domingo, janeiro 30, 2011

TREINANDO COM LEOES E URSOS.

Texto: I Sam.17:34ª37

Introdução: A gente costuma pensar no Davi que matou Golias. Pregamos sobre isto, meditamos, discorremos, mas pouco falamos que Golias não foi a primeira vitória de Davi. Esta foi a que deu notoriedade, mas antes de chegar a Golias, ele enfrentou algumas situações complexas também, que vou chamar de treinamento. Antes de Golias, Davi matou leões e ursos lá na solidão dos campos. Que lições tiramos desse episódio?



1) Davi teve que aprender que leões e ursos são perigosos.


a) Leões atacam para caçar e matar. É seu instinto ser assassino. Significam inimigos que vivem a espreita para destruir nossas vidas. Atacam por instinto, por natureza má mesmo.
b) O urso ataca para defender o seu território. Quando Davi ia com o rebanho para algum lugar, primeiro ele tinha que ir nas cavernas daquela região para se assegurar que não haviam ursos. Caso houvessem, era necessário matá-los, pois senão os ursos viriam contra o rebanho.
c) Antes de conquistar um território (casa, emprego, relacionamento, ministério...), é preciso matar os ursos que existam naquela região, defendendo-a.


2) Davi teve que entender que leões e ursos são batalhas solitárias a se vencer. No campo não tem holofotes, nem aplausos, nem torcida, nem incentivo. Campo é anonimato, solidão, só temos Deus como companheiro e uma harpa para salmodiarmos, aleluia!!! Ele poderia pensar: “Não tem ninguém aqui olhando... Deixa esse leão levar a ovelha embora, afinal, são tantas, uma não fará falta. Mas ele foi de encontro ao leão, o feriu (certamente com uma funda) e o matou. Da mesma forma como faria com o gigante mais tarde. (Leia Jer.13:5, para entender lições de treinamento).


3) Davi teve que aprender que experiências solitárias devem ser contadas no momento certo. Só vemos Davi relatando a morte de leões e ursos a Saul. Nem seu pai (para não provocar falsas expectativas), nem seus irmãos (para não provocar ciúmes e nem parecer gabola) sabiam disso. Contou apenas ao rei Saul para convencê-lo de seu curriculun. Cuidado a quem você conta suas experiências espirituais. Nem sempre será entendido.


4) Davi teve que aprender que não se muda armas dependendo do inimigo. Ele não quis a armadura de Saul. Preferiu as suas próprias (cajado, funda e pedras) que eram frágeis aparentemente, mas havia dado certo com leões e ursos. Por que não poderia dar certo com gigantes? Tem pessoas que são simples e humildes quando estão no anonimato, porém quando chega a honra de Deus, mudam seu comportamento. Continue usando a arma que Deus te outorgou.

PALAVRA SOBRE A FIDELIDADE.

Estando eles a ouvi-lo, Jesus passou a contar-lhes uma

parábola, porque estava perto de Jerusalém e o povo pensava que o

Reino de Deus ia se manifestar de imediato. Ele disse: “Um homem

de nobre nascimento foi para uma terra distante para ser coroado

rei e depois voltar. Então, chamou dez dos seus servos e lhes deu

dez minas. Disse ele: ‘Façam esse dinheiro render até a minha

volta’. “Mas os seus súditos o odiavam e por isso enviaram uma

delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja

nosso rei’. “Contudo, ele foi feito rei e voltou. Então mandou

chamar os servos a quem dera o dinheiro, a fim de saber quanto

tinham lucrado. “O primeiro veio e disse: ‘Senhor, a tua mina

rendeu outras dez’. “‘Muito bem, meu bom servo! ’,

respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco,

governe sobre dez cidades. ’ “O segundo veio e disse: ‘Senhor,

a tua mina rendeu cinco vezes mais’. “O seu senhor respondeu:

‘Também você, encarregue-se de cinco cidades’.

-- Lucas 19:11-19





Diferente da parábola dos talentos em Mateus, nesta parábola

cada um dos servos recebeu o mesmo valor - uma mina. Uma mina valia

aproximadamente o salário para quatro meses de trabalho. No Reino

de Deus, alguns recebem talentos como de pregador ou pastor; outros

são agraciados por Deus com vozes impressionantes. Ainda outros

foram dotados por Deus com o dom de ensinar, de exortar, de

contribuir e até de exercer misericórdia (Rm 12:7-8). Não temos

os mesmos dons, mas temos as mesmas oportunidades para usar os dons

que Deus nos deu. Todos recebem o mesmo número de horas por dia.

Todos são chamados a serem e a fazerem discípulos, auxiliados e

guiados pelo mesmo Espírito, e todos são amados igualmente por

Deus. Seja qual for o seu talento, use-o com diligência no tempo

que Deus lhe deu, na força de fé que lhe proporcionou pela graça

que ele derramou em sua vida. Vem o dia em que seu Senhor voltará

e o galardão que lhe aguarda será muito maior do que você pode

imaginar.



Tem alguma oportunidade lhe aguardando ainda hoje para vc

usar seu dom?

O TREM DA VIDA.

O trem da vida.

A vida é como uma viagem de trem, cheia de embarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros.

Quando nascemos entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que julgamos que estarão sempre conosco: nossos pais. Infelizmente, isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos no caminho, amizade e companhia insubstituível... Mas isso não impede que durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser mais que especiais para nós embarquem.

Chegam nossos irmãos, amigos e pessoas maravilhosas.

Muitas pessoas tomam esse trem apenas a passeio. Outros encontrarão nessa viagem somente tristeza. Ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por este trem de forma que , quando desocupam seu acento, ninguém sequer percebe.

Curioso é perceber que alguns passageiros que nos são tão queridos, acomodam_se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante o percurso, atravessemos, mesmo que com dificuldades, o nosso vagão e cheguemos até eles... só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado para sempre.

Não importa, a viagem é assim, cheia de atropelos, sonhos, esperanças, despedidas... porém, jamais retornos. Façamos essa viagem, então da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e provavelmente precisaremos entender, pois nós também fraquejamos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.

Eu me pergunto se quando eu descer desse trem deixarei saudades... acredito que sim. Separar_me de algumas amizades que fiz será, no mínimo, dolorido. Deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste, mas me agarro à esperança de que em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê_los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram... e o que vai me deixar mais feliz será pensar que eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.

O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros, ou até aquele que está sentado ao nosso lado. Façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranquila, que tenha valido a pena e que, quando chegar a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem da vida.

ADULTÉRIO ESPIRITUAL COM A LEÍ.

ADULTÉRIO ESPIRITUAL COM A LEÍ

Lei x Graça
Libertados da Lei (Romanos 7:1-11)

Tanto o pecado como a lei são associados à morte (5:12,21; 6:14; 7:10-11; veja Gálatas 3:10). Por outro lado, a fé em Cristo leva à ressurreição e à vida (6:4,8,9,23). É somente em Cristo que morremos à lei e ao pecado para ter a vida.

Não Sujeitos à Lei (1-6)

“De modo nenhum”: Esta resposta aparece sete vezes no livro (6:2,15; 7:7,13; 9:14; 11:1,11). É uma expressão forte que Paulo usa para evitar conclusões falsas por parte de seus leitores, e normalmente para introduzir uma nova fase do argumento.

Os mortos não são sujeitos à lei (1). Para ilustrar esse fato, Paulo introduz aqui a lei do casamento (2-4). A morte interrompe o laço de lei. As pessoas que já morreram em relação à lei não são mais obrigadas a guardá-la. No meio da ilustração, ele muda o sentido um pouco, mostrando que a pessoa viva (a viúva, neste caso) fica livre para ser ligada a outro (marido). Uma vez morta à lei, a pessoa pode ser ligada a Cristo, mas não pode continuar com a lei e com Cristo ao mesmo tempo.

Esta ilustração serve, também, para frisar a vontade de Deus para o casamento. O casamento é para a vida toda, e deve ser interrompido somente pela morte de um dos cônjuges. O outro (viúvo ou viúva) pode casar-se de novo sem pecar. Mas, se casar de novo enquanto o primeiro marido vive, torna-se adúltera. Neste trecho ele não trata da exceção dada por Jesus em Mateus 19:9. Podemos observar, também, que o laço de obrigação é com a lei conjugal (de Deus), e não somente com o cônjuge. Por isso, a pessoa divorciada geralmente ainda não tem autorização de Deus para casar de novo, e o segundo casamento se caracteriza como adultério (Lucas 16:18; Marcos 10:2-12; veja Marcos 6:17-18; Malaquias 2:14,16).

Antes de uma pessoa morrer para o pecado, o pecado produzia o fruto da morte (5). Depois de ser libertada do pecado e da lei, a mesma pessoa passa a servir a Deus (6). Vive na novidade de espírito (a fé, o evangelho, Cristo), não na caducidade da letra (a lei, o pecado, a morte).
Portanto cada um fale a verdade ao seu proximo
2 corintius cap 4 ver 2 Antes reijeitamos as coisas que por vergonham se ocultam,não andando com astucia,e nem falsificando a palavra de Deus
nem pregando e arrecadando dizimo da lei e nem apresentando criança recem nascida ao ,o qual foi estatuto da lei ,como se ainda não existisse batismo em cristo Jesus
galatas cap 2 ver 16 ,sabendo que os homens não é justificado pelas obras da leí ,mas sim pela fé em cristo
,E os que entrar em um só mandamento da lei ,estyá obrigado a cumprir todos
Os que querem se justificar na lei da graça caiste ,separados estais de cristo galatas cap 5 ver 4
Portanto vigiemos ,para não adulterarmos a palavra do evangélio de cristo ,porque muitos dirão senhor senhor ,e ele dirá ,apartai vos de mim vos malditos ,nunca vós conheci,vós que praticais a iniquidade (mentira)
a graça e a paz do senhor Jesus a todos

Palavra de fe,Prof Santana.

Nunca
deixe que os brilhos dos seus olhos se apaguem diante as dificuldades que as
pedras no caminho não sejam motivo de desanimo, mas sim de coragem pra
continuar lutando. e tenho certeza que terá muitas outras conquistas na sua
vida! A
palavra do Senhor diz em Hebreus 11: 1 – 3 (1)
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se
esperam, e a prova das coisas que não se veem. (2) Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. (3)
Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela
palavra de Deus; de modo que o visível não
foi feito daquilo que se vê. A fé é a força, o
motor que impulsiona o homem a ir à busca de seus sonhos. A fé é a motivação
inicial. O homem apenas se lança ao desconhecido porque tem fé que ali encontra
o que busca. A fé é o começo da jornada.
Sem fé não há busca, não há sonho. Um que só DEUS é capaz de realizar em
sua vida DEUS E contigo!! Que DEUS esteja presente em todos os seus momentos lhe mostrando
o caminho correto a seguir. Que a Paz e Alegria estejam sempre com você. DEUS TE Abençoe
Hoje e Sempre.PÁZ DO SENHOR JESUS.DESEJO UM OTIMO DOMINGO PRA TI E TD SUA FAMILIA...UM DOMINGO DE MUITAS BENÇÃOS E MUITAS VITÓRIAS EM NOME DE JESUS.AMÉM.

domingo, janeiro 16, 2011

COMO SOBREVIVER AS CATASTROFES DA VIDA.

NO FUNDO DO POÇO



“Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muita dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar no trabalho de sua fazenda.



Um
dia, o capataz lhe trouxe a notícia de que um de seus cavalos havia
caído em um velho poço abandonado. O buraco era muito fundo e seria
difícil tirar o animal de lá.



O
fazendeiro avaliou a situação e certificou-se de que o cavalo estava
vivo. Mas pela dificuldade e o alto custo para retirá-lo do fundo do
poço, decidiu que não valia a pena investir no resgate. Chamou o capataz
e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o ali mesmo.



O
capataz chamou alguns empregados e orientou-os para que jogassem terra
sobre o cavalo até que encobrissem totalmente e o poço não oferecesse
mais perigo aos outros animais.



No
entanto, na medida que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se
sacudia e a derrubava no chão e ia pisando sobre ela. Logo os homens
perceberam que o animal não se deixava soterrar, mas, ao contrário,
estava subindo à medida que a terra caía, até que, finalmente conseguiu
sair..”



Se você está sendo soterrado no fundo do poço faça desse aterro seu ponto de apoio para subida.

Quanto tempo você leva para parar um pouquinho e ouvir Deus?

Eram aproximadamente 22:00 horas quando um jovem começou a se dirigir para casa.
Sentado no seu carro, ele começou a pedir:
- 'Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo.
Eu irei ouvi-lo.
Farei tudo para obdecê-lo'
Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho:
- 'Pare e compre um galão de leite'.
Ele balançou a cabeça e falou alto:
- 'Deus? É o Senhor?'.
Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-se para casa.
Porém, novamente, surgiu o pensamento:
- 'Compre um galão de leite'.
'Muito bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprarei o leite'.
Isso não parece ser um teste de obediência muito difícil...
Ele poderia também usar o leite.
O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa.
Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido:
- 'Vire naquela rua'.
Isso é loucura...
- pensou
- e, passou direto pelo retorno.
Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua.
No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se pela sétima rua.
Meio brincalhão ele falou alto
- 'Muito bem, Deus. Eu farei'.
Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia parar.
Ele brecou e olhou em volta.
Era uma área mista de comércio e residência.
Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança.
Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estavam
escuras, como se as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro
lado que estava acesa.
Novamente, ele sentiu algo:
- 'Vá e dê o leite para as pessoas que estão naquela casa do outro lado da rua'.
O jovem olhou a casa.
Ele começou a abrir a porta mas voltou a sentar-se. -' Senhor, isso é loucura.
Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?'.
Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite. Finalmente, ele abriu a porta...
- ' Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu irei e entregarei o leite àquelas pessoas.
Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem.
Eu quero ser obediente.
Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles não responderem
imediatamente, eu vou embora daqui'.
Ele atravessou a rua e tocou a campainha.
Ele pôde ouvir um barulho vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança.
A voz de um homem soou alto:
- 'Quem está aí? O que você quer?'
A porta abriu-se antes que o jovem pudesse fugir.
Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta.
Ele tinha um olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido em pe
na sua soleira.
- 'O que é?'.
O jovem entregou-lhe o galão de leite.
- 'Comprei isto para vocês'.
O homem pegou o leite e correu para dentrofalando alto.
Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite e foi para a cozinha.
O homem a seguia segurando nos braços uma criança que chorava.
Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meio soluçando:
- 'Nós oramos.
Tínhamos muitas contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado.
Não tínhamos mais leite para o nosso bebê.
Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira de conseguir leite.
Sua esposa gritou lá da cozinha:
- 'Pedi a Deus para mandar um anjo com um pouco de leite...
Você é um anjo?'
O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela e
colocou-o na mão do homem.
Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face.
Ele teve certeza que Deus ESTA vivo e nos ouve.

O DEUS QUE ESTA VENDO TUDO.

Sl.23:5

- Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
Os irmãos de José foram usados por satanás para vendê-lo como escravo, Mas deus é fiel e o exaltou de prisioneiro à governador.

Sabe porque?

Rm.8:28

- E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Não se preocupe se estão tramando contra você, não se angustie se satanás está usando pessoas para tentar matar os seus sonhos. não desanime se estão tentando apagar o brilho de Deus na tua vida. vá para o vale da oração porque lá você estará abrigado debaixo das asas do Onipotente.

Não temas, quando teus adversários te cercarem;

pois calúnias anunciam grandes vitórias!

Não se justifique quando fores afrontado, o Senhor é o teu justo juiz.

Não te irrites com quem te faz mal, porque tentarias lançar mão

naquele que já está na mão de Deus?

os teus inimigos ficarão envergonhados e confundidos quando Deus te exaltar. e não se preocupe porque Deus não vai deixa-los de fora da sua festa, muito pelo contrário Deus vai traze-los de onde eles estiverem para sentar na sua mesa e contemplar o tamanho da tua vitória.

o banquete já está determinado por Deus E a vitória é muito grande e ele é fiel para cumprir.

quarta-feira, janeiro 05, 2011

MANEIRAS PARA ENCORAJAR SEU PASTOR.

Maneiras Para Encorajar Seu Pastor

Gal 5;13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao sirvam uns aos outros mediante o amor.
9 Maneiras Para Encorajar Seu Pastor - (Atos simples que alimentam um pastor)
Introdução.
Eu poderia me dirgir ao pastor nesta hora e tentar passar para ele algumas das suas responsabilidades.
- Mas o que dizer:
- Dizer para ele que deve ter a palavra de Deus como única regra de vida…..ele já o tem. ( ele é uma vida dedicada a esta palavra.
- Dizer para ele que a oração é fundamental na vida de um pastor…se ele tem experiências vivas com o Senhor
- Dizer para ele que a missão da igreja é alcançar vidas….
- Dizer para ele que o pastor dever cuidar com carinho, alimentar as ovelhas…se esta tem sido a marca de seu ministério.
Hoje eu quero falar á igreja.
- Algumas vezes os pastores se tornam as pessoas mais solitárias na igreja.
- Pastor não tem uma hora certa para trabalhar, são todas as horas necessárias..
- Muitas vezes ele é criticado em seu desempenho.
- Não consegue agrada todo mundo.
- Não são raras as vezes que encontramos pastores desapontados e desencorajados no exercício do ministério pastoral.
- Até os melhores pastores as vezes se sentem desencorajados.
Aqui estão oito formas para encorajar o pastor:
1. Elimine as criticas.
Uma pessoa foi a uma igreja e depois do sermão do pastor ele olhou para uma amiga e disse: foi o sermão mais fraco que ouvir nos últimos tempos. Mas quando ele se virou para olhar a amiga, ela estava em prantos. “Era exatamente o que eu precisava ouvir” disse ela. Foi então que ele percebeu, “que o espaço entre alguém fazendo o melhor que pode e alguém que precisa, é terreno santo. O Espírito Santo havia transformado aquele fraco sermão em algo precioso.
- A maioria dos trabalhadores das empresas são avaliados uma ou duas vezes por ano, os pastores são criticados semanalmente após cada culto.
Não é difícil ouvir as pessoas dizendo:
“o louvor estava fraco”,
“a escolha dos hinos foi horrível”,
“o sermão esta enfadonho”.
“ o pastor gasta 10 horas preparando um sermão e um irmão chega e diz que sermão fraco.”
Cuidado com as criticas ao seu pastor.
Eu sei que os críticos sempre teremos com nós, mas que não seja você.
Existe na igreja 3 tipos de críticos:
1.Aquele que critica porque não gosta de mudanças.
Não faz muito tempo um irmão me procurou e disse: eu tenho saudades da igreja quando tinha 100 membros. Eu disse eu também. Ele completou, esta multidão veio estragar nossa igreja…….eu disse está multidão é alvo do amor dá graça de Cristo.
2.O segundo tipo de critico é aquele que critica porque não sabe o que está acontecendo ….ele ouviu de modo errado, assim que ele entender o que esta acontecendo ele vai apoiar o pastor.
3.O terceiro tipo de critico é o mensageiro de satanás para destruir o trabalho de Deus.
Demorou até que eu entendesse isto aqui….o diabo manda algumas pessoas para a igreja.
Um pastor conta… que quando assumiu seu ministério um irmão o procurou no gabinete se apresentou e disse pastor toda proposta que o senhor apresentar daqui para frente eu serei contra…….é para testar sua paciência.
2. A segunda maneira de encorajar o seu pastor é orando por ele diariamente.
Peça a Deus para que derrame sobre ele uma porção dobrada de amor, esperança, alegria, fé, poder, sabedoria e coragem.
Peça ao senhor que coloque líderes comprometidos perto dele.
Ao orar, tenha em mente o que disse o escritor alemão Von Goethe:
“se você tratar uma pessoa como ela é, ela sempre permanecerá como tal; mas se você tratá-la como deveria ser, ela se tornará como ela deveria e poderia ser”.
3. Expresse Sua Consideração Por Escrito ao seu pastor.
Um cumprimento verbal é sempre bem-vindo, mas quando é escrito, pode ser lido e relido várias vezes.
Assim, quando você ouvir ou ver alguma coisa que você goste em seu pastor, escreva para ele e diga.
Quando eu estou passando um momento de crise…eu releio tudo que as pessoas me escrevem.
4. Use Suas Habilidades Para Abençoar o seu pastor
Você tem habilidades com computador? Ajude seu pastor a lidar com seu computador e com os da igreja.
Eu tenho um irmão em nossa igreja que está sempre me perguntando e ajudando com o meu computador…….não faz muito tempo eu pedi a ele para comprar um lap top….disse a ele que queria investir …1000 dólares em um boa maquina….ele comprou…e me deu a nota….era 1800, eu disse; e este restante….é presente da minha família para o senhor……mas, a maquina tinha que ser esta.
Você é mecânico? Ofereça seus serviços por um bom preço…
Quando eu era seminarista, eu tive um problema dentário….procurei um dentista da igreja….e disse a ele Dr. Eu não tenho dinheiro….ele disse, seu problema é serio, não pense em dinheiro, você precisa marcar uma 10 vindas ao dentista……eu ficava constrangido……quando eu chegava por lá tudo estava arrumado……..no final ele disse que Deus te abençoe no ministério.
5. Elimine todo tipo de fofoca no meio da igreja.
- Se você ouvir um comentário negativo, responda com um positivo.
- Se uma informação falsa está sendo espalhada, faça com que a informação correta prevaleça.
- Se as pessoas estão fofocando saia do meio delas.
Lembre-se de Tiago 1:26 diz:
“se alguém considerá-se religioso e não coloca freio na sua língua, está se enganando e sua religião e inútil.”
Em Salmos 34:13 lemos: “aparta tua língua do mal e seus lábios de proferirem mentiras.”
Em nossa igreja temos uma campanha forte para fazer com que todos os fofoqueiros sejam tratados por Deus.
6. Esteja sempre pronto para Ajudar:
Algumas pessoas fazem seu pastor ficar na defensiva e zangado quando dizem: “você precisa fazer isto, ou aquilo…”.
Tal atitude é raramente bem-vinda e quase sempre improdutiva.
Se você perceber que há algum problema, aproxime-se de seu pastor dizendo: “eu gostaria de ajudar …”.
Se você identificar alguma área da igreja que precisa ser melhorada, tome a responsabilidade de fazê-lo.
Seja um participante ativo na sua igreja.
Coloque seus dons, habilidades, conhecimentos, tempo, experiências, paixão, em algum ministério da igreja. E sirva.
Pergunte ao seu pastor onde e como você pode empregar melhor seus talentos.
7. Seja Receptivo aos ensinamentos ministrados pelo pastor.
Nada anima mais e encoraja um líder espiritual do que ver pessoas serem receptivas à pregação e ensinamentos.
Quando eu ando pelas ruas, e vejo a alegria das pessoas ao falar de nossa igreja…eu pergunto quem te disse sobre a nossa igreja : um membro da sua igreja.
Ex.Na semana passada uma pessoa ligou para minha esposa e pediu para ir a nossa casa fazer uma limpeza……..ela foi com uma equipe de 3 pessoas e perguntei para ela quem era ela , ela me disse: sou de outra igreja, mas todas as vezes que vou em sua igreja sou abençoada por isso quis fazer isto como gratidão.
8. Nunca, jamais, compare o seu pastor com outro pastor.
A comparação é uma das piores coisas que existe;
Se você encontrar alguém que faz melhor do que você…..você se sente mal…..inferior.
Se você encontra alguém que faz pior do que você…..você se sente o máximo….orgulhoso.
Não espere que o pastor faça as coisas da mesma maneira outro faria. Os dois são diferentes.
Um não é melhor e nem pior do que o outro…………eles são diferentes.
Seu Pastor precisa ser o melhor que Deus preparou para que ele pudesse ser.
Cuidado pela forma como você coloca as coisas para o seu pastor.
Deixe de lado toda comparação.
Mantenha sua atenção em como Deus tem usado o seu pastor para realizar um ministério efetivo neste lugar..
Servindo ao seu pastor ele se sentira encorajado e certo que que Deus está usando a sua vida neste lugar.
9.Invista no crescimento intelectual do seu pastor.
Não faz muito tempo um pastor veio do Brasil fazer o curso de igreja com propósito na California, e a igreja descontou os dias no seu tempo de férias.
Ele financiou tudo e ainda pagou os dias para a igreja.
Esta igreja nunca vai crescer.
Minha igreja me liberou 27 dias em 1998 para fazer um curso no havai.
Uma vez por ano vamos para um hotel com todos os lideres da igreja, ficamos por lá 3 dias.
Sempre invista no seu pastor.
Conclusão;
Para encorajar o seu pastor:
- Elimine toda critica.
- Ore diariamente por ele.
- Expresse sua consideração por escrito.
- Use suas habilidades para ajudar o seu ministério.
- Elimine todo tipo de fofoca na igreja.
- Esteja sempre pronto a ajudar.
- Seja receptivo aos seus ensinamentos.
- Jamais faça comparações.
- Invista no seu crescimento.

Deus abencoe a sua vida.

--------------------------------------------------------------------------------

SERVIR E LIDERAR.

Servir e liderar



O líder que deseja servir pode prover esperança em meio ao caos e pode ser um exemplo para aqueles que desejam direção e propósitos em suas vidas. O princípio que Jesus viveu é que, quando um líder se torna servo, irá ampliar o alcance da sua influência na liderança. O serviço funciona como um respaldo à autoridade. Na proporção em que um líder serve aos seus liderados, ele reforça sua autoridade para conduzi-los na direção dos objetivos que precisam ser atingidos. Na proporção em que o líder apenas manda nos seus liderados ele os força a seguí-lo por causa da sua posição.



Servir é fruto da visão de vida. Servir é fruto de um conjunto de valores que os líderes cultivam e praticam. Servir é fruto de um conjunto de valores que os líderes cultivam e praticam. Servir é uma atitude e não a inclusão de alguns itens na agenda, que demonstrem uma aparência para as pessoas. Oswald Sanders comenta que:



“Embora Jesus não fosse um revolucionário no sentido político, muitos de seus ensinos eram espantosos e revolucionários, especialmente aqueles concernentes à liderança. No mundo contemporâneo, o termo servo tem uma conotação de inferioridade, mas, não era assim no ensino de Jesus. Na verdade, ele magnificou o termo, igualando-o à grandeza, e isto, certamente, foi um conceito revolucionário. A maioria das pessoas não tem nada em tornar-se senhores, mas há muito pouca atração em ser servo” (p.15).



Um líder não é apenas alguém que detém o poder para conduzir um grupo de pessoas a alcançar um objetivo. Jesus trabalhou um conceito de poder diferenciado com seus discípulos. Logo quando os chamou para iniciarem a missão com ele, afirmou que lhes daria poder para serem efetivos. O poder a que Jesus se referia indicava autoridade ou lastro. A ênfase de Jesus na figura do líder-servo foi especialmente para combater o falso tipo de liderança que existia em sua época.



A estratégia de líder-servo de Jesus



A história e a estratégia de Jesus apenas mostram aquilo que não é novidade. De tempos em tempos, os líderes começam apenas a exercer uma função que lhes foi conferida, fascinam-se com os símbolos de poder e distanciam-se de um exemplo prático de liderança que serve as pessoas. Um dos significados mais fortes que Jesus deu para a liderança, não foi simplesmente realizar coisas, mas formar pessoas. O apego ao poder da função faz com que os líderes queiram realizar cada vez mais atividades e se preocupem cada vez menos com o desenvolvimento de outros líderes.

Poder, delegação e desenvolvimento de líderes são três coisas conexas na vida de Jesus. O que Jesus mostrou através do seu próprio exemplo é que o maior legado que um líder pode deixar para o futuro é a formação de outros líderes através da sua própria vida.

Quando se observa a vida de Jesus, entende-se a forma como ele conseguiu conjugar dois termos aparentemente opostos: servir e liderar. Liderar requer motivação, servir requer coragem. Liderar depende das habilidades que se consegue obter, mas servir depende daquilo que uma pessoa é. A liderança servidora não é apenas uma boa forma de se liderar. Líderes-servos não são passivos conforme Lawrence. Eles se envolvem com seus liderados, ajudando-os a crescer. No entanto, o envolvimento não é apenas intelectual, mas de coração a coração.

Líderes são servos e eficazes quando as pessoas que lideram se tornam melhores por sua causa, e não quando conseguem subjugá-las para que os sirvam e alcancem melhores resultados. A formação de um líder-servo parece não ser completa apenas com a assimilação de alguns conceitos. É necessário um processo. A primeira parte do processo implica em fazer o líder desaprender parte do que sabe sobre liderança, especialmente o que contraria a essência do que significa ser servo. A segunda parte do processo implica em padecer as dores de tornar-se servo, assimilando valores que influirão no “ser” do líder. Quando o líder capacita seus liderados esta é uma forma de servi-los.



O processo para se tornar um líder-servo



O líder-servo não é apenas caracterizado por atitudes externas, mas por princípios interiores, refletidos em sua forma de agir e se relacionar com as pessoas. É a mente de um líder-servo que processa e estabelece uma forma diferente de pensar. Autry diz que quanto mais útil um líder for mais ele será capaz de servir. Segundo Autry, liderança tem muito mais a ver com ser útil do que controlar pessoas.

Para um líder chegar a ser servo é necessário entender o processo pelo qual Jesus Cristo passou, que envolve algumas etapas: entender a linha divisória entre ser líder e se tornar líder-servo; ajustar o caráter; submeter-se à missão; focalizar-se na realização da visão e multiplicar os resultados. O processo pode ser assim ilustrado através de alguns princípios, baseados na experiência de Jesus

P/ VC QUE PRECISA DE UM MILAGRE.

Introdução - Lucas 1.5-25 - Você precisa de um milagre? Zacarias também precisava de um milagre. No meio de tantos sacerdotes, Lucas faz questão de ressaltar a história de um que levava Deus a sério, Zacarias, e faz questão de destacar que ele e sua esposa Isabel eram justos –vv. 5-6, pessoas íntegras, que viviam a Palavra. Mas ninguém escapa da adversidade, mesmo sendo justos Zacarias e Isabel passaram por adversidade. Isabel era estéril, e o problema era mais grave, pois eram velhos – v.7 - Por quê este casal não alcançava a benção? Falta de fé? Pecado oculto? Não. É Deus trabalhando do seu jeito.

Você deve decidir se permitirá que seus sofrimentos o preparem e o fortaleçam ou o destruam. Ou você permite que o sofrimento se torne uma escola de empatia ou uma escola de morte. O que Deus quer forjar é o nosso caráter através do sofrimento pois ele quer usar o sofrimento como uma escola de empatia para ajudar as pessoas que recorrem a você. Zacarias abençoava outras pessoas enquanto esperava a sua benção.



O tempo de Deus cumprir o que queria na vida deste casal chegou. Zacarias estava cumprindo sua função sacerdotal, e coube-lhe por sorte queimar incenso no santuário, e é aí no santuário que descobrimos os estágios para alcançarmos milagres.








TEMA: “ESTÁGIOS PARA ALCANÇARMOS MILAGRES”



I) BUSQUE INCESSANTEMENTE – v.13




a) Nenhuma oração deixa de ser ouvida e atendida concretamente na vida de quem crê e leva Deus a sério. Zacarias descobriu isso quando o anjo lhe diz: “Tua oração foi ouvida”. A oração incessante de Zacarias tem finalmente uma resposta.



b) Por mais que pensemos que Deus está surdo, que seus ouvidos estão fechados diante do nosso gemido, por mais que nasça dentro de nós a tentação de acharmos que Deus está atrasado para resolver as questões mais imediatas que nos atingem, Deus está sempre atento a cada uma de nossas orações.



c) Vale a pena insistir na oração, vale a pena tirar o sossego de Deus através da oração, vale a pena ser o “amigo importuno”, ou a “viúva impertinente”, pois Deus nunca deixou de atender quem crê e o leva a sério. Zacarias nunca desistiu, e a resposta veio no tempo de Deus.



II) ESPERE A REVELAÇÃO DE DEUS –Vv. 11-12



a) Quando estiveres buscando o milagre, não te atemorizes com a revelação, pois ela virá. Zacarias se atemorizou diante da revelação do ser angelical.



b) A revelação que Zacarias recebeu foi muito mais do que a resposta a sua oração.



1) Foi a revelação de que Deus os escolhera para serem os pais daquele que prepararia o caminho do Senhor – Deus quer revelar a grandeza da tarefa que colocou em tuas mãos–v.17– João=Deus é misericordioso, gracioso.



2) Revelação de que o fruto de suas orações seria o maior profeta nascido de mulher, cheio do Espírito Santo – v. 15 – O que Deus tem é sempre maior.



3) Revelação que produziria muita alegria – v. 14



c) A maior e melhor benção nasceu de onde não podia nascer e quando já não tinha mais tempo para nascer. Isso é milagre. Deus quer se revelar no meio da adversidade e mostrar que é capaz de fazer o deserto florescer, é capaz de fazer os ossos secos reviverem, é capaz de fazer teu sonho nascer.



d) Esteja pronto para a revelação de Deus. Agora preste atenção: Quando Deus se revela a Zacarias? Enquanto ele cumpre o seu dever.



III) LUTE CONTRA A INCREDULIDADE – V. 18



a) A respeito da incredulidade é importante observarmos que:



1) A incredulidade pode atingir a vida dos homens mais santos e comprometidos com Deus – Por um instante a fé se ausenta da vida de Zacarias e ele manifesta isso em sua resposta: “Como vou acreditar nisso? Eu e minha esposa já somos velhos”. Note como a incredulidade que se interpor no caminho do milagre.



2) A incredulidade pode nos atingir no lugar onde mais devíamos mostrar fé e revelar nossa confiança em Deus – v. 11 – Onde Zacarias foi atingido pela incredulidade? Diante de Deus, à direita do altar de incenso, no santuário do Senhor, quando lhe aparece o anjo. Os maiores céticos estão dentro das Igrejas entre o altar e o santuário de Deus. São pessoas que cantam, dirigem o louvor, pregam, ocupam cargos, que de um jeito ou de outro queimam incenso, cantam e pregam as maravilhas de Deus e não crêem em nada.



b) O resultado da incredulidade logo aparece: “Ficarás mudo porque não acreditastes nas minhas palavras” v. 20. Precisamos combater a incredulidade que se manifesta dentro da Igreja na hora mais imprópria possível, na hora em que Deus está operando o milagre.



IV) PREPARE-SE PARA A MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS- V.24



a) “Passados esses dias...” – Essa frase revela duas verdades profundas:



1) Deus é fiel em cumprir a sua palavra – Não importa quão difícil seja o problema. Não importa quão profunda seja a ferida, se Deus liberou sua Palavra então a obra será plenamente realizada.



2) Nenhuma adversidade dura para sempre – Existe um momento na agenda de Deus em que ele age interrompendo o curso da adversidade. “Passados esses dias” indica que a dor, o sofrimento e o opróbrio passam, e o que vem depois é a alegria da realização dos planos de Deus em nossa vida.



b) Por quê é importante estarmos preparados para a atuação de Deus? Por quê se não estivermos prontos para o agir de Deus vamos atrapalhar o seu projeto em nós.



Ilustr. – Israel esperou 430 anos a sua libertação, e quando ela acontece tudo o que fazem é murmurar, era melhor a escravidão do que a liberdade conquistada, não estavam preparados.



Ilustr. – Sara não estava preparada e quis ajudar o plano de Deus entregando sua serva para conceber de Abraão. Se não nos preparamos atrapalhamos.



Conclusão



Você quer experimentar o milagre em sua vida? Ele passa por estes estágios, se você quer ver sua situação resolvida, este são os estágios:



1) Busque incessantemente – não desista nunca.



2) Espere a revelação de Deus – não se assuste com aquilo que Deus te revelar. Ele quer revelar coisas grandes que serão motivo de regozijo.



3) Lute contra a incredulidade – não a deixe ocupar o lugar da fé.



4) Prepare-se para a manifestação do Poder de Deus – Ele certamente se manifestará

UM CHAMADO P/ UMA VIDA VITORIOSA.

Texto: Fp 3:13b,14 “esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
I – INTRODUÇÃO
Quando Cristo nos escolheu, chamou-nos para uma vida vitoriosa.
Nessa corrida para o alvo, passamos por sucessos e fracassos que podem nos impedir de viver uma vida plena com Cristo e muitas vezes nos acomodarmos no meio do caminho sem chegar no alvo proposto.
II – DESENVOLVIMENTO
A biblia relata sobre Terá, pai de Abrão que saiu de Ur dos Caldeus em direção a Canaã, talvez movido pelo chamado de Deus a Abraão, At 7:2
Gn 11:31 Reuniu a família para conquistar Canaã. Ao chegar em Harã, que era um lugar apenas de passagem, fizeram morada definitiva
O que tem desviado você do alvo a ser atingido?
Para Terá, Harã chamou-lhe atenção: Era lugar fértil, próspero. Harã também era lugar de muito pecado, muita idolatria, adoravam o deus lua (adoração se dava a noite, nas trevas), lugar mundano. Terá era idólatra
Idolatria nos dias de hoje é tudo que possa ocupar o lugar de Deus: o trabalho, o ministério, o cargo que ocupa, sua reputação, sua posição social, sua vaidade, os valores terrenos, sua teimosia. Lugares atrativos, muitas vezes nos tiram do alvo
Qual Harã está te impedindo chegar em Canaã?
Vivemos no plano físico e no plano espiritual
No plano físico muitos sonharam em obter uma graduação, conquistar um grande emprego, ter casa própria, bom carro, etc.
E no plano espiritual, fazer a vontade de Deus, ser usado por Deus com Dons Espirituais.
Porém, pode haver uma Harã e, aquela parada que deveria ser temporária, acabou sendo definitiva. Gn 11:32 Terá morreu com 205 anos e nunca chegou em Canaã
Fuga de algo que não foi resolvido pode te levar a Harã, como aconteceu com Jacó, (bisneto de Terá): Gn 27:43 – 44 – O que seria um destino de alguns dias, acabou sendo 14 anos de trabalho para Labão
III – CONCLUSÃO
Pode ser que você já esteja fazendo de Harã seu lugar definitivo, pois acredita que não tem mais forças para prosseguir em direção a Canaã.
Pode ser que as circunstâncias estão te forçando a descer para o Egito ou permanecer em Harã.
O filho e neto de Terá não permitiram que sua história familiar se repetisse, pois ouviram a voz de Deus.
Ouça a voz do ES que quer te levar para um lugar mais alto. Deus tem o melhor para você.

AS PERTUBAÇÕES FINANCEIRAS.

AS PERTUBAÇÕES FINANCEIRAS.


Chéques, faturas, IPVA, vergonhas, frustrações, tensões, suprimentos, preocupações, descontentamentos, ingratidões, iras, impaciências, ansiedades, desonestidades, permições, exessos de trabalho, avaliações, atitudes, métas espirituais, quitações, gratidão, contentamento, sobriedade, honestidade, deligência, espiritualidade, altruísmo, humildade, limites, orçamentos, ganhar mais e gastar menos.

A Bíblia ensina-nos como enfrentar muitas situações diferentes na vida, incluindo as dificuldades financeiras. A chave para enfrentar problemas financeiros está na atitude da pessoa. Para responder bem precisamos permitir que a palavra de Deus opere em nosso coração e mude nosso modo de ver as coisas.

AS ATITUDES.

Gratidão: Paulo insiste em que sejamos gratos. Precisamos estar “… transbordando de gratidão” (Colossenses cap.2 vers.7).

“Dêem graças em todas as circunstâncias…” (1 Tessalonicenses cap.5 vers.18). Não devemos nos queixar nem sentir pena de nós mesmos, mas antes devemos considerar cuidadosamente todas as razões que temos para sermos agradecidos e louvar a Deus por suas bênçãos a nós. Os israelitas no deserto estavam se queixando constantemente, mas tinham se esquecido da grande libertação que Deus lhes tinha dado havia apenas pouco tempo. Temos que atentar para o que o Senhor nos tem dado e não para as coisas que não temos.

Contentamento: “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: ‘Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". (Hebreus cap.13 vers.5). A presença de Deus com seu povo deveria dar tanta alegria e segurança que poderíamos facilmente nos contentar com qualquer padrão de vida. Paulo estava contente na fome ou na abundância:

"Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez. Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses cap.4 vers.10, 11, 12 e 13).

Por outro lado, as Escrituras estão repletas de advertências contra a ganância e a avareza. "Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui." (Lucas cap.4 vers.15).

Por qualquer razão, nunca parecemos reconhecer o desejo desordenado por coisas em nossas próprias vidas. Pensamos que todas as coisas que queremos são necessidades e que a dívida que acumulamos ao buscar adquiri-las é perfeitamente aceitável. Poderia ser que poucos de nós admitem a ganância em nossas vidas porque nos cegamos e deixamos de perceber o verdadeiro estado de nosso coração? Paulo exortou: “Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos” (1 Timóteo cap.6 vers.8). Estamos satisfeitos somente com isto ???

Sobriedade: Muitos textos nos exortam a sermos sóbrios.

"Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação." (1 Tessalonicenses cap.5 vers.6 e 8).

"Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo." (1 Pedro cap.1 vers.13).

"Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações." (1 Pedro cap.4 vers.7).

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (1 Pedro cap.5 vers.8).

A pessoa sóbria encara os fatos e não deixa seus desejos colorirem sua percepção da realidade. Muitas pessoas tratam das finanças num mundo de sonho, sempre imaginando que tudo dará certo magicamente. Mas fugir de um problema ou negá-lo não ajuda e não está de acordo com o caráter de Cristo. Temos que reconhecer nossa situação atual, não importa quão triste seja, e ser “homens de coragem”.

"Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos." (1 Coríntios cap.6 ver.13).

Ignorar os problemas não os extingue. Lutas financeiras não desvanecem sem mais nada, mas precisam ser resolvidas por disciplina séria e perseverante.

Honestidade: A honestidade é parte do caráter cristão:

"Pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens". (2 Coríntios cap.8 vers.21)

"A serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondósas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada." (Tito cap.2 vers.5).

Pessoas honestas aceitam suas limitações financeiras e não tentam ser uma coisa que não são, vivendo num estilo de vida que suas condições não permitem. Pessoas honestas admitem que há muitas coisas que outras em torno delas têm ou podem fazer que elas não podem porque não têm dinheiro suficiente para isso. E pessoas honestas não fazem dívidas que não têm capacidade para pagar. "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei." (Romanos cap.13 vers.8).

Diligência: Algumas vezes, porém nem sempre, os problemas financeiros resultam da preguiça.

“Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe sobrevirá como um homem armado.” (Provérbios cap.6 vers.10 e 11.).

“Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras.” (Eclesiastes cap.10 ver.18).

Problemas financeiros devem ser esperados quando nos mimamos com descanso e sossego, e não trabalhamos esforçadamente. Um homem deve sustentar sua família. "Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente." (1 Timóteo cap.5 vers.8), mesmo que isso possa envolver trabalho difícil ou empregos desagradáveis, ou mesmo se o trabalho disponível é relativamente mal pago.

Espiritualidade: Precisamos manter nosso foco principal em Cristo, não em coisas materiais. “Ninguém pode servir a dois senhores: pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro." (Mateus cap.6 vers.24).

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus cap.6 vers.33).

Nossas posses, nossa posição e nosso sucesso nesta vida são matérias insignificantes para o verdadeiro cristão. Ele se vê como meramente passando através desta vida como um peregrino e portanto relativamente desinteressado nas suas condições. Ele nunca faz da prosperidade material uma meta séria.

"Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores". (Lucas cap.9 vers.57).

O homem espiritual percebe que seu dinheiro e sua posição financeira não são as coisas importantes da vida.

Altruísmo: O servo do Senhor está sempre buscando dar, em vez de gastar consigo mesmo. Ele vê o dinheiro que ganha trabalhando como uma bênção que ele pode aplicar servindo a outros: “O que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade” (Efésios cap.4 vers.28). Discípulos verdadeiros vêem a prosperidade material não tanto como algo para si mesmos, mas como algo útil para servir outros. "Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra." (1 Coríntios cap.9 vers.8). Enquanto o cristão for egoísta, ele sempre sentirá frustrações ao lidar com assuntos financeiros.

Humildade: A humildade para admitir enganos e buscar corrigi-los é básica. Muitos de nós temos tido atitudes impróprias e não temos administrado bem nosso dinheiro. Nunca mudaremos até que admitamos que temos estado errados. Precisamos também ter a humildade de examinarmo-nos à luz da palavra de Deus e fazer as coisas que aprendermos.

"Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornaei-vos, pois praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural. Pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência." (Tiago cap.1 vers. 21 ao 24).

Esta seria uma boa hora para parar de ler este artigo e rever as oito atitudes que precisamos ter e tentar honestamente avaliar-nos e resolver mudar nossa atitude nas áreas necessárias. Como Deus nos vê em cada uma destas atitudes ???

Mudanças Específicas

As coisas específicas que precisamos fazer ao lidar com problemas financeiros dependem de nossa mudança e adoção das atitudes mencionadas acima. Sem perspectivas corretas, os passos seguintes terão pouca validade.

1) Avalie honestamente sua situação. Encare os fatos. Talvez ajudasse pegar uma folha de papel e lançar todas as suas dívidas e anotar os valores de todas. Então, lançar sua renda e suas despesas mensais. Qual é, exatamente, sua situação financeira.

2) Comece a pagar suas dívidas. “Não devem nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros…” (Romanos cap.13 vers.8). Calcule quanto dinheiro por mês é necessário para pagar todos os juros e, também, comece a pagar o principal (o valor original do empréstimo, antes do acréscimo de juros). Se suas prestações e obrigações mensais forem mais do que tem disponível no orçamento da família, ha três coisas que poderia fazer de modo a ter dinheiro para pagar as dívidas:

Gastar menos. Quando for necessário, as despesas podem ser reduzidas às mínimas necessidades de comida e lugar para viver.

"De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores." (1 Timóteo cap.6 vers.6 ao 10).

Ganhar mais. Às vezes há oportunidades para trabalhar mais horas, ter um segundo emprego, ou encorajar os filhos adolescentes ou adultos que estejam vivendo no lar a trabalharem. Vender coisas. Os cristãos primitivos vendiam casas e terras para aliviar as necessidades de seus irmãos.

"Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuia; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho de ressureição do Senhor Jesus, e nem todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um á medida que alguém tinha necessidade." (Atos cap.4 vers. 32 ao 35). Certamente não é irracional esperar que um discípulo de Cristo venda coisas para poder pagar o que deve.

3) Viva dentro dos limites de seu orçamento. A Bíblia adverte sobre a loucura de fazer dívidas: “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. (Provérbios cap.22 vers.7). A escravidão aos credores é muito penosa; é melhor esperar pacientemente e comprar somente aquelas coisas que se pode pagar.

4) Comece a aplicar sua renda no sentido de metas espirituais. Temos que chegar a ver tudo o que temos como pertencendo ao Senhor e começar a usar nossos recursos para servi-lo. O Novo Testamento exorta-nos a dar generosa e abundantemente.

"Pois os conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos". (2 Coríntios cap.8 vers.9). Conquanto seja verdade que não estamos mais obrigados ao dízimo, não devemos usar isso como uma desculpa para sovinice. Não devemos permitir que nossa oferta seja diminuída pela avareza. "Portanto, julguei conveniente recomendar aos irmãos que me precedessem entre vós e preparassem de antemão a vossa dádiva já anunciada, para que esteja pronta como expressão de generosidade e não de avareza." (2 Coríntios cap.9 vers. 5).

Conclusão.

Em todas as áreas da vida, a palavra do Senhor nos fornece a orientação perfeita. Da mesma maneira, no campo financeiro devemos dar ouvidos à sabedoria de Deus revelada na Bíblia. Quando obedecemos os mandamentos do Senhor, recebemos tanto “a promessa da vida presente” como a da vida “futura”.

"Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que lebutamos e nos esforçamos sobre modo, porquantotemos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis." (1 Timóteo cap.4 vers.9).

Que sigamos estas instruções!

QUE DEUS TE ABENÇÕE...

Três conselhos...

Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa:

"Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e enquanto eu estiver fora, seja FIEL a mim, pois eu serei fiel a você. "

Assim sendo, o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda.

O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito.

O pacto foi o seguinte:

"Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor me dispensa das minhas obrigações.

EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO. Peço que o senhor o coloque na poupança até o dia em que eu for embora.

No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho".
Tudo combinado.

Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias e sem descanso.

Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse:

"Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa."
O patrão então lhe respondeu:

"Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem?

Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, ou LHE DOU TRÊS CONSELHOS e não lhe dou o dinheiro e você vai embora.

Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos; se eu lhe der os conselhos, eu não lhe dou o dinheiro.

Vá para o seu quarto, pense e depois me

dê a resposta.

Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe: "QUERO OS TRÊS CONSELHOS."

O patrão novamente frisou: "Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro."

E o empregado respondeu: "Quero os conselhos."

O patrão então lhe falou:

1. NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.

2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.

3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode se arrepender

e ser tarde demais.

Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim:

"AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, estes dois são para você comer durante a viagem e este terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa.“

O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele

tanto amava.
Após primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou: "Pra onde você vai?“


Ele respondeu: "Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por essa estrada."

O andarilho disse-lhe então: "Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez,

e você chega em poucos dias..“
O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal.


Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se.
Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.

De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito.

Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho.

Voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia escutado gritos durante a noite, e ele respondeu que sim.

O hospedeiro perguntou-lhe se não estava curioso a respeito, e ele respondeu que não.

O hospedeiro prosseguiu: “VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, pois meu filho tem crises de loucura, grita durante a noite... e quando

o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal.”

O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa.

Depois de muitos dias e noites de caminhada... Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa.

Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só.

Andou mais um pouco e viu que ela tinha entre as pernas, um homem a quem estava acariciando

os cabelos.
Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade.

Respirou fundo, apressou os passos, quando lembrou-se do terceiro conselho.

Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão.

Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele pensou:
"NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE.

Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta.

Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre FUI FIEL A ELA".
Dirigiu-se à porta da casa e bateu.

Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira em seu pescoço e o abraça afetuosamente.

Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então, com lágrimas nos olhos lhe diz: "Eu fui fiel a você e você me traiu..."

Ela espantada lhe responde: "Como? Eu nunca lhe trai, esperei durante esses vintes anos!"

Ele então lhe perguntou: "E aquele homem que

você estava acariciando ontem ao entardecer?"
"AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade.“

Então o marido entrou, conheceu, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava o café.

Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão.

APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e, ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação!
Muitas vezes achamos que o atalho "queima etapas" e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade...

Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará...

Outras vezes, agimos por impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois...

Espero que você, assim como eu, não se esqueça desses três conselhos e que, principalmente, não se esqueça de CONFIAR em DEUS... (mesmo que a vida, muitas vezes já tenha te dado motivos para a desconfiança).