domingo, janeiro 30, 2011

ADULTÉRIO ESPIRITUAL COM A LEÍ.

ADULTÉRIO ESPIRITUAL COM A LEÍ

Lei x Graça
Libertados da Lei (Romanos 7:1-11)

Tanto o pecado como a lei são associados à morte (5:12,21; 6:14; 7:10-11; veja Gálatas 3:10). Por outro lado, a fé em Cristo leva à ressurreição e à vida (6:4,8,9,23). É somente em Cristo que morremos à lei e ao pecado para ter a vida.

Não Sujeitos à Lei (1-6)

“De modo nenhum”: Esta resposta aparece sete vezes no livro (6:2,15; 7:7,13; 9:14; 11:1,11). É uma expressão forte que Paulo usa para evitar conclusões falsas por parte de seus leitores, e normalmente para introduzir uma nova fase do argumento.

Os mortos não são sujeitos à lei (1). Para ilustrar esse fato, Paulo introduz aqui a lei do casamento (2-4). A morte interrompe o laço de lei. As pessoas que já morreram em relação à lei não são mais obrigadas a guardá-la. No meio da ilustração, ele muda o sentido um pouco, mostrando que a pessoa viva (a viúva, neste caso) fica livre para ser ligada a outro (marido). Uma vez morta à lei, a pessoa pode ser ligada a Cristo, mas não pode continuar com a lei e com Cristo ao mesmo tempo.

Esta ilustração serve, também, para frisar a vontade de Deus para o casamento. O casamento é para a vida toda, e deve ser interrompido somente pela morte de um dos cônjuges. O outro (viúvo ou viúva) pode casar-se de novo sem pecar. Mas, se casar de novo enquanto o primeiro marido vive, torna-se adúltera. Neste trecho ele não trata da exceção dada por Jesus em Mateus 19:9. Podemos observar, também, que o laço de obrigação é com a lei conjugal (de Deus), e não somente com o cônjuge. Por isso, a pessoa divorciada geralmente ainda não tem autorização de Deus para casar de novo, e o segundo casamento se caracteriza como adultério (Lucas 16:18; Marcos 10:2-12; veja Marcos 6:17-18; Malaquias 2:14,16).

Antes de uma pessoa morrer para o pecado, o pecado produzia o fruto da morte (5). Depois de ser libertada do pecado e da lei, a mesma pessoa passa a servir a Deus (6). Vive na novidade de espírito (a fé, o evangelho, Cristo), não na caducidade da letra (a lei, o pecado, a morte).
Portanto cada um fale a verdade ao seu proximo
2 corintius cap 4 ver 2 Antes reijeitamos as coisas que por vergonham se ocultam,não andando com astucia,e nem falsificando a palavra de Deus
nem pregando e arrecadando dizimo da lei e nem apresentando criança recem nascida ao ,o qual foi estatuto da lei ,como se ainda não existisse batismo em cristo Jesus
galatas cap 2 ver 16 ,sabendo que os homens não é justificado pelas obras da leí ,mas sim pela fé em cristo
,E os que entrar em um só mandamento da lei ,estyá obrigado a cumprir todos
Os que querem se justificar na lei da graça caiste ,separados estais de cristo galatas cap 5 ver 4
Portanto vigiemos ,para não adulterarmos a palavra do evangélio de cristo ,porque muitos dirão senhor senhor ,e ele dirá ,apartai vos de mim vos malditos ,nunca vós conheci,vós que praticais a iniquidade (mentira)
a graça e a paz do senhor Jesus a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário