apareceram e disseram a Josafá que um enorme exército do país de Edom se encontrava do outro lado do Mar Morto para atacar o povo de Judá... E, ao saber disso, Josafá ficou com medo, e orou á Deus pedindo socorro. E eis que depois Josafá ordenou para que todo o povo de Judá jejuasse. Então todos se reuniram para pedir socorro ao Senhor Deus... Várias pessoas de Judá e de Jerusalém se reuniram sobre o novo pátio do Templo, e eis que Josafá se colocou de pé no meio deles para orar. E, de repente, o Espírito de Deus desceu sobre um levita chamado Jaaziel, que era filho de Zacarias, e que se encontrava no meio daquele povo... Jaaziel disse: – Povo de Judá, moradores de Jerusalém, e rei Josafá, prestem muita atenção, pois o Senhor Deus diz: “Não se assustem, e nem fiquem com medo deste enorme exército opositor, pois a batalha não é contra vocês , mas sim contra Mim. Amanhã vocês os atacarão quando eles vierem pela subida de Zis. Vocês se encontrarão com eles no fim do vale que dá para o deserto de Jeruel. E quando vocês os encontrarem, não precisarão lutar. Todos deverão permanecer parados ali, pois vocês verão como o Senhor Deus salvará vocês. Portanto, não se assustem, e nem fiquem com medo; amanhã todos devem marchar contra os inimigos, e todos saibam que Eu, o Senhor Deus, estarei com vocês.”

Então o rei Josafá se ajoelhou e encostou o rosto no chão, e todo o povo de Judá juntamente com os moradores de Jerusalém, se ajoelharam na presença de Deus, e o adoraram. E eis que os levitas em voz bem alta, começaram a louvar o Deus de Israel.
E eis que na manhã seguinte, todos se levantaram cedo e foram para o deserto de Tecoa. Ao saírem, Josafá ficou de pé e disse para que o povo de Judá e os moradores de Jerusalém confiassem no Senhor Deus, para que estivessem seguros, e para que eles confiassem nos profetas dele, pois tudo daria certo.
Depois de falar com o povo, Josafá ordenou que alguns cantores vestissem roupas sagradas e marchassem à frente do exército louvando e cantando á Deus... E quando começaram a cantar, o Senhor Deus causou confusão sobre todo o exército opositor repleto de moabitas, de amonitas, e de edonitas que depois de terem lutado contra eles mesmos, todos acabaram sendo destruídos. E eis que quando o exército de Judá chegou a um lugar alto no deserto, eles puderam ver o chão coberto de mortos, onde nenhum dos soldados das oposições se encontravam vivos.
Após isso, Josafá e os seus soldados avançaram e começaram a pegar tudo o que havia no acampamento de seus inimigos. Por três dias eles ficaram pegando várias coisas que pertenciam aos soldados mortos, e mesmo assim não conseguiram levar tudo. E eis que no quarto dia, todos se reuniram sobre o vale de Becara, onde louvaram ao Senhor Deus.

Todos estavam muito contentes, pois o Senhor Deus lhes tinha dado a vitória na luta contra os seus inimigos. E eis que quando chegaram a Jerusalém, foram até o templo que se encontrava em festa sobre sons de harpas e trombetas.
E foi de uma forma tranquila que Josafá conseguiu dar continuidade ao seu reinado, pois Deus havia estabelecido a paz entre todas as nações vizinhas”.

O verdadeiro cristão jamais deve permitir que alguém tome a liberdade de retirar a canção dos seus lábios. Mesmo que para isso você tenha que perder amigos, mas jamais perca a sua canção. Mesmo se você for uma pessoa desafinada aos ouvidos dos outros, saiba que mesmo assim você deverá continuar com a sua canção, pois não são para pessoas que você está cantando. Não importa como está a sua voz, continue louvando ao Senhor, pois assim como Ele não faz diferença entre pessoas, Ele também não faz diferença entre uma voz e outra, tanto é que em (Salmos cap.66 vers.1), a declaração de Davi foi a seguinte: “Que todos os povos da terra louvem á Deus com brados de júbilo.”

Tenho absoluta certeza de que Deus irá se mover á medida em que você for louvando e adorando o Seu nome Exaltado sobre as nações. A medida em que você vai abrindo o seu coração, Ele surgirá em meio aos desertos da vida, te libertará, restaurará á sua paz, e te apresentará uma pequena parte do plano de mudança que Ele tem para você. Mas desde já saiba que este plano possui benefícios extraordinários nos quais somente Ele possui poder e autoridade para te presentear. (testemunho de vitória e salvação eterna).

Para que você possa experimentar uma verdadeira adoração, é preciso antes de tudo desenvolver um relacionamento íntimo com Deus. É preciso saber que todos os relacionamentos dependem de uma boa e sincera comunicação. Para nós que somos cristãos, a oração é o meio mais rápido e mais prático de comunicação com Deus. E saibam que este mesmo relacionamento pode ser comparado como uma espécie de vida conjugal totalmente sadia e indestrutível, pois neste relacionamento existe um tom de intimidade, proximidade, confiança, e unidade. E esta proximidade e esta confiança você deve ter apenas em seu relacionamento com Deus, e não com seres humano pois “Maldito seja o homem que confia no próprio homem, e que faz da carne o seu braço de confiança, e que retira o seu coração da presença do Senhor. O seu coração é mais enganoso do que qualquer outra coisa, e a sua doença é totalmente incurável”. (Jeremias cap.17 vers.5,9).

Não é pela paixão e nem pelo romance que devemos sempre voltar para á igreja, mas sim pelo compromisso e pelo voto que nós fizemos perante á presença Dele, pois é exatamente o verdadeiro compromisso que sustém um relacionamento.

É exatamente o nosso compromisso que define o nosso relacionamento com Deus. Quando o cristão louva á Deus de uma forma justa, simples, e verdadeira, automaticamente ele mostra uma expressão superficial na qual depende apenas de seus sentimentos. É preciso desenvolver um relacionamento que permaneça consistente, principalmente em momentos de provações e tempestades, pois a vida é feita de movimentos, e para que haja mudança primeiro é necessário que exista movimentos, e quanto maior forem os movimentos, ou seja, quanto maior forem as provas, maior será as experiências. Por mais que você se afunde nas tempestades, jamais você será enfraquecido, e quando as nuvens escuras forem embora, você vai perceber que o seu relacionamento com Deus está ainda mais forte e completamente inabalável sobre a Rocha da Salvação que é Cristo. Em outras palavras, você passa a ser indestrutível aos olhos de qualquer tipo de oposição física, psicológica, e espiritual.

São exatamente as experiências no deserto que fazem com que toda a criação seja amadurecida sobre fases preparatórias. Um real relacionamento com Deus faz com que o nosso louvor e a nossa adoração se transforme em um ato de amor profundo manifestado em uma obediência contínua. Essa sim é a verdadeira obediência que deve fluir livremente no coração de toda a criação.

Para louvar á Deus de uma forma verdadeira, toda a criação deve aprender a ir além de si mesmos e de suas limitações físicas e psicológicas. Temos que aproveitar as inúmeras vantagens que o poder do louvor e da adoração nos oferece. E entre uma destas vantagens, a principal é a de derrubar qualquer tipo de fortaleza existente sobre uma nação.

O louvor e a adoração podem mudar atitudes e emoções que se encontram sobre o interior de uma pessoa, e até mesmo sobre o interior de uma nação, pois a música possui a capacidade de formar e moldar pensamentos desnecessários. Quando louvamos á Deus em espírito e em verdade, tenha certeza de que Ele dará forças para que todas as Suas criações se mantenham de pé em meio á qualquer tipo de tribulação !!!

“Que o nome do Senhor seja louvado desde o nascer até o pôr-do-sol, e também sobre o brilho do luar e das estrelas. Que somente o nome do Senhor seja louvado, pois é Ele quem governa todas as nações, e a Sua glória está eternamente acima dos céus.” (Salmos cap.113 vers.3,4).

SEJA UM VENCEDOR: LOUVE E ADORE AO SENHOR !!!

Acredite, pois estas palavras são verdadeiras !!!

Ministério de Aperfeiçoamento á Pastores e Líderes.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário