quarta-feira, janeiro 05, 2011

P/ VC QUE PRECISA DE UM MILAGRE.

Introdução - Lucas 1.5-25 - Você precisa de um milagre? Zacarias também precisava de um milagre. No meio de tantos sacerdotes, Lucas faz questão de ressaltar a história de um que levava Deus a sério, Zacarias, e faz questão de destacar que ele e sua esposa Isabel eram justos –vv. 5-6, pessoas íntegras, que viviam a Palavra. Mas ninguém escapa da adversidade, mesmo sendo justos Zacarias e Isabel passaram por adversidade. Isabel era estéril, e o problema era mais grave, pois eram velhos – v.7 - Por quê este casal não alcançava a benção? Falta de fé? Pecado oculto? Não. É Deus trabalhando do seu jeito.

Você deve decidir se permitirá que seus sofrimentos o preparem e o fortaleçam ou o destruam. Ou você permite que o sofrimento se torne uma escola de empatia ou uma escola de morte. O que Deus quer forjar é o nosso caráter através do sofrimento pois ele quer usar o sofrimento como uma escola de empatia para ajudar as pessoas que recorrem a você. Zacarias abençoava outras pessoas enquanto esperava a sua benção.



O tempo de Deus cumprir o que queria na vida deste casal chegou. Zacarias estava cumprindo sua função sacerdotal, e coube-lhe por sorte queimar incenso no santuário, e é aí no santuário que descobrimos os estágios para alcançarmos milagres.








TEMA: “ESTÁGIOS PARA ALCANÇARMOS MILAGRES”



I) BUSQUE INCESSANTEMENTE – v.13




a) Nenhuma oração deixa de ser ouvida e atendida concretamente na vida de quem crê e leva Deus a sério. Zacarias descobriu isso quando o anjo lhe diz: “Tua oração foi ouvida”. A oração incessante de Zacarias tem finalmente uma resposta.



b) Por mais que pensemos que Deus está surdo, que seus ouvidos estão fechados diante do nosso gemido, por mais que nasça dentro de nós a tentação de acharmos que Deus está atrasado para resolver as questões mais imediatas que nos atingem, Deus está sempre atento a cada uma de nossas orações.



c) Vale a pena insistir na oração, vale a pena tirar o sossego de Deus através da oração, vale a pena ser o “amigo importuno”, ou a “viúva impertinente”, pois Deus nunca deixou de atender quem crê e o leva a sério. Zacarias nunca desistiu, e a resposta veio no tempo de Deus.



II) ESPERE A REVELAÇÃO DE DEUS –Vv. 11-12



a) Quando estiveres buscando o milagre, não te atemorizes com a revelação, pois ela virá. Zacarias se atemorizou diante da revelação do ser angelical.



b) A revelação que Zacarias recebeu foi muito mais do que a resposta a sua oração.



1) Foi a revelação de que Deus os escolhera para serem os pais daquele que prepararia o caminho do Senhor – Deus quer revelar a grandeza da tarefa que colocou em tuas mãos–v.17– João=Deus é misericordioso, gracioso.



2) Revelação de que o fruto de suas orações seria o maior profeta nascido de mulher, cheio do Espírito Santo – v. 15 – O que Deus tem é sempre maior.



3) Revelação que produziria muita alegria – v. 14



c) A maior e melhor benção nasceu de onde não podia nascer e quando já não tinha mais tempo para nascer. Isso é milagre. Deus quer se revelar no meio da adversidade e mostrar que é capaz de fazer o deserto florescer, é capaz de fazer os ossos secos reviverem, é capaz de fazer teu sonho nascer.



d) Esteja pronto para a revelação de Deus. Agora preste atenção: Quando Deus se revela a Zacarias? Enquanto ele cumpre o seu dever.



III) LUTE CONTRA A INCREDULIDADE – V. 18



a) A respeito da incredulidade é importante observarmos que:



1) A incredulidade pode atingir a vida dos homens mais santos e comprometidos com Deus – Por um instante a fé se ausenta da vida de Zacarias e ele manifesta isso em sua resposta: “Como vou acreditar nisso? Eu e minha esposa já somos velhos”. Note como a incredulidade que se interpor no caminho do milagre.



2) A incredulidade pode nos atingir no lugar onde mais devíamos mostrar fé e revelar nossa confiança em Deus – v. 11 – Onde Zacarias foi atingido pela incredulidade? Diante de Deus, à direita do altar de incenso, no santuário do Senhor, quando lhe aparece o anjo. Os maiores céticos estão dentro das Igrejas entre o altar e o santuário de Deus. São pessoas que cantam, dirigem o louvor, pregam, ocupam cargos, que de um jeito ou de outro queimam incenso, cantam e pregam as maravilhas de Deus e não crêem em nada.



b) O resultado da incredulidade logo aparece: “Ficarás mudo porque não acreditastes nas minhas palavras” v. 20. Precisamos combater a incredulidade que se manifesta dentro da Igreja na hora mais imprópria possível, na hora em que Deus está operando o milagre.



IV) PREPARE-SE PARA A MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS- V.24



a) “Passados esses dias...” – Essa frase revela duas verdades profundas:



1) Deus é fiel em cumprir a sua palavra – Não importa quão difícil seja o problema. Não importa quão profunda seja a ferida, se Deus liberou sua Palavra então a obra será plenamente realizada.



2) Nenhuma adversidade dura para sempre – Existe um momento na agenda de Deus em que ele age interrompendo o curso da adversidade. “Passados esses dias” indica que a dor, o sofrimento e o opróbrio passam, e o que vem depois é a alegria da realização dos planos de Deus em nossa vida.



b) Por quê é importante estarmos preparados para a atuação de Deus? Por quê se não estivermos prontos para o agir de Deus vamos atrapalhar o seu projeto em nós.



Ilustr. – Israel esperou 430 anos a sua libertação, e quando ela acontece tudo o que fazem é murmurar, era melhor a escravidão do que a liberdade conquistada, não estavam preparados.



Ilustr. – Sara não estava preparada e quis ajudar o plano de Deus entregando sua serva para conceber de Abraão. Se não nos preparamos atrapalhamos.



Conclusão



Você quer experimentar o milagre em sua vida? Ele passa por estes estágios, se você quer ver sua situação resolvida, este são os estágios:



1) Busque incessantemente – não desista nunca.



2) Espere a revelação de Deus – não se assuste com aquilo que Deus te revelar. Ele quer revelar coisas grandes que serão motivo de regozijo.



3) Lute contra a incredulidade – não a deixe ocupar o lugar da fé.



4) Prepare-se para a manifestação do Poder de Deus – Ele certamente se manifestará

Nenhum comentário:

Postar um comentário