segunda-feira, janeiro 07, 2013

"APRENDENDO A TER UMA BOA CONDUTA FINANCEIRA.

"APRENDENDO A TER UMA BOA CONDUTA FINANCEIRA.


“Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro, e fiquem satisfeitos com o que vocês possuem hoje, pois o próprio Deus disse: ”Eu nunca os deixarei, e jamais os abandonarei, portanto sejam corajosos...” (Hebreus cap.13 vers.5,6).

Cheques, faturas de cartões, IPVA, IPTU, taxas bancárias, vergonhas, frustrações, tensões, suprimentos, preocupações, descontentamentos, ingratidões, falta de controle, impaciências, ansiedades, desonestidades, permissões, excessos de trabalho, avaliações, atitudes, vida espiritual, gratidão, contentamento, sobriedade, honestidade, diligências, espiritualidade, altruísmo, humildade, limites, orçamentos, sabedoria, paciência, boa conduta !!!

A Bíblia Sagrada nos ensina como enfrentar muitas situações perturbadoras e diferentes na vida, e é claro que temos que incluir as pertubações financeiras, capazes de tirarem a paz de qualquer pessoa e de qualquer líder ministerial.

A chave para que eu e você possamos enfrentar os problemas financeiros, estão em nossas próprias atitudes, decisões, e falta de organização em geral.

Na verdade, o que o ser humano precisa, é de permitir que a palavra de Deus trate o seu próprio coração, para que o nosso modo de ver as coisas seja completamente trabalhado por Ele.


UMA ATITUDE INTELIGENTE PODE SE TRANSFORMAR EM UMA GRANDE GRATIDÃO !!!

O apóstolo Paulo insiste em que sejamos gratos pois eu e você precisamos estar “… transbordando de gratidão” (Colossenses cap.2 vers.7).

“Deem graças em todas as circunstâncias…” (1 Tessalonicenses cap.5 vers.18).

Não devemos nos queixar nem sentir pena de nós mesmos, mas antes devemos considerar cuidadosamente todas as razões que temos para sermos agradecidos e louvar a Deus por suas bênçãos á nós. Os israelitas no deserto estavam se queixando constantemente, mas tinham se esquecido da grande libertação que Deus tinha acabado de dar á eles. Eu e você precisamos nos atentar para o que Deus tem nos dado, e não para as coisas pessoais que não temos, pois qualquer tipo de objeto pessoal é destruído com o tempo, ou seja, enferrujam, apodrecem, se transformam em pó, estragam, vencem, se diluem, etc...

Observe que no começo de mais esta matéria para mensagem e estudo bíblico produzida por este ministério, mesmo na fome ou na abundância, o apóstolo Paulo não deixava com que a baixa-estima o incomoda-se, pois era a presença de Deus com o Seu povo quem dava a alegria e a segurança de um contentamento sobre qualquer padrão de vida. Paulo estava contante, e disse ao povo: “Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro, e fiquem satisfeitos com o que vocês possuem hoje, pois o próprio Deus disse: ”Eu nunca os deixarei, e jamais os abandonarei, portanto sejam corajosos...” (Hebreus cap.13 vers.5,6).

"Na minha vida em união com o Senhor, fiquei muito alegre porque vocês mostraram o cuidado no qual vocês possuem por mim. Pois eu sei muito bem o que é estar necessitado, como também ter mais do que é preciso. Eu, Paulo, pude aprender o segredo de me sentir contente em todo lugar sobre qualquer situação, quer eu esteja alimentado, ou com fome, quer tenha muito, ou pouco. Com a força que Cristo me dá, eu sei que posso enfrentar e vencer qualquer situação. (Filipenses cap.4 vers.10,12,13).

Por outro lado, as Escrituras estão repletas de advertências contra a ganância e a avareza. Observe que (Lucas cap.12 vers.15) Jesus Cristo ensinou a respeito da atitude diante de todos os tipos de bens materiais deste mundo: “ – Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza, pois a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela mesma possui, mesmo que sejam muitas coisas.”

Infelizmente por qualquer razão, o ser humano nunca parece reconhecer o seu próprio desejo desordenado por coisas materiais. E é a partir daí que as dívidas começam a se acumularem e aos poucos virando uma verdadeira bola de neve gigantesca, e fazendo com que muitos suspendam por tempos indeterminados seus próprios dízimos na Igreja, ou seja, a pessoa acaba deixando o Reino de Deus completamente de lado, devido a sua própria falta de sabedoria e controle psicológico que foi levado pela falta de entendimento, pela falta de paciência, e pelo descontrolado impulso ansioso. Mas o pior de tudo é que a própria pessoa acha que Deus tem a obrigação de continuar derramando o Seu rico maná sobre ela. Poucas pessoas possuem a capacidade de admitirem suas próprias ganâncias, e é a partir daí que podemos perceber o verdadeiro estado ganancioso que se encontra sobre o coração da pessoa que está completamente cega e descontrolada.

A Bíblia Sagrada apresenta diversos textos que nos exortam a sermos sóbrios. A pessoa sóbria é aquela que sabe encarar os fatos e não deixa seus desejos colorirem sua percepção da realidade. Muitas pessoas tratam das finanças num mundo de sonho, sempre imaginando que tudo dará certo magicamente. Mas fugir de um problema ou negá-lo não ajuda e não está de acordo com o caráter de Cristo. Temos que reconhecer nossa situação atual, não importa quão triste seja, e ser “homens de coragem”.

"Não devemos ficar dormindo igual aos outros, mas devemos estar acordados, e em nosso perfeito juízo.” (1 Tessalonicenses cap.5 vers.6).

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (1 Pedro cap.5 vers.8).

Ninguém deve ignorar seus problemas financeiros, tanto na família como também na Igreja. Para que estes tipos de pertubações não apareçam na vida pessoal, familiar, e ministerial, primeiramente é preciso ter séria disciplina e perseverança. Nunca se deve comprometer a própria renda orçamental. A honestidade e a competência devem fazer parte do caráter cristão, pois o próprio apóstolo Paulo também disse que: “A nossa vontade é a de fazer aquilo que é agradável ao Senhor.” (2 Coríntios cap.8 vers.21).

A pessoa honesta é aquela que aceita suas próprias limitações financeiras, e não tentam ser uma coisa que não são, vivendo num estilo de vida que suas condições não permitem. Pessoas honestas admitem que há muitas coisas que outras em torno delas têm ou podem fazer que elas não podem porque não têm dinheiro suficiente para isso. E pessoas honestas não fazem dívidas que não têm capacidade para pagar. “Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Pois somente assim vocês estarão obedecendo a verdadeira Lei.” (Romanos cap.13 vers.8).

A pessoa que não trabalha esforçadamente, não consegue se livrar de problemas e pertubações financeiras. É dever do homem trabalhar para sustentar sua família, sendo ele bem ou mal pago.

O cristão precisa manter a sua visão em Cristo, e não em coisas materiais. “Ninguém pode servir a dois senhores: pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro." (Mateus cap.6 vers.24).

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus cap.6 vers.33).

É possível para um cristão espiritual perceber que tanto o dinheiro, como também a sua posição financeira, não são as prioridades mais importantes da vida. O cristão espiritual é aquele que está sempre buscando o “dar”, ao invés de buscar o “gastar” consigo mesmo. O cristão espiritual é aquele que considera o seu honesto trabalho como uma bênção na qual ele mesmo pode aplicar servindo seus patrões com responsabilidade, comportamento, boa aparência, e boa conduta. Mas enquanto o cristão for egoísta, ele sempre sentirá diversos tipos de frustrações ao lidar com assuntos financeiros.

A humildade deve tomar o lugar do engano. Muitas pessoas possuem atitudes impróprias e não administrativas com o seu próprio dinheiro. A pessoa nunca muda até que ela própria admite que ela está completamente errada e descontrolada. É preciso ter a humildade de se auto-examinar à luz dos ensinamentos contidos na verdadeira Palavra de Deus.

"Portanto, deixem todo o costume imoral, e também todo o tipo de má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, pois é através delas na qual vocês serão salvos. (Tiago cap.1 vers. 21).

As mudanças específicas exigem ações contra os problemas financeiros. Mas estas ações devem partir da nosso própria vontade de mudança de atitudes e de auto-controle. Abaixo, vou citar alguns exemplos de mudanças específicas. Por favor, prestem muita atenção:

A) Você deve avaliar honestamente a sua própria situação, e ser valente o suficiente para encarar os fatos.

B) Comece a pagar suas dívidas. Calcule quanto dinheiro por mês é necessário para pagar todos os juros e, também, comece a pagar o principal (o valor original do empréstimo, antes do acréscimo de juros). Se suas prestações e obrigações mensais forem mais do que tem disponível no orçamento da família, ha três coisas que poderia fazer de modo a ter dinheiro para pagar as dívidas. Se você gastar menos, as despesas podem serem reduzidas às mínimas necessidades, quem come muito corre o risco de também não viver muito.

“A religião também é uma fonte de muita riqueza, mas este fonte é só para as pessoas que se contentam com o que elas possuem. Pois não trouxemos absolutamente nada para o mundo., Portanto, se possuímos roupas e comidas, devemos estar muito alegres com isso.” (1 Timóteo cap.6 vers.7).

Quem quer ganhar mais, deve trabalhar mais. Trabalhando mais horas, encorajando os filhos do lar a trabalharem para que eles possa dar valor ás suas coisas.

C) É preciso viver dentro dos limites de seu próprio orçamento. A Bíblia adverte sobre a loucura de fazer dívidas. A escravidão aos credores é muito penosa; é melhor esperar pacientemente e comprar somente aquelas coisas que se pode pagar, do que querer arrumar um jeito de comprar aquilo que não possui condições e depois ter o nome na lista do SPC. Observe que em (Provérbios cap.22 vers.7) diz que: “...quem toma emprestado é escravo de quem empresta.”

D) Você também deve começar a aplicar a sua renda no sentido de metas espirituais. Temos que chegar a ver tudo o que temos como pertencendo ao Senhor e começar a usar nossos recursos para servi-lo. O Novo Testamento exorta-nos a dar generosa e abundantemente. Além disso, o dízimo é um ato de obediência e boa conduta, onde Deus jamais deixa que falte algum alimento físico ou espiritual sobre aquele que é obediente.

Em todas as áreas da vida, a palavra do Senhor nos fornece as mais perfeitas orientações, principalmente sobre o campo financeiro, onde devemos dar ouvidos à sabedoria de Deus revelada através da Sua Palavra. Quando eu e você obedecemos aos mandamentos do Senhor, recebemos tanto a promessa da vida presente, como também a promessa de uma vida futura próspera em saúde, paz, crescimento, entre outros diversos tipos de testemunhos de vitórias.

"Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. É por isso que lutamos e trabalhamos muito, pois temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, e principalmente daqueles que Nele crêem.” (1 Timóteo cap.4 vers.9,10).

A transformação, a mudança, e o sucesso, só depende de você, de suas atitudes, de suas decisões, de sua paciência, de seu respeito sobre os limites, e de seu auto-controle sobre o tempo certo !!!

Seguindo todas as instruções ensinadas por Deus nesta matéria para mensagem e estudo bíblico, tenha a certeza de que em Seu tempo, a mudança vai acontecer, e você será mais que vitorioso, em nome de Jesus !!!


QUE DEUS TE ABENÇOE...

Ministério de Aperfeiçoamento á Pastores e Líderes

Nenhum comentário:

Postar um comentário