domingo, abril 10, 2011

QUANDO A ESCURIDAO AVANCA.

I Reis 19:1-9)

E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?

Por que Elias receava as ameaças intimidadoras de Jezabel? Por que deixou a prioridade de servir a Deus que mantinha há tanto tempo, escondendo-se amedrontado sob a sombra de uma árvore solitária no deserto?

01- Elias não enxergava a realidade nem raciocinava com clareza naquele momento.

Estava tão míope que deixou de considerar a origem dessa ameaça.

A ameaça não viera de Deus, mas de um ser humana incrédulo e carnal que vivera impiamente a anos luz de Deus. Se Elias estivesse pensando claramente e dentro da realidade, teria compreendido isto.

02- Elias separou-se dos relacionamentos que lhe transmitiriam força.

03- Elias foi apanhado na esteira de uma grande vitória.

Nossos momentos mais vulneráveis geralmente surgem depois de uma grande vitória, especialmente se essa vitória for uma experiência com Deus. É então que necessitamos levantar uma defesa contra o inimigo.

04- Elias estava fisicamente exausto e emocionalmente esgotado.

Durante anos ele vivera no limite. Era um homem procurado, caçado, considerado pelo rei “inimigo público número um”. Não há dúvidas de que Elias chegara ao fim de suas forças físicas e com certeza de suas forças emocionais.
Todos esses fatores naturalmente o enfraqueceriam espiritualmente em vez de lhe beneficiar. Não sei se Elias sentia desgosto, mas posso afirmar que estava exausto. É possível perceber isso em suas palavras desanimadas: “Já tive o bastante Senhor. Tira a minha vida, não sou melhor do que os meus antepassados.”

05- Elias afundou na autopiedade.

Trata-se de uma emoção patética. Ela mente a você. Exagera. Leva às lágrimas. Cria uma mentalidade de vítima em sua cabeça. No pior dos cenários, ela pode levá-lo a ponto de desejar morrer, como aconteceu com Elias.

Abrimos a porta para essa mentirosa patética, a autopiedade, quando estabelecemos um padrão irreal e depois não podemos corresponder a ele. A autopiedade abre caminho em nossa mente como um anima e nos despedaça.

Mas Deus apareceu ao seu servo Elias em seu momento aflitivo de desânimo e desespero. Sua misericórdia não tem fim. Deus permitiu um período de descanso e alívio a Elias.

A fadiga pode levar a todo o tipo de idéias estranhas. Levando a crer em mentiras do diabo. Mas Deus sustentou Elias, levando a caminhar durante quarenta dias e noites, recuperando de sua exaustão.

Deus mostrou a Elias que a escuridão veio, mas chegou a hora o tempo de sair, chegou o tempo de levantar, pois Deus ainda contava com Elias. Deus mostrou a Elias que ainda tinha trabalhos para ele fazer. Embora desiludido e exausto, Elias continuava sendo o homem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário