*UM MINISTERIO COMPROMETIDO COM A PALAVRA DE DEUS.
segunda-feira, janeiro 07, 2013
"A TRINDADE ANTES E DEPOIS DA CRIAÇÃO.
A TRINDADE ANTES E DEPOIS DA CRIAÇÃO.
“Assim Deus criou os seres humanos; Ele os criou parecidos com Ele...” (Gênesis cap.1 vers.27).
“Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo.” (Gênesis cap.11 vers.7).
“O Deus de Israel, que salva o seu povo, é um Deus que se esconde das pessoas.” (Isaías cap.45 vers.15).
A palavra “Trindade” é usada para expressar a verdade bíblica de que o ser divino existe em três pessoas distintas. Embora o vocábulo “trindade” não apareça na Bíblia, a ideia percorre em todos os livros da Bíblia
Não seria nenhum exagero dizer que o verdadeiro sentido da doutrina da Trindade, só pode ser entendido pelo estudo da Bíblia. E é estudando seriamente a Palavra de Deus, que encontramos a seguinte definição: “Há três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e estas três são um só Deus, da mesma substância, iguais em poder, glória, e majestade”.
1) A EXPOSIÇÃO DA DOUTRINA: Deus é uma única Divindade existente em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Estas pessoas não são como tantas pessoas entre os homens, três indivíduos inteiramente separados. “São antes três modos ou formas em que existe a essência divina”. “O termo ‘essência’ descreve Deus como uma soma total de infinitas perfeições”
O mistério real da Trindade consiste no fato de que as 3 pessoas são 1 em seu ser essencial, e que a essência divina não está separada entre as três pessoas, mas inteiramente, com todas as suas perfeições ou atributos em cada uma delas. Além disso, em seu ser essencial, as três pessoas não estão subordinadas uma à outra, ou seja, o Pai não é o Filho, o Filho não é o Espírito Santo, e vice-versa, ao contrário do que ensinavam em algumas heresias antigas. Pode-se dizer no entanto, que na ordem de existência, o Pai é o primeiro, o Filho o segundo e o Espírito Santo o terceiro, e essa ordem se reflete também na obra da criação e da redenção,
Estas 3 pessoas se distinguem por certas características pessoais:
A) O Pai gera o Filho, (en nome do Pai) !!!
B) O Filho é gerado pelo Pai (em nome do Filho) !!!
C) O Espírito Santo procede do Pai e do Filho (em nome do Espírito Santo) !!!
O Espírito é a 3ª pessoa da Trindade. Ele é chamado de Espírito Santo porque a sua grande principal obra é a santificação. É por intermédio do Espírito Santo no qual Deus opera através de uma esfera espiritual, convencendo os pecadores, regenerando e santificando todo o Seu povo, capacitando-os a fazer a Sua obra missionária. Além de ser completamente puro, divino, e com inúmeras e exclusivas personalidades, o Espírito Santo também atributos exclusivos da Trindade.
Até hoje, esta doutrina é considerada o maior mistério da fé, e por isso está muito além de da minha e da sua compreensão. É preciso entender que não está ao alcance da Igreja explicar o mistério da Trindade; pois ela apenas sistematiza o que a Bíblia diz, formulando a doutrina de tal modo que se evite os erros e as heresias.
2) COMO PODEMOS CITAR ALGUMAS PROVAS BÍBLICAS DA TRINDADE, TANTO NO NOVO, COMO TAMBÉM NO VELHO TESTAMENTO ???
A) No Antigo Testamento, Deus é apresentado como Redentor e Salvador do Seu povo: Existem muitos estudiosos, teólogos, e diversos líderes ministeriais em geral, que possuem opiniões de que o Antigo Testamento não contém quaisquer indicações da Trindade, mas isso não é verdade. É mais correto dizer que o Antigo Testamento não contém uma revelação completa da existência trinitária de Deus em relação ao Novo Testamento.
Na minha opinião, isso é um tremendo absurdo, pois a presença do Deus Triúno no Antigo Testamento, é totalmente inquestionável.
Se você observar melhor as duas passagens do livro de Gênesis citadas no começo da matéria, você poderá perceber que elas estão indicando que existe mais de uma pessoa em Deus, como por exemplo, naquelas em que Deus fala de si mesmo no plural.
Estas 3 passagens citadas abaixo nos ensinam duas coisas: As Palavras de Deus, A Sua Autoridade Suprema, em também a Sua infinita Sabedoria !!!
Em (Êxodo cap.3 vers.2 e 7), podemos ver uma apresentação por parte do Senhor, como uma pessoa divina recebendo adoração: “Ali o anjo do Senhor apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro. Então Moisés viu que o espinheiro estava em fogo, porém ele não se queimava. E Deus disse para Moisés: – Eu sou o Deus dos antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.”
Em (Salmos cap.33 vers.4,5,6), vemos o poder e a autoridade de Deus sobre todas as Suas criações: “As palavras do Senhor são verdadeiras; tudo o que Ele faz merece confiança. O Senhor Deus ama tudo o que é certo e justo; a terra está cheia do Seu amor. Por meio da Sua palavra, o Senhor fez os céus; e pela Sua ordem, Ele criou o sol, a lua e as estrelas.”
Em (Malaquias cap.3 vers.1), Deus, diz: “ – Eu enviarei o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E o Senhor a quem vocês estão procurando, vai chegar de repente ao seu Templo. E está chegando o mensageiro que vocês tanto esperam, aquele que vai trazer a aliança que farei com vocês.”
Estas 3 passagens citadas acima, personificam a Sua Palavra, a Sua Sabedoria, e a Sua Autoridade !!!
Ainda no Velho Testamento, em outros casos, Deus fala acerca do Messias e do Espírito Santo, assim como o Messias fala de Deus e do Espírito !!! Observem abaixo:
“Agora, venham para cá e escutem o que estou dizendo: Desde o princípio, nunca falei em segredo e tenho governado todas as coisas desde que começaram. Agora, o Senhor Deus me deu o Seu Espírito e me enviou.” (Isaías cap.48 vers.16)
“Mas eles se revoltaram contra Deus e ofenderam o Seu Santo Espírito. Por isso, Deus se tornou inimigo deles e começou a lutar contra eles.” (Isaías cap.63 vers.10).
“Eu, só Eu, sou o Senhor, somente Eu posso salvar vocês.” (Isaías cap.43 vers.11).
Não existe dúvida alguma de que o Antigo Testamento apresenta várias antecipações da revelação da Trindade. A primeira prova disso é encontrada logo no início em (Gênesis cap.1 vers.2) no qual diz que: “... o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”
Podemos então chegar a conclusão de que o Espírito Santo realizou uma fundamental tarefa no momento do processo da criação, pois foi Ele mesmo o responsável em encher a terra com as várias formas de vida, que resultou nos relatos dos 2 primeiros capítulos da Bíblia Sagrada, ou seja, (Gênesis cap.1 e cap.2), podem sim ser chamados de “etapas da criação”, pois são estes dois capítulos que nos confirmam que o Espírito Santo (3ª Pessoa da Trindade) já se encontrava em total atividade até mesmo antes da criação da terra, juntamente com o Pai e o Filho !!!
“Com o Seu forte sopro, Deus limpou o céu, e com a Sua mão, Deus matou a Serpente que fugia.” (Jó cap.26 vers.13).
“Pois foi o Espírito de Deus que me fez, e o Seu sopro me deu á vida.” (Jó cap.33 vers.4).
B) No Novo Testamento, o Filho de Deus claramente se destaca na obra da Redenção e da Salvação: No Novo Testamento, a ação da trindade aparece plenamente muito mais desenvolvida. É perfeitamente natural que as provas neotestamentárias sejam ainda muito mais claras que as do Velho Testamento, uma vez que o Novo Testamento registra a ressurreição do Filho de Deus e o derramamento do Espírito Santo.
Existem diversas passagens bíblicas em que as três pessoas são expressamente mencionadas. O Novo Testamento oferece a revelação clara do Deus que envia seu Filho ao mundo, também sobre os dois (Pai e Filho) que enviam o (Espírito Santo). Encontramos o Pai dirigindo-se ao Filho, o Filho se comunicando com o Pai, e o Espírito Santo orando a Deus nos corações dos crentes. Dessa maneira, as pessoas da Trindade se perfilam melhor em nosso entendimento. Sendo assim, podemos chegar a conclusão sobre a comunicação entre 3: PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO !!!
“E do céu veio uma voz que disse: – Tu és o Meu Filho querido e me dás muita alegria. Logo depois o Espírito Santo fez com que Jesus fosse para o deserto.” (Marcos cap.1 vers.11).
“Eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro Auxiliador que é o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode oferecer esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque Ele está com vocês e viverá com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse á vocês.” (João cap.14 vers.16,17,26).
“ – Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, Ele falará a respeito do filho. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai. (João cap.15 vers.26) - (Pai, Filho, Espírito).
“Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pelo a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Em todas essas situações temos a vitória completa por meio Daquele que nos amou.” (Romanos cap.8 vers.26,27,37).
ATÉ HOJE, A DOUTRINA DA TRINDADE É UM MISTÉRIO SOBRE MUITAS MENTES LIMITADAS; MAS NÃO É AUTO-CONTRADITÓRIA: Não fazemos tentativas de negar ou de explicar o mistério da doutrina da Trindade. Nem todos os mistérios são capazes de serem descobertos pela mente humana !!!
Contudo, a doutrina da Trindade não é autocontraditória. Deus não é três no mesmo sentido em que Ele é um. Ele é um em essência, natureza e ser; mas, nesta uma Essência, Natureza e Ser, há três distinções eternas que se nos representam de uma tal maneira que as chamamos pessoas. Quem pôde dizer que tais distinções são impossíveis em a natureza de Deus ???
Ninguém na terra jamais poderá possuir um perfeito entendimento sobre a natureza de Deus, e principalmente sobre a Sua Trindade. De maneira que fazemos bem de aceitar o que a Escritura ensina e deixar o mistério para solucionar-se quando tivermos mais luzes, se semelhante luz que nos habilite a explicar e entender nos for sempre dada. O mistério vem por causa de nossa inabilidade para compreendermos totalmente a natureza de Deus.
“Jesus Cristo é aquele que veio com a água do seu batismo e com o sangue da sua morte. Ele veio com a água e com o sangue e não somente com a água. E o próprio Espírito Santo é testemunha de que isso é verdade porque o Espírito é a verdade.” (1 João cap.5 vers.6,7).
“Existem três testemunhas: O Espírito, a água e o sangue; e esses três estão de pleno acordo.” (1 João cap.5 vers.8).
“... O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” (Marcos cap.12 vers.29).
“Da mesma forma na qual as montanhas estão em volta de Jerusalém, Deus também sempre estará ao redor do Seu povo, hoje e sempre.” (Salmos cap.125 vers.2),
QUE DEUS TE ABENÇOE ...
Ministério de Aperfeiçoamento á Pastores e Líderes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário