quarta-feira, janeiro 05, 2011

MANEIRAS PARA ENCORAJAR SEU PASTOR.

Maneiras Para Encorajar Seu Pastor

Gal 5;13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao sirvam uns aos outros mediante o amor.
9 Maneiras Para Encorajar Seu Pastor - (Atos simples que alimentam um pastor)
Introdução.
Eu poderia me dirgir ao pastor nesta hora e tentar passar para ele algumas das suas responsabilidades.
- Mas o que dizer:
- Dizer para ele que deve ter a palavra de Deus como única regra de vida…..ele já o tem. ( ele é uma vida dedicada a esta palavra.
- Dizer para ele que a oração é fundamental na vida de um pastor…se ele tem experiências vivas com o Senhor
- Dizer para ele que a missão da igreja é alcançar vidas….
- Dizer para ele que o pastor dever cuidar com carinho, alimentar as ovelhas…se esta tem sido a marca de seu ministério.
Hoje eu quero falar á igreja.
- Algumas vezes os pastores se tornam as pessoas mais solitárias na igreja.
- Pastor não tem uma hora certa para trabalhar, são todas as horas necessárias..
- Muitas vezes ele é criticado em seu desempenho.
- Não consegue agrada todo mundo.
- Não são raras as vezes que encontramos pastores desapontados e desencorajados no exercício do ministério pastoral.
- Até os melhores pastores as vezes se sentem desencorajados.
Aqui estão oito formas para encorajar o pastor:
1. Elimine as criticas.
Uma pessoa foi a uma igreja e depois do sermão do pastor ele olhou para uma amiga e disse: foi o sermão mais fraco que ouvir nos últimos tempos. Mas quando ele se virou para olhar a amiga, ela estava em prantos. “Era exatamente o que eu precisava ouvir” disse ela. Foi então que ele percebeu, “que o espaço entre alguém fazendo o melhor que pode e alguém que precisa, é terreno santo. O Espírito Santo havia transformado aquele fraco sermão em algo precioso.
- A maioria dos trabalhadores das empresas são avaliados uma ou duas vezes por ano, os pastores são criticados semanalmente após cada culto.
Não é difícil ouvir as pessoas dizendo:
“o louvor estava fraco”,
“a escolha dos hinos foi horrível”,
“o sermão esta enfadonho”.
“ o pastor gasta 10 horas preparando um sermão e um irmão chega e diz que sermão fraco.”
Cuidado com as criticas ao seu pastor.
Eu sei que os críticos sempre teremos com nós, mas que não seja você.
Existe na igreja 3 tipos de críticos:
1.Aquele que critica porque não gosta de mudanças.
Não faz muito tempo um irmão me procurou e disse: eu tenho saudades da igreja quando tinha 100 membros. Eu disse eu também. Ele completou, esta multidão veio estragar nossa igreja…….eu disse está multidão é alvo do amor dá graça de Cristo.
2.O segundo tipo de critico é aquele que critica porque não sabe o que está acontecendo ….ele ouviu de modo errado, assim que ele entender o que esta acontecendo ele vai apoiar o pastor.
3.O terceiro tipo de critico é o mensageiro de satanás para destruir o trabalho de Deus.
Demorou até que eu entendesse isto aqui….o diabo manda algumas pessoas para a igreja.
Um pastor conta… que quando assumiu seu ministério um irmão o procurou no gabinete se apresentou e disse pastor toda proposta que o senhor apresentar daqui para frente eu serei contra…….é para testar sua paciência.
2. A segunda maneira de encorajar o seu pastor é orando por ele diariamente.
Peça a Deus para que derrame sobre ele uma porção dobrada de amor, esperança, alegria, fé, poder, sabedoria e coragem.
Peça ao senhor que coloque líderes comprometidos perto dele.
Ao orar, tenha em mente o que disse o escritor alemão Von Goethe:
“se você tratar uma pessoa como ela é, ela sempre permanecerá como tal; mas se você tratá-la como deveria ser, ela se tornará como ela deveria e poderia ser”.
3. Expresse Sua Consideração Por Escrito ao seu pastor.
Um cumprimento verbal é sempre bem-vindo, mas quando é escrito, pode ser lido e relido várias vezes.
Assim, quando você ouvir ou ver alguma coisa que você goste em seu pastor, escreva para ele e diga.
Quando eu estou passando um momento de crise…eu releio tudo que as pessoas me escrevem.
4. Use Suas Habilidades Para Abençoar o seu pastor
Você tem habilidades com computador? Ajude seu pastor a lidar com seu computador e com os da igreja.
Eu tenho um irmão em nossa igreja que está sempre me perguntando e ajudando com o meu computador…….não faz muito tempo eu pedi a ele para comprar um lap top….disse a ele que queria investir …1000 dólares em um boa maquina….ele comprou…e me deu a nota….era 1800, eu disse; e este restante….é presente da minha família para o senhor……mas, a maquina tinha que ser esta.
Você é mecânico? Ofereça seus serviços por um bom preço…
Quando eu era seminarista, eu tive um problema dentário….procurei um dentista da igreja….e disse a ele Dr. Eu não tenho dinheiro….ele disse, seu problema é serio, não pense em dinheiro, você precisa marcar uma 10 vindas ao dentista……eu ficava constrangido……quando eu chegava por lá tudo estava arrumado……..no final ele disse que Deus te abençoe no ministério.
5. Elimine todo tipo de fofoca no meio da igreja.
- Se você ouvir um comentário negativo, responda com um positivo.
- Se uma informação falsa está sendo espalhada, faça com que a informação correta prevaleça.
- Se as pessoas estão fofocando saia do meio delas.
Lembre-se de Tiago 1:26 diz:
“se alguém considerá-se religioso e não coloca freio na sua língua, está se enganando e sua religião e inútil.”
Em Salmos 34:13 lemos: “aparta tua língua do mal e seus lábios de proferirem mentiras.”
Em nossa igreja temos uma campanha forte para fazer com que todos os fofoqueiros sejam tratados por Deus.
6. Esteja sempre pronto para Ajudar:
Algumas pessoas fazem seu pastor ficar na defensiva e zangado quando dizem: “você precisa fazer isto, ou aquilo…”.
Tal atitude é raramente bem-vinda e quase sempre improdutiva.
Se você perceber que há algum problema, aproxime-se de seu pastor dizendo: “eu gostaria de ajudar …”.
Se você identificar alguma área da igreja que precisa ser melhorada, tome a responsabilidade de fazê-lo.
Seja um participante ativo na sua igreja.
Coloque seus dons, habilidades, conhecimentos, tempo, experiências, paixão, em algum ministério da igreja. E sirva.
Pergunte ao seu pastor onde e como você pode empregar melhor seus talentos.
7. Seja Receptivo aos ensinamentos ministrados pelo pastor.
Nada anima mais e encoraja um líder espiritual do que ver pessoas serem receptivas à pregação e ensinamentos.
Quando eu ando pelas ruas, e vejo a alegria das pessoas ao falar de nossa igreja…eu pergunto quem te disse sobre a nossa igreja : um membro da sua igreja.
Ex.Na semana passada uma pessoa ligou para minha esposa e pediu para ir a nossa casa fazer uma limpeza……..ela foi com uma equipe de 3 pessoas e perguntei para ela quem era ela , ela me disse: sou de outra igreja, mas todas as vezes que vou em sua igreja sou abençoada por isso quis fazer isto como gratidão.
8. Nunca, jamais, compare o seu pastor com outro pastor.
A comparação é uma das piores coisas que existe;
Se você encontrar alguém que faz melhor do que você…..você se sente mal…..inferior.
Se você encontra alguém que faz pior do que você…..você se sente o máximo….orgulhoso.
Não espere que o pastor faça as coisas da mesma maneira outro faria. Os dois são diferentes.
Um não é melhor e nem pior do que o outro…………eles são diferentes.
Seu Pastor precisa ser o melhor que Deus preparou para que ele pudesse ser.
Cuidado pela forma como você coloca as coisas para o seu pastor.
Deixe de lado toda comparação.
Mantenha sua atenção em como Deus tem usado o seu pastor para realizar um ministério efetivo neste lugar..
Servindo ao seu pastor ele se sentira encorajado e certo que que Deus está usando a sua vida neste lugar.
9.Invista no crescimento intelectual do seu pastor.
Não faz muito tempo um pastor veio do Brasil fazer o curso de igreja com propósito na California, e a igreja descontou os dias no seu tempo de férias.
Ele financiou tudo e ainda pagou os dias para a igreja.
Esta igreja nunca vai crescer.
Minha igreja me liberou 27 dias em 1998 para fazer um curso no havai.
Uma vez por ano vamos para um hotel com todos os lideres da igreja, ficamos por lá 3 dias.
Sempre invista no seu pastor.
Conclusão;
Para encorajar o seu pastor:
- Elimine toda critica.
- Ore diariamente por ele.
- Expresse sua consideração por escrito.
- Use suas habilidades para ajudar o seu ministério.
- Elimine todo tipo de fofoca na igreja.
- Esteja sempre pronto a ajudar.
- Seja receptivo aos seus ensinamentos.
- Jamais faça comparações.
- Invista no seu crescimento.

Deus abencoe a sua vida.

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário